BELEZA: No início, as fraudes envolviam apenas provas para ingresso na Polícia Civil…VENHA PARA O CURSINHO DO “EDGAR” E SEJA MAIS UM FELIZ POLICIAL 8

No início, as fraudes envolviam apenas provas para ingresso na Polícia Civil
A Operação Tormenta iniciou a vistoria de documentos na 4ª-feira 

Quadrilha de concursos
age em Santos há 20 anos

Sexta-feira 18 A TRIBUNA

Sigilo

Página: 3

ERALDO JOSÉ DOS SANTOS *

DA REDAÇÃO
A origem da Operação Tormenta remonta há 20 anos, com fraudes em concursos para a Polícia Civil, em Santos. Desde então, segundo uma fonte da polícia, a quadrilha se especializou em fraudes para concursos de outras carreiras, como polícia militar, auditor e técnico do Tesouro Nacional e até para Polícia Federal. Em um concurso para técnico do Tesouro, pessoas de uma mesma família teriam sido aprovadas com a mesma nota, fato que gerou a desconfiança. Há casos de investigados que, afastados dos concursos, chegaram a ingressar com ações de reparação de danos.
IMAGEM
O juiz da 3ª Vara Federal em Santos, Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Júnior, que concedeu os mandados de prisão disse que a investigação tem caráter sigiloso. “O objetivo é preservar a imagem das pessoas investigadas e resguardar as investigações”. O magistrado confirmou ter concedido 12 mandados de prisão que foram cumpridos em Santos, São Paulo e Brasília. Ele acentuou que a origem das investigações é Santos e por isso o processo vai tramitar pela Cidade. Os mandados de prisão têm prazo de cinco dias e podem ser renovados. Mesmo entendendo o interesse público que a investigação desperta, o juiz salientou que deve prevalecer o resguardo das investigações e a preservação dos investigados.
REDAÇÃO
A Polícia Federal abriu o inquérito a partir da denúncia de uma professora que foi procurada por dois candidatos, em dias diferentes, no ano passado. Os dois fizeram a ela a mesma encomenda: que redigisse um texto sobre o tema do concurso da PF. O segundo candidato foi incisivo ­ queria “uma redação mais apurada” e comentou que se destinava a um concurso. Desconfiada, a professora comentou o fato com os responsáveis pelo estabelecimento de ensino onde trabalha. Logo, os movimentos dos candidatos chegaram à cúpula da corporação, em Brasília. A investigação seguiu para Santos, base da organização sob suspeita. Pelo menos oito da lista de 12 presos pela Tormenta da PF são candidatos supostamente beneficiados. Todos tiveram prisão temporária e estão sob custódia da Superintendência da PF em São Paulo.

Na lista de detidos, segundo a Agência Estado, consta Antônio Luiz Baptista Filho, aprovado no concurso para agente da PF.Onome Edgar Rikio Suenaga aparece na lista de aprovados para analista administrativo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2009. Maurício Toshikatsu Iyda figura em dois concursos públicos para perito da PF, em 2004, e para policial rodoviário federal, em 2002. Em ambos, Iyda consta como aprovado. Nilton Moreno, embora acusado pela PF, aparece como reprovado na fase de redação do concurso para agente da PF em 2009. Paulo Eduardo Tucci tem seu nome ligado ao concurso para papiloscopista da Polícia Civil, ocorrido em 2006, e ao exame de 2009 da OAB. Pedro de Lucca Filho é apontado como aprovado no concurso da PF, em 2009.

“A investigação tem caráter sigiloso. O objetivo é preservar a imagem das pessoas investigadas e resguardar as investigações”
Herbert Cornélio Pieter de Bruin Júnior, juiz da 3ª Vara Federal de Santos.

Um Comentário

  1. De pai para filho.
    Vinte anos , e esses profissionais, atuam em todas as areas, são “Doutores”, e aí?
    Imagem de quem? de quem comprou diploma, comprou vaga, e os que estudam e são competentes, não passam nos concursos, e quem pagou este montante, pagou visando vantagem triplicada, depois como falar em honestidade e competência?
    Não saberemos quem são, e estes continuarão a atuar prejudicando a população,agora estão há quase 20 anos no cargo. Devem ser investigados e devem sim perder seus cargos.

    Curtir

  2. bom dia delegado
    um aspecto que me chama a atenção é a taxa de inscrição para os concursos.
    cidadão estuda muito, paga a taxa com dificuldade faz o seu melhor e sai do concurso abatido, derrotado, desacreditado, “garfado”.
    ai outro concurso. igual.
    sendo que esse sobrenome é conhecido e reconhecido na cidade como “facilitador” a mais de vinte anos?
    se alguem tiver vergonha na cara, após tudo apurado, os nomes todos devem ser divulgados,
    bem como devem ter indisponíveis todo o patrimônio auferido com ilícitos. porque é de dinheiro que se trata…..

    Curtir

  3. Era uma vez uma Polícia…
    Recordo o ocorrido que se passou diante do Palácio dos Bandeirantes, na quinta-feira, 16 de outubro 2008, o embate armado entre policiais civis e militares, se já havia uma grande dicotomia entre as polícias Civil e Militar, esse afastamento se acentuou depois do inimaginável confronto armado do Bandeirantes. Foram quase 30 feridos, além de dezenas de viaturas destruídas. Algo jamais visto na história de São Paulo.
    A Polícia de São Paulo, Sempre mencionada como uma das melhores policias do mundo, nunca mais será a mesma. Aprofundou-se o fosso entre a Civil e a Militar.
    Decerto, as eleições estão chegando e, como sempre, a Polícia paulista será usada, uma vez mais, como “cabo eleitoral” do partido de plantão no Palácio dos Bandeirantes. Em tempos normais, os tucanos desprezam a polícia, não valorizam e muito menos concedem salários dignos e necessários a profissionais que desempenham atividade tão essencial a serviço da população.
    Utopia, talvez seja este o termo que resuma os anseios não só dos Policiais, mais sim das demais categorias de Funcionários Públicos de São Paulo, que há mais de 16 anos, alisão os problemas (corrupção, injustiça, desigualdades…) e suas soluções
    existem, só não fazem parte do plano a ser seguido, pois este não há.

    Curtir

  4. Precisamos «recuperar a esperança»!

    O triunfo da impunidade:- Utopia, talvez seja este o termo que resuma os anseios dos Policiais:
    Generalizar chega a ser infantil e prematuro, mas atualmente não se tem tido conhecimento sobre uma reforma concreta e séria que vise à melhoria de vida dos servidores, às vésperas de eleições o discurso é o mesmo, e a nossa Educação continua uma vergonha, nossa Saúde péssima e a Segurança não merece comentários.
    Sobre uma peneira maior nos concursos para ingresso nas polícias, alvo do crime organizado e de muitos malandros sem vocação policial, e que sonham em entrar para a polícia a fim de se corromper e viver de falcatruas, será objeto de futuros comentários…
    Convenhamos, nenhuma democracia floresce dessa maneira, com gente cada vez mais safada e despreparada ingressando no serviço – que deveria ser público – mas acaba sendo exclusivamente particular, pessoal, voltado para os próprios interesses gananciosos inconfessáveis de funcionários desonestos.

    Curtir

  5. O sr Edgar colocou muita gente na policia , ta na hora de alguem correr atras e descobrir quem entrou pela porta dos fundos

    Curtir

  6. O livro de apocalipse na bíblia diz que o final dos tempos está chegando, e começo a acreditar que o “juízo final” está iminente.
    Pagar para entrar na polícia civil? só pode ser o fim do mundo, quem seria o idiota que se dispõem a pagar valores para trabalhar na polícia, civil ou militar?
    Ouço comentários que num passado não muito distante, as autoridades saiam às ruas e aqueles que viriam a ser policiais militares eram pegos no laço.
    ah!! tá de sacanagem

    Curtir

Os comentários estão desativados.