Beba para comemorar. Sem dirigir
Estado do Rio foi o que, após a Lei Seca, mais reduziu no país as mortes em acidentes
Fábio Fabrini
O Estado do Rio obteve os melhores resultados de todo o Brasil contra a violência no trânsito após o início da vigência da Lei Seca. Um balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, no Rio, mostra que o número de mortes em acidentes caiu 32% nos 12 meses após o cerco aos que bebem e dirigem, em comparação com os 12 meses anteriores. A redução no Rio foi de 2.169 para 1.475 óbitos, a maior entre os 26 estados e o Distrito Federal. É como se 694 vidas tivessem sido poupadas após as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que aumentaram as penas para o motorista que associa álcool e volante. Para o governo federal, os dados indicam que a fiscalização tem sido eficiente e que a sociedade está se conscientizando.
O Rio também figura no topo do ranking dos estados que mais baixaram a taxa de mortalidade – uma medida da carnificina no trânsito em termos relativos. Antes da Lei Seca, morriam em acidentes 12,7 pessoas por cem mil habitantes – índice que passou para 8,5, uma variação para menos de 32,5%.
No Brasil, a queda no número absoluto de mortes foi de 2.302 óbitos (de 37.161 para 34.859), o que corresponde a 6,2%. Já a taxa de mortalidade passou de 18,7 por cem mil habitantes para 17,3 (7,4% a menos). Para o ministério, é possível atribuir os avanços à Lei Seca porque havia uma tendência histórica de crescimento da violência e, no período analisado, o único fator novo de redução foi a nova legislação, sancionada em junho de 2008 pelo presidente Lula.
sábado, 19 de junho de 2010
Lei Seca reduz número de mortes no trânsito em 6,2%. No Estado, queda é de 4,5%
Com informações da Agência Brasil
Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta sexta-feira (18) mostram que, depois de um ano de vigência da Lei Seca, o número de mortes por acidentes no trânsito caiu 6,2% em comparação aos 12 meses anteriores. Em Pernambuco, o número de óbitos caiu de 1.380 para 1.318, no mesmo período, o que representa uma redução de 4,5%.
Em número absolutos, foram 2.302 mortes a menos no país no período, uma redução de 36.924 para 34.597. De todos os estados, o Rio de Janeiro foi o que mais conseguiu avanços. Registrou queda de 32% nos óbitos no trânsito, seguido pelo Espírito Santo (-18,6%) e por Alagoas (-15,8%). Mais treze unidades, além do Distrito Federal, também reduziram o índice. No próximo domingo (20), a Lei Seca completa dois anos.
De acordo com o ministério, o risco de morrer de acidentes de trânsito no Brasil também diminuiu 7,4% no ano seguinte à lei. Dessa maneira, a taxa de mortalidade (divisão do número de óbitos por grupo de habitantes) passou de 18,7 mortes por 100 mil habitantes para 17,3.
» Confira tabela completa com os números do Ministério da Saúde.
Durante divulgação dos dados, no Rio, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o país chegou a um ponto “dramático” em termos de morte no trânsito e que políticas educativas não eram suficientes para combater o problema. “Foi preciso uma lei rigorosa para que a população abrisse os olhos”, afirmou. “A sociedade precisava de um pai, de um limite.”
O ministro também comentou a situação de estados que não conseguiram frear os acidentes ou apresentaram pouca redução, como São Paulo, cuja queda foi de 6,5%. “É preciso que se esforcem mais. Peço para que olhem para o Rio de Janeiro. Os estados podem aprender com a experiência dos demais”, completou em relação a programa do governo fluminense.
Mesmo insatisfeito com os congestionamentos que as blitzen provocam no trânsito durante à noite, o motorista carioca Álvaro Neto acredita que a Lei Seca reforça o consenso de que beber e dirigir é uma irresponsabilidade. “As pessoas ficaram mais conscientes depois da lei. Vemos muita gente adotando o amigo da vez – aquele que não bebe e é responsável por conduzir os amigos.”
Criada em 20 de junho de 2008, a Lei Seca determina que motoristas flagrados com níveis de álcool de até 2 decigramas por litro de sangue podem ser detidos de 6 meses a 3 anos, estão sujeitos à infração gravíssima de trânsito com multa de R$ 957,70, além da suspensão do direito de dirigir.

Se a fiscalização fosse maior o número de lesão e morte diminuíriam. Tira a pm dos prédio públicos e etc e vamos pra RUA FAZER POLÍCIA PREVENTIVA.
CurtirCurtir
Qual foi a primeira e última vez que Você, flitador, presenciou um comando da pm com bafômetro. Eu, nunca!
CurtirCurtir
Senhor presidente Luiz Inacio da Silva Lula tenho muito resteito e admiração pelo senhor não tenho estudo mas sei o que é errado e o que é certo durante a minha vida inteira o senhor foi o unico e o melhor presidente que o Brasil já tevem. vou te fazerem um grande pedido por favor senho presidente lula coloque mas fiscalização que sejam dura pois mesmo diminuindo não esta ainda normal pois faz 10 dias que estavam 5 pessoas no ponto do ònibus as 5:00horas da manha esperando o ònibus para irem trabalharem e vei um homem completamente enbriagado bebado e atropelou todas 5 pessoas que estavam no ponto e derrubou o ponto de ònibus e sempre esta acontecendo assidentes um atraz do outro e os politicos não querem nem saber não é que ando nós lugares que vou sitarem mas as pessoas pegam sempre os carros sai dirigindo completamente bebados nas noitadas,baladas,farras,botecos e bares que ficam aberto até de manha isso acontecem nas cidades,bairros, estradas periferias e ninguem faz nada que esta lei sejam mais seca e dura pois pelo o que vejo não esta adiantando quase nada as pessoas atropelem e matam e paga uma fiança e sai livrem e as famílias e parantes dos mortos que foi atropelados como que fica so vai sofrem pelo o resto da vida
CurtirCurtir
Continuação da lei seca depois desta lei muitas gentes já morru atropelados e ninguem fez nada isso sem contarem que as ruas e estradas cheia de buracos e carros estacionados dos dois lados das ruas cheia de buracos e estreitas esta é com você senhor prefeito Giuberto Kassab as ruas esta uma vergonha completamente escuras e os bares da vida que não tém hora para feichar os vizinhos não aguentam mas onde eu moro não tem isso mas tem outros lugares que as pessoas ti chinga o tempo inteiro ainda mas aqueles que votaram no senhor.
CurtirCurtir
Senhor presidente Luiz Inacio da Silva ti peço por favor atende os meus pedidos faz esta lei seca serem mas dura pois já cancei de ovir as passoas dizerem que dirijem melhor estando bebados já ovi isso até dos meus proprios filhos pode ser até os meus filhos esta lei tem que ser seca mesmo tanto para os ricos como para os pobrez formados e não formados colocarem mas fiscais nas ruas,estradas,periferias e baladas,botecos,noitadas e pegando dirigindo bebados tém que aprenderem os motoristas com o carros e as habilitaçóes e deicharem os carros presos pagando diaria alta para servirem de exemplo para os outros motoristas aposto que vai serem uma grande lição mas tém que ser feita por que se continuarem assim como esta não vai adiantar nada estou ti pedindo porque sei que é um homem de fibra não vai deixar de me atender este grande pedido que estou ti pedindo para o bém de todas as sociedades e populãção.
CurtirCurtir
Èsta vai para todos politicos, presidente,governador,prefeito todas as leis tém que serem compridas não colocarem aqueles tantod de deputados senadores para votarem e ficarem só no papel pena que o Brasil as leis não servem para nada so servem se acontecer alguma coisa com rico,politico por que com os pobres so é vistos pelos mesmos pobres isso se chamam de pobres unidos que é so visto pelos politicos em épeca de eleição que é no témpo de politico mas eu não me empogo com isso pois já sei de tudo mas tém muitas pessoas que ainda é bobinhos que até parecem santos vivem acreditam em promessas não compridas e continua acreditando em papai noel e contos de fadas mas eu não só acredito em um só que é Deus por que malditos são os homens que acreiditam nos homens.
CurtirCurtir
Senhor presidente Luiz Inacio da Silva Lula te peço também um grande favor a regularização das empregadas domésticas a passarem a terem fundo de garantia tudo aquilo que as empresas é obrigatorio com os seus funcionarios os patróes das empregadas domésticas também com suas empregadas vou deixarem bém claro não estou fazendo estes padisos por que estar em témpo de eleição estou fazendo por que é um direito de todos os cidadão fazerm pedidos para melhorarem a população e as sociedades.
CurtirCurtir
A lei seca tém que serem feitas e realizadas em todas as cidaseas e lugares n~ao só no rio sabém muioto bém que são laulo,minas,goias em fim em todas os estados já está ilualando com o rio de janeiro as cidades barrios estradas bairros e estados a bendita lei seca tém que funcionar e ser rigorosa independente de lugares e claces e estados por que só no rio tém que ter a lei seca em todos estados o povo esta morrendo e matando mas doque a guerra do irak dirigindo bebados até quandoisso vai acontécer me diga todos os politicos.
CurtirCurtir