DEPUTADO FEDERAL “DESEMBARGADOR REGIS DE OLIVEIRA” (PSC-SP ) – ATRAVÉS DA PEC nº 4787/2010 – PROPÔS A ALTERAÇÃO DA DENOMINAÇÃO POLÍCIA CIVIL PARA POLÍCIA JUDICIÁRIA ESTADUAL 30

PEC altera a denominação das Polícias Civis

Do Blog do Delegado

Foi apresentada na Câmara dos Deputados (11.05) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 487/2010, que altera a redação do art. 144, da Constituição Federal, e acrescenta preceito às Disposições Constitucionais Gerais, adequando a natureza e a denominação das Polícias Civis.

De autoria do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), o texto prevê que as Polícias Civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, de natureza jurídica, bacharéis em Direito aprovados no exame de ordem, passarão a se denominar Polícias Judiciárias dos Estados.

A matéria deverá seguir para análise das comissões da Câmara, para que possa ser submetida ao plenário, em dois turnos de votação.

Um Comentário

  1. Primeiro MUDA o NOME !

    Depois municipaliza e Unifica com a Guarda Civil !

    esse é o Futuro !

    Ou alguém acha que os Governadores querem chefiar a Polícia ????????? ficará como nos EUA = municipalizada

    Curtir

  2. Muita gente não sabe a diferença entre Polícia Civil e Polícia Militar… tão querendo complicar ainda mais.

    Curtir

  3. Então nao sera mais o delegado o chefe da policia mais o juiz de direito.
    Iso que a maioria da população vai acreditar…
    O que os deputados fazem para ter votos

    Curtir

  4. QUERO QUE MUDE TAMBÉM O CARGO: DELEGADO DE DIREITO (OU DE JUSTIÇA); PARA OS VALOROSOS: MINISTRO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, OU PROCURADOR DE POLÍCIA JUDICIÁRIA…

    CHIC, HEIN…

    Curtir

  5. Se equipararem o salário ao de oficial de justiça já teremos alguma vantagem nesta pec.

    Curtir

  6. Vai ser Delegado de Justiça, Escrivão de Justiça e Investigador de Justiça todos da Secretaria da Segurança.

    é o primeiro passo para a equiparação, a exemplo de MG !!

    Delegado é Doutor e Doutor merece ganhar mais pois estudou mais e trabalha mais, as vezes não no trabalho braçal mas sim no trabalho intelectual !!!

    Delegado é quem carrega a PC nas costas !!!

    Curtir

  7. Quem fala mal da PC é porque não conhece a PC !!!!

    a PC é um exemplo de HONESTIDADE !!!!

    a PC é um exemplo de Competência !!!!

    enquanto a PM demora 4 anos para formar Oficial, nossos Valorosos Delegados se formam em poucos meses, pois já passaram pela FACULDADE DE DIREITO !!!!

    poucos conseguem formar em DIREITO, temos Delegados formados na UNIP, na UNINOVE, na UNG, alguns da USP, dignos mestres naarte de conciliar lides !!

    Os Delegados são o Orgulho de SP, são todos atualizados à legislação, sempre bem treinados em tiro, com técnicas apuradas de investigação, ~levam a PC ao patamar da Segurança Pública !!!

    São ótimos profissonais, 100 % DEDICADOS à PROFISSÃO Estadual !!! por isso a população reconhece e confia na PC !!! quando está em perigo lembra da PC !!!!

    VIVA A PC !!!!!

    VIVA os Delegados que carregam a PC nas costas !!!

    Tenho orgulho dos Delegados de SP !! são exemplo para o Brasil e o Mundo !!!

    Por isso MERECEM Ganhar Bem !!

    Curtir

  8. Só para esclarecer. Não vai mudar nada na PC, mesmo a mudança de nome é apenas cortina de fumaça para uma antiga pretensão dos delegados, que é ter sua carreira denominada como jurídica, assim como de promotores e juízes. Nem mesmo os delegados terão algum benefício salarial com essa pec.
    Essa questão de ser carreira jurídica já foi inserida na Constituição de Minas Gerais pouco tempo atrás, e o STF tbm já decidiu favorável a isso.

    Curtir

  9. Particulamente, sou contra.

    A Polícia Judiciária é, e deve mesmo ser, a atividade-fim da Polícia Civil. Mas, há outras funções relevantes para a instituição, como o policiamento “administrativo” e o policiamento “preventivo especializado”.

    Por incrível que pareça, ao instituir-se a nomenclatura “Polícia Judiciária”, ao invés de “valorizada”, a Polícia Civil ficará ainda mais restrita, ainda mais limitada em suas atribuições.

    Se for para mudar algo, poderíamos começar reclamando o cumprindo de norma constitucional já existente que determina a subordinação das Polícias Civis diretamente ao governador de Estado, sem o “atravessador” chamado Secretário de Segurança.

    Curtir

  10. esse deputado quer aparecer. foi vice do vice do vice de não sei quem e nunca fez nada que valha. quem espaço nos noticiários. Vai sair de novo candidato a vice de vice do vice de não sei quem. Quem de voces foi consultado para saber sobre a mudança de nome: Qual o motivo de mudar? Tirar o ranço da ditadura? Quando esses caras vão perceber que a repressão política não tem nada a ver com trabalho policial e acabar com o revanchismo.

    Curtir

  11. pelo que sei ele é do ministerio da justiça, não me recordo se promotor ou juiz, foi vice do janio quadrosé mais um aproveitador na politica não faz nada por ninguem so em baneficio proprio, ja é aposentado ta correndo atraz do rabo

    PSDB/DEM NUNCA MAIS

    Curtir

  12. PORRA!

    AGORA VAI!

    AGORA A BAGAÇA VAI FICAR BOA!

    SÓ FALTAVA ISSO PRA RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS !

    GRAÇAS A DEUS TEMOS DEPUTADOS TÃO ANTENADOS COM OS NOSSOS PROBLEMAS INSTITUCIONAIS!

    NOSSAS PRECES FORAM – ENFIM – OUVIDAS!

    POLÍCIA JUDICIÁRIA !

    QUE ORGULHO!

    QUE HONRA!

    QUE TESÃO!

    AGORA VAI!

    HIP HIP HURRA !

    VIVA A DEPUTAIADA !!!!

    :D

    Curtir

  13. PEC 300/446 VAMOS À BRASÍLIA

    DELEGADO/PERITO/ESCRIVÃO/NVESTIGADOR: R$ 7.000,00

    DEMAIS CARREIRAS: R$3.500,00

    QUEM VIVER VERÁ

    Curtir

  14. DELTA UNO

    Acho q mais uma vez temos opiniões opostas… hehe

    Penso assim, “civil” é uma definição muito vaga, apenas denomina algo que não é militar. Esse termo também não delimita quais as funções ou compêtencias da polícia. Essas já estão previstas em outras leis e não vão mudar por simples mudaça de nome da PC.

    Qualquer instituição tem suas atividades típicas e atípicas. O legislativo por ex, legisla e fiscaliza(atv. típica), mas tb administra o próprio leg., assim como também julga nas CPIs, impeachment, etc(atv. atipicas). O mesmo vale para o judiciário que tb tem atividades administrativas e legislativas.
    Então, do meu ponto de vista uma mudança de nome especificando melhor que a PC tem a competência de investigar para ocasionar uma futura denúncia frente ao judiciário é interessante para dar o devido respeito à instituição.

    Curtir

  15. vamos a Brasília de fusca ver o pec_ulato político.
    Os policiais de todo o Brasil não merecem, principalmente os de SP, pois ninguém tá nem aí, não tem pressão nenhuma, nem greve, nem operação padrão, muito menos aquartelamento dos coxinhas, deviam aprovar só pro norte e nordeste, ao menos eles tem peito pra reivindicar. Tem policial militar tomando bonde no Ceará por causa da greve branca. Sinceramente vocês acham que nós policiais paulistas merecemos ??????????

    Curtir

  16. Quanto o mudança do nome, sou contra, é a mesma coisa que mudar o nome da meganha pra Força Pública, vai continuar a lesma lerda. Tem que mudar é o recheio da coxinha, KKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  17. porque não se preocupam em dar aumento real nos salários, me chame de faxineiro e me pague 15.000,00 por mês

    Curtir

  18. Caro colega “Delegado é quem carrega a PC nas costas”, é melhor ler essas besteiras do que ser cego. Quem carrega a polícia nas costas são os investigadores, pois nós esclarecemos os casos e os escrivães que passam tudo para o papel, enquanto os senhores delegados aparecem na televisão dizendo: “Eu esclareci o crime…”. Delegado com raras exceções não tem informação e a grande maioria não tem noção da realidade do povo brasileiro, ou melhor do “povão” que é quem mais precisa da polícia. Para de delirar e cai na real.

    Curtir

  19. Caro Delegado é quem CARREGA a PC nas costas !!!

    Antes de iniciar suas postagens neste blog, por favor, não faça uso de maconha, rivotril, gardenal, álcool, sexo com um jegue e coisas tais que possam profundamente afetarem seu raciocínio. Certamente você é um pândego, chegado a brincadeiras, meio sem-graça mas de fundo jocoso.

    Curtir

  20. Oh “DELEGADO É QUEM CARREGA A PC NAS COSTAS”, na boa, você deve estar fumando maconha estragada ou algo do genero. Se formar em “direito” na UNG, UNIP e UNINOVE, é mais mole do que tomar sopa de minhoca, vai se formar na USP, ai eu quero ver, como sabemos na UNG, nem vestibular tem. E um simples BACHAREL em Direito, NUNCA poderá ser chamado de “doutor”. Quem CARREGA a PC nas costas são os ESCRIVÃES, que fazem todo o TRABALHO do “doutor”, bem como os INVESTIGADORES, esses menos do que o escrivão, mas CARREGAM também, pois quem vai para a rua , entrar em favela e algo mais, e que m coloca tudo no papel, são estes profissionais, cai na real. Só estamos na merda, desculpem a palavra, que estamos, por causa de vocês “doutor”, com algumas exceções é claro. Tem “doutor” quem tem medo até de advogado que chega nos plantões da vida querendo fazer BO de preservação de direito. Acorda mané, deixa de ir trabalhar um dia, para ver se o delegado faz falta, agora deixa um ESCRIVÃO e um INVESTIGADOR faltar um dia, ai sim você vai ver quem realmente CARREGA a PC nas costas.

    Curtir

  21. Carregar nas costas ?

    Tô fora.

    Isso é um dos sintomas da perigosíssima patologia Síndrome de Rabanov.

    Sensação de peso nas costas, bafo na nuca, unha do dedão do pé no calcanhar e sensação de descomer.

    Vade reto, ou melhor, Vade Retro.

    Curtir

  22. Delegados de Justiça, Escrivão de Justiça e Investigador de Justiça.

    Ah, tá !!! Então as Delegacias e Departamentos serão denominados “LIGA DA JUSTIÇA”.

    Meu pequeno filho vai pensar que o papai dele trabalha junto com o Super Homem e com o Batman. Ele vai adorar !!!

    Curtir

  23. Liga da Justiça !!! tá aeee um nome legal !!

    Já vai ter Deputado apresentando projeto com esse nome !!

    VC trabalha onde ??

    Na liga da JUSTIÇA !!

    e outra concordo plenamente :

    Delegado é quem carrega a PC nas COSTAS !!! é ele que mostra a CARA pra responder perguntar na TV, é ele quem recebe a cobrança das Estatisticas dos casos solucionados !! é ele que rala mentalmente pra corrigir os Flagrantes mal feitos por semi analfabetos !!

    A realidade é isso !!

    Curtir

  24. Liga da Justiça?! Não era esse o nome usado por uma milícia no Rio de Janeiro? Somos reais, temos aluguel e muita conta pra pagar, educação dos filhos, saúde,etc. A vida do policial não é uma HQ. E essa història de carregar polícia nas costas… por que não carrega um jumento nas costas? Que diferença vai fazer se mudar a denominação da PC? As atribuições serão as mesmas! PEC300 JA!

    Curtir

  25. Principalmente porque é a Policia Militar que leva os flagrantes bonitinhos para a policia civil, e a policia militar que atende a populaçao e resolve a maioria dos problemas, enfrenta os bandidos, enquanto o delegado de policia fica sentadinho na sua delegacia esperando a policia militar trazer o flagrante… falar que policial civil não trabalha eu sei que e falar bosta, mas que a pm quem realmente rala para combater a criminalidade não ha como não negar… como vi um comentario em cima… diversas vezes fui apresentar ocorrencia no DP e o delegado estava dormindo e era o escrivão ou o investigador que estava de plnatão que elaborava o BO e so chamava o delegado para assinar… O que precisa e parar essa putaria das policias e todo mundo se unir para ver se a situção melhora para a gente… so para esclarecer um comentario acima a escola de delegado obviamente e de menor tempo pq o futuro delegado de policia ja vem formado em direito ja o oficial da policia militar se forma para ser comandante de tropa policial, não para ser um baixarel em direito, logico aprende muitas materias de direito mas o FOCO e voltado para o POLICIAMENTO OSTENSIVO FARDADO, então presta um pouco de atenção no que voce escreve OK

    Curtir

Os comentários estão desativados.