UM CASO EXEMPLAR DE INVESTIGAÇÃO PRIVADA EFETIVADA PELA HP…QUEM COMPRA PRODUTOS AMADORES COM SYNTAX E OKI JAMAIS SE PREOCUPARIA COM A ORIGINALIDADE DE TONER 5

terça-feira, 17 de novembro de 2009, 10:02 | Online

Operação flagra empresas que vendiam toner pirata 

AE – Agencia Estado 

SÃO PAULO – 

Três empresas suspeitas de fraudar centenas de licitações do governo de São Paulo e de prefeituras do Estado, incluindo a capital, foram alvo ontem de uma operação da Polícia Civil. As empresas vendiam cartuchos e toner para impressoras que pirateavam a marca Hewllet-Packard (HP). Os produtos seriam feitos no Brasil e na China e vendidos como verdadeiros. Para vencer licitações, os suspeitos se aproveitariam do critério do menor preço – os deles eram, em média, 5% menores do que os de mercado.
Até as Polícias Civil e Militar estão entre as vítimas do grupo. Sete batalhões, seis comandos de policiamento de área e até a Caixa Beneficente da PM foram enganados. No “golpe do pague menos e leve produto pirata” também caíram seis seccionais (incluindo as de Santos e de Guarulhos) e o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), que comanda as delegacias de toda São Paulo. Não escapou nem mesmo o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), responsável pelo inquérito do caso.
E a polícia não foi a única vítima da venda de produtos piratas em licitações. O Estado ainda comprou toner e cartuchos falsos para abastecer hospitais, escolas e penitenciárias, como a Feminina de Sant?Anna e a Penitenciária 1 de Itapetininga, além de dois Centros de Detenção Provisória (CDP) – há ainda o registro de venda para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Todos constam da lista de clientes das empresas investigadas.
“Nosso inquérito apura a fraude em licitação e crime contra o consumo. Todos os órgãos públicos que compraram esses produtos são vítimas”, disse o delegado Jorge Esper Ares, da Delegacia de Repressão à Pirataria, do Deic. Na Prefeitura de São Paulo, as empresas suspeitas teriam vendido para 22 subprefeituras, 2 secretarias municipais e para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ao lado do nome e do telefone de cada comprador do produto, as empresas mantinham registrados os nomes dos contatos do cliente.
As investigações da polícia começaram há um mês, quando o representante da HP procurou o Deic. Trazia embaixo do braço provas contra três empresas com sede em São Paulo – uma no Ipiranga (zona sul), uma na Lapa (zona oeste) e outra na Vila das Mercês (zona sul). Com base nesse material, os policiais pesquisaram na Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) e constataram que vários órgãos públicos haviam contratado essas empresas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

___________________

Eu disse: produtos amadores; não disse vagabundos. Podem ser úteis em residências e pequenos escritórios, mas são incompatíveis com o pesado serviço policial.

Um Comentário

  1. tirando o barulho q mesmo após horas e horas e ainda, quando vou dormir, parece estar dentro da cabeça…
    eu acho que é uma técnica do governador chirico pedágio amigo da globo de deixar o polícia 13…

    Curtir

  2. Deve ser o mesmo iluminado que auitorizou a compra de veículos Meriva, compuadores Lenovo, com Linux…etc etc… Coisas que não nos servem……Meriva???? faça o favor…….

    Curtir

  3. A HP é uma grande estelionataria quando se trata dos seus consumidores, comprei deles um notebook pagando R$ 2.300,00, que um ano depois descobri que tinha defeito de fabrica, teve até um recall que não foi divulgado, estava somente no site deles, disseram que iriam arrumar, mandaram para a fabrica, voltou do mesmissimo jeito que foi, mais alguns meses de uso e a PLACA MÃE TORROU, em contato com eles, se recusaram a arrumar o aparelho por ter acabado a garantia…..

    Milhares de consumidores ficaram na mesma situação, compraram um produto novo, e amargaram mais de R$ 2 mil de prejuizo, e para conseguir algo somente judicialmente….

    Eles devem entender BASTANTE DA PARTE CRIMINAL, SÃO OS PERFEITOS ESTELIONATARIOS, ELES NÃO QUEREM SEUS PRODUTOS PIRATEADOS, POIS ELES MESMOS FAZEM ISSO COM CONHECIMENTO DE CAUSA….O TRATAMENTO COM O CONSUMIDOR É DE EMPRESA FUNDO DE QUINTAL, ALIAS, SEMPRE COMPREI COMPUTADOR DE EMPRESA FUNDO DE QUINTAL, E NUNCA TIVE PROBLEMA, AGORA COMPRANDO HP SOMENTE DOR DE CABEÇA

    Curtir

  4. colega revoltado
    alguem tem que comprar as sobras do que não serve. dependendo do tempo que voce tem de casa, deve se lembrar dos voiage que foi vendido para a arabia.
    foi e voltou

    Curtir

  5. gente, acordem, tudo que é comprado para a policia conta com pequenos defeitos, armas, veiculos, equipamentos´, etc…

    E acho que é superfaturado….será? acho que não…estou viajando nas ideias….

    Curtir

Os comentários estão desativados.