O delegado reclamou da falta de colaboração da PM para investigar o caso. “A Polícia Militar, infelizmente, já enfrentou aquele quadro na semana passada, que ficou mal explicado. Agora novamente acontece a mesma coisa e nós não temos a colaboração para continuar a investigação”… 17

Polícia Civil busca policiais suspeitos de torturar e atirar em rapaz em SP

Também na zona norte, investigação ocorre pouco tempo depois de um motoboy ser encontrado morto após ser detido por policiais

30 de abril de 2010 | 8h 00

Bruno Lupion, do estadão.com.br

SÃO PAULO – Três policiais militares são suspeitos de tentar matar um rapaz de 22 anos na noite de terça-feira, 27, por volta das 21 horas, em uma praça no Parque Edu Chaves, zona norte da capital, a 40 metros de uma base comunitária da Polícia Militar (PM). Um dia antes, a vítima e outro adolescente teriam sido torturados dentro de uma viatura após supostamente terem roubado dois celulares.

O caso, investigado pela Polícia Civil, ocorre menos de três semanas após o assassinato do motoboy Eduardo Luís Pinheiro dos Santos, encontrado morto em via pública depois de ser detido por policiais na Casa Verde, também na zona norte.

Segundo a Polícia Civil, a agressão começou na noite de segunda-feira, 26, quando Valdinei Resende dos Reis, o adolescente e um comparsa teriam roubado dois celulares, no Jaçanã. Poucos minutos depois, o adolescente teria sido apreendido por policiais militares e torturado dentro da viatura, para que revelasse o paradeiro dos comparsas.

Reis foi detido em seguida, e também teria sido torturado para que entregasse os celulares. O objeto do roubo não foi localizado e, no final da noite, Reis e o adolescente foram levados pela viatura até suas respectivas casas. Os policiais não apresentaram a ocorrência na delegacia e furtaram a arma calibre 32 apreendida com a dupla, segundo a Polícia Civil.

Na noite seguinte, três policiais militares à paisana foram até à Lan-House “Diversite”, na Praça Comandante Eduardo de Oliveira, à procura de Reis. Ao ser encontrado, ele foi conduzido para o meio da praça e baleado no cotovelo e nas nádegas. Os policiais militares da base comunitária ao lado da ocorrência foram até o local e abordaram os agressores, que se identificaram como policiais militares e foram imediatamente liberados.

Reis foi levado para o Hospital São Luiz Gonzaga, onde está internado em estado de saúde estável. Além dos ferimentos causados pelos tiros, ele tem o pé esquerdo fraturado e um hematoma na face “compatível com coronhadas”, segundo a Polícia Civil.

Prevaricação

Os policiais da base comunitária – soldados Eliana e Everaldo e Cabo Pupe, da 1ª Companhia do 43º Batalhão – serão investigados por prevaricação. Segundo o delegado assistente Antonio Carlos Corsi Sobrinho, do 73º DP (Jaçanã), “eles tinham a obrigação de apresentar os agressores na delegacia, mas não o fizeram”. A Polícia Civil não tem o nome dos três suspeitos.

Corsi Sobrinho também afirmou estranhar a conduta da Corregedoria da PM, que teria se recusado a informar o nome dos policiais que estavam na viatura que deteve Reis e o adolescente na noite de segunda-feira, apesar de testemunhas terem anotado a placa.

A Corregedoria da PM também se recusou a fornecer fotografias dos policias para que a vítima identificasse os agressores, segundo Corsi Sobrinho. “Ele me pediu as fotografias e disse que poderia dizer quem eram os agressores. Mas a Policia Militar não as fornece para nós”, diz.

O delegado reclamou da falta de colaboração da PM para investigar o caso. “A Polícia Militar, infelizmente, já enfrentou aquele quadro na semana passada, que ficou mal explicado. Agora novamente acontece a mesma coisa e nós não temos a colaboração para continuar a investigação”, disse, em referência à morte do motoboy Eduardo Luís Pinheiro dos Santos.

Texto atualizado às 10h06

Um Comentário

  1. DELEGADO TRABALHADOR, TÃO BOM, TÃO VOLTADO AOS ANSEIOS DA POPULAÇÃO, MAS QUANDO TRABALHOU NO 47º FEZ QUE FEZ! COMO TODO “BOM” DELEGADO EM INÍCIO DE CARREIRA! VALORO$O!

    Curtir

  2. dr. toma cuidado nessa regiao ai, ai os pms matam mesmo e nao querem nem saber quem, nao tem consciencia, matam qualquer um………

    Curtir

  3. Não querem entregar as fotos???
    pega as da CNH!! e mande enfiar as do album da PM naquele lugar!!!
    A autoridade deveria solicitar ao DETRAN as fotos dos policiais, realizar o reconhecimento e P.P. neles!!
    A corro PM quer ter acesso aos autos???
    Manda pedir ao juiz!! Corro é para apurar transgressão e infrações administrativas, e homicido é de competencia da policia judiciaria!!

    Curtir

  4. No caso da zona norte onde houve a lamentável morte, a investigaçao levada a efeito pela POLÍCIA MILITAR foi a mais célere mostra de seriedade por parte da corporação, pois rapidamente foram os acusados presos administrativamente, à luz do regulamento disciplinar.
    Isso no “primeiro momento” em que emergiram fatos indicando suposto desvio de conduta.
    Aliado a isso, foi representado pela prisão cautelar junto à Justiça Militar, que determinou tal prisão (por autoridade judiciária).Portanto, não há conivência alguma como alguns relatam ou procuram falsamente relatar.
    O que comento acima está nos jornais, bastando lê-los!

    Agora, que fique bem claro que o princípio da dignidade da pessoa humana, corolário dos direitos humanos,serve a qualquer “acusado” de crimes, inclusive policiais (agents do Estado)!

    Nesse sentido, respondo ao caro Delta Uno “Original”:
    A Polícia Civil nem possui “fotografias” de seus membros, porém “reclama” da suposta não cessão de fotografias de policiais militares acusados em casos como esse da circunscrição do 73DP.
    Nesse caso enredado acima (73DP), há de se ter cautela e se fugir do contexto de “querer mostrar serviço a todo custo, através da mídia espetacular”, pois todo policial militar ou civil é CIDADÃO, portanto possuidor de garantias e direitos constitucionais!
    Acima de qualquer investigação há a CONSTITUIÇÃO FEDERAL que dá garantias ao cidadão acusado de qualquer crime.
    As garantias e direitos constam de seu artigo quinto:

    *Inciso LVII: NINGUÉM SERÁ CONSIDERADO CULPADO até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

    *Inciso X: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e A IMAGEM DAS PESSOAS…

    Pois bem: falando francamente, qualquer um de nós não gostaria de sua imagem “jogada” na imprensa por fato que não se provou e nem se investigou!

    Se tais fotos forem para o 73DP, no “minuto seguinte” a imagem dos policiais militares acusados estará estampada nos programas policialescos que todos conhecemos! Ai estará feito o estrago na vida de pessoas que nem sabemos ao certo se são realmente culpadas pelas acusações.
    Toda investigação deve ser feita de forma serena e com o devido sigilo pois envolve vidas humanas, honra pessoal, família, etc e tal.
    Desnecessário a meu ver tais “fotos”, pois elas estão à disposição na Corregedoria de Polícia Militar para que os acusadores lá compareçam, com a devida proteção da imagem de pessoas que somente são acusadas.
    Tais pessoas (policiais militares), volto a dizer, possuem família, vizinhos, amigos como qualquer um de nós e não devem ter seus rostos expostos de forma cinematográfica!
    Deixo aqui meu pensamento como cidadão!

    Curtir

  5. Capitão:

    A Polícia Civil, infelizmente, possui fotografias, atualizadas rotineiramente, de todos os seus membros.

    Digo infelizmente, pois são raros os policiais que sabem empregar tal recurso para identificação de um suspeito. Acredito que na Polícia militar ninguém saiba. Contudo fotografa-se indiscriminadamente quaisquer averiguados. Ah, quando não conseguem fotograr furtam fotos das residências dos suspeitos; até documentos de identidade.

    A fotografia só deveria ser empregada nos casos de prisão em flagrante; complementando-se a identificação dactoscópica. Apenas pela Polícia Civil.

    Salvo a presunção de que o Delegado imediatamente faria publicidade das fotos, de resto, o Capitão está absolutamente certo. Mas o Senhor é um caso raro de defensor da dignidade humana. Um caso raro de quem não busca mostrar serviço a todo custo.

    Curtir

  6. esse capitao nem sabe o que fala….. tem foto na corregedoria , na delegacia, na seccional, na chefia das respectivas carreiras, enfim aqui eh livre e todo mundo fala o que acha que eh verdade…. graças a deus ainda eh democratico……

    Curtir

  7. Que bom que já há fotos, Charlie! As coisas estão andando hein!!! E posso dizer que estão andando muito mais rápido depois do advento desse “Blog-Flit Paralisante”. Trabalhei muitos anos na zona leste de São Paulo e conheço muito bem os maus e os bons, as falhas e os acertos das duas corporações na “ponta da linha”.
    Também falamos o que “achamos” o que é a verdade, inclusive “acho” que alguns policiais civis deveriam, ao invés de se preocupar tanto com a PM, lutar pela melhoria da própria Polícia Civil, conforme o exemplo digno do Dr Guerra…
    Valeu, Charlie, se precisar de apoio (contra a malandragem!) estamos à disposição.

    Curtir

  8. O pretenso Capitão PM defende uma recusa que beira a prevaricação com base numa possível divulgação em programas policiais?!?!

    Estamos diante de um Oficial paranormal e com poderes de prever o futuro para saber o que ocorrerá? Este paranormal afirmando que a Autoridade Policial será irresponsável com as fotos com base na sua “visão” do futuro?

    Deixa ver se entendi direito, na opinião deste improvável Oficial Intermediário merecem a proteção da Corregedoria da PM:

    1) “Injustiçados” PMs que prenderam ladrões de celular, torturaram, ficaram com a arma e o produto do crime, depois não apresentaram a ocorrência no plantão policial;

    2) Outros “injustiçados” PMs abordaram homicidas e os liberaram no local, depois também não apresentaram nada à Autoridade Policial.

    Sinceramente, defender sua instituição é bem diferente que defender “policiais” que agiram a margem da lei.

    Em minha opinião nesta história deve ter algum PM envolvido que é parente ou protegido de qualquer Oficial Superior, como naquele caso dos PMs que matavam em Taboão da Serra, NUNCA VI TANTO EMPENHO PARA DEFENDER PRAÇAS!

    Curtir

  9. Uma Polícia Política é um corpo policial que serve a interesses políticos,isso a PM faz muito bem,porém em estados democraticos essa conduta tá tipificada em seu ordenamento jurídico,É DESVIO DE FUNÇÃO,CRIME,buscando manter uma situação de dominação,diferenciando-se de uma polícia séria e convencional,sendo rigorosa com opositores ao governo predominante,sem fazer seu papel constitucional,apenas 20 por cento das ocorrências da PM estão ligadas ao crime,e a PM acha lindo,ser uma polícia cominitária de auxílio ao público,porém deixa a desejar no seu papel de polícia ostenciva,não se consegue agradar gregos e troianos,porém faz política,tentando passar uma imagem de polícia boazinha,polícia não foi criada para agradar e sim para ser profissional,mesmo que desagrade,faça seu papel,volto a dizer,POLÍCIA POLÍTICA É CRIME E É REPRIMIDA EM TODOS PAÍSES DO MUNDO DEMOCRÁTICOS,OU SERÁ QUE VIVEMOS EM OUTRO REGIME? a PM aplica a teoria de maquiavel em sua tropa,que se reflete em ações de desvios de condutas,expressões das emoções contidas e reprimidas de um regime CRIMINOSO,oficiais da PM SP ocupam cargos públicos nas Sub-Prefeituras de São Paulo e fazem acordo com oPSDB para aumentar o quadro de oficiais entre outras coizinhas,um abraço Senhor CAPITÃO.

    Curtir

  10. nao estamos preocupados com a PM , estamos preocupados com o que a PM faz e acaba afetando a populaçao e por consequencia nos, aqui todos nos temos a noçao do que eh certo e errado, todos nos queremos o melhor para todos, uma sociedade justa, e por isso nos colocamos aqui as nossas opinioes , para tentar abrir a cabeça de todos e nos incentivar a tentar mudanças, vcs. acham que os que matam , roubam e cometem crimes dentro das duas corporaçoes leem ou escrevem nesse blog???, duvido.

    Curtir

  11. Caro Maskara: Realmente o Sr não entendeu direito!!
    Concordo em gênero, número e grau com o colega Charlie…Parabéns companheiro!!!

    Curtir

  12. como eu sendo leiga vou entender ou criticar ou defender uma policia que uma casa é assaltada e os policiais mandam a dona da casa entrar para ver se os ladroes estao dentro da casa e ficam do lado de fora esperando? È o FIM DO MUNDO!!!!!!!!!!!

    Curtir

  13. Usando das prerrogativas de liberdade de expressao. vamos criticar o serviços prestados do Dr. Delegado em questao. E revoltante a falta de legitimidade tecnica do Dr. obs quem tem teto de vidro na atira pedra no dos outros DR. Seu rabo ta sujoooo…

    Curtir

  14. SO A PM PARA FAZER ISSO….SE FOSSE INOCENTE AI A SITUAÇAO SERIA OUTRA,,,,TODO MUNDO SABE COMO A NOSSA JUSTIÇA EH FALHA…..O QUE SE TEM EH QUE TOMAR CUIDADO…COM INOCENTES….E REGIAO DO JAÇANA SEMPRE FOI FAMOSA PELA FEROCIDADE DA PM COM MALAS;;;;…..

    Curtir

Os comentários estão desativados.