As três melhores delegacias do país: a 23ª Delegacia do Rio de Janeiro, no Méier, em primeiro lugar; a 2ª Delegacia de Porto Alegre, em segundo lugar; e a 37º Distrito Policial de São Paulo, em Campo Limpo, em terceiro 12

11/03/2010 – 14h12

Delegacias brasileiras são inadequadas para atendimento ao cidadão, aponta pesquisa

Vitor Abdala
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

As delegacias brasileiras são consideradas, em média, inadequadas para o atendimento ao cidadão. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) da Universidade Cândido Mendes, com 235 delegacias de nove Estados brasileiros.

Segundo a pesquisa, as delegacias brasileiras receberam uma nota média de 45,46, em uma escala de zero a 100, o que leva à classificação de “inadequadas”. Apenas delegacias de Brasília, com uma média de 55,85, e do Rio de Janeiro, com uma média de 52,82, foram classificadas como “adequadas”. As delegacias de Belém, no Pará, tiveram a pior média (38,59), ficando próximas de ser consideradas “totalmente inadequadas”, o conceito mais baixo da pesquisa.

O estudo do Cesec foi feito por meio da visita de 449 pessoas às delegacias. Durante a visita, as pessoas, escolhidas entre cidadãos comuns que residiam próximo à delegacia, avaliaram os seguintes critérios: orientação para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário dos usuários, transparência e prestação de contas e condições de detenção.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Ludmila Ribeiro, as condições de detenção e a transparência das delegacias foram os quesitos que tiveram pior nota, de uma forma geral.

“No item transparência e prestação de contas, as delegacias ainda divulgam muito pouco o que elas fazem, como o número de crimes que elas registram, o número de inquéritos que elas apuram. Elas divulgam pouco os órgãos aos quais a população pode recorrer no caso de não terem recebido um bom serviço, como a ouvidoria ou a corregedoria de polícia. No caso da detenção, as delegacias ainda têm dificuldades em lidar com a questão dos presos provisórios”, disse a pesquisadora.

Além do Rio de Janeiro e de Brasília, as cidades que tiveram notas acima da média nacional foram São Paulo (52,01), Belo Horizonte (48,49) e Pelotas, no Rio Grande do Sul (47,78). Abaixo da média, ficaram as delegacias de Porto Alegre (44,57), Fortaleza (43,07), Goiânia (41,00) e Recife (39,30), além de Belém.

A pesquisa também destacou, individualmente, as três melhores delegacias do país: a 23ª Delegacia do Rio de Janeiro, no Méier, em primeiro lugar; a 2ª Delegacia de Porto Alegre, em segundo lugar; e a 37º Distrito Policial de São Paulo, em Campo Limpo, em terceiro.

“Se as pessoas confiam na polícia, se essas pessoas chegam na delegacia de polícia e são bem tratadas, se se sentem acolhidas, isso vai certamente vai fazer com que a comunidade compareça à delegacia para comunicar ocorrências, para comunicar os crimes de que foram vítimas. Com isso, a gente vai diminuir a impunidade e ter mais segurança”, disse Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec).

A pesquisa, que já foi realizada nos anos de 2006 e 2007, integra um estudo mais amplo, que inclui a avaliação de 1.014 delegacias de 19 países.

Um Comentário

  1. Deveriam fazer essa matéria levando em conta os PLANTÕES VIRTUAIS das cidades do INTERIOR, em especial, na RMC, de preferência em MONTE MOR, SUMARE e HORTOLANDIA … ai os absurdos iriam aparecer de forma mais clara à população …. DELEGADOS VIRTUAIS essa pessoa ainda não conheço e nem vi essa previsão pelo CPP.

    Outra coisa mais absurda, é que a PRÓPRIA CORREGEDORIA sabe das deficiencias estruturais dessas UNIDADES POLICIAS, mas quando querem NÃO ENXERGAR, passam ao largo desse problema… mas quando querem PEGAR ALGUEM PARA CRISTO …. instauram uma “caralhada” de PROCESSOS, SINDICANCIAS E APURAÇÕES, sem contar com a casadinha com o INQUERITO POLICIAL …. pois … É PARA “FERRAR MESMO” …. se fosse para APURAR isso, DEVERIAM instaurar PROCEDIMENTOS contra o DIRETOR e o SECCIONAL … que sabem dessa falha e nada fazem….

    Curtir

  2. A REPORTAGEM ESQUECEU DE INFORMAR QUE A MAIORIA DAS DELEGACIAS TAMBÉM SÃO INADEQUADAS PARA O SERVIDOR POLICIAL NELAS TRABALHAR TAMBÉM.

    Curtir

  3. aqui… estou nos confins do decap ……
    mas é uma belezura de lugar:
    água torneiral para a população ficar cheia de vermes,
    papel higienico não tem…..que tragam o seu proprio….
    mesas e cadeiras caindo aos pedaços….
    é logico, como em todo lugar, computador cada um
    que tenha o seu ou vai datilografar…..
    não há funcionários sequer para montar equipe de
    plantão….
    enfim, tudo de bom mesmo….
    alguem quer permutar comigo??????

    Curtir

  4. E o Deic que agora se for conveniente e oportuno irá ouvir as vítimas no próprio condomínio, ou seja, o Delpol juntamente com escrivão e investigadores deverão ir no local que ocorreu o crime, isso é ótimo,´ponto positivo para polícia, mas espero que eles não esquecam daquelas pessoas que moram nos condomínios da periferia.

    Curtir

  5. 37 D.P.??? no cafundó de Sao Paulo?

    Estranho é o 12º D.P. tá bonita a delegacia né….
    Por que será né…..Dr….???

    Curtir

  6. O Palácio dos Bandeirantes também é inadequado para atender a População e a Polícia Civil, aponta pesquisa.

    PS: A última é recebida pelo choque.

    Curtir

Os comentários estão desativados.