PESQUISA REVELA QUE APÓS A CRISE FINANCEIRA MUNDIAL O BRASILEIRO PASSOU A POUPAR MAIS 2

06/04/2010 – 15h10

Crédito e renda em alta inflaram classe C nos últimos cinco anos

Por Vivian Pereira

SÃO PAULO (Reuters) – O aumento da renda média dos brasileiros, somado à maior disponibilidade de crédito, impulsionou o consumo no país e levou à migração de cerca de 30 milhões de pessoas da classe D para a classe C nos últimos cinco anos.

Os dados fazem parte de pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Cetelem –financeira do grupo francês BNP Paribas–. Conforme o estudo, apenas em 2009 aproximadamente 8 milhões de brasileiros passaram a ocupar a classe média ante o ano anterior, totalizando 92,8 milhões de pessoas.

“O consumo vai se manter aquecido nos próximos 12 meses. O brasileiro está poupando e planejando o que vai comprar, tendência que deve ser mantida nos próximos anos pela melhora do cenário econômico nacional”, disse o diretor geral da Cetelem no Brasil, Marcos Etchegoyen, em evento com jornalistas.

Segundo ele, medidas anti-cíclicas adotadas ao longo do ano passado, como a desoneração e/ou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos de linha branca, automóveis e materiais de construção, também levaram ao avanço do consumo no país e, consequentemente, à migração de classes.

O levantamento apontou que, no ano passado, a renda média das famílias brasileiras atingiu o recorde de 1.285 reais, impulsionada principalmente pelo aumento dos ganhos das classes C e D/E.

A classe A/B, contudo, registrou leve queda na renda, que passou de 2.586 para 2.533 reais na comparação anual. “Os efeitos da crise foram mais diretos no topo da pirâmide”, assinalou Etchegoyen.

A pesquisa revelou ainda que, após a crise financeira mundial, o brasileiro passou a poupar mais. Em 2009, os recursos destinados a aplicações, poupança e investimentos somaram 535,31 reais, volume 220 reais superior à média em 2008. Em relação aos próximos 12 meses, 76 por cento dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar as economias.

“A crise teve um efeito educativo e o brasileiro voltou a poupar, tanto pelo aumento da renda quanto como uma forma de se precaver para uma eventual necessidade”, afirmou o executivo.

A classe C, ao mesmo tempo em que foi a que mais poupou no ano passado, foi aquela que mais recorreu ao crédito. “Esse movimento mostra um consumidor mais maduro e consciente. É preciso recorrer ao crédito para consumir, mas manter reservas para eventuais emergências”, disse Etchegoyen.

Nesse sentido, em 2009, as pessoas se sentiram mais seguras para comprar itens financiados, segundo o estudo, que identificou uma tendência de crescimento de compras financiadas de eletroeletrônicos –principalmente de televisões–, fogões e geladeiras, além de carros.

O valor médio destinado ao pagamento de prestações –utilizado para medir o endividamento da população– no último ano foi de 64 reais, sendo que a classe A/B respondeu por 122 reais, enquanto a classe C destinou 73 reais. A classe D, por sua vez, destinou 25 reais.

Nos últimos cinco anos, o número de pessoas que precisou atrasar algum pagamento também diminuiu. Em 2009, apenas 3 por cento declararam ter atrasado uma prestação, enquanto em 2005 o índice era de 9 por cento.

A pesquisa da Cetelem foi realizada com 1.500 pessoas, com mais de 16 anos, em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do Brasil. Os dados de 2009 foram coletados entre os dias 18 e 29 de dezembro.

© 1996-2010 UOL – O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados

Aviso de Pauta – 6/4 – 15h – Alberto Goldman toma posse como governador do Estado 7

Mensagem encaminhada ———-
De: Secretaria de Comunicação <imprensa@comunicacao.sp.gov.br>
Data: 6 de abril de 2010 12:36
Assunto: Aviso de Pauta – 6/4 – 15h – Alberto Goldman toma posse como governador do Estado
Para: dipol@flitparalisante.com

 
Terça-feira, 06 de Abril de 2010

Alberto Goldman toma posse como governador do Estado

O governador em exercício Alberto Goldman toma posse como governador do Estado de São Paulo nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa, às 15h. No local, Goldman será recebido pelo presidente da Casa, o deputado Barros Munhoz.

O cortejo que levará o governador em exercício para a Assembléia Legislativa do Estado será acompanhado de escolta de batedores e sairá da residência particular de Alberto Goldman.

Na chegada à Assembleia Legislativa, a comitiva será recebida na rampa do Hall Monumental pelo presidente da Casa, pelo Chefe da Assessoria Militar e pelo Chefe do Cerimonial, e em seguida será encaminhada ao Salão Nobre da Presidência.

Durante a cerimônia de posse, Alberto Goldman prestará o compromisso constitucional e assinará o termo de posse. Após ser declarado empossado no cargo, Goldman fará seu discurso.

Encerrada a cerimônia, o governador Alberto Goldman receberá as honrarias militares e passará em revista a tropa da Polícia Militar. Ao final do evento, o governador se dirigirá ao Palácio dos Bandeirantes, onde receberá cumprimentos.

OBS: o discurso de posse será distribuído à imprensa e publicado no Portal do Governo após o evento (www.saopaulo.sp.gov.br).

Evento: Cerimônia de posse como governador do Estado de São Paulo
Data: Terça-feira, 6 de abril de 2010
Horário: 15h
Local: Assembleia Legislativa – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Piso AM, Ibirapuera – São Paulo/SP
Evento: Recepção para cumprimentos como governador do Estado de São Paulo
Data: Terça-feira, 6 de abril de 2010
Horário: 16h30
Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500 – São Paulo/SP

Cidinha Campos fala dos que mamam… 25

Boa tarde delegado Roberto,
 
para seu conhecimento e deliberação. Vale a pena assistir ao vídeo mencionado e refletir (e agir) sobre o teor, pois é ponto comum na política brasileira, com raras exceções.
 
Saudações
 
 
 
http://extra.globo.com/geral/extraextra/posts/2010/04/06/discurso-de-deputada-contra-corrupcao-vira-febre-na-internet-280953.asp
 
Discurso de deputada contra corrupção vira febre na internet

A deputada Cidinha Campos é a mais recente política agraciada por vídeos virais. De sexta-feira para cá, pulou de 13 mil para 80 mil o número de exibições do vídeo em que ela, durante sete minutos, faz acusações no plenário da Alerj contra o deputado José Nader e políticos corruptos em geral, num tom de revolta e desabafo.O discurso vem sendo replicado em redes sociais e já foi parar até num blog de Monçambique (confira).