GANGUE FARDADA: O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) da Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar investigam o possível envolvimento de policiais militares com uma quadrilha especializada em roubo de cargas. 8

Gangue Fardada

Polícia investiga possível envolvimento de PMs com roubo de cargas em São Paulo

Publicada em 19/06/2010 às 11h31m

Leonardo Guandeline  

SÃO PAULO – O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) da Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar investigam o possível envolvimento de policiais militares com uma quadrilha especializada em roubo de cargas. Uma das vítimas do bando foi um caminhoneiro que teve o veículo e a carga de polietileno levados na noite desta quinta-feira, quando trafegava pela Marginal Tietê, na altura da Ponte dos Remédios, na Zona Oeste de São Paulo. À polícia, o caminhoneiro disse ter sido abordado por dois homens trajando uniformes da Polícia Militar que desceram de um automóvel Corsa Sedan, semelhante a uma viatura da corporação.

Parte da quadrilha foi presa depois que policiais civis da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Fé Pública (DRCCFé Pública) investigavam um esquema de falsificação de documentos de veículos. Os policiais faziam campana em Cajamar, na Grande São Paulo, quando desconfiaram, nesta madrugada, da movimentação de um imóvel onde funcionaria uma oficina. No local os policiais encontraram o caminhão sendo desmontado e prenderam 5 pessoas.

” É de surpreender a utilização desse equipamento, que bloqueia o sinal transmitido via satélite. A empresa acredita estar protegida dos bandidos que sempre acabam surpreendendo “


– Tudo será investigado pelas polícias Civil e Militar. Se comprovada a não participação de policiais militares no caso, investigaremos como esses criminosos adquiriram fardas e se clonaram ou não um veículo para depois transformá-lo em viatura – diz o delegado Massilon Bernardes Filho, titular da Divisão de Investigações Gerais do Deic.

A carga de polietileno, avaliada em R$ 110 mil, segundo a Polícia Civil, foi encontrada esta manhã na região de Vila Guilherme, na Zona Norte de São Paulo. O motorista do caminhão, que chegou a ser encapuzado e levado, em um Fiat Uno, para um cativeiro, foi abandonado no fim da madrugada às margens da Rodovia Ayrton Senna, na região de Cangaíba, na Zona Leste.

Além do caminhão Volvo, foi encontrado na oficina um bloqueador do equipamento de rastreamento via satélite do veículo. Enquanto o veículo estava na oficina sendo desmontado, a central de monitoramento recebia sinais de que ele ainda permanecia no local onde houve a abordagem dos criminosos, na região da Vila Jaguara, na Marginal Tietê.

De acordo com a polícia, o caminhão conseguiu ser monitorado até as 20h30m, quando os criminosos ligaram o equipamento que bloqueia o rastreamento. O dispositivo também bloqueia sinais de celulares num raio de 500 metros.

– É de surpreender a utilização desse equipamento, que bloqueia o sinal transmitido via satélite. A empresa acredita estar protegida dos bandidos que sempre acabam surpreendendo – diz o delegado.

Foram detidos na oficina o comerciante Sebastião Fernando de Oliveira, vulgo Carioca, de 40 anos, dono do estalebecimento e apontado como um dos líderes do bando; o mecânico Paulo Barbosa do Nascimento, de 35; e o vigilante Fábio Borges de Oliveira, de 28. Outros dois envolvidos; o também comerciante Ademir Estevam dos Reis, de 37 anos; e o ajudante geral Joedson Pereira Farias, de 31; chegaram ao imóvel depois e também acabaram presos. Eles revelaram aos policiais como funcionava o esquema do bando.

O caminhoneiro não reconheceu nenhum dos cinco presos como os homens que o abordaram. A Corregedoria da PM vai investigar se havia alguma viatura da corporação no local onde o caminhão foi abordado. Caso o fato se comprove, os policiais militares suspeitos devem ser submetidos a um reconhecimento por parte da vítima.

Os cinco presos responderão por receptação e formação de quadrilha. Segundo a polícia, todos eles têm passagem por receptação.

Cresce números de PMs expulsos da corporação

Este ano, o número de policiais militares expulsos ou demitidos da corporação cresceu 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Os motivos são envolvimento com crimes e mau comportanento. Para a Corregedoria da Polícia, esse aumento reflete o crescimento das denúncias e investigações dentro da corporação. Nos primeiros cinco meses deste ano, 66 policiais foram expulsos e 41 demitidos acusados de envolvimento em crimes ou mau comportamento.

Esta semana, um sargento da Polícia Militar foi preso na segunda-feira por suspeita de participação na morte do soldado Emerson Barbosa, há 4 anos. A dupla trabalhava na Rota, a tropa de elite da Polícia Militar, e são investigados por roubo de carga.

No início do mês de junho, cinco policiais militares da Baixada Santista foram detidos na Corregedoria da Polícia Militar, na Capital, por suspeita de participação em grupo de extermínio responsável pela série de mortes na região durante o mês de abril.

Também neste mês, doze policiais militares acusados de matar o motoboy Eduardo Luis Pinheiro dos Santos, de 30 anos, no último dia 9 de abril, f oram levados para o Presídio Militar Romão Gomes, na Zona Norte de São Paulo . O crime aconteceu dentro de um batalhão da PM, ao lado da delegacia da Casa Verde, na mesma região. Os 12 tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça.

Eduardo e outros dois homens tinham se desentendido na rua e foram detidos pelos policiais. Os três foram levados ao batalhão da PM na Casa Verde. Dois dos presos foram liberados e o corpo do motoboy foi achado na rua durante a madrugada.

Em Campinas, a 94 quilômetros de São Paulo, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) investiga a suspeita da participação de policiais militares numa chacina que deixou quatro mortos na cidade . De acordo com o delegado Rodrigo Otávio Aydar, o motivo do crime teria sido a participação de um dos mortos numa troca de tiros durante um assalto com um policial militar à paisana e a noiva dele.

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/06/18/policia-investiga-possivel-envolvimento-de-pms-com-roubo-de-cargas-em-sao-paulo-916921276.asp

Um Comentário

  1. O tema é espinhoso “O crime é organizado”, ou a polícia que esta desorganizada, mas sob “orientação” do poder de plantão.
    A política do governo e quem faz com que as Polícia fiquem desorganizadas, TODA TROPA É REFLEXO DE SEU COMANDANTE” ou seja do (DES)GOVERNO DOS TUCANADAS.
    A discussão é estéril, pois a “criminalidade organizada não é apenas uma organização bem feita,não é somente uma organização internacional, mas é, em última análise, a corrupção da Legislatura, da Magistratura, do Ministério Público, da Polícia, ou seja, a paralisação estatal no combate à criminalidade.
    O combate hoje realizado pela Polícia contra o crime organizado, denota uma idéia de que o crime evoluiu, alcançando proporções gigantescas, a ponto de seus tentáculos atingirem não só os Órgãos de segundo e terceiro escalões dos Poderes, mas as próprias cúpulas destes. Hoje, ao vermos as ações do PCC em São Paulo, nos perguntamos se, ao final das contas, há uma diferença entre os bandidos do PCC e aqueles que estão envolvidos em escândalos intermináveis e que ficam à frente das principais decisões que conduzem o destino da nação. Quais as
    características do crime organizado? A que ponto ele é uma ameaça ao Estado? Isso foi formado recentemente?
    A evolução do crime organizado, bem como a evolução do combate a essa modalidade, apenas foi construída a partir do momento em que olhamos pro próprio umbigo e vimos que a vergonhosa nudez,
    estava não só nas esferas externas de nossa formação estatal, mas na própria estrutura que forma os poderes constituídos.
    Além disso, não podemos demonstrar que não conseguimos enxergar as dimensões das organizações criminosas e nem seus sustentáculos, sob pena de deixarmos aos nossos filhos o triste legado de sofrer as conseqüências de suas
    ações e continuar acompanhando a evolução do crime organizado e sua existência, pois As facções criminosas nascidas e crescidas em São Paulo, formaram os seus poderes paralelos e já desovam na principal
    cidade da nação como verdadeiras criações maléficas para a nossa sociedade.

    “Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente e pela mesma razão.” (Eça de Queiroz)

    Curtir

  2. Essa porra de corró da pm não vai passa pra debaixo das asas do pinto? só a nossa? esses coxinhas tão dando de dez a zero na civil em matéria de crime, acorda pinto!!!!

    Curtir

  3. Prematuríssimo dizer que há intervenção criminosa de maus policiais no caso!
    Todos sabemos que há empresas de segurança com roupas “parecidas” com as das polícias. O caminhoneiro, quando atacado e certamente nervoso, facilmente confundiria! O modo de procedimento dos roubadores de carga difere desse em questão, pois se costuma usar roupas parecidas com polícia civil, federal ou de firmas de segurança.
    Agora, para vender jornal ou dar audiência, o tema é fértil!!!!!
    A Polícia Militar, com quase 100.000 homens e mulheres, milhares de chamados via 190 e intervenções com SUCESSO por dia, não merece ser embaralhada em ações de alguns sem caráter!!!!
    A instituição e os bons policiais são maiores que tudo isso!!!!

    Curtir

  4. ZERODOIS
    A polícia não está desorganizada, pelo contrário é ORGANIZADA DEMAIS PARA COMETER CRIMES.
    No DEIC por exemplo deveriam AUTO INVESTIGAR-SE.
    Não foi lá que apreenderam a carga de playstation para furtarem posteriormente???
    Não foi lá que descobriram policiais envolvidos com roubo, furto e afins de veículos???

    Curtir

  5. Para o “Cara” que se diz “Lucinha”:

    Cara já encheu bem o saco você se assumindo e querendo se passar por mulher. Mas acredito que isto é por causa dos dias de cadeia que você tirou quando o Delega Ruy da Roubo à Bancos te encanou. Cria vergonha na cara mano! Se já se danou quando o Delega da Roubo à Bancos te prendeu no Caso das interceptações da Vivo (http://www.jt.com.br/editorias/2009/01/08/ger-1.94.4.20090108.4.1.xml). Porcausa disso é que se fica metendo a boca no DEIC . Se liga, todo mundo sabe que é você e que criminoso e você que tá com os dias na rua contados. Agora que cansou de ser maezinha na cadeia, vem aqui ficar descendo a lenha no DEIC? Não esqueçe que existem bem mais informações sobre os seus rolos voando por ai com muita gente do DEIC. E agora que todo mundo sabe quem você é, acho que o Juiz do seu processo vai gostar de saber mais…
    É duro quando criminosos como você se unem para atacar a Polícia. e Mais bobo ainda é quem durante tanto tempo acreditou e nem procurou se informar sobre os seus interesses escusos. E não esquenta não Guerra, se você não publica quem é este cara ele vai continuar te usando. Se quiser se dar a este papel de ajudar criminoso, fica a vontade, mas tira a ficha dele antes…

    M�fia quebrava sigilos para espionar empresas e pol�ticos

    Bruno Tavares e Marcelo Godoy

    Centenas de pessoas, entre elas pol�ticos e empres�rios, tiveram os sigilos telef�nico, banc�rio e fiscal quebrados ilegalmente por um esquema de espionagem do qual participavam policiais, executivos de empresas de telefonia, funcion�rios de bancos e pessoas ligadas � Receita Federal. Essa � a acusa��o dos promotores do Grupo de Atua��o Especial e Controle Externo da Atividade Policial (Gecep) e do Departamento de Investiga��es sobre o Crime Organizado (Deic). Uma das v�timas foi o deputado federal Jos� An�bal, do PSDB.

    Promotores e policiais que atuaram na Opera��o Spy 2 investigaram por quatro anos os suspeitos. Nove pessoas foram presas. Outra est� foragida. No total, foram pedidas as pris�es de 20 suspeitos e a expedi��o de 22 mandados de busca e apreens�o. Entre os acusados est�o oito detetives particulares, uma pessoa ligada � Receita, quatro funcion�rio da Vivo, dois banc�rios, um delegado, tr�s investigadores, um escriv�o e um coronel da reserva da Pol�cia Militar. �A fraude se banalizou. Era muito f�cil conseguir informa��es sigilosas�, disse o delegado Ruy Ferraz Fontes, do Deic.

    A organiza��o, segundo os promotores Marcio S�rgio Christino e Pedro Baracat Guimar�es Pereira, do Gecep, era constitu�da de tr�s c�lulas independentes. A primeira, desarticulada em 2004 pela Opera��o Spy 1, era composta por policiais civis, que falsificavam of�cios judiciais para requisitar quebras de sigilos �s operadoras. O Gecep voltou a pedir a pris�o dos envolvidos, mas a Justi�a o indeferiu.

    O segundo grupo, ainda de acordo com as investiga��es, era chefiado pelo detetive Domingos Esteves J�nior. Suposta integrante dessa c�lula, a detetive particular �ngela Bekeredjian foi flagrada pedindo o hist�rico de chamadas do deputado Jos� An�bal � colega Eliz�ngela Novais da Silva. A intercepta��o da pol�cia ocorreu em 6 de outubro, um dia ap�s o primeiro turno das elei��es municipais. Eliz�ngela, segundo a pol�cia e o Gecep, captava clientes interessados em investiga��es privadas de car�ter comercial, industrial, pol�tico ou pessoal que dependiam de quebra de sigilo. Os �servi�os clandestinos� eram feitos por funcion�rios das operadoras e pessoas ligadas � Receita Federal, e custavam de R$ 200 a R$ 2 mil.

    Eliz�ngela tamb�m se aproveitava de �uma falha sist�mica� dos servi�os de atendimentos ao consumidor das operadoras, de acordo com os promotores e a pol�cia. Ela e dois funcion�rios – M�rcio Rodrigo de Paula Nascimento, o �nico foragido, e uma mulher identificada como Fl�via – ligavam para os SACs fingindo ser os assinantes das linhas e pediam � operadora que lhes enviasse uma conta detalhada para seus e-mails. Outra forma de obter os dados era fingir ser integrante do setor de cobran�a das empresas. Usando conhecimentos sobre procedimentos internos, eles pediam aos funcion�rios da operadora que �confirmassem� os dados de um cliente ou de uma linha. Foi assim no caso do deputado.

    Quando n�o conseguiam obter os dados desta forma, diz a investiga��o, os detetives subornavam funcion�rios das operadoras. Um funcion�rio da Telef�nica identificado como Roger Tabor In�cio e uma da Vivo, Aline Cerqueira de Moura, aceitavam os pedidos.

    N�o s� maridos ciumentos os procuravam, mas at� policiais – como o delegado do Departamento de Investiga��es sobre Narc�ticos (Denarc) identificado por Carlos Eduardo e um coronel da reserva da PM Ant�nio Bezerra da Silva. O grupo ainda � acusado de vender informa��es sobre o sigilo banc�rio e dados da Receita Federal. O contato do bando no Fisco seria feito por meio de C�sar Barbosa Costa, que pediria os dados solicitados a Carlos Eduardo de Oliveira Loma, ligado � Receita.

    A terceira c�lula teria como figura central a detetive Rosemeire da Silva Scrittore. Segundo as investiga��es, ela mantinha relacionamento estreito com a Vivo por meio do superintendente Jos� Carlos Hanna e do gerente Fl�vio Jacinto de Morais, respons�veis pelo setor antifraude da empresa. Visando, segundo as investiga��es, atender a interesses da Vivo e a neg�cios particulares de Rosemeire e de Fl�vio, foi feita indevidamente a quebra de sigilo de dados de diversas habilita��es. Os escrit�rios dos funcion�rios da Vivo foram vasculhados ontem em S�o Paulo durante a opera��o.

    De acordo com os promotores, Rosemeire obtinha ainda dados sigilosos da TIM e da Claro e tamb�m contava com a ajuda de funcion�rios do banco Bankpar, controlador dos cart�es American Express (Amex), e do Banco Real para quebrar o sigilo de clientes – a pol�cia identificou a funcion�ria Selma Giachetti, do Bankpar, e Marcos Palace Chagas, do Real, como supostos violadores de sigilo

    Curtir

  6. Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos. VOTO, GOVERNADOR Mercadante e Major Olímpio para vice !

    * Infelizmente São Paulo parece ter a sina histórica de ser NINHO DOS TUCANADAS, mais uma vez registro aqui o quanto lamento que o PSDB
    esteja administrando São Paulo e perpetuando de maneira monstruosa sua política excludente, é uma espécie de Política do Tapa na Cara, em pouco mais de três anos Serra mandou bater em sem-terra,
    sem-teto, moradores da periferia, camelôs, estudantes universitários, funcionários das universidades públicas paulistas, professores da USP, estudantes secundaristas, manifestantes anti-Bush, funcionários públicos de categorias diversas. NÃO VAMOS DAR O OUTRO LADO DA FACE PARA BATEREM, COM CERTEZA NOSSAS CLASSES VÃO TER MOTIVOS DE ORGULHO PARA LUTARMOS EM PROL DA CANDIDATURA MERCADANTE E MAJOR OLÍMPIO.
    Os TUCANOS (algozes), dilapidaram e desmoralizaram os serviços públicos em São Paulo, é importante lembrar que o funcionalismo público de São Paulo veio sendo destroçado desde a gestão Mario Covas passando por Geraldo Alckmin, acabando com o poder de compra e a auto-estima dos barnabés paulistas , “Funcionários Públicos na miséria há 16 anos”.
    PIG, DEMOS e TUCANOS, São cúmplices e sócios:- O descaso de Serra, os crimes que cometeu aqui como governador e como co-autor dos crimes cometidos por seu pau mandado, Gilberto Kassab, prefeito da capital, já lhe custa muito caro.
    A mídia golpista esta escondendo a lambança que os tucanos estão fazendo em São Paulo.

    – Mais um pouco de neve grudada numa bola que não para de rolar:- Crimes contra o povo !
    Alguns episódios das mazelas dos TUCANADAS e co-autores:

    * A mídia golpista esta escondendo a lambança que os tucanos estão fazendo em São Paulo, há uma maquiagem, que faz com que a população tenha uma visão equivocada a respeito da situação
    mostrando um Estado virtual perfeito, mas quando as pessoas precisam dos serviços de saúde, de educação, de segurança, elas vêem que não é bem assim.
    * Os PSDBISTAS, para atacar os professsores demonstra toda sua hipocrisia se valendo do que o preconceito, a burrice e a ignorância que imperam há
    muito por terras paulistas naquilo que elas tem de pior, expondo na MÍDIA que A Apeoesp (sindicato dos professores da rede de São Paulo) tem a imagem associada ao PT, o que alimenta, no governo, o discurso de que sua mobilização tem inspiração eleitoral.
    * governador faz um marketing muito forte em torno da segurança pública, “ao mesmo tempo em que trata com indiferença os profissionais do setor”, Nós não vamos aceitar isso, pois trata-se de um desrespeito com a categoria policial. A revolta é geral em todo o Estado.
    * Na época das chuvas, O Rio Tiete estava sem ser dragado seu assoreamento chegou a um nível insuportável e a culpa é do povo que cisma em morar na periferia pobre da cidade, Ele, se quer pôs os pés, no Jardim Romano, alagado por água de esgoto. O Governador da elite de São Paulo, Zé Alagão, segurou a água do rio Tietê na barragem da Penha para impedir que a água chegue à avenina Marginal, onde Zé Alagão fazia uma obra inútil, mas visível,
    e para inaugurar a obra e simular eficiência, Zé Alagão distribui água com esgoto e doenças a moradores do Jardim Romano e de toda a Zona Leste. Resultado desse crime denunciado: 73 mortes, 34 cidades em estado de emergência, 20 mil pessoas desalojadas, e 5 mil desabrigadas irremediavelmente (não poderão voltar às suas casas).
    Outrossim, Zé Alagão fugiu do alagão, como fugiu da cratera do metrô, da viga do Robanel dos Tunganos e do GOVERNO do ESTADO de São Paulo.

    Emocionante o esforço da Globo e comparsas para atribuir à natureza a responsabilidade por DEZESSEIS ANOS DE GOVERNO TUCANO.
    Os “migrantes”, segundo Zé Alagão, são os responsáveisnão pela péssima qualidade do ensino público de São Paulo.
    Nós SERVIDORES PÚBLICOS encontramos nos protestos públicos uma alternativa para mostrar ao governador a insatisfação das polícias do Estado em relação aos salários e atuais políticas de segurança. E COM CERTEZA NOSSAS CLASSES TERÃO MOTIVOS DE ORGULHO PARA LUTARMOS EM PROL DA CANDIDATURA MERCADANTE E MAJOR OLÍMPIO.

    “Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades.”

    Benjamin Franklin

    Curtir

  7. O Zé Aníbal é oneztícimo, agora, se saiu no jornal este trampo imputado aos mike é tudo verdade, principalmente se foi no Jornal Nacional.

    Curtir

  8. É isso ai Diego esses coxinhas são assim mesmo, investigam e prendem, mas pq serásó eles sabem fazer o certo?

    Curtir

Os comentários estão desativados.