SWAT GRATUITA PARA A ELITE POLICIAL CIVIL ( participação quase garantida para donos e filhos de donos de “lavanderias de segurança” ) 16

250_taurus_85s05.nov.2009     Redação
Swat treina em todo o Município

CLEBER LAZO

Mogi das Cruzes será a primeira cidade brasileira a receber integralmente o Curso de Armas e Tática, realizado por instrutores da Special Weapons and Tatics (Swat), grupo especial da polícia norte-americana. Nenhuma atividade será feita em cidades vizinhas, como ocorreu nas outras quatro edições do curso, que tem como objetivo preparar policiais civis para operação de alta complexidade. A decisão só foi possível porque o Município conta como “a academia que oferece a melhor estrutura de preparação de policiais de todo o Brasil”, como definiu o major da Swat, Armando Guzman, comandante do setor de operações especiais do grupo, durante coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem, no Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba. “Participei de todas as edições e posso garantir que a unidade é sem dúvida a que oferece mais elementos de preparação”, disse o norte-americano, referindo-se ao Campus II da Academia de Polícia (Acadepol) “Dr. Coroliano Nogueira Cobra”, localizado no Parque São Martinho. Além do major, mais seis instrutores e um paramédico da Swat participam do treinamento, que teve início na tarde de terça-feira com término programado para o dia 21 deste mês. Entre eles, está Mauricio José Lemos Freire, único instrutor brasileiro da unidade policial norte-americana.

Além da área da Academia, onde serão realizadas aulas de tiro, serão utilizadas, ainda, as dependências de um prédio em construção na Avenida São Paulo, na Vila Oliveira, para as ações de invasão tática. A pista de atletismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), a piscina da unidade do Sesi e a barragem do Rio Jundiaí também farão parte de atividades como abordagem policial, antropologia e condicionamento físico, socorros de urgência, tiro policial, transporte e desembarque aero-tático, resgate aéreo e defesa pessoal.
Em 2005, última vez em que a Swat esteve no Brasil, cidades vizinhas a Sorocaba receberam os exercícios. Dois policiais que atuam em Mogi – Walter Torquato Marangoni de Melo e Welber Aparecido do Nascimento – participam do curso que promete exigir muito dos candidatos. “No treinamento específico de tiro, por exemplo, há 2,1 mil disparos. Se o aluno errar um deles, está automaticamente reprovado. Um só tiro errado e estará automaticamente reprovado. Quanto vale esse erro em uma missão?”, questionou Freire.

___________________________

Quanto vale um especialista em SWAT, se na iminência de um simples  conflito por questões salariais ELE SE ESCONDE…

ELE NÃO APARECE PARA MOSTRAR  LIDERANÇA,  ACALMANDO OS SUBORDINADOS , DEMONSTRANDO COMPANHEIRISMO E CONTROLE DA SITUAÇÃO.

QUANTO VALE PARA A POLÍCIA CIVIL CURSOS DE TAL NATUREZA, QUANDO A IMENSA MAIORIA DE NÓS (“viagras da pc”)  NEM SEQUER SABE EMPREGAR PROFISSIONALMENTE UM “snub calibre 38”? 

Um Comentário

  1. Tive a infeliz idéia de participar desta enganação.
    Me preparei absurdamente e concluí o surso na época.
    Aprendi a correr, pagar mico e flexão para os “super policiais da swat” e gastei um jotinha,nada mais.
    Mais um embuste empurrado goela abaixo.
    Boa sorte aos alunos deste ano…swat aqui nunca mais, não caio mais nesa !

    Curtir

  2. Que desperdício de tempo e dinheiro, todo mundo sabe que esses curso são apenas pra filhinhos de papai, pit boys, pagarem de gatão, quanta abobrinha.Sabe quando eles vão usar essas técnicas, nunca.

    Curtir

  3. Naquele dia e momento, ele perdeu uma ótima oportunidade para demonstrar ,ao menos um pouquinho de coragem !!! De nada vale um “super treino” ,se o sujeito não tiver coragem para encarar de frente uma situação adversa,seja ela qual for. Naquele caso, entregar o cargo, como sinal de respeito aos companheiros, como fez o Dr. Domingos.
    Acho esse tipo de curso uma tremenda baboseira, pois, não se aplica à nosso cotidiano. Deveríamos sim é ter mais cursos sobre MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL E TECNOLOGIAS USADAS NA INVESTIGAÇÃO POLICIAL, pois, SWAT é coisa para PM. Porque não trazem instrutores do FBI para nos ministrar cursos ? Seria muito mais interessante, e com certeza muito mais aproveitável.

    Curtir

  4. NO DIA 16/10/08, O MAURICINHO SWAT TEVE A OPRTUNIDADE DE MOSTRAR INTEGRIDADE , CORAGEM E NÃO O FEZ. CURSO DE SWAT É PALHAÇADA, O CARA É UM MARINE,PJ E SEAL FRUSTRADO , NA HORA QUE ERA PARA MOSTRAR SER HOMEM, MANDOU ATIRAR NA GENTE!ELE QUER USAR OS OTÁRIOS COMO FANTOCHE PROS AMERICANOS E IR PASSEAR EM SOUTH BEACH,COCONUT GROVE,AVENTURA, PAGANDO DE GATÃO, FODÃO SULAMERICANO.

    Curtir

  5. Falou certo Dr. Botelho Pinto. Ele só serve para ficar gritando com os alunos na Academia. Além do mais essas carabinhina aí não é pareo para as armas utilizadas pelos bandidos.

    Curtir

  6. Este curso é uma piada para a polícia investigativa, jamais usarão estas “táticas especiais” no dia a dia da investigação, nós, policiais civis temos que saber usar e bem a arma que portamos, mas, o mais importante é saber investigar, pois com investigação inteligente a última coisa que talvez precise usar é sua arma, é óbvio que o policial deve saber manusear corretamente sua arma.
    Tenho orgulho daqueles policiais que além de serem competentes são bem preparados fisicamente, mas este curso é simplesmente ridículo, seria muito melhor aproveitado esta furtuna que vão gastar, aplicando num curso adaptado a nossas necessidades e para a maioria dos policiais e não para uma minoria, um ínfemo número de policiais que depois dificilmente utilizarão estas “técnicas”.
    Se querem melhorar alguma coisa, em vez de exigirem 60 flexões de braço em 01 min (apoio de frente sobre o solo), além de outros testes com índices absurdos, porque não exigem o mínimo no ingresso nas carreiras, que hoje é uma piada. Entram policiais com mais de 50 anos (podres), qual a vida útil????? os que ingressaram cedo que se cuidam física e mentalmente, tem que levar estes “bagulhos” nas costas, na minha delegacia tem calça-branca com mais de 50 anos que não pode nem tirar plantão, pode??????? Porque não colocam ele pra fazer este curso da swat e mandem ele trabalhar com o FDP do majura que foi seu padrinho.

    Curtir

  7. O curso foi financiado por uma empresa de segurança, segundo o jornal de Mogi.

    Curtir

  8. Deixei meu comentário mas o mediador só deixa passar aqueles que vão na mesma mão de direção do gado da polícia civil…se liga mediador o gado vive cobrando salário e treinamento…com o treinamento que o gado faz normalmente esse salário está até muito alto!!!

    Curtir

  9. Continuo repetindo…esses que desdenham do curso é porque não tem competencia prá concluí-lo…e mais uma vez…tenho certeza que não foi nenhum desses descontentes com treinamento que defenderam os manifestantes na treta do palácio…vão treinar e não encham o saco…é uma pena que o mediador puxa saco dos cansados não deixa passar um comentário desses…

    Curtir

  10. O curso meus amigos foi aberto a todos…todos e todos os policiais civis do estado de São Paulo…quantos se inscreveram? Quantos passaram 100% nos testes de aptidão física? Apenas aqueles que querem e fazem a diferença na polícia civil…quem pode mais, pode menos…eu sei investigar…mas e você? tem preparo físico prá me acompanhar 50 horas numa campana, sem comer? usando o mundão de banheiro e se tiver de comer se virar com o que tiver na bolsa?? Essa eu quero ver!!!!Desculpa aí…prá você investigar é se infiltrar na JAL prá campanar um traficante internacional…rsrsrs vai sonhando!!!!

    Curtir

  11. Sabe de quem é a culpa do policial civil ser avesso ao treinamento tático? Do maldito marginal!!! Quando ele (o mala) começar a descarregar fuzil nas viaturas dos tiras cansados aí é que vai valer o treinamento!!!Mas acho que isso não vai acontecer pois os operacionais de verdade da P.C. ainda mantém os marginais amendrontados…com medo de perder a vida e não perder uma notinha!!!

    Curtir

  12. Meu caro lampião…pelo seu apelido imagino o tipo de armamento que você aprecia…mas se um dia vc aprender a atirar com uma ct.40 vai saber que é possivel derrubar um alvo de 20 quilos de aço com um disparo a 200 metros de distância…bom, mas primeiro precisa aprender a atirar!!! abraço.

    Curtir

  13. POLICIAL HONESTO, QUE TEM QUE PUXAR UM PLANTÃO DE PERIFERIA, SUSTENTAR A FAMILIA COM BICO, DORMINDO E SE ALIMENTANDO MAL, NÃO TEM TEMPO PARA ESSAS COISAS AI NÃO VIU….ISSO É PARA POUCOS….

    Curtir

  14. Querida o curso é operacional…o plantonista tem que primeiro aprender a atender bem o público!!!

    Curtir

  15. É fácil dizer que foi o delegado quem mandou atirar nos manifestantes do palácio…o idiota que diz isso além de não saber de nada pois não estava lá, mostra como é incompetente prá investigar qualquer coisa…quem atirou foi a pm a mando do governador…é por isso que a p.c. não vai prá frente…e ainda tem a pretensão de ser dr!!!!!

    Curtir

  16. e por isso que digo, o concurso da pc deveria ter apenas a exigencia do nivel medio, para ter mais candidatos e menos playboizinho que paga uma faculdade e na hora de tirar plantão vira doltor e não tira o pe nem pra andar avia correr.

    Curtir

Os comentários estão desativados.