O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). 9

Autor de ‘Ensaio sobre a cegueira’ morreu nesta sexta nas Ilhas Canárias.
Informação foi passada à agência de notícias EFE pela família do escritor.
Da EFE
O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18).
A informação foi passada à agência de notícias EFE pela família do escritor de “Ensaio sobre a cegueira”.
O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura.
Prêmio Nobel

Morre o escritor português José Saramago

Publicada em 18/06/2010 às 09h44m

RIO – Morreu nesta sexta-feira na ilha espanhola de Lanzarote, aos 87 anos, o escritor português José Saramago.

O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago morreu na ilha espanhola de Lanzarote, nesta sexta-feira, por volta das 8h (horário de Brasília). Ele tinha 87 anos e, segundo as primeiras informações cedidas por familiares, passou mal após o café da manhã e morreu pouco depois. Ele estava em casa, na companhia da mulher, a espanhola Pilar Del Río.

José Saramago é considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos, autor de obras que atingiram reconhecimento mundial, como “O evangelho segundo Jesus Cristo”, “A jangada de pedra” e “Memorial do convento”. Sua obra “Ensaio sobre a cegueira” foi levada ao cinema pelo brasileiro Fernando Meirelles e o filme se tornou um sucesso mundial. Em 1998, sua prosa inventiva, a estética rigorosa e a constante preocupação social o fizeram merecer o Prêmio Nobel de Literatura.

O escritor publicou no final de 2009 seu último romance, “Caim”, um olhar irônico sobre o Velho Testamento. O livro foi muito criticado pela Igreja.

Um Comentário

  1. E O QUE A SÍ MESMO SE EXALTAR ,SERÁ HUMILHADO; E O QUE A SÍ MESMO SE HUMILHAR, SERÁ EXALTADO. MAS ,AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS, HIPÓCRITAS !POIS QUE, FECHAIS AOS HOMENS O REINO DOS CÉUS; E NEM VÓS ENTRAIS, NEM DEIXAIS ENTRAR AOS QUE ESTÃO ENTRANDO. -MATHEUS-23:12-13

    Curtir

  2. metade das cinza foi jogando em um lugar a outra metade em outro, enquanto a alma foi para o destino reservado aos incrédulos.

    Curtir

  3. já vai tarde se promoveu as custas de cristo agora vai pagar direitos autorais a este e nobel da literatura sera que vale a pena ?

    Curtir

  4. Não fui “fã” do cidadão Saramago, por suas posições políticas de alegado “humanismo” e paradoxal apoio declarado a ditaduras.

    Os portugueses, também por paradoxo, não o apreciavam e até o hostilizavam, muito em razão de sua defesa expressa e sem-cerimônia da chamada “união ibérica”, em que a Espanha praticamente anexaria Portugal, tornando-o um de seus estados.

    Mas a par de tudo isso, é inegável que Saramago foi uma intelectual importante na divulgação da língua portuguesa.

    Aos colegas “maldosos” que o criticam, vale aqui uma lembrança: “O pai de Saramago era Policial…”.

    Não vale responder: “tá explicado”…

    Curtir

  5. Depois da nota do Vaticano,resolvi me manifestar,ninguém mais do que a própria Igraja Católica,desfez mais, matou mais em nome de Deus(inquisição), perseguiu mais, e ignorou os dez testamentos.
    Caso fossemos realmente católicos,e respeitassemos os mandamentos, não haveria Direito Romano,não havendo quem matasse, quem roubasse, quem caluniasse, quem traisse,quem mentisse,haveria um mundo de paz e harmonia.
    O escritor portugues, Saramago,apenas questionava o Deus descrito nos livros,que determinava mortes em massa, que não perdoava, etc..
    Literatura díficil, abrangente e crítica,mas mundialmente reconhecida.Tanto pela letra, como pela vida dedicada a um mundo mais justo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.