26 DE ABRIL DE 2005
051ª SESSÃO ORDINÁRIA
O SR. VANDERLEI SIRAQUE – PT – Sr. Presidente, Srs. Deputados, estava lendo uma notícia no “Diário do Grande ABC” hoje, que dizia que a Polícia Militar quer implantar na região uma base aérea para intensificação do combate ao crime, com um custo estimado em seis milhões e quatrocentos mil reais, mediante o pedido de recursos para as Prefeituras e os empresários da região.
Primeiro, as Prefeituras já estão contribuindo demais pagando aluguel para a instalação de bases da Polícia Militar e da Polícia Civil, que é obrigação do Governo do Estado de São Paulo, conforme a Constituição do Estado. E os empresários da região do Grande ABC também já estão fazendo a sua parte pagando os seus tributos para o Governo do Estado.
O que queremos é que o Governo do Estado devolva para a região do Grande ABC os tributos que são pagos pela população da região. Queremos que sejam enviadas para a região do Grande ABC as viaturas que o Governo do Estado só encaminha para as Prefeituras administradas pelo PSDB. Não adianta ter helicópteros, se temos viaturas quebradas, encostadas e sucateadas na região do Grande ABC.
Segundo, foram criados dois batalhões na região, um na cidade de São Bernardo e outro em Santo André, só que não há efetivo da Polícia Militar, conforme prometido pelo Sr. Governador e pelo Sr. Secretário de Segurança Pública, na Praça Samuel de Castro Neves, perto da Avenida do Estado, no mês de agosto, em Santo André. Está registrado. O Sr. Governador e o Sr. Secretário de Segurança Pública estiveram na região às vésperas das eleições para apoiar os seus candidatos a Prefeitos, prometeram encaminhar mais de 1.200 policiais e até o momento nada.
Terceiro, não adianta ter helicópteros se temos policiais morando em favelas, sem coletes à prova de balas ou com coletes vencidos, com salários de fome. Para que gastar seis milhões e quatrocentos mil reais em helicópteros se não pagam bem os policiais? Temos de pagar bem os policiais do Estado de São Paulo, temos de dar equipamentos para os policiais, temos de pagar dignamente, para que eles possam trabalhar. Esse negócio de ficar passando por cima não resolve. Queremos os policiais nas ruas, bem treinados, capacitados, bem remunerados, com seus equipamentos de segurança.
O Sr. Governador do Estado não precisa comprar helicópteros, porque eu tenho certeza de que é para ficar passeando, para andar mais rápido, até porque as próximas campanhas eleitorais estão chegando. Queremos viaturas. Queremos policiais bem remunerados. Queremos que o Sr. Governador do Estado, do PSDB, Sr. Geraldo Alckmin, cumpra as promessas de campanha, cumpra as suas promessas com a região do Grande ABC .
Outra questão diz respeito aos roubos de veículos na região do Grande ABC. Queremos que eles fiscalizem os desmanches de veículos, que fiscalizem os receptadores de carros roubados.
Sr. Governador do Estado, Sr. Secretário de Segurança Pública, pelo amor de Deus, colocaram fogo no Ciretran de Santo André. Furtaram o Ciretran de Mauá. Furtaram o Ciretran de Rio Grande da Serra. O que está acontecendo? Será que é porque há denúncias de venda de habilitação de carta ? Chamaram os bombeiros para apagar o fogo do Ciretran de Santo André. Chamaram a polícia porque estava havendo furto no Ciretran de Mauá e no Ciretran de Rio Grande da Serra.
Sr. Governador Geraldo Alckmin, Sr. Secretário de Segurança Pública, queremos a apuração dos fatos. Vamos dar um prazo para saber qual o resultado dessa apuração, do contrário, vamos ser obrigados a pedir outra CPI nesta Casa. Será que tem algum relacionamento com o número de roubos e furtos de veículos ? Será que queimaram as provas do crime também em Santo André ? Será que sumiram com as provas do crime em Mauá, em Rio Grande da Serra ? É muita coincidência. Queremos saber por que tanta coincidência no Ciretran de Santo André, Rio Grande da Serra e Mauá, que estavam sob investigação da própria Corregedoria da Polícia.
Não adianta helicópteros, se os roubos acontecem embaixo, no chão
___________________________________________
GESTÃO ALCKMIN: UM PERÍODO DE SOMBRAS NA SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO.
FOI BOM PARA OS LADRÕES ( internos e externos ).
