DR GUERRA
NÃO É BEM A QUESTÃO DA TRANSPOSIÇÃO DE CARGOS QUE ESTÁ EM VOGA, MAS SIM OS ARTIFICIOS MELICIOSOS DA PARTE DE QUEM PODE OU PODERIA CONCEDER MELHORIAS, NINGUEM EM SÃ CONSCIENCIA QUESTIONA QUE O AGENTE POLICIAL E O CARCEREIRO REALIZAM AS “MESMISSIMAS” FUNÇÕES DO INVESTIGADOR, E QUE O AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PODE TER O NIVEL SUPERIOR, E QUE O AUXILIAR DE PAPI, DEVERIA SER UNIFICADO AO PAPILOSCOPISTA, E QUE O ATENDENTE DE NECROTERIO, AUXILIAR DE NECROPSIA, DESENHISTA E FOTOGRAFO PODERIAM PERFEITAMENTE SEREM UNIFICADOS, E PERTENCENTES A PERICIA, COM NIVEL SUPERIOR TAMBEM.
NINGUEM DISCUTE QUE DELEGADO DE POLICIA DEVE TER O RECONHECIMENTO DA CARREIRA JURIDICA, O QUE SE PÕE EM DISCUSSÃO, É QUE ESSES SUBTERFUGIOS DE “INCONSTITUCIONALIDADE” SÓ SE APLICAM A POLICIA CIVIL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE FORTALECIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DAS CARREIRAS, COM MELHORIAS SALARIAIS, O JUDICIARIOS MANDA A LEI DE REAJUSTE, O MP TAMBEM, AGENTE DO MP GANHA MAIS DE 5 MIL, MAS EM SE TRATANDO DE POLICIA CIVIL, “NADA PODE”
APÓIO DE FORMA IRRESTRITA QUE A CIVIL SEJA BEM REMUNERADA, NIVEL SUPERIOR PARA TODOS, FORTALECIMENTO DA BASE, QUEM NÃO APÓIA ISSO, QUER UMA CIVIL MAL PAGA, ESQUECIDA E “CORRUPTA”, A QUESTÃO DA ADIN FOI SOMENTE PARA ILUSTRAR QUE MELHORIAS SÃO DEBATIDAS PELO MP, JUDICIARIO, SOCIEDADE, GOVERNO, TODOS QUEREM UMA POLICIA PREPARADA, MAS QUE SEJA MAL PAGA, E FAÇA MILAGRES EM PROL DA SOCIEDADE, O POLICIAL TEM QUE TRABALHAR 24 HORAS, SER MAL REMUNERADO E FAZER VOTOS A SÃO FRANCISCO, DEVERIA TER UM MONGE FRANCISCANO NA BANCA DA PROVA ORAL, PARA QUE O POLICIAL FAÇA VOTO DE POBREZA, E MORRA DE FOME, AFINAL QUANDO O POLICIAL FAZ O JURAMENTO, É
“PARA MORRER EM PROL DA SOCIEDADE COMBATENDO O CRIME, MAS JAMAIS “MORRER DE FOME”
____________________
Não pretendo fazer defesa do então Procurador Geral de Justiça que propôs a ADIN em face da lei complementar , de 2002, que estabeleceu nível de escolaridade superior para os concursandos das carreiras de Investigador e Escrivão, mas, no caso, um suposto interesse oculto do MP não pode ser aferido.
Por outro lado, os prejuízos ao erário em razão da inconstitucionalidade da lei são bastante claros, ou seja, pelas dezenas, centenas ou milhares de mandados de segurança ou ações por danos morais de todos aqueles canditados que buscassem participação e aprovação nos concursos sem possuirem DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR.
Com efeito, a inconstitucionalidade por vício de iniciativa foi amplamente divulgada pela imprensa. Vício ou defeito de iniciativa em razão de ser competência , intransferível , do Governador a propositura de projetos versando sobre os cargos do Poder Executivo.
Qualquer um poderia fazer inscrição certo do indeferimento; depois, com toda a certeza da inconstitucionalidade da exigência do diploma superior, individualmente buscar a inscrição por mandado de segurança.
Ou maliciosamente pedir reconsideração administrativa; depois de indeferida ir buscar reparação pecuniária.
Os concursos poderiam ser anulados, inclusive.
O simples movimentar da máquina judiciária em face da inconstitucionalidade da lei anterior sobre o nível universitário, independentemente de qualquer reparação a lesão sofrida por candidato, por si, acarretaria GRAVES PREJUÍZOS AO ERÁRIO.
Assim, não há cabimento em falarmos na ADIN como sendo subterfúgio, do Ministério Público, para deixar o policial civil morrer de fome.
A Procuradoria do Estado, a quem caberia a propositura da ADIN, tão logo a Assembléia Legislativa derrubou o veto do ex-governador Geraldo Alckmin, foi mantida inerte para não desagradar aliados políticos do governo: Barros Munhoz, Rosmary Correia e Campos Machado, especialmente.
Subterfugio político foi a quebra do veto consturada pelo referido deputado Campos Machado, depois vice de Alckmin e arrecadador de fundos de campanha, fazendo nascer uma lei sem valor.
Quis agradar os senhores investigadores ( alguns, né? ).
Não me engana que eu não gosto…
OS “CONTADORES DO MEU JUÍZO ” SÃO HONESTAMENTE AJUSTADOS.
Ora, policalha de lado, o que os policiais de todas as carreiras – SINDICALIZADOS E NÃO SINDICALIZADOS – devem buscar é a união da Polícia Civil, independetemente dos fantasmagóricos subterfúgios do governo, políticos, magistratura , promotores e procuradores.
E a união virá apenas com reorganização sólida e justa; acreditamos, depois de observar todos os lados , que a exigência de nível superior para candidatos a quaisquer cargos policiais civis seja inquestionável.
O PSDB tem como bandeira a modernização dos serviços públicos com investimentos na formação dos funcionários, assim não possuirá argumentos sólidos para obstaculizar a vontade geral.
