14 mar 2010 � s 22:47
Caro Raul, a falta de planejamento e de cuidados com a infra-estrutura não são testemunhados somente no litoral carioca e não servem de alerta para os municípios da Baixada Santista e demais. E o motivo é simples: atualmente já enfrentamos esta realidade, sobretudo na cidade de Santos.
Nesta vemos que não há os cuidados necessários em relação à qualidade de vida. O trânsito é cada vez mais caótico, as mesas e cadeira se espalham por todas as calçadas, o esgoto é antiguíssimo, as ilhas de calor multiplicam-se, a poluição sonora não é combatida, etc.
E para piorar, nos últimos anos vemos um crescimento no número de edifícios altíssimos após a alteração da legislação municipal, sobrepondo um grande número de pessoas onde havia muitas vezes apenas uma ou duas casas. Não há elaboração do ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA e o caos irá se instalar ainda mais; por total inércia dos chamados poderes constituídos.
Já em relação a partilha dos royalties, também sou da opinião de que não é equitativa a divisão proposta e que com certeza causará inúmeros prejuízos para as regiões produtoras, pois estas sim arcam diretamente com o passivo (em especial o passivo ambiental).
Desta forma, apesar de sermos uma federação, sou a favor de uma partilha não isonômica entre todos os entes que compõem o nosso Brasil. No entanto, deveria ser estabelecido um percentual maior para as regiões produtoras. Desta forma teríamos a oportunidade de alavancar o progresso de algumas regiões, sem causar o vilipêndio das demais que arcarão com os custos decorrentes da atividade.
Por fim, ao analisar a lista dos Deputados Federais de São Paulo (62), pude verificar que dentre os 14 do PSDB, apenas 04 votaram NÃO e os outros 10 votaram SIM. Isto nos dá uma dimensão de como a maioria do nosso partido pensa, pois obviamente buscam recursos para suas regiões desprovidas destes na fórmula atual.
Já em relação à mobilização da sociedade sobre o tema, não acredito. Acredito sim, que as elites irão se mobilizar como sempre fazem, principalmente quando há muito dinheiro e lucros em vista. O povão…como sempre: massa de manobra, vive alienado. O povão continua se contentando com pão e circo – ou melhor – com bebida e futebol!!! Só agirão se forem conduzidos ou melhor induzidos!!! (LAMENTAVELMENTE).
Acorda Povo Brasileiro!!!
Ernesto Donizete da Silva
PSDB/SANTOS