A desorganização e desmotivação que impera dentro da Instituição PC…UM DOS MOTIVOS: SENILIDADE DOS DELEGADOS 5

tiozãoEnviado pelo ANDERSON  em 29/10/2009 às 0:49

Só a título de conhecimento para os leitores desse blog.
Quando eu ainda não era policial civil, via a Polícia Civil como uma instituição grandiosa e de respeito, sobretudo, essencial para o Estado. Via a Polícia Militar também com o mesmo respeito e não menos essencial.
A PM garantido a manutenção da ordem pública e mostrando-se mais presente que a PC em razão da farda, e mesmo mais presente no dia a dia, não me parecia mais grandiosa que a PC, pois, via esta última como uma polícia mais inteligente e seus agentes trabalhando com investigação e buscando provas para condenar aqueles que infrigiam as leis, diria até mais educados, pois, enquanto a PC trabalhava mais reservadamente, os policiais militares se valiam mais da força física, pois bem, lembro perfeitamente que na POLÍCIA MILITAR ganhava bem menos que na POLÍCIA CIVIL, e, isso era um diferencial que deixava os policiais civis num nível um pouco mais acima que os policia militares, porém,
com o tempo a PM foi ganhando espaço e os seus vencimentos igualando-se aos da PC, ou seja, a POLICIA MILITAR que não é boba nem nada, enfim, se viu no mesmo patamar que a POLICIA CIVIL. Isso foi há alguns anos, hoje já não é mais assim, a POLÍCIA MILITAR ultrapassou a POLÍCIA CIVIL em todos os aspectos, planejamento, estrutura, lobby, etc, deixando a PC lá pra trás, bem pra trás.
Quando entrei na POLÍCIA CIVIL, há 7 anos atrás, fui percebendo a desorganização e desmotivação que impera dentro da Instituição PC, quer ver só dois exemplos: Sou formado em Administração e estou cursando o 4.o ano de Direito, tenho o mesmo vencimento que um policial que tem a antiga 8.a série, nada contra quem tenha o primeiro grau, mas, aos olhos do Governo sou mais um servidor policial, colocado no mesmo patamar que um colega que não estudou, não se especializou, na POLICIA CIVIL sempre foi assim, “NÃO MOSTRE QUE VOCÊ SABE FAZER TAL COISA, SENÃO VAI SOBRAR PRA VOCÊ, PARA SEMPRE”, ou seja, é melhor ser um “tapado” e fazer só a essência do essencial, do que se especializar e tentar melhorar sempre, para o Governo isso não vale nada, não conta nada, aliás, financeiramente é até prejudicial, pois, se não tivesse estudado talvez teria minha casa própria, coisa que ainda não tenho.
Na PM, pelo que me parece, o policial que busca melhorar profissionalmente, quando não é aproveitado noutra área, sempre lhe dão a oportunidade de prestar concursos internos para subir de patente, um Soldado pode vir a ser Cabo, Sargento e Sub-Tenente, é só querer e estudar um pouco, dão até a oportunidade do praça virar oficial, no tal de “chacal”, onde isso ocorre na POLÍCIA CIVIL?
Outro exemplo, há anos venho tentando remoção para um lugar mais próximo de minha família, há anos a administração se mostra intransigente, sempre indeferindo meu pedido, mesmo com novos concursados, a POLÍCIA CIVIL até bem pouco tempo atrás não tinha nenhum banco de dados para saber quem deseja a remoção, ou seja, era a desorganização em pessoa, e, recentemente o Delegado Geral institui através de Portaria um banco de permutas, coisa que a POLICIA MILITAR tinha há tempos, e quando um PM deseja remoção para outra localidade, cadastra-se neste banco e inclusive consegue acompanhar sua classificação perante seus pares, é uma expectativa de direito que é dada ao POLICIAL MILITAR, é por estas e outras que a PM está anos-luz à frente da PC.
Concluirei dizendo o seguinte, admirava a POLÍCIA CIVIL antes de entrar na instituição, passei a amá-la quando passei a fazer parte de seu quadro, e agora, infelizmente tenho que dizer que não vejo a hora de deixá-la, é triste, mas é a realidade.

____________________________

As diversas perdas financeiras decorrentes da aposentadoria, a insegurança jurídica acerca da aposentadoria especial, mais a possibilidade de arrastar-se até o implemento da invalidez presumida, ou seja,70 anos,  envelheceram a Polícia Civil.

Que ninguém se iluda:  A VELHICE É A PIOR DAS DOENÇAS. 

Temos um Delegado Geral relativamente jovem: uns 55 anos, mas cercado por homens com mais de 60, 65 e até 69 anos.

Enquanto o  Comandante Geral da PM  deve ter uns 48 anos; com um Estado Maior na mesma faixa etária.

Não adianta querer bater bola com eles.

Já deixamos o time do  Tiozão pelo time do Vovô.

( assinado: TIOZÃO  GUERRA )

Um Comentário

  1. Caro Dr. Guerra !

    A impetuosidade e a vontade de mudança dos mais jovens, motiva a manutenção desse estado de coisas. Os mais velhos que estão na cúpula, querem, tão somente, “passar os dias” e manterem-se em suas cadeiras, a qualquer custo, embora isso implique no futuro da Instituição.
    Até hj não entendo como, uma meia dúzia de vovôs, conseguem manter debaixo da bota 35.000 PCs.
    Sei que a ditadura salarial nos acaba empurrando para saidas indivíduais.
    O tira não quer problema com o titular, que não quer problema com o seccional, que não quer problema com o diretor, e assim vai.
    Tudo isso, somado à falta de liderança sindical verdadeira e comprometida somente com os interesses da classe, capaz de aglutinar toda a nossa idignação, favorece esse estado de coisas.

    Obrigado, Dr. Guerra, pelo espaço.

    Curtir

  2. O pior é que isso é o espelho da situação. Somos todos tiozões ou vovôs. Daqui a uns sete ou oito anos, quando os vovôs entrarem na compulsória e os tiozões na merecida aposentadoria não sei o que vai ser da nossa Polícia Civil. Ninguém prevê isso ? É só fazer as contas com as idades do pessoal. Vai ocorrer uma solução de continuidade ou seja, um grande buraco.

    Curtir

  3. de 36 mi, 10 mil com 30 anos ou mais de serviço. Desses 10 mil, deve ter no máximo uns 900 que não vão embora pq ainda acham que tem chance de pegar uma chefia. Os demais, só pq perdem 1/3 do salário se aposentarem.

    Curtir

  4. anonymous, tem dp que tem tres quatro ex chefe se o cara se aposenta vae ter que procurar um bico e ganhar menos do que perde se aposentando então deixa o barco correr, talvez de sorte e pegue outra chefia mais a cadeira é doce e fica dificil. então é melhor ficar engananando ate a espulsoria. o governo finge que paga o policia finge que trabalha assim vae vivendo e vamos pra outra

    Curtir

  5. OS VELHOS GAGÁS, LUNATICOS, ALUCINADOS E PARASITADOS EM RETROCESSO, DEVEM FICAR FORA DO TIME!!
    OS VELHOS DE CABEÇA JOVEM, QUE FIQUEM!
    A MUDANÇA SE REFERE NO MODO DE PENSAR E AGIR!
    ( HÁ MUITOS JOVENS BABACAS TAMBÉM!).

    Curtir

Os comentários estão desativados.