DIÁRIO CATARINENSE – 21/06/10
PRISÃO DEFLAGRA CRISE ENTRE A PM E A POLÍCIA CIVIL
Os agentes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), a elite da Polícia Civil, estão em pé de guerra com a PM, na Capital. A abordagem corriqueira de uma viatura do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), nas imediações do Shopping Itaguaçu, em São José, ontem ao meio-dia, desencadeou o que pode ser uma das maiores crises entre as duas instituições. Um investigador da (Deic) foi detido, agredido e conduzido ao 22º Batalhão da PM, no Bairro Monte Cristo, na gaiola da viatura. Até o momento da prisão, as duas versões, tanto Polícia Civil quanto da PM, são parecidas (leia na página 18).
As supostas arbitrariedades estão no fato de o agente, mesmo se identificando, ter sido detido por “desacato à autoridade”e ser conduzido ao quartel, enquanto o correto seria uma delegacia. Na Deic, o diretor Cláudio Monteiro precisou conter a equipe para evitar represálias, mas admite que o incidente vai deixar marcas profundas entre as corporações.
A PM, oficialmente, diz que só fez a abordagem porque percebeu a aproximação de um homem armado (o agente) que não teria se identificado. O policial permaneceu no quartel por cerca de 40 minutos, sendo liberado depois da chegada do delegado Cláudio Monteiro.
O secretário de Estado de Segurança Pública, André Mendes, que está na região Oeste, foi informado do episódio ontem à noite. Conversou com os delegado-geral da Polícia Civil, Ademir Serafim, e o comandante-geral da PM, coronel Luiz da Silva Maciel. Imediatamente, determinou a abertura de uma sindicância e garantiu que os culpados serão punidos exemplarmente.
Mendes disse que trata-se de um fato isolado, que não irá influenciar na orientação de investir cada vez mais na unificação das duas corporações. A intenção do secretário é positiva, mas para curar estas feridas, vai levar tempo. Porque se fazem isto com um policial, imagina o que esperar como cidadão?
Se o que foi relatado é a expressão da verdade, o delegado deveria ter dado voz de prisão aos PM’s.
CurtirCurtir
O governo joga com a PM E A PC e nos aceitamos este jogo sujo e o tempo vai passando .
não podemos e nen devemos fazer este jogo sujo siplemesnte intaurar IP tendo em vista que não foi dado voz de prisão na hora que se deveria dar depois remeter autos ao MP e Magistrado quem sabe em Juízo o PM da voz de prisão no Magistrado em seguida no Promotor
CurtirCurtir
apenas uma pergunta, o policial é ou não um cidadão. pense?
CurtirCurtir
diga também embasado em que art. do C.P., se está no 301 e ou 302, ou qual seja. ver também o C.P.M., abraços pt
CurtirCurtir
Se fosse aqui, onde o homem da cara feia manda, e usa farda por baixo do paletó, iriam plantar uma arma fria no civil para esquentar a bronca e ficar por isso mesmo.
CurtirCurtir
Essas cagadas acontecem em todo lugar……
O que não pode é deixar passar batido….. se não vira bagunça, de ambos os lados…..
CurtirCurtir
Acho que essa animosidade deva ser coisa da Capital de Cidades Grandes, pois aqui no interior é diferente. Eu como PC, a qualquer momento que ligar para a PM, prontamente se prontificam a ajudar. Até nos plantões o clima é bom. Pelo menos na cidade em que trabalho (300 mil habitantes). Nunca presenciei brigas ou desentendimentos à exceção dos “Oficiais”, que vira e mexe comparecem nos plantões querendo saber mais que os delegados!
CurtirCurtir
NA EXISTE CRIME DE DESACATO ENTRE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
CurtirCurtir
BVBVBVB
CurtirCurtir