Maio 9, 2010 – 03:33 VALE NEWS
Corregedoria apura uso ilegal de viatura no Vale
Destinados à investigação, carros descaracterizados estariam sendo usados para fins particulares
GUILHERMO CODAZZI E PEDRO AUGUSTO ALMEIDA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
A Corregedoria da Polícia Civil investiga cinco delegados e policiais civis do Vale do Paraíba por uso para fins particulares de viaturas descaracterizadas, aquelas que não têm as cores ou brasão da corporação e são destinadas para investigações.
Os carros, de acordo com as denúncias, ao invés de serem empregados no combate ao crime seriam usados irregularmente, chegando a ‘dormir’ na casa dos policiais. Os cinco investigados seriam policiais civis de Jacareí e São José dos Campos.
Ilegal, a prática está sendo apurada pela Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil na região, com sede em São José, de acordo com nota da Secretaria da Segurança Pública do Estado encaminhada à reportagem do O Vale.
Entre os investigados estão dois delegados assistentes das seccionais de Jacareí e São José, que negam qualquer irregularidade. Cabe às delegacias seccionais a fiscalização do uso de sua frota.
Se confirmadas as denúncias, os delegados e investigadores envolvidos poderão ser advertidos ou suspensos, de acordo com informações do governo estadual.
“Não uso a viatura para serviços pessoais como compras, entre outros. Isso não. O que acontece é que como trabalho em diversas delegacias, ocorre de eu ir para a casa com o veículo para almoçar, tomar banho e em seguida me dirigir para a outra delegacia”, justificou o delegado Tális Prado Pinto, que atua como assistente da Delegacia Seccional de Jacareí e titular do 5º DP (Distrito Policial) do município.
No primeiro trimestre de 2010, de acordo com o governo do Estado, o Vale do Paraíba foi a região mais violenta do interior de São Paulo, com 103 pessoas assassinadas, contra 87 no mesmo período em 2009 (a Baixada Santista, vice-líder, teve 86 vítimas no início de 2010). Em média, de cada 10 crimes registrados no Vale, um é solucionado pela Polícia Civil.
Viaturas. Os veículos descaracterizados, de acordo com a direção do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), unidade máxima da Polícia Civil na região, são imprescindíveis para o trabalho de investigação. Eles são usados no acompanhamento de suspeitos, para fazer fotos e filmagens, por exemplo.
As viaturas caracterizadas, por sua vez, são utilizados em rondas preventivas, e no caso do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), também ostensivas. A fiscalização do uso dos carros da Polícia Civil, de acordo com o departamento, é feita pelas delegacias seccionais do Vale e Litoral Norte (Cruzeiro, Gua ratinguetá, Jacareí, São José, São Sebastião e Taubaté).
Polícia. “As viaturas descaracterizadas são imprescindíveis ao trabalho de investigação, de inteligência, cada delegacia seccional, como unidade gestora, fiscaliza sua frota, assim como a Corregedoria”, disse o delegado assistente do departamento, Edilzo Correia Lima.
O Deinter-1 não informou o número de viaturas descaracterizadas no Vale.
“Toda denúncia precisa ser apurada, para verificar se ela é verdadeira ou não. Às vezes, o delegado está de sobreaviso e vai de uma delegacia para outra, para o plantão. Para casa ele não pode ir”, afirmou.
Análise. Para o cientista político José Maurício Cardoso Rêgo, professor do Departamento de Comunicação Social da Unitau (Universidade de Taubaté), se confirmadas as denúncias, o caso mostra o desvirtuamento da função pública praticado por quem deveria ter conduta exemplar.
“Não é uma relação entre o público e o privado e sim entre o público e a bandidagem, os agentes públicos deveriam dar exemplo, não pode agir dessa forma indevida”, disse.
———————————–
Escreva seu comentário
Seu nome
Verificação
Escreva o código abaixo no campo de texto. Clique sobre o mesmo para tentar outro.
PREFEITOS,VEREADORES,OFICIAIS DA PM VÃO EMBORA COM MOTORISTAS,O QUE QUE TEM ISSO GENTE.SERÁ QUE NÃO TEM ALGO PARA CUIDAREM NÃO??FICA ESSA PERGUNTA.
Comentado por VANDERLEI, 10/05/2010 23:07
É,na realidade,tem mais delegados e chefe de investigadores que utilizam viaturas para irem para casa,inclusive moram em outras cidades,né Paulinho,vc mora em são Paulo e é chefe dos tiras da Seccional de SJCAMPOS,quanto de gasolina o Estado não gasta com vc né,e seus pupilos,será que agora vão parar de irem embora de vtr descaracterizadas para casa e supermercados,levar crianças para escola,etc..etc..vamos ver se o DD Secretário da Segurança vai tomar alguma providencia de verdasde.Aguardem.
Comentado por Luiz A.C.Castro, 10/05/2010 23:01
Eu ja fui até pro Estancia Nativa de Viatura (…), mas nada ve isso…ele é meu amigos desde criança…e outra (…) viv no Enexo da nene.. Abraço
Comentado por Carlos Alberti, 10/05/2010 22:23
Isso sem falar nas escolas onde os policiais usam os proprios carros caracterizados paa levarem seus filhos, me indago se neste trajeto, ocorrer uma situação que necessite do apoio desta viatura, o policial ira atender a ocorrencia com seus filhos ou deixara a população sem atendimento.
Comentado por Luiz, 10/05/2010 14:16
SE A VIATURA NAO FOR USADA PARA ASSOCIAÇAO AO TRAFICO OU RECEBIMENTO DE PROPINA QUE MAL TEM , DEIXA OS MENINOS QUIETOS POIS ´´SAO ELES QUE NOS PROTEGEM“..
Comentado por JULIANO, 10/05/2010 13:02
EM JACAREI TEM DELEGADO QUE FAZ DE USO COMO SE FOSSE CARRO PARTICULAR ATE A CORREGEDORIA JA PEGOU ESSE CARRO DE MADRUGADA NA CASA DESSE DELEGADO SO QUE ELE NAO ESTAVA ALMOÇANDO OU TROCANDO DE ROUPA ESTAVA DORMINDO ESSA CIDADE E TERRA DE NINGUEM JA FOI PEGO VIATURA ATE NO MOTEL … (TRECHO DO COMENTÁRIO RETIRADO PELA ADMIONSITRAÇÃO DO SITE)
Comentado por marceloberty, 10/05/2010 22:23
VCS NAO VIRAO NADA AINDA….. (COMENTÁRIO RETIRADO PELA ADMINISTRAÇÃO DO SITE)
Comentado por BRODER, 10/05/2010 22:23
nao vejo nada de arbitrario, se politicos, assessores e ate secretarias gosam destes privilegios………
Comentado por joao b alves, 10/05/2010 11:23
http://www.valenews.com.br/policial/8433-corregedoria-apura-uso-ilegal-de-viatura-no-vale.html