Complexo é vulnerável, diz especialista
DE SÃO PAULO
Duas joalherias das mais caras do mundo no térreo, duas saídas de emergência ao lado das lojas de produtos de maior valor agregado, uma marginal sem trânsito e sem sinais, um shopping sem praça de alimentação e de baixo movimento.
Para arquitetos e especialistas em segurança, a combinação desses fatores, que tornam o Cidade Jardim um dos maiores shoppings de luxo do país, foi um tiro no pé.
Nas laterais da relojoaria Rolex, roubada anteontem, e da joalheria Tiffany, assaltada há 25 dias, duas escadarias externas foram usadas na fuga do bando.
“É uma falta de bom-senso, em termos de segurança, instalar essas lojas na porta da rua. É pedir para ser roubado”, diz o coronel José Vicente da Silva, ex-secretário nacional de Segurança Pública.
“A escolha da posição das lojas complica bastante. Foi uma mistura de coisas erradas. Ou o shopping faz um controle de entrada, ou as lojas trabalham com projetos de portas blindadas giratórias”, diz a arquiteta Carla Kiss, especialista em segurança.
“Há uma contradição. As duas lojas estão em pontos chamativos, nas escadas rolantes, e ao mesmo tempo têm um ponto de vulnerabilidade”, diz Gilberto Belleza, ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil .
O shopping diz que reforçou a segurança e que vai adotar “medidas mais restritivas de acesso”. (VQG)
ESTOU COM PENA DOS LADRÕES… DEVERIA TER DADO CERTO.
CurtirCurtir
na minha modesta opinião estas joalherias teriam que serem instaladas em saturno.
CurtirCurtir
Esse Coronel que denominam “especialista” em Segurança Pública, na minha opinião é um tremendo comédia…………Fala sério………Uma vergonha
CurtirCurtir
O coronel José Vicente da Silva que se diz “especialista” em segurança pública, é uma figura cômica, já vi e ouvi declaração deste “especialista” do tipo; “É UMA TEMERIDADE SEGURANÇA, VIGIA, DE BANCO TRABLAHAR ARMADO” o que ele sugere que os vigias trabalhem com peteca, se um ladrão chegar com qualquer arma, até um simples revolver, o vigia reagirá se possível dando petecada no ladrão, outra pérola do “especialista”, bons salário não significa policia melhor e mais segurança, seguindo o raciocínio do “especialista” se o policial não receber nada pelo seu trabalho este trabalhará melhor ainda e se dedicará mais ao serviço deve ser!? e por conseqüência teremos a melhor polícia do mundo, é os Canadenses e Norte Americanos estão errados,quem esta certo é o “especialista”, afinal de contas este “especialista”, quando secretária nacional de segurança, por longo 8 (oito) meses na gestão FHC, marcou o seu nome no anais da segurança mundial sendo referência no setor, só que no momento não me lembro de nenhuma ação deste, em benefício da dita segurança pública, ou qualquer idéia ou ação em relação aos salários dos policiais, deve ser porque este é um grande “especialista” e eu somente um policial com mais de 15 anos de serviço público, no plantão, não sou “especialista” e se estou desmotivado com o meu salário é porque e não tenha entendido a estratégia dos “especialistas” como o Cel, deve ser.
CurtirCurtir
Penso que ele não é especialista nem em segurança púbica, já que é muito chato.
CurtirCurtir
é logico que ele é ESPECIALISTA, mas em segurar PINTO
é só ver ver que o especialista é coroné la de riba.
PSDB/DEM NU CA MAIS
CurtirCurtir