O problema é que o MP não quer ser “responsável” pela investigação no Brasil. O que o MP quer é “escolher” o que investigar 1

Enviado pelo DELTA UNO  em 22/10/2009 às 18:59

O problema é que o MP não quer ser “responsável” pela investigação no Brasil. O que o MP quer é “escolher” o que investigar.

O MP não quer ter o que em direito Administrativo chama-se “poder-dever” de praticar um ato de ofício (no caso, investigar). O MP quer ter apenas o “poder”. O dever, fica para a Polícia.

Caberia à Polícia Civil, se dirigda por autoridades íntegras, investigar “o que é”, realmente o Minsitério Público. Abrir a caixa-preta do MP, “carimbando-lhe o terno branco”:

De rigor indagar-se:

1) O MP cumpre bem seu papal institucional?

2) Os Promotores prestam, com qualidade, o serviço para que foram contratados mediante concurso público?

3) As denúncias oferecidas pelos Promotores ocorrem SEMPRE dentro do prazo legal?

4) Os Promotores visitam, com a frequência e periodicidade determinadas em lei, os estabelecimentos prisionais?

Muito se fala na falta de esclarecimento de crimes por parte da Polícia Judiciária. Pergunto:

5) Como o MP, que é órgão de controle externo da atividade policial, colabora para aumentar os esclarecimentos de crimes?

Considerando que a atividade de policiamento ostensivo, exercido pela Polícia Militar, é evidente “atividade policial”, e, considerando, ratifique-se, que o MP é órgão de controle externo DA ATIVIDADE POLICIAL, pergunto:

6) Qual atividade de controle externo o MP exerce sobre a Polícia Militar?

De todos os presos que SUPERLOTAM o sistema penitenciário, RIGOROSAMENTE TODOS são ou foram alvo de trabalho de Polícia Judiciária (autuação em flagrante ou cumprimento de Mandado de Prisão). Muitos de tais presos jamais forma acusados de qualquer crime pelo MP. Pergunto:

7) Quantos indivíduos, no Brasil, estão encarcerados aguardando uma tomada de posição do MP?

8)O MP cumpre plenamente suas atribuições a ponto de querer abarcar mais uma complexa função para a qual seus integrantes não estão presparados nem física, nem psicologicamente?

Um Comentário

  1. QUERIDO DELTA UNO,

    TENHO CERTEZA QUE QQ MEMBRO DO MP VAI ACHAR QUE TODOS OS QUESITOS ELENCADOS POR VC SÃO, ABSOLUTAMENTE, IRRELEVANTES!!!

    O IMPORTANTE, MESMO, NO DURO – É QUE O MP “PODE INVESTIGAR”. PONTO.

    ASSIM SENDO, NÃO DÁ PRÁ PERGUNTAR NADA MAIS FÁCIL, NÃO?

    DESSE JEITO, ELES VÃO SE VINGAR DE VC NAS COTAS (QUE TEM, SEMPRE, O CLARO OBJETIVO DE ACELERAR O TRAMITE DO PROCESSO E ENSINAR A NÓS, IGNORANTES PCS, AS MINÚCIAS DA ARTE DE INVESTIGAR – TIVE UM MALDITO PROFESSOR “MP” QUE REPETIA ESSA BABOSEIRA, EM TODAS AS SUAS AULAS), COM COISINHAS SIMPLES DO TIPO:

    …LOCALIZAR, IDENTIFICAR E COLHER DEPOIMENTO DA MULHER MORENA, DE APROXIMADAMENTE 25 ANOS, QUE, ACOMPANHADA DE SEU CACHORRO VIRA LATAS, DE COR PRETA, COM FOCINHO E RABO BRANCOS, TRANSITAVA PELOS ARREDORES DO LOCAL DOS FATOS….

    TODA VEZ QUE ASSISTO NA TV, AO COMERCIAL QUE APREGOA O ESFORÇO DO JUDICIÁRIO, QUANTO A CELERIDADE NAS DECISÕES, ME LEMBRO DAS INTELIGENTES E RELEVANTES COTAS E SINTO UMA VONTADE DANADA DE PEDIR ASILO POLÍTICO EM ALGUM PAIS CIVILIZADO…

    ABRAÇOS.

    Curtir

Os comentários estão desativados.