Caso de polícia
Folha de São Paulo – 26/1/2010
SÃO PAULO – Cerca de 800 delegados da Polícia Civil de São Paulo, num universo de pouco mais de 3.300, estão sendo investigados pela corregedoria da própria instituição. Isso representa quase um em cada quatro. Os números revelados pela reportagem de André Caramante no domingo impressionam.
Foram abertos nos últimos meses procedimentos internos para apurar irregularidades contra mais de 8.500 policiais -a Civil tem 33 mil homens. Além disso, 418 policiais de três dos principais órgãos da instituição foram removidos de suas funções. Pode-se imaginar a insatisfação interna que esse conjunto de ações esteja provocando.
Para o cidadão, porém, a questão é outra: como pode o Estado de São Paulo conviver com evidências de corrupção endêmica no interior do aparelho encarregado de combater o crime? O secretário Antonio Ferreira Pinto está mexendo num vespeiro que, tudo indica, é muito antigo e estava bem resguardado.
Ao assumir o cargo, em março de 2009, ele disse: “Eu pretendo fazer das corregedorias um reduto de seriedade, de combate à corrupção, aos desvios, aos abusos. Podem cobrar de mim”. Ocorreram, de fato, mudanças a partir de agosto, quando a corregedoria foi vinculada ao secretário e assumida pela delegada Maria Inês Trefiglio Valente.
Ex-PM, ex-promotor e procurador de Justiça, ex-secretário da Administração Penitenciária, Ferreira Pinto é conhecido por seus hábitos espartanos e pela intransigência. Ronaldo Marzagão, seu antecessor, havia deixado o cargo desgastado pela acusação de corrupção contra seu adjunto e pela greve de quase dois meses da Polícia Civil, que culminou num confronto com a PM perto do Palácio dos Bandeirantes.
Consta que Ferreira tenha pacificado as corporações. Agora, porém, entre os delegados atingidos por sua gestão, aposta-se na vitória de Geraldo Alckmin para retomar o prestígio perdido. Há quem diga que Ferreira não resiste à saída de Serra do governo, no final de março.
E então, Geraldo? E agora, José?
__________________________________
ANTES ERAM VIÚVAS DO MALUF; AGORA SÃO AS VIÚVAS DO GERALDO!
O “Painel do Leitor” recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.
Leia mais cartas na Folha Online
http://www.folha.com.br/paineldoleitor
Polícia
“Na condição de promotor de Justiça e ex-delegado de polícia do Estado de São Paulo, não poderia deixar de saudar o excelentíssimo senhor secretário da Segurança Pública, doutor Ferreira Pinto, pela desvinculação da Corregedoria-Geral da Polícia Civil da Delegacia-Geral de Polícia e por submetê-la diretamente à sua pasta.
A título de aprimoramento, entendo que a corregedoria da Polícia Militar deveria ser fixada em prédios próprios, distantes dos quartéis. Isso estimularia as denúncias contra a minoria de maus policiais -modelo hoje da Polícia Civil, que tem prédios próprios.
Com certeza, o excelente trabalho da Corregedoria-Geral da Polícia Civil -testemunhado por este promotor-, em curto tempo dará à Polícia Civil de São Paulo o brilho que ela merece, já que é imprescindível à paz pública.
É preciso, contudo, n ão esquecer da valorização pessoal dos policiais civis e militares.
Meus parabéns ao doutor Ferreira Pinto e à doutora Maria Inês Valente, corregedora-geral da Polícia Civil.”
LUIZ HENRIQUE PACINI COSTA, promotor de Justiça (Ribeirão Preto, SP)
CurtirCurtir
No governo Alckimin a pá que dominava a PC, é a mesma que esta hoje sendo investigada, e me permitindo um um juízo de valores, são todos culpados, pois salta aos olhos a foturna destes delegados,o Saulo também deve ser investigado afinal de contas na sua gestão verba secreta para lá, verba secreta para cá, vtrs para furar filha de restaurantes, pedir pro ”mico” encana jogador em campo por racismo também são desvios que merecem ser investigados e punidos, ouve sim, uma faxina pela metade na PC sairam do conselho, mas não foram para o presídio que é lugar de corrupto e ladrão, mas dá tempo de corrigir este problema.
Antes se ser criticado pelos correria, dito pupular: Ou nós lucupletatos “todos” ou que se instale a moralidade.
CurtirCurtir
Esse secretário ja ta mais do que na hora de sair daí! volta pro quartel! coloquem alguém que não atire no proprio pé! E acima de tudo que lave roupa suja EM CASA!!!! Problemas da PC e da PM são para serem descutidas internamente!!!
CurtirCurtir
Será que no MP não existe irregularidades?
CurtirCurtir
MUITO HONESTO MESMO. MARCOS BATALHA E QUADRILHA COMANDAM O JOGO E AS MAQUINETAS EM MOGI DAS CRUZES, ALÉM DE DESVIO DE CARGA, FORA O HOMICÍDIO QUE OS MESMOS FOI IMPUTADO A CINCO ANOS ATRAZ. MUITIO HONESTO .O CARA É AMIGHINHO DA DONA MARINES E DO DIRETOR DO DEMACRO. IEM SUMA. NADA LHE ACONTECERÁ. PELO CONTRÁRIO VAI SER PROMOVIDO ARECETNMENTE A 1A. CALASSE.
CurtirCurtir
O LUIZ HENRIQUE PACINI COSTA, promotor de Justiça (Ribeirão Preto, SP) deve estar de brincadeira com os amigos do flit: Ele está dando parabéns ao doutor Ferreira Pinto e à doutora Maria Inês Valente, corregedora-geral da Polícia Civil??? Qual será o motivo???
Acredito que o único motivo plausível seja por eles não terem punido o delegado de poliça e os investigadores que plantaram os relógios roubados no bolso do motoboy, para livrar a cara do colega PEDRO BARACAT.
Só vejo os parabenizados prenderem os peixes pequenos que de tanto fazerem bico para sobreviverem honestamente, dão umas pescadas no plantão.
Que máfia de gente suja, eu mesmo daria parabéns, caso esse promotor juntasse suas forças com os parabenizados e, retomasse os PA’s com reintegrações compradas da quadrilha do MALHEIROS (ex. ARIOVALDO GRUBS E EVALDO SHIRAZAKA, ambos ex roubo a banco), conforme denunciado pelo investipol PENNA; se punisse os delegados corruptos que estão com PA’s arquivados por pagarem propina, dentre outros ladrões, incluindo-se o RENZO (filho de delegado). É notório, público e amplamente divulgado que a maioria dos 800 investigados (denúncia de André Caramante) enriqueceram ilicitamente e, estão rindo à toa, sabem que está tudo sobre controle.
Vamos torcer para o ARCKMIN não ganhar, caso contrário amargaremos o ex xerife da roubo a banco de volta para o DEIC, onde comprou a cadeira.
CurtirCurtir
É o chaguento falando do perebento, vejamos:
“Delegados investigados por secretário do psdb apostam na volta do psdb para recuperarem prestígio”.
Tem que rir pra não chorar. Mais uma vitória do psdb em SP será o fim.
CurtirCurtir
Alguém pode informar o desaparecimento do Ex-Secretário de Gestão Pública,Sidney Beraldo?
Não é canditado à nada? Qual a motivação?
Cansou de nos prejudicar?
CurtirCurtir
Não sei nada sobre isso, talvez a Lucinha saiba, ou
quem sabe o ZeroDois ou o Zé Francisco.
CurtirCurtir
Vida longa. Enquanto todos estiverem acabando com a Polícia Civil, vai ser difícil cobrarem da pm o que realmente eles tem que fazer. Estava conversando com um mike camarada e ele me falou que na companhia onde trabalha existem cerca de 120 pms lotados, mas que no patrulhamento tinham nos quatro turnos, contrando com vtr, patrulhamento a pé, ronda escolar e cgp, cerca de sessenta. Os outros sessenta estão no ADM, ou seja, serviços burocráticos (estafetas, carimbadores, preenchedores de papéis, relações públicas, atendentes, guardas de prédio, etc…) ou escravidão (motoristas, barbeiros, pintores, mecânicos, etc…). Me disse ainda que cada batalhão, com cinco companhias e um tático e rocam, atende cerca de três Distritos Policiais. Então, fazendo uma conta besta, multiplicando seis companhias por sessenta ociosos, temos 360 ociosos. Somando mais uns cem ociosos no batalhão, temos cerca de quinhentos ociosos em cada batalhão. Tendo noventa e três Distritos e dividindo por três DPs atendidos, temos cerca de trinta e um batalhões na capital. Multiplicando trinta e um batalhões por quinhentos ociosos, temos QUINZE MIL E QUINHENTOS ociosos. Isto mesmo, meus amigos… QUINZE MIL E QUINHENTOS OCIOSOS. Fora os batalhões de choque (acho mais uns mil ociosos), gate (mais uns trezentos), corpo musical (uns dois mil), coe (uns quinhentos), fora o panelão (uns dez mil ociosos). Totalizando, teríamos mais ou menos trinta mil, isto mesmo, meus amigos, MAIS TRINTA MIL POLICIAIS MILITARES patrulhando a capital. Dividindo por quatro turnos, teríamos mais sete mil e quinhentos policiais por turno. Dividindo por trinta batalhões são duzentos e cinquenta policiais a mais por batalhão para o patrulhamento. Não existiria mais filas nas Delegaqcias, pois os bandidos iam sair de casa e “trombar” com polícia na rua. E cadê o querido Promotor que, além de não ver os pedágios que o PSDB espalhou pelo Estado, também não vê que a única função da pm, a de patrulhar, não está sendo cumprida pela instituição??? VIDA LONGA AOS SECRETÁRIOS E AOS PROMOTORES, QUE ESTÃO TODOS ARGOLADOS COM O GOVERNO.
CurtirCurtir
Ele bate de dois cantos.
CurtirCurtir
Caro Jotapê: sejamos técnicos nas análises, sob pena de propalar inverdades…há poucas verdades nas suas contas e explicações…vamos a algumas correções….
Numa CIA PM com cerca de 120 policiais militares “fixados” no efetivo, veja bem, fixados (número ideal), sempre há menos policiais militares disponíveis (efetivo existente, real).
De cara o efetivo quase nunca se iguala ao fixado, havendo locais com deficiência de 25% do “fixado”, pois anualmente há cerca de 2 mil policiais aposentando, exonerados, etc… (num universo de 95.000).
A formação completa de um policial militar, do edital do concurso à pronta formação, tem-se cerca de 3 anos; A reposição é complexa…
Dos existentes, temos que computar para as escalas os afastamentos legais normais do dia-a-dia, no caso licença-prêmio e férias, (nunca mais de dez por cento do efetivo).
Tem-se também as licenças para tratamento de saúde, após análise de junta médica (acidentes, gestantes, cirurgias, etc…).
A fixação do serviço administrativo é mínima, nunca mais que cinco policiais militares em regime de expediente. Barbeiros não mais existem há 13 anos e o Corpo Musical efetua políca ostensiva diariamente na área central da capital, além de suas funções.
O tema de recursos humanos na PMESP é de primeira importância, sendo submetido a leis estaduais, decretos e à boa otimização dos recursos, de acordo com a moderna qualidade (Q)de administração, que é marca registrada da PM de São Paulo…
Devemos nos desviar das leviandades e aqui vai a pergunta: Por que não deixam a PM e seus bravos policiais militares em paz….vocês já tem problemas demais e deveriam tomar conta do “quintal de vocês”….
CurtirCurtir
comeca CAP.PM que é voce que entra no quintal dos outros pra saber algo,poi s pelo que vejo, voce é que esta funcando aqui na pc..
apenas uma pergunta seupuxa saco ,oque é feito dos administrativo que vcs. tem sumiu ou foi pro p2.
MENTIRA TEM PERNA CURTA, quem tem problemas são voces, não são nem militares, nem funcionarios publicos,agradeça ao castelo branco,
E CUIDE DO SEU QUADRADO ANTES QUE A GCM CUIDE DELE.
boa sorte e ADEUS.
PSDB/DEM NUNCA MAIS
CurtirCurtir
Suely, não comprometa-me, rs, nada sei sobre o sujeito.
Estou fora de forma, não tenho tido tempo para pesquisas, aliás, estou precisando atualizar-me com os colegas do flit.
Um abraço amiga,
Saudações ao Dr. Guerra, parabéns também pela absolvição. Vamos lá doutor, faça a banana comer esses macacos que vivem incomodando-lhe.
CurtirCurtir
cap, se puder, me responda: 1) para que tantos batalhões se a função da pm é patrulhamento na rua???
2) por que qualquer atendimento que vocês prestam, com “Q” de qualidade sempre manda o paisano ir ao DP??? 3) Se a Polícia Civil não presta por que tantos pms querem ser Policiais Civis??? 4) E será que não presta porque os pms do reservado espancam e roubam dizendo que são Policiais Civis???
Com relação à aposentadoria, nesta semana já saiu um monte de pm da academia e muitos deles vão ficar preenchendo papel e batendo carimbo… isso não é função de pm, eu paguei caro pela formação destes pms para serem carimbeiros… desculpe mas o senhor não conseguiu me convencer. Quem me deu os números aproximados foi um mike que trabalha em uma companhia e sabe o que acontece.
CurtirCurtir
Caro Jotapê: Necessita-se de uma estrutura organizacional para administrar os recursos humanos, que no caso da PMESP, são os batalhões; nada anormal. Lembre-se: são 95.000 pessoas….
Num passado talvez os policiais militares orientassem os cidadãos a comparecer nas delegacias, realmente. Hoje, as orientações em casos não criminais (direito de vizinhança/família,etc…) são dadas para que os cidadãos (mais humildes) procurem a Assistência Judiciária (PAJ) ou Defensoria Pública e em muito menor escala a delegacia de polícia.
Na verdade, o fato de a PM no passado endereçar cidadãos à delegacia de polícia em casos não criminais, deveria ser orgulho para a PCivil, pois, se bem gerenciada, a Delegacia de Polícia se constitui num excelente ponto de apoio de cidadania para a população!(Há estudos a respeito!…procure conhecer o excelente trabalho feito hoje, na Del Pol de Ferraz de Vasconcelos-DEMACRO)
Infelizmente, com todo o respeito, percebi em alguns policiais que prestaram concurso para a Pol Civil, que estavam longe de querer ir para prestar serviços para o bem da população! Muitos “acham” que na Pol Civil “é mais largado” e podem ficar a vontade para fazer….deixa prá lá….Obs: Há os que foram e prestam excelentes serviços….
Obs: que negócio é esse de “carimbeiro”??????
CurtirCurtir
95000 pessoas que poderiam estar sendo administradas por paisanos – auxiliares administrativos – que custam bem menos que um policial por mês e inclusive sua formação deve ser bem mais barata que a de um policial. Mas não me respondeu porque os P2 pagam de Polícia Civil? Com relação as suas colocações, o que disser sobre atendimento é mentirosa pois eu atendo as partes e os que informam que foram atendidos pela pm, pois muitos não são com desculpas como “não temos viaturas disponíveis” ou “seu caso é de DP”, dizem que os pms mandaram ir à Delegacia. Vários ainda deixam as partes no estacionamento e nem ventram para dar satisfação. Na realidade, eles só entram com as partes para ver se “tomam uma nota” dizendo que se o dinheiro não vier, eles vão apresentar para o Delegado. O senhor vive no mundo do Lula, onde tudo é lindo e maravilhoso, pena que só pra alguns. E com relação à “ficar mais a vontade para fazer… deixa prá lá” só se for seus amigos e colegas de farda, pois a vida inteira fiz bico pra poder sustentar minha família. Se fosse ladrão não estaria pedindo aumento e tomando chuva de bombas. Não precisaria gastar meu salário.
CurtirCurtir
cap pm, vc disse: “Corpo Musical efetua políca ostensiva diariamente na área central da capital, além de suas funções.”. eu vi mesmo, uma viatura escrito “corpo musical” parada na porta do metrõ armenia e outra da guarda do metrô tomando conta deles………… que coisa! os caras passam a vida toda tocando trombone e batendo bumbo, não recebem treinamento militar e depois dão uma arma na mão deles e mandam para a rua……….. e não venha me dizer que não é assim porque eu conheço quase todos que trabalham lá…….i
CurtirCurtir
Jotapê: Conheço inúmeros servidores da Políca Civil honestos realmente, não há duvidas! Deveriam ter melhor estrutura para investigação!
Como na Polícia Militar há muitos bons policiais, que também não merecem a generalização posta acima…
Vamos nos equilibrar nos debates para que não ocorram injustiças. Infelizmente a maioria dos textos que aqui são postados, ferem a dignidade dos policiais militares, desnecessariamente!
No demais, crimes já ocorridos somente merecem registro e investigação e cabe à PM a policia ostensiva…
CurtirCurtir
Príncipe: todos que hoje são do Corpo Musical, um dia trabalharam diretamente na atividade-fim. Possuem a mesma experiência funcional de qualquer outro policial militar.
E obrigado por atestar a todos que o Corpo Musical faz polícia ostensivo, além de suas funções administrativas! Você viu, a população de SP vê!
CurtirCurtir
Caro Cap PM , não consigo entender o porque de sua frequencia nesse site , mas tudo bem somos um país livre graças a Deus . Porém fica claro em seus comentários que tu é gente boa e se age como escreve é recado pra ficarmos longe das generalizações . O que interessa no Homem são suas idéias e atos , um comentário respondido com educação e inteligencia , é um desses atos e não interessa o rementente , parabéns ,de minha parte é muito bem vindo .
CurtirCurtir
e ainda. já que acabaram com o barbeiro, deveriam também acabar com os músicos, dentistas, médicos, etc….
CurtirCurtir
Mas ainda não me respondeu por que se a Polícia Civil é tal mal vista pela pm, os pms querem vir para cá??? Eu conheço um monte, não são alguns não, UM MOOOOOONTE de pm que corre com os caras do DEIC, DENARC e das chefias. Não acho que a pm tenha muita diferença da Polícia Civil, a única é que a pm é muuuuuuuuuito mais dissimulada. Os pms tem o dom de trabalhar com o parceiro que não vão com a cara e ninguém fica sabendo. A treta é só entre os pms. Na Delegacia eles se tratam normal, na frente dos PCs. Se fosse aqui, logo toda a Delegacia estaria sabendo que os dois não se dão. Não estou dizendo que são falsos, só dissimulados. Alguns ainda tomam o dinheiro dos ladrões e os prendem, para saírem na foto. Então cap, não vejo tanta honra na pm e desonra na Civil.
CurtirCurtir
legal. Mané roubando mercadinho e coxinha entubando ele. Literalmente.sai correndo e joga a tuba na cabeça do cara. o que toca trombone de vara, fica sentado e cata o pescoço do cara com a vara do trombone.o do bumbo, dá uma bumbada na cabeça, mas ai só dá prejuizo por que cada serviço lá vai um bumbo. e o maestro, que deve ser um capitão, fica de longe, olhando tudo, só regendo, com a vara na vão. vai gostar assim de vara na casa do chapéu.
CurtirCurtir
Capitão
Comanda Companhia das Unidades Operacionais:
Orienta e instrui os oficiais e praças da Companhia;( não comanda, só orienta)
Interpreta as ordens de modo a motivar os integrantes da Companhia a trabalhar com empenho;( tem alguém para interpretar? Por que os demais não são suficientemente esclarecidos para isso ? )
Supervisiona o cumprimento das normas e dos regulamentos por parte de seus homens;( seus homens ?? que coisa , heim )
Preside inquérito policial militar e lavra flagrantes de delito de crime militar praticado por policiais militares;( existe crime militar praticado por civis ?)
Procura identificar as angústias dos seus subordinados relacionados com os problemas da profissão; (ESTA AQUI É DEMAIS !)
Ouve-os, no sentido de tentar solucionar seus problemas particulares ou levá-los ao escalão superior; ( demais … demais …. )
Responsabiliza-se perante o comandante de Unidade pelo emprego correto do pessoal da Companhia; (opa. Esta pega )
Empenha-se para que os recursos materiais destinados à atuação da Companhia estejam sempre em boas condições de uso; ( quer dizer, cuida do estoque e manutenção )
Zela pela boa apresentação individual dos componentes da Companhia; ( quer dizer ve se todo mundo tomou banho, fez a barba e lustrou o coturno)
Relaciona-se diretamente com os diversos segmentos da comunidade;( tipo Conseg e outros )
Busca apoio à ação do pessoal no policiamento; ( Ta bom. entendi o recado. nesta aqui vou precisar de interpretação )
CurtirCurtir
Caro Márcio, bom dia: minha frequência somente se deve ao fato de que num “Blog” sobre lutas e agruras da Polícia Judiciária, (o festejado FLIT PARALISANTE DO DOUTOR CONDE GUERRA),infelizmente há ataques contínuos, mal educados, maldosos e gratuitos aos membros da Polícia Militar por alguns. Paz e saúde…
Colega Príncipe: o que é bom e dá certo deve persistir, ser motivo de orgulho e ser divulgado. Na PMESP existe uma contribuição simbólica, espontânea dos Policiais Militares, para melhorias no sistema de saúde. Pena que nossos Policiais Civis tenham de recorrer à iniciativa privada como os planos de saúde (caros!) ou aos hospitais públicos. Dessa forma, num universo de 95.000 homens e mulheres, necessário se faz os médicos e dentistas.
Jotapê: “se conhece um monte de PMs que corre junto com…”(sic), denuncie-os à Corregedoria de Polícia Militar com dados concretos e aguarde os resultados. Não há interesse nenhum da corporação de manter em seus quadros, pessoas que não seguem o caminho do “servir e proteger”, com ética e voltados à defesa da dignidade humana.
Colega Escriba: parabéns….se não gostasse e admirasse a Polícia Militar de seu estado, não se aprofundaria nos estudos acerca das funções do Comandante de Cia PM….realmente muito profícua a lembrança escrita acima por você…Trata-se do excerto de um antigo Regulamento, mas de conteúdo atualíssimo!!!
**Obs: Admiro o bom Policial Civil e a Polícia Judiciária. A maioria de seus integrantes, que honram e dignificam seus distintivos, devem ser reverenciados, apesar de todas as agruras a que são submetidos pela imprensa e sociedade em geral…Por isso admiro tanto o Dr Conde Guerra, homem que “faz a diferença” e provocou “mudanças de atitudes” com seu Blog revolucionário!
CurtirCurtir
Sobro o Corpo Musical da PM, quero dizer que sou admirador – os caras trabalham na rua e nas horas livres estudam direto. Eles têm banda, coral e orquestra. Muitos instrumentos são baratos e de péssima qualidade. Na Marinha, por exemplo, os integrantes da banda têm todo o tempo e recursos só para ficar ensaiando. São as s mesmas regalias da Orquestra Sinfônica de Berlim. No entanto, quando o Corpo Musical toca, não fica devendo nada. Ouvi os caras tocarem a Marcha Fúnebre, de Chopin, me parece, fiquei fã…
CurtirCurtir
Sidney Beraldo (PSDB) É INTERLOCUTOR DAS CAMPANHAS GERALDO ALCKMIN E SERRA, EM VIRTUDE DOS TUCANOS SERRA E ALCKMIN NÃO SE BICAREM MUITO.
Sidney Beraldo será o primeiro suplente de Aloysio Nunes ao Senado, esta coordenando a campanha de Alckmin, do comitê eleitoral na capital Localizada no térreo do Edifício Praça da Bandeira, antigo Joelma, tanto a campanha de Alckmin, como a de seus companheiros de chapa, Aloysio Nunes Ferreira e Oreste Quércia, candidatos ao Senado.
CurtirCurtir
http://www.youtube.com/watch?v=YRFX6pbiXxo
CurtirCurtir
http://www.youtube.com
CurtirCurtir
http://www.youtube.com/watch?v=A8oVqeYAWjk
CurtirCurtir
Obrigada, ZeroDois,
Estranhei o desparecimento do tal Homem de Ouro do PSDB-NUNCA MAIS.Sumir, seria muita sorte para nós.
Estando nos bastidores, é mais perigoso.
CurtirCurtir
http://www.youtube.com/watch?v=5BCxqhRGvoE
CurtirCurtir
Cap. Pm disse: “Príncipe: todos que hoje são do Corpo Musical, um dia trabalharam diretamente na atividade-fim. Possuem a mesma experiência funcional de qualquer outro policial militar.”
sei disso mas a partir do momento que els vão para a banda muitos deles passam anos sem treinamento policial, eu acho perigoso expô-los ao perigo das ruas, porque o bandido não vai querer saber se é músico ou da Rota, eles veêm um policial e se puderem vão meter bala, e esse pessoal não está preparado para o confronto….
CurtirCurtir
Na semana em que vídeos de depoimentos foram exibidos na televisão, policiais militares liberaram por R$ 10 mil um motorista suspeito de atropelamento com morte, um PM matou o colega dentro do batalhão e outro é suspeito de matar um adolescente de 14 anos, a fragilidade e a falta de controle dos órgãos de segurança pública do Brasil foram expostas à população quase com a mesma repercussão que os crimes que as cercam. Essa é a avaliação de quatro profissionais e especialistas no assunto ouvidos pelo Terra.
Na opinião do especialista em segurança pública e membro do Conselho Nacional de Política Criminal Marcos Rolim, condutas inadequadas tornaram-se endêmicas nas polícias brasileiras, motivadas, entre outras razões, pela histórica ausência de controle nas instituições. As militares sempre tiveram um controle interno bastante forte, mas nunca eficiente. Isso porque os próprios comandos estão comprometidos com a corrupção e a violência, o que põe em xeque o controle como um todo”, diz.
No entanto, na avaliação do pesquisador João Marcelo de Lima, integrante do Grupo de Estudos de Segurança Pública da Universidade Estadual Paulista (Gesp), os meios de controle das polícias brasileiras – corregedorias e ouvidorias – são corrompidos por causa do corporativismo e, por consequência, protegem os PMs, principalmente os de alto escalão. “Em quase 30 anos, o que vemos é uma polícia que não presta conta, além de agir por interesses próprios, corporativos ou do próprio policial. Não há órgão fiscalizador externo eficaz”, afirma ele, colaborador do portal Observatório da Segurança Pública.
CurtirCurtir
Caro Príncipe: se nós assistirmos o que o colega “Briga de Foice” postou acima e meditarmos, chegaremos à infeliz conclusão de que nos uniremos mais se se repetir aquela monstruosidade…..acredito que não devemos esperar outros ataques e desde já devemos nos respeitar…(PMs e Pol Civis…)
CurtirCurtir