TÁ CERTO! E QUEM NÃO QUER FICAR “LIVRE” DESSES PANELEIROS? ESSE ESBOÇO É DESONESTO PARA TODAS AS CARREIRAS 14

Associação dos Servidores Públicos da Polícia Científica

do Estado de São Paulo

Prezado colega,

Na data de 25/09, sexta-feira as 11:30 h a ASPC, a convite do Sr. Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Domingos Paulo Neto, esteve presente a reunião juntamente com a demais entidades representativas de classe, onde foi nos apresentado por escrito a “proposta” final elaborada pela equipe composta pelos Delegados, Dr. André Tewfik, Dr. Baldan e Dr. André Dhamer.

Mais uma vez os únicos a se opor a tal projeto foram: ASPC, o Sintelpol (Telecomunicações) e a Agepol (Agentes Policiais).

Os demais presentes; Adpesp, Sindpesp, AIPESP, IPA, AEPESP, APPESP, Acarcepol, Sinpol de Piracicaba, Sinpol de Campinas, Sinpol de Ribeirão Preto, Sinpol de Presidente Prudente, Sinpol de Mogi, SIPESP e AFPCESP, foram totalmente a favor.

Esta “proposta” dispõe sobre a reestruturação das carreiras policiais civis no Quadro da Secretaria da Segurança Pública e dá providencias correlatas.

Mais uma vez a ASPC na pessoa de seu presidente , rebateu esta propositura, pois não aceita o enxugamento e extinção das carreiras técnicas da SPTC sob uma única denominação, a de “Agente de Polícia”, conforme o que está exposto em seu artigo 2º:

“Ficam extintas as carreiras as atuais carreiras policiais civis de Agente de Policial, Agente de Telecomunicações Policial, Atendente de Necrotério Policial, Auxiliar de Papiloscopia Policial, Carcereiro, Desenhista Técnico-Pericial, Fotógrafo Técnico-Pericial e Auxiliar de Necropsia”.

Parágrafo 1º – Os cargos pertencentes às carreiras extintas nos termos do caput deste artigo, providos ou vagos, ficam com sua denominação alterada para Agente de Polícia, respeitando o tempo de exercício na carreira anterior.

O texto será publicado na integra em nosso site na segunda-feira dia 28/09/09 a meia noite e um segundo.

Senti-me envergonhado, diante de uma “proposta” que desqualifica, desprestigia e humilha profissionais de carreiras cujas funções são importantíssimas para a Instituição.

Ora qual o real motivo para que os Desenhistas, Fotógrafos, Auxiliares de Necropsia e Atendentes de Necrotério estão neste “projeto”, sendo desvalorizados, você sabe a resposta?

a) Por que qualquer um aperta o botão de uma câmera digital?

b) Por que o Auto Cad agora resolve tudo, inclusive indo vai aos locais de crime e fazendo todo o levantamento topográfico?

c) Por que o bisturi é um robozinho que sai dissecando cadáveres a comando de voz?

d) Por que somos a minoria?

e) Por que os Papiloscopistas agora podem assinar laudos?

f) Por que os Escrivães e os Investigadores são maioria e o trabalho realizados por estes são mais importantes que os nossos?

g) Por que as carreiras técnicas estão atrapalhando o serviço administrativo?

h) Por que os Peritos e Legistas não necessitam de nossos préstimos?

i) Por que vamos poder formar um Sindicato único?

j) Por que assim esta proposta passa na lei de responsabilidade fiscal?

k) Por que pertencemos a S.P.T.C. ?

l) …este espaço na por coincidência na letra “L” fica “livre” a pergunta que vc quiser…..

m) N.D.A.

A ASPC continuara envidando esforços para que nossas carreiras sejam mantidas e valorizadas, elevando-se o nível de escolaridade de cada uma delas.

Muito Obrigado e um grande abraço deste vosso presidente indignado, revoltado, triste, chateado, etc. etc. e etc.

Luis Quintal

Um Comentário

  1. Trabalho ha quinze anos na Policia. Tenho amigos em todas as carreiras. Sinto-me honrado por isso. Todos estão na mesma situação. Agora, surge uma luz no fim do túnel. Todos almejam seu espaço. Pergunto: Por que só agora as outras categorias resolveram se doer?(auxiliares e afins que ficarão no mesmo bloco). De todos os Desenhistas que conheço, nenhum trabalha na função; carcereiros, alguns ainda trabalham, mas adoram quando são desviados de função; auxiliares de papi, sim, trabalham, mas, a maioria não faz o que precisa, ou seja, nunca vi um deles em algum plantão policial cumprindo escala como Investigador e Escrivão. Agente de Tele…até ficam no plantão, mas, na maior parte do tempo, dormindo, quando chamamos no rádio sequer respondem, geralmente o sistema tá “inibido”, coisa rara na PM (na PC deve ser outro sistema,ainda não entendi); atendente de necrotério, nunca vi um no plantão; auxiliar de necro…idem; fotógrafo, esse sim, de vez em quando vejo, mas, raramente. Então fica a pergunta: Por que não deixar que aqueles que estão no batente diuturnamente, efetivamente, todos os dias da semana, 366 dias do ano, conquistar esse tão sonhado espaço? Por que não sigam esse exemplo e começem agora, a frequentar mais o dia-a-dia da polícia e mostrar que, independente de nome de cargo, são tão úteis quanto aos outros que estão na carreira, que, em seus entendimentos, estão, agora, levando vantagem? Não é fácil ter a carreira extinta, concordo, mas veja lá, é o começo de uma grande mudança. Haverão acertos, é preciso mudar, pois, do jeito que está não dá mais pra ninguém.

    Curtir

  2. os reclamantes acima nunca ouvi dizer que participaram de plantões de delegacias, estiveram frente a frente com preso e tudo mais. Por outro lado temos ainda que mencionar a época que nos plantões policiais noturnos permaneciam apenas o investipol e o escripol, além de lavrarem as ocorrências, tinham que tipificá-la, isso não faz muito tempo não, foi na época do Tonhão, quem passou sabe, ainda carimbavam no Bo, cópia fiel a original ou assinatura na original. Alguém se lembra de algum Agentel, Agepol… que foi denorex???? acho que não teve.Aliás com relação a pec 340 só faltei implorar para alguns colegas agentel assinarem, um ou outro o fez, sabem porque porque outros não fizeram ganham R$500,00 (quinhentos reais) a mais do que os outros, isso auxílio informática dado pelo Alquimin, mas e os escrivães não trabaçham com informática???, trabalham e ainda tem que levar o computador particular para o serviço (nunca ouvi dizer que um agentel tenha feito isso) ou então se sujeitar a utilizar uma máquina de escrever. Eu ainda acredito que o Escrivão bem como o Investigador deveriam fazer serviços de polícia judiciária ficando a cargo de oficiais administrativos lavrarem ocorrências diurnas, ficando a fiscalização ao escrivão de polícia chefe da unidade ou ao delegado. Polícia foi feita para investigar crimes e aprender a lavrar autos.

    Curtir

  3. Pingback: Blogosfera Policial» Blog Archive » TÁ CERTO! E QUEM NÃO QUER FICAR “LIVRE” DESSES PANELEIROS? ESSE ESBOÇO É DESONESTO PARA TODAS AS CARREIRAS

  4. D.R. GUERRA.
    O PROBLEMA É QUE EM TODAS AS DELEGACIAS TEM CARCEREIROS, AGENTES ETC, TRABALHANDO COMO INVESTIGADOR A MUITO TEMPO, O GOVERNO PRA NUM FAZER NOVOS CONCURSOS APROVEITOU OS CARCEREIROS OS AGENTES, E AGORA QUER DEVOLVELOS A MERDA.
    TEMOS QUE DAR OPÇÃO DE TODOS SEREM TIRAS ENTAO, OU SER TUDO AGENTE DE POLCIA, E FAZER NOVOS CONCURSOS PARA TAIS AREAS.

    POR EX. QUEM VAI QUERER FAZER O TRABALHO DE AUX, DE NECROPCIA, OU DE AGENTE DE TELE?

    PORQUE NUM FAZ TUDO AGENTE, E APARTIR DAI UNS NOVOS CONCURSOS ESPECIFICOS

    PODE SER ASSIM??

    Curtir

  5. Ah não, agora só tira e escrivão trabalham?

    Bem que me falaram: Na Policia se não é, vai ficar LOUCO.

    LCPOLICIAL,

    Digo o mesmo para vc, to mal de parceiros investigadores viu.

    “”””VCs são trabalhadores””””

    Que da até dó, é no DP é no buteco, no DP, no buteco, no DP, no buteco……., no final do plantão estão bem mamados OPS, cansados de tanto “trabalharem”

    Curtir

  6. Caro Nirdão,
    Qual a sua carreira?
    Sou Desenhista a 17 anos e nunca fui desviado de função, por que tb nunca aceitei. E desvio de função é normal em qq carreira, vai dizer q vc não sabe??
    E para tanto enfrento os mesmos perigos que um policial de rua enfrenta.
    Caso vc não saiba, pra realizarmos nosso trabalho muitas vezes entramos em locais de alta periculosidade como os demais colegas de outras carreiras que estão no plantão.
    Se vc é Investigador, Escrivão ou Papi, que tal cuidar do seu serviço e deixar que cuidemos do nosso.
    Ou voce conheçe desenho, fotografia e anatomia humana, pra ficar dando “pitacos”.
    Ninguém aqui quer competir com ninguém, ocorre que o que nós fazemos é tão importante pra Instituição qto o que vcs fazem, ou vc duvida disso? Se duvida é pq não entende e nem conheçe o que se faz por aqui.
    Outra coisa se vc já foi “agraciado” com o NU e sua carreira tá “preservada”, deixe-nos trabalhar em paz, e não atrapalha.

    Curtir

  7. Nossa quanta idiotice acabei de ler agora do Nirdao e lcpolicial, dois super poliças….kkkk

    Curtir

  8. Reestruturação de cargos e salários

    Após intensas discussões entre o Sinpol, entidades da PCDF e da Polícia Federal, ficou decidido durante reunião da diretoria nesta segunda-feira (28), que a reestruturação de cargos e salários será debatida, ainda nesta primeira quinzena de outubro, exclusivamente com os policiais civis.

    “Antes de levar qualquer reivindicação ao Executivo local e federal iremos consultar toda a base, para que a pauta seja o espelho do que deseja a categoria, pois o Sinpol é apenas o administrador da vontade de seus sindicalizados”, destaca o presidente do Sinpol Wellington Luiz. O primeiro encontro acontece no Sinpol, no dia 1º de outubro (quinta-feira), às 14h30, com presidentes de entidades da PCDF e parlamentares que representam a instituição tanto no Congresso Nacional quanto na Câmara Federal.

    Em seguida, no dia 6 de outubro (terça-feira) os representantes sindicais serão convocados para participar de reunião também na sede do Sinpol, às 15h, para tratar do realinhamento da carreira e reajuste salarial. E, finalmente o tema será debatido com a categoria em assembleia-geral no dia 15 de outubro (quinta-feira), às 16h, no Parque da Cidade, onde será formatada a pauta de reivindicações junto ao GDF e Governo Federal.

    As entidades de classe da Polícia Federal também estão realizando reuniões com sua categoria e ao final, as duas instituições deverão apresentar uma pauta de reivindicações em comum.

    Curtir

  9. Caro LUÍS QUINTAL, sou Invetigador de Polícia. Conheço desenho, fotografia e um pouco de anatomia, posso sim, dar “pitaco”. Cuido do meu serviço da melhor maneira possível, sempre, e ajudo colegas de outros cargos em seus afazeres, sempre que solicitam minha ajuda. Se você leu e prestou atenção no que escrevi, legal, fico satisfeito, pois, já consegui divulgar parte do meu pensamento em relação ao que anda acontecendo; também verá que me referi a “todos os Desenhistas que conheço”, que são poucos, portanto, o que disse não serve para VOCÊ, pois, sei que na capital, alguns integrantes de cargos que citei trabalham bastante. Não quero criar caso com qualquer colega da instituição, mas, verdade seja dita: Aqui na minha região, não vi nenhum integrante desses cargos citados, procurar fazer o que é de sua competência; sei que pode haver desvios de função, pois, já aconteceu comigo. É por essas e outras razões que tô botando fé na reestruturação. Como disse no início, todos estamos no mesmo barco, mas, só alguns estando remando para o mesmo lado. Por isso acredito que VOCÊ tem mais é que botar a boca no trombone. Com relação ao local de crime que VOCÊ comparece, acredito, que seja sempre depois que algum Investigador e/ou Agente Policial (ou PM) já entrou e confrontou-se com o “diabo” que ali estava. O local, idôneo, fica a disposição da Criminalística/IML para as diligências de praxe, inclusive, as dos Desenhistas. Abraço.

    Curtir

  10. anônimo (fonte: Michaelis)
    a.nô.ni.mo
    adj (gr anónymos) 1 Sem nome, ou que o não declara: 2 Sem denominação. sm 1 Indivíduo que não assina o que escreve. 2 Indivíduo obscuro, sem renome.

    Esse, como o dicionário exibe, não merece nem comentário. Obrigado.

    Curtir

  11. Nirdão,

    Não sou hipócrita a ponto de dizer que somos linha de frente, e sabemos muito bem o motivo.
    Mas aqui no DHPP onde estou a pouco tempo, temos muitas historias, mais de fotógrafos e peritos é verdade, que já viram o “diabo” a que vc se refere.
    Lá no IML o “diabo” já chega morto levado por outro colega e o colega de lá, tem de olhar pra ele bem de “perto”.
    Já fiz muita reconstituição no DHPP muitas vezes só eu, o fotógrafo e o perito sem escolta e acredite em locais que o “diabo” estava ali, dava pra sentir o cheiro de enxofre.
    O que digo a voce e disse ao DG e ao SSP e quem quer que seja, que nosso trabalho é tão importante qto o de voces. Se existem 10.000 tiras e 8.000 escrivães, (não sei o numero exato), é por que é necessário.
    E se temos 1.400 desenhistas, fotógrafos, auxliares de necropsia e atendentes (número que precisa ser aumentado a bem da verdade), é por que tb se faz necessário.
    Este ano a fotografia pericial completa 85 anos em 30 de dezembro.
    Fico feliz em saber de suas habilidades, eu não sei fotografar e faltei na aula de ciencias…..rsrs…
    Sim estamos no mesmo barco pq em ultima analise somos todos policiais formados na Acadepol.
    Mas ai é que começa a injustiça deste “projeto”.
    Vc sabe tanto qto eu que a Acadepol não forma bachareis em direito, doutores em medicina e muito menos desenhistas e fotógrafos, o que ela faz é transformar estes profissionais em policiais com propriedade e excelencia, ensinando-os a aplicar seus conhecimentos técnicos na criminalística. Acho isso fantástico, tenho orgulho do que faço, e se vc não sabe, a carreira de desenhista técnico-pericial só a Policia Científica de São Paulo possui no Brasil, isto é na minha opinião de muitos um avanço em relação as demais.
    Mas aí aparecem uns “iluminados” e querem deitar tudo isso a perder, com uma proposta indecente.
    Ganhar bem todo mundo quer, gosta e precisa.
    Mas ver carreiras técnicas, repito, importantes pra instituição sendo depreciadas em detrimento de outras, não é justo.
    Em que as nossas carreiras cujas funções são tecnicas podem atrapalhar na administração da Polícia??
    Todos devem ser valorizados, mas de forma justa e digna.
    Qto aos “pitacos” se sabe mesmo desenhar, fotografar e assistiu as aulas de ciencia??…rsrs…

    Grande abraço

    Luis

    Curtir

  12. LUÍS
    Como disse no início, tenho verdadeiros amigos em todas as áreas da nossa instituição. Sei das dificuldades de cada um de seus integrantes. Sei da sua importância também. Como VOCÊ mesmo disse, se existem é porque são essenciais. A minha indignação é quanto a forma que VOCÊS estão agindo em relação às nossas possíveis conquistas. Acredito que se realmente sair essa reestruturação, muita coisa boa há por vir, não só para as carreiras que, aparentemente, serão beneficiadas de imediato, mas pra todas as carreiras. Conquistas é o que todos almejamos, por isso, em que pese que sua classe mudará de nome, não quer dizer que acabarão com as carreiras efetivamente, e, posteriormente, com as coisas andando de forma mais organizada e fluente, certamente dará para as carreiras que se sentem prejudicadas exigir uma readequação às suas realidades. Aí, de forma mais tranquila, de forma legítima, e com menos empecilho, já que as carreiras que conseguiram o objetivo antes, estarão, tenho certeza, lutando junto à essa nova causa.
    Abraço. NIRDÃO.

    Curtir

  13. Bando de zè Roèla, . . .quando precisa só falta da…depois fica pagando de policia eu sou tira.bla.bla.bla.Enfia destintivo no Rabo, opolicia quando è ligero só faz amizade cria admiração,conquista respeito..coleciona amigos verdadeiro.fica dica para vcs investigadores

    Curtir

  14. O tira mais respeitado estão na reforma, bem como atendente de necropsia, sem sitar nómes: mais se eu divugar vcs vão notar que não estou falando de qualquer pessoa.!

    Curtir

Os comentários estão desativados.