O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO “LAVA AS MÃOS” E ANTECIPA VIOLÊNCIA DA PM CONTRA SERVENTUÁRIOS: “Eles estão loucos para ter heróis e mártires. Estão provocando”. 16

Ao longo de uma jornada com mais passado que futuro, o que pude aprender do idioma “Português” é que ESTE DISCURSO DO PRESIDENTE publicado hoje na FOLHA DE SÃO PAULO em
http://www1.folha.uol.com.br/poder/752918-grevistas-desejam-ter-um-martir-diz-presidente-do-tj-sp.shtml

não tem outro significado que uma concisa ameaça cabal- fatal; resTa saber : – quem NÃO será o MARTIR?

Ulysses Freire da Paz Junior

18/06/2010-

Grevistas desejam ter um mártir, diz presidente do TJ-SP

FREDERICO VASCONCELOS
DE SÃO PAULO

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, prevê confrontos entre grevistas e a Polícia Militar: “Eles estão loucos para ter heróis e mártires. Estão provocando”.

A PM monitora a movimentação de ônibus que vêm do interior. O maior contingente de grevistas, segundo o TJ, é de Ribeirão Preto, principal núcleo da greve.

“Alguns advogados criticam que o Fórum João Mendes está fechado. Se não fecho, ponho em risco a segurança dos meus servidores, diante da forma agressiva, do verdadeiro vandalismo”, diz Viana Santos.

Leia abaixo a íntegra da entrevista.

Folha – O Tribunal vai apostar no desgaste do movimento? Em que medida o tribunal é responsável por essa greve?

Antonio Carlos Viana Santos – O Tribunal não é responsável pela greve. O executivo estadual cortou 1/3 do orçamento proposto, abrangendo a verba de pessoal. Não tenho verba para gratificações ou reposições salariais. Seria necessário uma lei aprovada pela Assembleia e suplementação do Executivo.

Vários juízes entendem que as reivindicações são justas…

Nossa data base é março e há dois anos estamos sem nenhuma reposição salarial.

Há a imagem de que os juízes recebem abonos, auxílio-voto, e há servidores sem reajustes, sem receber indenizações por férias não gozadas.

Eles querem que se pague aos funcionários o mesmo tanto que se paga ao juiz… O subsídio do juiz é fixado [em relação] ao subsídio do STF. É nacional. Em média, um salário de um juiz é equivalente a um salário de seis servidores. São 1.900 juízes. Há 44 mil funcionários em atividade e 16 mil aposentados. Como eu posso fazer o equilíbrio que eles querem?

Há servidores sem indenizações por férias não gozadas?

O governo anterior cortou 1/3 do orçamento que era justamente para pagamento dessas férias, de licença prêmio e o FAM [Fator de Atualização Monetária]. Há uma verba pequena, estamos pagando férias, licença-prêmio e o FAM. Há uma fila. 33 mil funcionários receberam um desses benefícios no ano passado. Eles não falam isso.

Alguns juízes entendem que o Tribunal deveria se empenhar mais para obter mais verbas, mais autonomia. Por que não questionar no STF os cortes feitos pelo Executivo?

Não vejo saída jurídica. A autonomia financeira do Judiciário, prevista na Constituição de 1988, é mera retórica. É autonomia de papel. O Poder Judiciário é um poder pobre. É o que não tem nada para barganhar com o Executivo, que é o poder forte. A Assembleia Legislativa tem. Aprova ou não os projetos.

Como superar o impasse, serviços essenciais paralisados e a violência que o sr. cita?

Até agora não houve confronto entre a Polícia Militar e os grevistas… Eles estão loucos para ter heróis e mártires. Estão provocando, verbalmente, como impropérios e, na segunda-feira passada, de forma física. Invadiram o Tribunal de Justiça, invadiram o Fórum João Mendes, fizeram corredor polonês, bateram em funcionários…

Qual é o alcance da greve?

Greve com piquete e com violência física não é greve. Se todos tivessem aderido, não haveria necessidade de piquete. O Tribunal de Justiça, nesta greve, não parou um instante. Os julgamentos estão sendo realizados normalmente. Não há um servidor em greve no tribunal, nem nos gabinetes dos desembargadores e nem na parte administrativa.

Como recuperar os atrasos?

Os prazos no Fórum João Mendes e no Fórum Hely Lopes Meirelles, fechados, com a invasão dos servidores, serão devolvidos [voltarão a correr]. Onde não há greve ou onde ela é parcial os prazos serão devolvidos pontualmente pelo juiz da Vara.

Como o sr. vê o pleito para a criação de novas vagas?

Nós temos um projeto prevendo concurso para 1.000 vagas. Está parado há um ano na Assembleia. O último concurso foi há quatro anos. Devemos abrir concurso, por esses dias, para 300 vagas na Capital. A Justiça Federal e a trabalhista estão pagando o dobro. Nossos melhores servidores fazem concurso. Fornecemos mão de obra…

Qual o efeito da aprovação do Plano de Cargos e Carreira?

O Executivo entende que a aprovação de um Plano de Carreira, que estava na Assembleia há cinco anos, será o suficiente. Na verdade, um plano de carreira tem que ser piramidal. A base é formada pelos mais jovens, os que começaram há pouco tempo. Alguns terão 5% a 10%, porque não é linear. É um paradoxo, mas quanto mais elevada a função, a chefia e a direção terão, indiretamente, um aumento maior. Estou mandando fazer hora extra, sábado e domingo, para implantar o plano.

________________________

Noutras palavras: meterão porrada nos grevistas sob  beneplácito do presidente do Tribunal.

Um Comentário

  1. Exmo. Desembargador…..

    Fique tranquilo;

    Nossos co-irmãos só gostam de bater em professor e na PC……… Isto porque estávamos lutando em prol dos mesmos também, na fatídica greve de 2008……

    Curtir

  2. Pô, ninguem se ligou, o “Zé” Serrote cortou 1/3 do orçamento do judiciário, segundo palavras do presidente do tj/sp. Será que ele vota no Mercadante por isso, vez que não se pode tomar nenhuma medida jurídica contra o corte?

    Curtir

  3. Admira-me!… realmente nossa democracia é para poucos, ou seja, não é democracia, assim vemos o porque de existir polícia militar num estado”democrático” de direito, é simples, quem governa, governa mal e abusa da forma que bem entende, sabem por que? basta chamar a”PM”, que esta sim resolve, ou sejam, é importante ter democracia, mas nesta democracia de araque, melhor ainda conservar uma polícia que nem deveria existir, para poder reprimir aquele que busca sua “fatia” de democracia, depois da PM atirar na políca civil e ninguém tomar providência alguma, inclusive nossos amados”fiscais” da lei omitirem-se, basta atirar em serventuários da justiça, mas cuidado amigos militares, se vocês errarem um tiro e acertarem um promotor ou juiz, aí sim, vocês serão presos e devidamente processados, mas afinal, para um govermo(PSDB), que vem “batendo” nos trabalhadores há quinze anos, primeiramente foram os caminhoneiros, depois os professores(afinal de contas quem ganha sete reais por aula não pode reclamar), depois o alvo foi a Polícia Civil, que graças ao bom senso de seus homens, que mesmos armados não atiraram nos covardes, bater num serventuário será o fechamento do ciclo dos espancados…..porém quero ver o Governo federal lidar com a PEC 300, pode ser o começo do fim não atender os PMs, afinal, quem vai bater neles ou servir ao “estado democrático de direito” …essa até o Jabor vai gostar..

    Curtir

  4. isso pq desembargador é semi-deus… ganha mUITO MAS MUITO MAIS DO QUE MERECE, SE COMPARAR com policiais que lhe garantem a segurança…

    Curtir

  5. QUEM PERDE COM AS GREVES NÃO SÃO OS JUÍZES SEQUER OS POLÍTICOS CHEIOS DE FALÁCIAS QUE A ÚNICA COISA QUE SABEM FAZER BEM É AUMENTAR OS GORDOS SALÁRIOS, QUEM PERDE COM TUDO ISSO É O POVO
    A GREVE EXISTE PARA GARANTIR UM DIREITO, UM FATO MARCANTE FOI A GREVE DA POLÍCIA EM 2008, O QUE FOI FEITO ATÉ HOJE, NADA, APENAS PUBLICOU NO DOE UMA NOTÍCIA GENERALIZADA DIZENDO TER AUMENTADO OS SALÁRIOS DOS POLICIAIS, POLITICA DE MENTIRAS FAZ O POVO DE BESTA FOI O QUE DISSE PARRON NA 5A FEIRA REFERINDO-SE AO AUMENTO DA CRIMINALIDADE EM SP

    Curtir

  6. POLÍCIA X POLÍTICA
    USAR POLÍCIA PARA FAZER POLÍTICA NÃO DA CERTO E ISSO FICOU PROVADO E COMPROVADO PELO SR. ANTIGO INQUILINO DO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES E AGORA PELO ATUAL

    Curtir

  7. houve o corte por que ele devolver 600 milhões de reais ao executivo. diante da devolução, não se espera outra coisa que o corte. Já que está sobrando e devolveu, então leva menos agora. Pura falta de habilidade não só política como administrativa.

    Curtir

  8. essa desembargador é um piadista. vai lá que tem gente cujo maior sonho é tomar porrada da polícia militar. O que será que ele bebe?

    Curtir

  9. Afirma então:” que devem ,não negam e pagam quando quiserem, mas se alguém for cobrar, soltam os cães de guarda para cima,sem dó, prevendo sangue nas ruas?”
    Pior o comando da PM , que se presta a determinar o espancamento dos cidadãos ,sob autorização do governo PSDB, e se alguém morrer dirão que houve abuso de autoridade, e o o(s) Pm(s) é quem vai para rua, ou sai dela.
    Essa declaração abre um precedente perigoso para ambos os lados.E os Direitos Humanos,que não exigem a saída deste Sr. “Desembargador Vidente?”
    O direito dos cidadãos à livre manifestação ,está sendo condenado por antecipação pelo Desembargador,que afirma que haverá” mártires, ou heróis” esta é a DEMOCRACIA do PSDB.
    BRASIL,cuidado com seu voto, pelo jeito que as coisas andam , este pode ser o último ano eleitoral (Democrático).

    Curtir

  10. não podemos e nene devemos ser instrumentos de politicos sem escrupulos e bandidos

    devemos sim fazer greve mais agredir sim as pessoas certas Desembargador sem postura

    Curtir

  11. Os estrelinhas da PM de São Paulo são verdadeiros parasitas e exploradores do erario publico, mandam e desmandam, cada desembargador caminha ao lado de ums destes, em outros setores do judiciário é a mesma merda, conclusão:

    Tá tudo dominado.

    Acorda Brasil.

    euclydes zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

    Curtir

  12. Eles tem que apanhar muito e não pouco, quem sabe abaixam um pouco o faxo, e a habitual arrogancia quando tratam os policiais que vão ao forum depor ou apenas entregar um expediente que eles mesmos pediram usando a força do Juiz. Aí PM desforra a raiva, baixa o porrete pra tirar couro e costelas à mostra desses putos!. KKKKKKK.

    Curtir

Os comentários estão desativados.