| 30/03/2010 |
| Os aduladores de machos |
| Nas minhas andanças e contatos com amigos de várias cidades deste Estado e deste país, tenho ouvido as mais interessantes estórias sobre aduladores do poder, ou aquilo que o ex-senador Nei Maranhão classifica de “aduladores de machos”. O mais incrível é verificar que em pleno século 21 alguns executivos ainda se deixem enrolar por este tipo de ser abjeto.
Além de nada produzirem, exceto intrigas e fofocas, estes seres, não raro, comprometem qualquer administração ou empresa da qual, por descuido ou incompetência, venham a fazer parte. Como não gostam de executar tarefas e são avessos ao trabalho, lhes sobra tempo para destilar venenos e maledicências, geralmente contra que cumpre com suas obrigações e responsabilidades. Vários fatores podem comprometer o andamento de uma administração. A falta de conhecimento de quem ocupa cargos para os quais não está preparado; um mínimo conhecimento do que é fazer política voltada aos interesses de uma sociedade; o comprometimento ideológico com esta ou aquela vertente social, entre outros. Mas o pior dos fatores que se possa encontrar é sem sombra de dúvidas o dos aduladores do “puder”. São melosos, não perdem a oportunidade de incensar o chefe, de rastejar feito cobra para atingirem suas metas, que nunca são as do povo, ou de uma equipe de trabalho. O velho Justo quando se via diante de um ser desta natureza, ao se desviar dele sempre afirmava: “Cada homem pinta o seu retrato”. Eles não têm o hábito de cumprir a palavra empenhada, pouco se importam se o barco navega em mar de almirante ou não, pois andam sempre com um bote salva vidas do lado. Qualquer onda mais forte, e desentocam um arsenal de incensos e loas para adular o macho que o chefia. E acima de tudo, não ostentam qualquer resquício de gratidão por quem, inocentemente, os ajuda. Ainda para tal personagem, o velho Justo tinha uma sentença: “No céu entra todo mundo; o ladrão, o proxeneta, o corrupto e o safado, só não entra o ingrato”. Recentemente, ao assistir em um canal de televisão uma entrevista do ex-senador Maranhão, ouvi dele a frase que encabeça este meu comentário, que em muito se assemelha à sentença de Oswaldo Justo. Porém, não cabe culpa apenas a este vilão. Mais culpa tem quem acoita tais ratazanas e nelas acredita, e só vai saber o mal que eles causam quando as urnas lhe negarem um novo mandato. A política tem leis que não perdoam tais descuidos, e o povo não é tão tonto como esses ilusionistas acham. O adulador é uma praga que precisa ser extirpada do cenário político e social da nação. Quando isso ocorrer, teremos um novo país. O autor, Carlos Pinto, é jornalista e colaborador de Opinião |
imagine….. não conheço nenhum adulador de
macho aqui na PC…..
em especial na seccional centro……
CurtirCurtir
quem é esse carlos pinto para escrever sobre adulador de macho… ele era o maior adulador do oswaldo justo… fato notório!
agora enterra a cultura de santos. é só entrar no teatro municipal e ver tudo caindo aos pedaços!
é fácil escrever besteiras, muito fácil…
engraçado… o que um jornalista faz como secretário de cultura! o que ele entende sobre…
Castelo Branco disse… No poder há muitos incapazes e outros capazes de tudo!
Esse é outro pinto que está “ad nutum”
Socorro Pinto, Socorro Pinto
CurtirCurtir
Olha, em se tratando de política, acho que esse país não tem mais jeito, a questão não é em quem votar, mas sim modificar toda a estrutura do legislativo, vou exemplificar. Imagine que da noite para o dia nós pudéssemos trocar todos os representantes do legislativo de todo o país, de todas as câmaras do Brasil, e colocássemos apenas pessoas honestas e trabalhadoras, em menos de 6 meses já estaríamos vivenciando novamente a corrupção e a defecação legal que conhecemos hoje, o problema todo são as regalias “legais” e faciliades de trabalho. Espero que entendam.
CurtirCurtir
antigamente, ser viado era feio e quem era, se escondia.
hoje, tem até decreto do governador garantndo a viadagem.
quando dar o rabo for coercitivo, vou-me embora pra PASSÁRGADA!
Eu, hein?!
SAI FORA, PINTO!
CurtirCurtir
Tem muito adulador de macho na polícia. antes do fim do ano flagrei alguns colegas levando sacolas de presentinhos para o doutor. rsrssrs
Quando houve a dança das cadeiras, ninguém levou os tais aduladores.
Foi a minha vingança!
Aduladores de machos também são um bando de cuzões, enfrente-os, por mais que pareçam fortes do alto de suas arrogâncias.
CurtirCurtir