Policial civil terá de retornar à Academia para curso de tiro 27

Sexta-feira, 18/06/10 – 21:01

Policial civil terá de retornar à Academia para curso de tiro

Criada pela Delegacia Geral de Polícia (DGP), a Portaria DGP 30 irá unificar e substituir todas as determinações anteriores sobre o porte de armas de policiais civis de São Paulo. A intenção é melhorar a compreensão do tema. Como novidade, a Portaria, publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (17), estabelece que os policiais retornem periodicamente à Academia da Polícia Civil (Acadepol) para os cursos de tiro, com a realização de provas práticas – anteriormente, o policial realizava apenas um curso, sem a necessidade de renovação.Ao estabelecer a nova Portaria, a delegacia geral da Polícia Civil levou em conta a necessidade de, constantemente, aprimorar a utilização de armas, com o desenvolvimento das melhores técnicas, para que as ações dos policiais sejam realizadas conforme o interesse público. 

Os cursos na Acadepol serão divididos em três etapas: habilitação operacional, na qual, após sua conclusão, o policial civil estará capacitado a usar revólver, espingarda e pistola – o policial que estiver nessa etapa terá de realizar novo curso a cada cinco anos; habilitação tática, para o uso de carabina, submetralhadora, fuzil e similares – o policial que estiver nessa etapa terá de realizar novo curso a cada três anos; e habilitação para emprego estratégico, que capacita o policial a utilizar fuzil e similares durante função de tiro de comprometimento – nessa etapa, o policial terá que realizar novo curso anualmente. O policial civil só segue para outra etapa, após a conclusão da anterior.

Stevan Camargo

Um Comentário

  1. mai eu é qui num vorto naquela pocirga. prefero andá desarmado. Asliás, eu já ando disarmado entonce num vô precisá fezê essas meleca de curso.

    Curtir

  2. Concordo com oncê caipirapor. Cadê as bala. Ué bala ou é projétil. Se verem esse meu cometário, vão pedir para fazer reciclagem. Ahi égua..

    Curtir

  3. caipirapor e pirilampo

    vcs so querem tumultuar!
    todo pc vai ter 12 balas p gastar e treinar.
    por ano.

    parem de arrumar confusão!

    Curtir

  4. CARACA !!!!SERÁ QUE DEPOIS DE TRÊS ANOS EU VOU CONSEGUIR FAZER UM DISPARO COM MINHA ARMA !!! SERÁ QUE ESSES CURSOS SERÃO IGUAIS AO DGP-10 ????

    Curtir

  5. se der umdisparo por acidente segura uma bronca então vou comprar um estilingue sera que vae ter cursinho. os professores vão ser o martins e o abdala e com direito a reciclagem.

    PSDB/DEM NUNCA MAIS

    Curtir

  6. 20/06/2010 18h09 – Atualizado em 20/06/2010 18h15
    Aposentada de 74 anos mata assaltante com tiro no RS
    Polícia diz que ela efetuou disparo de advertência antes de acertar invasor.
    Mulher prestou depoimento e foi liberada pela Polícia Civil.
    Do G1, em São Paulo

    imprimir Uma aposentada de 74 anos matou um rapaz de 23 anos, que tentou invadir sua casa, na manhã deste domingo (20), em Farroupilha (RS). Segundo informações da Brigada Militar, a mulher chegou a disparar uma vez para o alto, como advertência ao invasor.

    Ainda de acordo com a brigada, a arma usada pela aposentada foi um revólver calibre 38, do marido dela, um frentista de 47 anos.

    O rapaz foi atingido no peito. A própria aposentada chamou a Brigada Militar para prestar socorro ao invasor, mas ele morreu a caminho do hospital. O corpo dele foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caxias do Sul.

    Segundo a Brigada Militar, o rapaz tinha passagens na polícia por vias de fato e lesão corporal.

    A aposentada prestou depoimento e foi liberada na tarde deste domingo.

    AH, SE FOSSE AQUI, TERIA SIDO PRESA EM FLAGRANTE, TOMADO UNS COLAS BRINCOS E IAM UTILIZÁ-LA COMO PROJEÇÃO DE CARREIRA, COM HOLOFOTES, MÍDIA E MUITO SALSEIRO!
    EITA TIAZINHA BRABA!

    Curtir

  7. Muito bom !!!!! Já ajuda alguma coisa , tem coleguinha que acha que arma é enfeite , e aí quando o bicho pega é menos um pra ajudar e mais um pra cuidar . Onde já se viu Policial ficar anos sem dar um tiro , tomara que montem estandes regionais , eu iria toda semana .

    Curtir

  8. Se andar armado, tem que ter certa intimidade com ela, o que me faz deduzir que qualquer curso só soma….caso contrário, deixe em casa a arma (ou devolva), a funcional (ou devolva) e a algema (ou devolva); mas não esqueçam de esquecer que é polícia também na hora de pedir os favorzinho pros irrrrrmão. Es

    Curtir

  9. eu levei mais de dez anos para conseguir uma arma, me deram uma 45, só que mão tem munição pra ela, como dizia minha vó” deus dá a farinha e o diabo leva o saco”………………

    Curtir

  10. Tá na cara que isso aí é para dar um retorno $$$$ financeiro aos PROFESSORES da ACADEPOL, que em esua grande maioria são DELEGADOS.

    É uma forma legal de atribuir aulas a PROFESSORES…ou seja, ganhar seu QSJ de forma legal …. me pergunto …será necessário isso ????

    Curtir

  11. Porte de arma agora é
    nacional a todos os policiais!
    Foi aprovada no último dia 19 a Lei Federal 11.706/08, que deu caráter
    definitivo à Medida Provisória 417, a qual alterou o Estatuto do
    Desarmamento. Esta Lei trouxe dois pontos de especial interesse para os
    policiais:
    1 – Está garantido o direito ao porte de arma EM TODO O TERRITÓRIO
    NACIONAL para os integrantes da Polícias Civis, Militares e Corpos de
    Bombeiros dos Estados e do Distrito Federal, seja de armas de carga ou
    particulares, não havendo há mais a necessidade de estar em serviço e
    depender de autorização prévia ao viajar para fora do Estado de origem;
    2- Voltou a ser permitido o reaproveitamento para uso no serviço policial
    de armamento apreendido (depositário fiel), mas a instituição tem que
    solicitar!
    abs.
    ALBERTIN ARAÚJO
    Presidente UNEPPE

    Curtir

  12. Apesar de concordar com os comentários acima.Devemos reconhecer que esse tipo de exigência, se bem gerenciado e aproveitado,só nos traria benefícios, pois a prática é fundamental para o bom desempenho das funções.Embora ,eu tenha cá minhas dúvidas quanto ao objetivo desse curso. Mas de qq, forma devemos aproveitar,e fazer do limão a limonada.

    Curtir

  13. Concordo com a iniciativa e acredito que seja necessária a criação de stands regionais para a efetivação desses cursos, que devem sim, ser periódicos, independente de quem vá ganhar dinheiro com isso……. Por despreparo, tem colega que na hora do “vamo ver”, não sabe o que fazer…… Não sabe atirar…….. É a pura realidade…… Assim, treinamento e curso de tiro periódico JÁÁÁÁÁ…… para todos os Policiais……….

    Na minha singela opinião, MAIS UMA atitude acertada do atual DGP……….

    PS: Pra fechar com chave de ouro sua gestão….. só ta faltando conseguir um belo aumento salarial para valorização da classe……. Parabéns…… Ai acordei

    Curtir

  14. alguem por algum acaso estaria sabendo de alguma movimentação a respeito do aumento para as carreiras policias,ou foi apenas mais uma fumaça. porque a diferença da insalubridade ainda vae dar pano pra manga. o aumento para o funcionario publico agora é quinquenal ou a data base acabou.
    ACORDA SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES, A MAMATA AI DEVE ESTAR MUITO BOA, OU AI SO TEM PIRATA. QUEM É CANDIDATO.

    PSDB/DEM NUNCA MAIS[vae entrar outros partidos na listagem,com historia]

    Curtir

  15. PuXa, que bom! Agora vou economizar. Desde que fiz o curso de formação, venho gastando uma fortuna com munições em estandes de tiro.

    DEMOROU!!!

    Post scriptum: mas será que isso não vai ficar só no papel? Ou então, você será chamado, sim, para praticar no estande da Acadepol, UMA VEZ A CADA DOIS ANOS!

    Curtir

  16. Esse treinamento vai ser ótimo.
    Pena que não existia quando o PEDRO BARACAT foi investigador de polícia, poderia ter aprendido a controlar uma automática e dar apenas um tiro de advertência ou para imobilizar o motoboy “ASSALTANTE”.
    Entre fazer CACA nas calças e descarregar a arma, conseguiu refletir para fugir e ajeitar a cagada com um delegado amigo que conseguiu até uns relógios de BO para esquentar a bronca.

    Curtir

  17. Voltar para o alojamento que merda, um monte de macho com duas privadas.
    deveria existir estandes nas Seccionais.

    Curtir

  18. Espero que esse curso / treinamento de tiro, não seja centralizado na ACADEPOL em SP….. Pelo amor de Deus, seria contra producente……. Tem que espalhar esses treinamentos no mínimo para os Departamentos e quiçá, em algumas Seccionais, pelo menos…..

    Acho que tais treinamentos deveriam ser realizados em pistas, com movimentação do policial, inclusive com alvos móveis, simulando uma situação mais próxima da realidade…… Como já disse, tem muito colega que não saberá o que fazer na hora do “bicho pegar”….., pois apertar o gatilho é fácil…. conhecer e dominar sua arma, exige um pouco mais de preparo e treinamento..

    Tem colega que não dá tiro (em stand mesmo) há mais de 10 anos….. Isso não pode continuar, para o bem da policial e da população em geral….

    Curtir

  19. MAIS DA METADE DOS POLICIAIS CIVIS DA ATIVA NÃO CONSEGUEM DAR O GOLPE EM UMA PT .45 PARA COLOCAR UMA BALA NA AGULHA. 90% DAS MULHERES NA PC NUNCA ATIRARAM COM UMA PISTOLA.
    SE ESSE CURSO FOR SÉRIO É UMA NOVA PC SURGINDO. POIS O CORRETO SERIA DEMITIR POR INEFICIENCIA TODOS ESSES POLICIAIS.
    O QUE TEM DE DELEGADINHA QUE NÃO TEM A MENOR CONDIÇÃO FISICA DE DAR UM TIRO….PERGUNTO: COMO PODE COMANDAR UMA UNIDADE POLICIAL? TOMARA Q SEJA OBRIGATORIO O CURSO E SEJA SOB PENA DE DEMISSÃO QUEM NÃO PASSAR.

    PS. O QUE TEM DE POLICIAL TB QUE NAO ACERTA UM TIRO A 1 METRO…..PELO AMOR DE DEUS….CANSEI DE VER POLICIAL NA HORA QUE ATIRA FECHA OS DOIS OLHOS…NEM POR UM CARALHO EU VOU EM CHURRASCO DE POLICIA OU FAÇO UM CURSO DESSE PROXIMO DE MUITOSSSSSSS POLICIAIS.

    Curtir

  20. Pelo visto, a maioria dos policiais terão que voltar as aulas de tiro, mas antes terão que voltar ao seio da mamãe para aprender algumas atitudes mais decentes, como: caráter, vergonha na cara, etc.
    Vejam a transcrição abaixo

    PM recupera carga roubada em pátio da polícia
    13 de junho de 2010 | 19h10 | Tweet este PostCategoria: Polícia

    Ricardo Valota e Josmar Josino

    Quatro integrantes de uma quadrilha de roubo de cargas foram detidos, por volta das 16 horas deste domingo, 13, num terreno localizado na altura do nº 60 da Rua Oscar Câmara, na Vila Gertrudes, região de Guaianazes, na zona leste de São Paulo. O local, um pátio alugado pela Polícia Civil para guardar veículos apreendidos com criminosos e também máquinas caças-níqueis, era usado como esconderijo de cargas roubadas.

    Uma denúncia anônima sobre a existência de um veículo roubado levou policiais militares da 1ª Companhia do 28º Batalhão até o local, onde foram encontrados dois caminhões com cerca de 800 caixas de lã e fardos de panos, roubados pela manhã da empresa Leão & Jetex Indústria Têxtil, em Poá, na Grande São Paulo.

    Além dos tecidos e novelos de lã roubados, foi encontrada no pátio outra carga, contendo portas e janelas de alumínio, cilindros de oxigênio e maçaricos, produtos geralmente utilizados em roubos a caixas eletrônicos. A PM informou que o pátio foi alugado pela Polícia Civil há pelo menos dois anos. PMs disseram que há três meses foram averiguar outra ocorrência no local e tiveram um “entrevero” com policiais civis.

    Curtir

  21. minha amiga lucinha o patio nao eh alugado pela policia civil , ele eh de uma pessoa que como varios no estado tem a concesssao para a guarda de materiais apreendidos, carros ,materiais, maquininhas, FALOOVAMENTE NAO EH DA POLICIA CIVIL E NEM EH ALUGADO POR ELA, EH DE UMA PESSOA PARTICULAR, mas esses malas dos PMS gostam de falar besteira e para a imprensa foi dita que eh da policia civil , e como a imprensa eh sencacionalista diz e repeti essas besteiras, tosdo mundo que trabalhou em delegacia sabe da existencia desses patios, ou vccs acham que os veiculos apreendidos ficam em delegacias, eles ganham dinheiro na venbda dos veiculos em leilao ou em diarias pagas pelos veiculos..

    Curtir

  22. Fala a verdade pessoal, qual de nós ainda não passou pela terrível experiência de ver um policial que não sabe nem usar estilingue manobrando uma arma dentro de uma sala cheia de colegas, sou investigador a 16 anos e em duas ocasiões colegas que não tem nenhuma intimidade com armas efetuaram disparos acidentais dentro de salas na delegacia, sorte ninguém ter sido ferido.
    Acho louvável esta atitude do DGP. Abraços.

    Curtir

Os comentários estão desativados.