David Nelson Rosolen, comandante da Corregedoria da Polícia Militar (PM), acaba de ser afastado do cargo. Será substituído pelo atual chefe do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Admir Gervásio Moreira. 14

Após falhas, corregedor da PM é afastado do cargo

Falta de resposta às denúncias de violência policial derruba David Rosolen, que será substituído pelo chefe do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Admir Gervásio Moreira

21 de maio de 2010 | 15h 49

Marcelo Godoy, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – David Nelson Rosolen, comandante da Corregedoria da Polícia Militar (PM), acaba de ser afastado do cargo. Será substituído pelo atual chefe do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Admir Gervásio Moreira.

O motivo da saída de Rosolen é o fato da Corregedoria da PM ter sido surpreendida constantemente por denúncias de violência policial sem que o órgão tenha reagido com celeridade nas apurações esperada pela cúpula da polícia.

Além de Rosolen, outros oficiais devem ser afastados da corregedoria. A mudança do corregedor não está relacionada às alterações em alguns importantes comandos da PM, programadas para o fim deste mês por causa da aposentadoria de quatro coronéis.

Um Comentário

  1. TODA MUDANÇA SEMPRE É BEM VINDA.PRECISARIA AGORA ALGUEM TER PEITO PARA MUDAR O COMANDO DA PC. NOVOS ARES NOVAS ESPERANÇAS. O QUADRO DE CARDEAIS JA ESTA MOFADO, SO TROCAM AS BUNDAS DE LUGAR MAS AS CADEIRAS CONTINUAM AS MESMAS CHEIORANDO A NAFTALINA.GNETE COM CORAGEM PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO QUE MALTRATA A PC E DENIGRE SUA IMAGEM ACABANDO COM A DIGNIDADE E RESPEITO DOS IMPOLUTOS, QUE HOJE TEM VERGONHA DE DIZER: SOU POLICIAL.

    Curtir

  2. 21/05/2010 – 14h15
    PM suspeito de chefiar grupo de extermínio é preso em SP
    Publicidade
    ANDRÉ CARAMANTE
    da Reportagem Local

    Investigado pelo DHPP (departamento de homicídios), da Polícia Civil, sob a suspeita de ser um dos chefes de um grupo de extermínio responsável por ao menos 11 mortes na zona leste de São Paulo nos últimos meses, o policial militar Valdez Gonçalves dos Santos, 36, foi preso nesta sexta-feira por ordem do Tribunal de Justiça.

    Tiroteio deixa quase 600 estudantes sem aula no Rio
    Homem é preso com 30 kg de drogas no Rio
    Seguranças são baleados em casa de show na zona leste de SP
    Tiroteio entre criminosos e policiais assusta moradores no Rio
    Menino de 10 anos chefia quadrilha de tráfico em SP, diz PM

    O policial militar é do 21º Batalhão e chegou na tarde desta sexta à sede do DHHP, na rua Brigadeiro Tobias, centro da cidade. Além dele, outros cinco PMs do mesmo batalhão são investigados por suspeita de participação nas mortes.

    A ordem de prisão temporária (por 30 dias) é do juiz Daniel Ovalle da Silva Souza, do 1º Tribunal do Júri da Capital.

    Para os investigadores do DHPP, os PMs se uniram para fazer uma “limpeza” nos bairros –o alvo do grupo seriam os usuários de drogas. A hipótese é que as mortes tenham sido cometidas para que o grupo assuma o comando dos pontos de venda de drogas da região.

    Entre os assassinatos investigados pelo DHPP está a morte do ex-motoboy Roberto Marcel Ramiro dos Santos. Trabalhando atualmente como camelô após sofrer um acidente de moto, Santos foi morto com mais de dez tiros às 4h35 do dia 8, quando completava 22 anos. Dezenove dias antes de ser assassinado, Santos e sua mãe, Janete Cristina Rodrigues, 49, foram ameaçados de morte pelo PM Valdez.

    A reportagem não localizou até agora o advogado do PM. Há uma semana, a reportagem pede esclarecimentos ao Comando Geral da PM sobre a investigação da participação do PM Santos no grupo de extermínio, mas nenhuma resposta foi dada.

    Curtir

  3. O direcionamento poderia ser feito à semelhança do que ocorreu com a nossa Corregedoria.
    Outro detalhe: promoção de oficiais tem data marcada com antecedência.

    Fonte: Notícias Terra

    PM de SP troca corregedor por ‘novo direcionamento’

    21 de maio de 2010 • 20h34 • atualizado às 20h57

    A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo terá novo comandante a partir de segunda-feira. O novo corregedor será o coronel Admir Gervásio Moreira, que comandava a Polícia Militar na Região Metropolitana. A determinação do comandante geral da PM, coronel Álvaro Camilo, “acontece para dar um novo direcionamento à Corregedoria”.

    Embora a PM não fale em ligação entre o afastamento e o caso, a troca ocorre após episódiso da morte do motoboy Alexandre Menezes dos Santos. Ele morreu na madrugada do dia 8 de maio, depois de ser espancado por policiais quando chegava em casa. O Ministério Público denunciou quatro policiais militares pelo homicídio na última segunda-feira.

    Com a mudança ocorrem outras dez alterações promovidas no Comando em virtude da promoção de quatro novos coronéis, que ocorrerá em 24 de maio, data de promoção de oficiais na Polícia Militar de São Paulo.

    O novo corregedor é formado em Direito e Química. Ele construiu boa parte de sua carreira militar na Corregedoria, órgão ao qual retornará depois de passar por três importantes comandos: o da zona norte da capital, o da Grande São Paulo e a 3ª Seção do Estado Maior, responsável pelo planejamento operacional.

    Curtir

  4. Normal, não foi nada, é só maldade!
    Não doeu, nem senti nada!
    A maldade consiste em afirmar que são aproximadamente mais de trinta vítimas!
    E agora que o Valdez foi preso, as testemunhas e as vítimas sobreviventes devem começar a falar.
    O Comandante do Batalhão esculachou a tropa depois que a Homicídios deu um fecha no Batalhão!
    Más tem outros que hão de vir!
    A farsa miliciana começou a ser desmascarada!
    Espero que caia muito mais do que o véu podre protecionista!
    Aliás, a corregedoria da PM deveria apurar quais são os carros dos PMs daquele Batalhão!
    Totalmente incompatíveis com os vencimentos!
    E a Homicídios, não vais atrás do Geleião, dono da banca de frutas, mandante de muitos dos homicídios?
    Esse tinha que se f…, tudo começou nele, afinal, ninguém mata por nada, começaram a matar para se locupletarem com os “bicos” e ganhar as biqueiras!
    Ótima maneira de acabar com a concorrência dos traficantes, matar os clientes dos rivais!
    Vamos limpar tudo!
    Aliás. Pms roubando, Pms exterminando usuários, Pms trocando com PMs, Pms matando Coronéis, Tenentes, ameaçando policiais civis, inclusive Delegados!
    Fim de carreira, …
    … estica mais uma aí e vaza!

    Curtir

  5. Será que só guilhotinaram o Corregedor Pm para servir de modelo?
    Tem sempre um que segurar a piçaroca!
    O mais fraco!
    Era excesso de zêlo ou falta de coragem, dos subalternos corregedores?

    Curtir

  6. Quero morrer amigo de quem jogou essa praga na PM. O Secretario que tanto enalteceu a megacorporation,ta só tomando invertida, criou cobra pra ser picado. O jeito é passar a Corregpm pra seceretaia. Será que esse secretario já tomou guaraná Dolly?

    Curtir

  7. Vocês não tão dando valor ao que estou dizendo, mas é a pura verdade.
    Em MOgi das Cruzes, tá tendo briga por causa de arrecadação das maquinhinhas.
    De umlado o Dr. Deodato do Garra, de outro lado o Dr. MarcosBatalha do 1 DP de Mogi, de outro terceiro lado, a Seccional, através do Dr João Rock & Roll, com seus badboy Carvalho, Egberto (parece o irmãodo Serginho chulapa, o kojak) e o Dona flor. É muita maquinhinha mais eles não se contenta não se entende, cada um querendo mais. O segundo é o mais ligeiro, dá uma de padre pra roubá a esmola da igreja e ninguém se liga, porque o cara tem imagem de santo mesmo, mas é o santo pau oco na verdade. O delegado da Dise Dr. fábio também quer entrar nessa aí mas não consege, tá mais queimado que pulero de urubu.
    Tão dizendo aqui que ainda vai sai tiro nessa treta dos maquinero com os delegados, porqe o Dr. Batalha tem o comando da arrecadação desde o império de Cazé e não abre maão dos lucros, através de seus primos e cunhados Paulinho Melo, Cristovan e irmão rodolfo, o bacaninha da chuchuka.

    Curtir

  8. Deveria exonerar os delegados acusados de corrupção e os integrantes de suas respectivas quadrilhas.
    Já mencionei casos seríssimos que justificariam a EXONERAÇÃO e DETENÇÃO do ex xerife do roubo a banco e nada aconteceu até agora.
    Até o MM Juiz da Barra Funda já enviou comunicado de fraude processual contra o ex xerife.

    Ele frauda transcrição de escuta, é amigo do DOMINGOS ESTEVES, acharca, manipula IPs, usa máquina do Estado para trabalhos particulars para FEBRABAN e BANCOS PRIVADOS, tem bens incompatíveis com o salário, inclusive, em nome de sua “investigadora SHEILA” e aí??????????

    S$$$$$$$$$$$$$$$erá que de fato é protegido do ALCKMIN como ele diz por aí??????????

    Deve ter muito para pagar os homens para ficarem de boca fechada.

    Curtir

  9. e ai a mudança vai mudar alguma coisa?????????ou eh somente pano de fundo para a im prensa achar que eles estao levando a serio a apuraçao???? vcs viram o deic da aquela cana no pm e o secretin.. manda um oficial pm anunciar com o delegado comno se fosse açao conjunta…. absurdo.

    Curtir

  10. PARABENS,
    O senhor secretário deveria também colocar a corregedoria da polícia militar junto a SSP, e começar a desenterar alguns procedimentos na corro da pm, como fez com a da PC, acho que só reabrindo casos antigos sera possivel ver exatamente o que ocorre naquela casa censora.
    Corporativismo na pm, isso existe sim é melhor saber o que ouve nos ultimos anos.

    Curtir

  11. É investigadora,tudo que você relata é a mais pura verdade,pena que não estamos em rede nacional,sou coxinha porém não sou corporativista,tudo isso é fruto do um comando,ou seja descomando,vendem a tropa para fazer política e ocuparem cargos públicos nas Sub-Prefeituras de SP,não estão preocupados em fazer polícia e sim política,é mais lucrativo,vamos privatizar a insegurança pública de SP,e como a senhora diz até as biqueiras de PMs subalternos e bandidos,mas tá tudo certo eu seguro a tropa com o sistema maquiavel,tento passar uma imagem que minha polícia é comunitária,meus soldados amam velhinhos e criancinhas,faço a maior média com o governo e assim aumento a quadro de oficiais no estado,recebo um ALE diferenciado que é pela minha patente não mais pelo número de abitantes,puno exemplarmente um soldado desorientado e desequilibrado que reflete em suas ações a violência como forma de pedir socorro ao sistema criminoso que só beneficia as estrelas da polícia miltar,aí eu recebo como presente do estado o cargo de Major operacional,e vou rondar uma patrulha que tem mais medo do comando da PM que do PCC,aí aflora a casa das vaidades humanas,caneto o sordado,é sordado por estar sem boné,com a bota suja,cabelo grande e ETC,aí eu compri minha missão constitucional,canetei um sordado contribui e muito com a segurança pública de SP,sou Major e disciplinador e bravo,ando até desarmado não vou abordar bandido mesmo só sordado honesto,pois os donos das biqueiras ou batizados no partido ai é outra historia…

    Curtir

  12. olha fico muito chateado em saber que nos cidadãos paulistanos estamos a mercer dos falsos moralistas que ganham dinheiro com policiamento dentrre outras mas os corruptos e ladrões geralmente são os ponta de linha assim como o lula nunca sabe de nada e lenha no mas fraco assim acontece na nossa gloriosa policia sem contar a vergonha do moto boy é um coitado fugiu da viatura colocou e risco a vida de varias pessoas antigamente nao desafiava as autoridades policia ninquem desafia um JUIZ um PROMOTOR porque sera? ne? mas os coitados policiais e facil criticar ninquem levanta a estatistica real das mortes do LADROES colocam policia mata mais CIVIL e nao coloca o aumento de roubos e etc. e mortes de policiais e sim o otários como eu cidadão paulistano
    chega de evdar os olhos

    Curtir

  13. OS GRUPOS DE EXTERMÍNIOS CORRESPONDEM A ESCÓRIA DA PM, ELES DENIGREM A IMAGEM DA CORPORAÇÃO E SÃO OS PIORES BANDIDOS DA FACE DA TERRA, SE UTILIZAM DO APARATO DO ESTADO PARA A PRÁTICA DE DIVERSOS ILÍCITOS PENAIS. ACHAM MESMO QUE IRÃO ACABAR COM A CRIMINALIDADE ASSASSINANDO PESSOAS? POIS NÃO VÃO. PORQUE A ELES O CRIME INTERESSA. ELES GANHAM MUITO MAIS DO QUE OS TRABALHADORES ASSALARIADOS. QUE VERGONHA. RIEM DOS POLICIAIS HONESTOS E DEBOCHAM DAS DEMAIS PESSOAS. OS GRUPOS DE EXTERMÍNIO DEVERIAM PRATICAR SUCÍDIO COLETIVO. DESSA FORMA A CORREGEDORIA NÃO NECESSITARIA DE PERDER TEMPO ACENDENDO VELA PARA PÉSSIMOS DEFUNTOS. ELES MATAM INDISCRIMINADAMENTE, XINGAM NÃO RESPEITAM NEM AS LEIS NEM ELES MESMOS. MAS A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE ENTÃO. ESPERO QUE ALGUÉM AJUDE O NOVO CORREGEDOR A LIMPAR ESSA PODRIDÃO.

    Curtir

Os comentários estão desativados.