Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais forma 116 mestres na PM
Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2009
Juliana Chijo |
| Comandante geral da PM discursa |
Buscar conhecimentos acadêmicos e científicos e desenvolver estudos para serem aplicados na melhoria da segurança pública. Com esse pensamento, 116 certificados de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO – II 2009) foram entregues na manhã desta sexta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Dos 116 policiais militares formados, quatro são mulheres. A PM de São Paulo é a única polícia militar em todo o país a possuir cursos de pós-graduação.
O governador do Estado, José Serra, esteve presente na cerimônia e ressaltou a atenção destinada à segurança pública e ao combate a violência, no qual a Polícia Militar desempenha papel fundamental. “A conclusão do curso de mestrado não representa apenas uma conquista individual do trabalho; é um ganho para a Polícia Militar”, disse.
A busca pelo conhecimento e aprimoramento cresce a cada dia na corporação. Como incentivo, o curso visa habilitar oficiais às promoções legais de capitães. Além disso, desde janeiro de 2008, por lei estadual, o CAO tem status de mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Na opinião do governador, a sociedade é a grande beneficiada. “Essa formatura de oficiais é, sobretudo, um benefício coletivo para brasileiros que moram, estudam e trabalham em São Paulo, que passarão a contar com profissionais cada vez mais preparados e especializados”.
Colocado em prática
O comandante do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores (Caes), coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, que ministra o CAO e o Curso Superior de Polícia (CSP) da Polícia Militar, ressalta que os conhecimentos desenvolvidos preparam capitães para exercer funções de comando. “Ao longo do curso, temos uma forte carga de gestão de polícia, que permite usar recursos humanos e materiais com muito mais eficiência, economia e objetividade”, afirmou. A entrega dos diplomas foi feita tanto pelo coronel Arruda como pelo comandante geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo.
O curso, de seis meses de duração, traz disciplinas como Metodologia do Projeto de Pesquisa Científica; Ciências Sociais Aplicadas e Direitos Humanos; Direito Público; Administração e Gestão de Polícia Ostensiva; Políticas e Estratégias de Defesa Social; e Gerenciamento de Saúde. A carga horária total é de 794 horas.
Os oficiais desenvolvem dissertações focadas na profissão e resolução de problemas. Os estudos podem se reverter em benefícios para a sociedade. “Grande parte das soluções que a PM encontrada para a redução da criminalidade tem saído dos cursos de aperfeiçoamento”, ressalta Arruda.
Com fóruns de debate e produção científica, os capitães são treinados para exercer funções de comando na Polícia Militar. As habilidades aprimoradas permitem que os recursos humanos e materiais disponíveis sejam aproveitados com mais eficiência, economia e objetividade. Os oficiais estarão preparados para planejar grandes operações e lidar com maior cuidado na preservação de vidas. “Os capitães estarão aptos a agir em situações de calamidade como, por exemplo, em acidentes aéreos e enchentes”, comenta Arruda.
Primeiros colocados
Dentre 116 alunos, o capitão Cássio Augusto Amaral foi o primeiro colocado, com uma média de 9,789. Há 24 anos na Polícia Militar, o oficial sempre busca o aprimoramento e a atualização.
Após seis meses de estudos e dedicação, Amaral acredita que as dissertações desenvolvidas devem ser colocadas em prática, pois trará benefícios a população. “Com estudos voltados à segurança, não só a Polícia Militar ganha; quem ganha, também, é a sociedade”, afirmou.
A diferença nas notas dos primeiros colocados é pequena. O segundo colocado, o capitão Silas Bordini Amaral Neto, obteve a média de 9,7871.
Já o capitão Luiz Rubens Pinto de Carvalho conquistou o terceiro lugar, com média de 9,6871. Este ano, o oficial comemora 25 anos na Polícia Militar. Emocionado, Carvalho disse que é um privilégio ser homenageado com esta conquista, e ressaltou a importância dos conhecimentos aprendidos durante o curso. “Nós recebemos novas informações e atualizações que devemos repassar para toda a tropa”, comentou.
Outro destaque é a capitão Renata de Cássia dos Santos Amaral e Silva. Dentre 116 oficiais, ela foi umas das quatro oficiais femininas que receberam a certificação. Renata acredita que é uma grande conquista das mulheres dentro da Polícia Militar. “É uma vitória muito grande e estou orgulhosa por poder chegar até aqui”, emociona-se.
Juliana Chijo
________________________________
O meu Governador bem que poderia criar tal quadro: SEREMOS O PRIMEIRO.
Juliana Chijo
“Após seis meses de estudos e dedicação, Amaral acredita que as dissertações desenvolvidas…”
O que é isso? O ensino superior no Brasil virou uma PIADA mesmo. Os cursos se banalizaram, com “universidades” em todas as esquinas, graduações em dois anos e agora com MESTRADO EM SEIS MESES PARA PMs!
Mestrado em seis meses. Que piada. Mestrado que não passa de um curso profissional de reciclagem, não científico. Outra piada. Aliás, piadas de mau gosto.
CurtirCurtir
PROFESSOR:
Será que os novos mestres acreditam que sejam mestres nessa nova “ciência”. Deve ser nova, pois nunca soube de nenhuma ciência policial.
CurtirCurtir
Dr. Guerra, primeiro formaram mestres e no CSP formarão doutores, acabou de vez a polícia militar, já não fazem o preventivo adequado com tantos PMs aquartelados, agora o oficial recruta só vai pensar em estudar pra fazer mestrado e doutorado na meganha, estes cursos serão reconhecidos ??????
Quanto a “nova ciência policial”, pode ser que só agora eles -oficiais- perceberam que a PMESP é um grande monstro que só cientistas poderão entendê-lo.
Viva os mestres e doutores coxinhas, enquanto a população, se quiser policiamento preventivo terá que procurar a Guarda Municipal.
CurtirCurtir
O agora é so trabalhar e não ficar dentro do Gabinete incentivando a tropa a trombar com a Polícia Civil, por causa da perda do TC., e ficar bisbilhotando a vida de terceiros. E ainda querem fazer o ciclo completo da Polícia Judiciária. Basta ver o que ocorreu no Rio de Janeiro. Só faltou fazer a necropsia e enterrar o cadáver do Afroreggae. Ciclo completo ou “circo completo”. Tamos cansado de arredondar as pataquadas que os PMS fazem na Rua, por falta de acompanhamneto dos graduados.
Um abraço.
CurtirCurtir
Dr Guerra, permita-me usar o espaço do Blog para debater com o colega Professor.
Caro Professor: não comente sobre o que talvez não conheça com a devida profundidade, para não resvalar no “lugar comum” de ataques pessoais, organizacionais e gratuitos.
Se conhecesse sobre a dedicação, desprendimento e profissionalismo das pessoas envolvidas na questão, sentiria vergonha dos ataques “infantis” postado pelo senhor.
Na área de segurança pública, que deve se ater a princípios científicos como nas demais áreas do conhecimento, muito necessário se faz a especialização.”Reciclagem” é termo não compatível com homens e mulheres compromissados como os elencados no excerto acima!
P.Ex.,pesquise junto à comunidade do bairro Ipiranga, área do 17º DP e junto aos membros e participantes do CONSEG quem é o Capitão de Polícia Militar Silas Bordini! Integro e inteligente, é uma pessoa dedicada ao extremo à Polícia Militar e à comunidade onde trabalha, como os demais Capitães que finalizaram essa árdua maratona de conhecimentos.
“Professor”; não pense que a PM de hoje é a de outrora onde conhecimentos técnico- científicos não estavam tão em voga…tenha a certeza de que há os vocacionados, os que estudam com vigor e que se dedicam EXCLUSIVAMENTE à causa pública e à Polícia! Querem colocar na “vala comum” os vícios e agruras da duas organizações, porém na realidade, o contingente da PM se faz diferente! Há desvios na PM, há, como em qualquer outro agrupamento humano, porém sua estrutura é ágil para extirpar o mau policial, o desvirtuado!
Por que será que os Sr Delegados de Polícia acharam despiciendo não mais participar do curso em conjunto com os Oficiais? Pode ser que “o ar de cumprimento do dever” ou a “dedicação exclusiva à Polícia incomode” alguns! Tenho absoluta certeza de que o curso em conjunto seria mais produtivo para ambas instituições, que numa sinergia poderiam “se conhecer melhor”. Tenho absoluta certeza de que os Sr Delegados de Polícia vocacionados gostariam de aprticipar do curso em conjunto, como no passado recente. Sei que alguns virão com a aquela “marretada” questão: “não participamos pois somos autoridades policiais, os mais cultos, os mais sabedores, os mais…mais…???” Mas a verdade é uma só, a PM com cerca de 94000 homens e mulheres só é a potência que é em organização e estrutura pois os Oficiais e Praças têm uma formação adequada e querendo ou não há comprometimento com a causa pública. O “status militar” concita o policial a bem servir!
Há padronização dos recursos e meios,p.ex; qual a cor oficial das viaturas da Civil?…vi dia desses uma patrimônio 20…( portanto aquisição recente) toda pintada de preto…não há padrão…(pequeno exemplo!).
Professor, antes de falar algo só prá desmerecer, só prá ser “engraçado”, procure saber quem são os Oficiais do Centro de Estudos, quem é seu Diretor!
Dr Guerra, de coração, digo e repito que admiro o Sr pois nunca foi o “mais do mesmo”! Fez HISTÓRIA por “botar o dedo nas feridas”! Particularmente sofri muito em dez anos ininterruptos trabalhando na ZLeste de SP, onde, INFELIZMENTE, os “problemas surgiam” a partir da apresentação de ocorrências nos Distritos Policiais!!! Enfrentar o crime é fácil, difícil é lidar com “autoridades” e policiais corruptos, vendidos, que coversam “de canto” ou “às portas fechadas com o ladrão”! É a minoria, porém existiam à época.
A partir do “Flit”, parece que se reverberou o “grito” dos que querem uma Polícia, seja civil ou militar, digna, escorreita, ética e que trabalhe para a comunidade de forma verdadeira.
Desculpe-me o desabafo, porém sempre “entrei” no espaço aqui dos Policiais Civis para defender a minha Polícia Militar, que por vezes é amaldiçoada, achicalhada, desnecessariamente! Sei que posso até ser respsonsabilizado um dia, sei lá, porém só “entro” prá defender algumas injustiças “verborágicas” contra a PM e seus membros. Quando um PM erra, não pense que a PM não toma providências! Pois toma! Todo mundo sabe disso!
Desculpe-me pelo desabafo, é difícil mas tentarei (não sei se consigo!) SOMENTE LER o “Blog” e não defender ou comentar quando o assunto passa a ser minha corporação ou os PMs do bem!
Muitas vezes os ataques gratuitos à PM soam como “dor de cotovelo, sabe!” Esse mesmo do “Professor” acima é…duvido que ele tenha inspiração, dedicação exclusiva e competência para concluir com galhardia o curso…lançado o desafio! Desculpe-me Dr Guerra…longe de ofender algum Policial Civil aqui, mesmo porque admiro vocês…lógico, os verdadeiros, honestos… Já cansei de ver bons serviços dos papa charlies, já cansei de apoiá-los em “quebradas” e também já fui muito apoiado! Tenho o maior orgulho quando vejo atuando Delegados de Polícia de “verdade”, que não fazem acordo, etc…que tratam bem os PMs, que são éticos e “fazem a verdade da justiça” porém são esquecidos nas friezas e falta de charme dos plantões sem estruturas…
Enfim, se o Sr achar por bem não divulgar, o Sr terá suas razões…O Sr e todos ai sabem quem sou, porém não conheço ninguém que posta por aqui! Abraço Dr…
CurtirCurtir
huahua!!! è muito comédia mesmo… Quero ver esses coxinhas passarem 1 mês de mestrado de verdade numa PUC ou até mesmo numa Unimep. O MEC vai reconhecer isso??? Bom, pra quem é uma fraude estudantil (pois está comprovado que Serra não tem nenhum Diploma) fica mais fácil elogiar outra fraude. Mas em todo caso é bem capaz desses Dr. Coxinhas serem admitidos em faculdades de Direit(a) por aí….
CurtirCurtir
DR. GUERRA, tem uma parte do texto que diz “Os oficiais estarão preparados para planejar grandes operações e lidar com maior cuidado na preservação de vidas”, me desculpe a ignorância, mais pra realizar grande operações precisa de tudo isso? ou é frescura mesmo. São mestres em quê?. Esses PMs podem ser graduados, pós graduados ou mestrados,porém jamais serão”Autoridade Policiais “Delegados”, carreira que exige, por enquanto, apenas ser Bacharel em Direito. Dr. Guerra tenho visto o Governador presente em quase todas as cerimonias envolvendo a meganha, mais ausente naquelas que envolvem a PC, vc tem alguma explicação?.
CurtirCurtir
Dr. Guerra, eu queria apenas ter dinheiro pra poder terminar a faculdade de Direito que, fui obrigado a interromper pra não passar fome. Nem concurso pra Delegado eu posso fazer.Tive que vender o meu carro pra começar a faculdade, mais o dinheiro acabou e a esperança também.
CurtirCurtir
Coincidência??????
Os quatro entrevistados (3 primeiros colocados e a mulher) são da mesma família AMARAL?
QI é hereditário………
CurtirCurtir
CAP. PM,
Dedicação à coisa pública, desprendimento e profissionalismo não tem nada a ver com formação científica, meu amigo. Isso deveria ser obrigação de qualquer funcionário público.
Busque no dicionário o significado de “reciclagem” e verá que não tem nada de ofensivo e que o termo se adequa de modo bem mais preciso a esse curso que vocês acham que é um “mestrado”.
Por fim, visite a Universidade de São Paulo (USP) e procure saber o que é realmente um mestrado, qual o significado da extensão científica, da pesquisa, os requisitos para alguém ser admitido em uma pós-graduação “stricto sensu”. Aprenda também, caro CAP. PM, quantos créditos o senhor teria de fazer para apenas se qualificar em um mestrado, sem garantias nenhuma de tornar mestre, as normas e requisitos de uma dissertação (de verdade) e compreenda que isso tudo não se faz em seis meses dentro de um quartel de polícia.
Sinto informar mas o senhor nunca será considerado mestre ou doutor pela comunidade acadêmica com o diploma da PM do seu curso de reciclagem profissional. Nada pessoal mas é a verdade, CAP. PM.
CurtirCurtir
Bla bla bla bla bla bla bla , prender bandido niente né, só bla bla bla , vendendo munição, bla bla bla libertando a Eloá , bla bla bla bla bla , pretorianos, pretorianos, bla bla bla ….
CurtirCurtir
Esse mane maçaneta do capeta coxolino, maçaneta do carai não tem vergonha de dizer q ta estresado, nunca prendeu o dedo na porta, maraja vasilina, viaturinha santana leva pra casa vai buscar isso pode né, é crime mas e dai, um estado dentro do outro, vadiu defendendo privilégios com o dinheiro do povo.
CurtirCurtir
ao capitão…..esse mestrado é reconhecido pelo Mec? Realmente as viaturas da PC estão com as cores erradas, pois deveriam ser todas descaracterizadas….o termo policia civil é redundancia pois todas as policias são civis…ja o termo policia militar é uma aberração pois em lugar algum do mundo policial é militar……militar é igual a forças armamdas…..
CurtirCurtir
ao capitão:
o artigo 144 da nossa constituição federal ainda não mudou, lá vc encontrará as atribuições das polícias (federal, civil e militar)……….PARE DE SONHAR
CurtirCurtir
Se o curso de formação de oficiais da P.M. não é reconhecido como curso superior; como é que eles podem ministrar curso de mestrado ????? Estão reescrevendo a constituição na forçada ???? Já que é assim, o concurso ao cargo de oficial da P.M. já poderia ser aplicado por eles mesmos, sem a nescessidade de se utilizar outro órgão para aplicação das provas. É como dizem: a P.M. faz o que quer. O secretário e o governador apenas fingem mandar nesse elefante branco.
CurtirCurtir
A ÚNICA FARDA QUE ACHO LEGAL É A DO SGT PEPPERS
LONELY HEARTS CLUB BAND…
CurtirCurtir
G O S T A R I A D E T E R A C E S S O A APENAS U M A DESSAS T E S E S A P R E S E N T A D A S PELOS MESTRES CAPITÃES (SIC).
DEVE S E R MAIS UMA C O M É D I A DE MAL
GOSTO DA T R U P E DE INTELECTUAIS BARROBRANQUENSES COMEDIANTES.
COM T O D A C E R T E Z A LEREI N A T E S E PALAVRAS-PÉROLAS E EXPRESSÕES DO TIPO:
– fazem dez anos que a polícia…
– ele pediu para mim comprar…
– entre eu e você…
– vou me alvoroçar no direito de …
– eles entenderam que fazerem as vezes do delegado…
– impetrou um “águias corpus”
– Rui Barbosa foi chamado de “agúia de haia” (querendo dizer agulha e não águia)…
– etc, etc….
–
CurtirCurtir
G O S T A R I A D E T E R A C E S S O A APENAS U M A DESSAS T E S E S A P R E S E N T A D A S PELOS MESTRES CAPITÃES (SIC).
DEVE S E R MAIS UMA C O M É D I A DE MAL
GOSTO DA T R U P E DE INTELECTUAIS BARROBRANQUENSES COMEDIANTES.
COM T O D A C E R T E Z A LEREI N A T E S E PALAVRAS-PÉROLAS E EXPRESSÕES DO TIPO:
– fazem dez anos que a polícia…
– ele pediu para mim comprar…
– entre eu e você…
– vou me alvoroçar no direito de …
– eles devem serem muito espertos…
– impetrou um “águias corpus”
– Rui Barbosa foi chamado de “agúia de haia” (querendo dizer agulha e não águia)…
– etc, etc….
CurtirCurtir
o mais engracado dr eh 2 assaltarem o cara do afroreggae e levar 1 jaqueta e 1 tenis para justificar a queima de arquivo. na sua concepcao o q o sr acha desse caso ? 2 gambeloides escoltando pra ver se fizeram bem o servico e dps levaram as pcs do morto ?
CurtirCurtir
pode ser mestre , doutor e o caramba a quatro, mas nunca serão autoridades policiais, nunca.
CurtirCurtir
E essa mania de pm falar “o mesmo”. Que coisa irritante, “detivemos o mesmo e na posse do mesmo foi encontrada uma arma, sendo que o mesmo estava sem documentos então fomos até a casa do mesmo onde a mãe do mesmo entregou o documento do mesmo, em seguida fomos pro dp e apresentamos o mesmo”.
CurtirCurtir
Ao Jalim:
Esqueceu dessa: “logramos êxito”.
CurtirCurtir
Esses oficiais da PM em sua grande maioria… ou estão na área administrativa … leias-se … “burrocratas” …. ou dando aulas na formação de PMs ou gerenciando suas empresas de seguranças …..
Isso é a maioria …algumas exceções existem …. dificil encontrar um OFICIAL acompanhando sua equipe em patrulhamento ….. só aparecem quando é para DAR ENTREVISTAS … leia-se “holofotes” ….
E finaliazando …CONSEGS é forma de “regularizar” junto aos comerciantes, uma forma de BICO para oficiais e graduados … usando a tropa que sequer sabem que fazem patrulhamento direicionado aos interesses pessoais do COMANDO … isso sim … é verdade .. PM faz e nem pergunta o porquê ….
Fui…
CurtirCurtir
para o mesmo Delegado e escrivão.
CurtirCurtir
Magrão a sua aflição não é diferente da minha e da maoria dos funcionários que tem interesse em fazer um curso de pós graduação, mas não possuem recurso disponivel para pagamento do curso, que custa no mínimo R$ 300,00. Qualquer dinheiro que voce tira do orçamento complica a situação da família. A maioria dos funcionários estão pendurados em Bancos, devido essa política salarial do governo. Só temos uma alternativa, tirar esse governo do PSDB do poder na próxima eleição, o que não é tarefa fácil. Mas a tragédia vem montado a cavalo, pois todos aqueles que pisaram na Polícia Civil, de uma forma ou de outra, estão pagando pelo que fizeram. É só olhar as manchetes recentes do jornal. Eu sempre falei para os colegas, estamos pagando a conta do golpe de 64, conta essa que não é nossa, mas que esta sendo cobrada pelos últimos governadores de esquerda. Desejo dias melhores para voce, pois a situação que voce viveu, eu vivi nos últimos 18 anos e não via saída para o meu caso. No entanto, aos poucos consegui resolver os meus problemas. Não se desespere. Um abraço.
CurtirCurtir
essa é para o butman ,alias BUTMAN ?!?! é… o codinome já diz tudo, sem comentarios!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Agora é oficial: Mestrado e doutorado “tabajara”
CurtirCurtir