
PLANTÃO DENOREX - VEXAME MUNDIAL PARA A POLÍCIA CIVIL
Enviado por DELTA UNO em 07/11/2009 às 13:52
O tal Diretor, também, diga-se de passagem, filho de notável Delegado aposentado, já ingressou “nobre” na carreira.
Não deve ser tratado por “Vossa Senhoria”, mas por “Vossa Alteza” ou “Vossa Majestade”…
A “Administração” está ressuscitando o plano Denorex, adotado em SP no governo Quércia, quando o então DGP, o peculatário (e traidor da classe), Amândio Augusto Malheiros Lopes, nos idos de 1988/89, fez várias reuniões com os Delegados do então DEGRAN, apelidando tais reuniões de “reuniões democráticas”, para aproveitar o clima da Constituição recém promulgada…
A tônica do discurso era: “Conquistamos a isonomia. Agora, precisamos nos valorizar. Juiz e Promotor não trabalham à noite, finais de semana e feriados. Porque nós temos de continuar puxando plantão? Isso e “capitis diminutio” para nós!”.
Aí, apresentava-se o plano “Encarregado Chefe de Plantão”, em que alguém chefiaria plantões, até parecendo delegado, porém sem o ser, enquanto dois delegados de Polícia de carreira ficariam sediados na Seccional, para assinar (sem conhecer amiúde) atos como flagrantes, requisições, etc.
Amadorismos e, na prática, riscos jurídico-administrativos para TODOS!
Bem, mas quem discordasse do plano apresentado na reunião democrática, seria democraticamente removido, no interesse do serviço policial democrático, para plagas ainda mais democráticas (e menos inóspitas, claro)…
A realidade, porém, era muito diferente do discursinho do peculatário e traidor Amândio: Seu conterrâneo e amigo do peito, Orestes Quércia, então governador, visando fins eleitoreiros, estava dobrando o número de distritos policiais do DEGRAN e não queria contratar policiais em igual proporção. Faltaria “gente”.
O Hilkias comemorou e apoiou, ao julgar que seria a senda aberta para o tal “cargo de acesso”, pelo qual sempre se bateu.
Em contrapartida, o então presidente da ADPESP, Dr. Abrahão José Kfouri, mais por ser desafeto de Quércia do que por qualquer outro motivo mais nobre, ingressou, em nome da Associação, com Mandado de Segurança contra o plano. O Judiciário, porém, fiel a seu ícone histórico (Pôncio Pilatos), apenas disse que não se imiscuiria em política administrativa do Poder Executivo. Lavou as mãos.
Os mais antigos devem lembrar-se que o plano Denorex foi extinto melancolicamente, após fatos graves. Foi extinto via TELEX.
É impressionante como nem sequer se aprende com erros do passado.
Afinal, repete-se a política do sereníssimo grão-mestre Orestes Quércia, como sendo uma grande novidade.
Está se repetindo o plano Denorex. Até porque, neste caso, alguém, que não delegado, deverá chefiar os plantões. Quem será?
Até próxima tragédia e até o próximo telex.
Ou melhor, como os tempos são outros, quem sabe o novo plano seja extinto via “Twitter”.
É o máximo de possibilidade de inovação que vejo.
__________________________________________
O DELTA UNO – UMA VEZ MAIS – REGISTRA TODO O SEU CONHECIMENTO HISTÓRICO DA POLÍCIA CIVIL.
Não sei se é histórico, mas remotamente “ouvi dizer” que uma dessas altezas por indiciar e pretender a prisão, por homicídios, de valoro$o contraventor DESCEU AO INFERNO , espezinhado pela cúpula…
Sofreu sérias perdas pessoais; além de ataques morais no velho estilo da corja policial: de chifrudo a nariz defeituoso.
De lembrar que o insigne Kfoury, também, foi um dos patrocinadores do famigerado mandado de segurança contra a aposentadoria compulsória dos DA PATENTE CLASSE ESPECIAL, depois de cinco anos nessa classe.
Os coronéis aceitaram; a PM está aí jovem e forte.
Delta, além de diretor do Detran e Delegado Geral, quem, nos anos 80, demonstrou grande tino empresarial no ramo das incipientes – depois muito prósperas – “RECUPERADORAS DE VEÍCULOS” ?
http://videos.r7.com/delegados-contam-como-foi-prisao-de-ex-promotor/idmedia/87d53307a370d4d965b91623d6c8993b.html
CurtirCurtir
Caro Dr. Guerra, o festejado Promotor José Carlos Blat teve de admitir que foi (foi, no passado, claro!), antes de ingressar no MP, sócio do filho do valoro$o bicheiro Ivo Noal…
Legal, não?
O “legal” aqui, é usado como gíria. Afinal, eu não me atreveria a dizer que negócio com filho de Ivo Noal seja legal no sentido de “lícito”…
CurtirCurtir
Eu acho que o senhor não muita memoria, mais se verificarmos a historia, mostrara que o “denorex” acionou o dono do distrito……
Engreçado se não fosse um ex delegado, e ex promotor e um grande juiz de direito, hoje os delegados continuariam como chefes de carceragen, como ocorre em muitos estados.
CurtirCurtir
Pelo que eu saiba, o dono do distrito continua o mesmo: o povo.
Ótimo! Faz o estrume e depois aciona o “dono” do Distrito?!
Eu confesso que não me recordo de detalhes mais amiúde daquele caso, mas o certo é que o DENOREX foi o “chefe” do plantão durante o qual os presos foram confinados na tal cela forte.
Grande chefe de plantão, hein?!…
CurtirCurtir
E posa como paladino da Lei, com o seu parco salário de R$ 24.000,00….
CurtirCurtir
não deu em nada só para o carcereiro de plantão
CurtirCurtir
Depois de tudo o que aconteceu nessa delegacia em vespera ou dia de Carnaval, passando na porta de onibus, é uma tranquilidade, parece cidade de Deus, digo… pouco movimento.
Obs: a minha observação é via google, que a gente vai fuçando e descobre coisas interesantes, mesmo sendo antigas mas ainda acontence nos DPS.
CurtirCurtir