No meado de 2003, quando ocupávamos o cargo de Delegado de Trânsito na CIRETRAN de Cubatão, por dever de ofício, instauramos diversos procedimentos em desfavor dos responsáveis pela AUTO-ESCOLA FERRARI, estabelecida naquela cidade.
Os proprietários, os irmãos CIDÃO e VADINHO, continuadamente praticaram inúmeras irregularidades e crimes contra a Administração Pública.
Patrocinaram, como retaliação, intensa campanha difamatória; por meio de um pequeno jornal local, inclusive.
Depois, em comitiva formada por amigos e políticos, compareceram ao gabinete do falecido João Jorge Guerra Cortez, então Seccional de Santos.
Pelo que, de pronto, fomos convocados para explicações; presenciadas pelo Dr. Quelhas, seu assistente e conhecedor da legislação.
Ao termino de detalhada demonstração dos fatos que desencadearam “a injusta perseguição aos donos do CFC Ferrari; cujo proprietário Cidão, dentro daquela sala teria “aos prantos alegado que pensava em se matar por nossa culpa”, o Seccional, laconicamente: “dá um tempo lá no 2º DP, depois da coisa esfriar você volta”!
Respondemos: SE O MOTIVO FOR A “FERRARI” O SENHOR QUE ME RETIRE DA CIRETRAN!
Ele não gostou, mas também não nos retirou…
O CFC impetrou mandado de segurança, em razão do bloqueio do funcionamento da auto-escola… E PERDEU!
Trouxeram o Dr. PANTALEÃO – ex-divisionário do DETRAN – objetivando fossem , juntamente com o Delegado aposentado e atualmente advogado, recebidos e ouvidos. O doutor PANTALEÃO – infelizmente obrigado a abaixar-se pela espécie da “cancela de cavalo” formada pela divisão da porta em duas folhas, pois a folha de cima estava com fechadura quebrada – pode entrar. Os dois não, pois legalmente não eram diretores do estabelecimento, ou seja, não estavam habilitados para representar o CPF na repartição de trânsito.
Ouvimos os argumentos do digno doutor PANTALEÃO, mas informamos que não poderíamos proceder ao desbloqueio sem que fossem cumpridas as exigências legais, ou seja, saneamento de irregularidades continuadamente despercebidas noutras gestões.
Lavraram um B.O. – subscrito pelo doutor ARMANDO LIRA – relatando que também DEIXEI DE RECEBER A ESPOSA , na qualidade de sócia, COM INSULTOS E GRITOS presenciados por uma filha pré-adolescente. De fato não a recebi formalmente, mas depois de ouvir verborragia da mulher, chamei-a de canto para dizer-lhe algumas “verdades” ( sem insulto,berros e sem a presença da menina ).
COMO É QUE O GOVERNADOR ALCKMIN FICAVA SABENDO DE COISA MIÚDA E NÃO FICAVA SABENDO DE FRAUDES GRAÚDAS, GOSTARIA DE ENTENDER?
Os “empresários”, por meio do saudoso RUBENS LARA, encomendaram um lamuriento e mentiroso pedido de providências sob o fundamento de que o Delegado estava atentando contra a livre iniciativa, causando prejuízo econômico ao CFC, ao Município de Cubatão e ao Estado.
SEM DEMORA
Dias depois de o protocolado ser levado ao Gabinete da Casa Civil, PRESTAVAMOS CONTA AO ILMO DOUTOR “ROGER” , da assistência do Palácio dos Bandeirantes.
Obviamente, tendo em mãos os telefones da sede do governo , não perguntamos acerca da qualidade funcional do Dr. Roger.
Expliquei verbal e expressamente. O Dr. Roger – gentilmente – deu retorno; informando-nos de não se constatar nenhuma das irregularidades apontadas pelos interessados, ou seja, perseguição de cunho pessoal…
Recordo-me de algumas das palavras do Dr.ROGER, em linhas gerais, o governador adota uma política de fortalecimento ao micro e pequeno empresariado… Assim ele pessoalmente verifica tais denúncias , cobrando com urgência informações e providências, pois também se preocupa em preservar a boa imagem das autoridades. “PODE FICAR TRANQUILO”!
Fiquei tranquilo, aguardando merecidas férias marcadas a partir do dia 16 de setembro.
Um dia antes, por volta das 18h00, recebemos telefonema do Ilustre João Jorge Guerra Cortez: “xará” você não foi falar com o homem ( Dr. Corazza), né?
É o seguinte…você vai sair de férias, mas não volta…O EDY ASSUMIRÁ A PARTIR DE SEGUNDA!
Depois das tuas férias a gente vê!
Cortez muito cortez, mas não no significado de cortesia, delicadeza no tratar os colegas…
O falecido era tão cortês quanto o explorador “CORTEZ THE KILLER” ( o assassino espanhol ).
Do Dr. ROGER – anos depois – soube que se tratava de Roger Ferreira, ex-assessor de comunicação do ex-governador de São Paulo, investigado por participar de alegado esquema de uso político de verbas de propaganda da Nossa Caixa, vinculada ao governo paulista.
Valendo dizer: DELEGADO DE POLÍCIA é obrigado a dar explicação para qualquer ocupante de cargo de confiança.
Enfim: GERALDO SABIA OU NÃO SABIA DA DENÚNCIA FEITA VERBAL E EXPRESSAMENTE NO CASO DA LICITAÇÃO DO DETRAN?
Sabia! Mas dizem que ele passeava de helicóptero com o dono da CASA VERRE.
Dias antes de deixarmos a CIRETRAN( setembro de 2003 ), ocorreram mudanças das empresas de placas. Um emplacador – “vagabundo e apadrinhado” – foi designado para substituir aquele que há anos estava em Cubatão.
Tentamos impedir a demissão do bom funcionário e ouvimos de um dos assistentes da Divisão do Interior: “Guerrinha deixa quieto…O governador passeia de helicóptero com o dono de todas essas empresas de placas!”
É MENTIRA, TERTA?

