DA POLÍCIA OS LÍDERES COBRAM HONESTIDADE E APTIDÃO…MAS – SALVO POUCOS HONRADOS – LÍDERES SÃO OS ÍMPROBOS MAIS TORPES 2

É injusto cobrar eficiência se o líder não dá o exemplo

Do desembargador Sergio Coimbra Schmidt, do Tribunal de Justiça de São Paulo, sobre depoimento de servidor colhido pelo professor Herval Pina Ribeiro e reproduzido no livro “Os Operários do Direito”:

“O juiz dá o tom, é o maestro. Se ele trabalha, todo mundo trabalha. Agora, se ele fica com três mil processos e não dá um despacho, uma sentença, acabou o serviço do cartório…” Bingo! Como líder de uma equipe (e não um suserano do grupo de apoio), cabe ao juiz dar o exemplo e ditar o ritmo. Se é eficiente, dinâmico, objetivo, sua equipe corresponderá. Se não o fizer, poderá cobrar-lhe desempenho. Caso contrário…

Aliás, a regra é elementar e vale para toda e qualquer situação em que há líderes (chefes, qualquer que seja sua denominação) e liderados (subordinados), qualquer que seja seu nível hierárquico. É injusto cobrar do valoroso eficiência quando o líder não dá seu exemplo.

Podemos ver nisso uma das grandes causas da ineficiência; não do Judiciário, mas do serviço público em geral. Parece-me que, poucos anos atrás, pesquisa coordenada pela Profa. Sadek tocou nessa chaga. Vale relembrá-la.

Escrito por Fred às 13h35

frederico vasconcelos

Um Comentário

  1. a competencia do lider não é tudo. tem que haver inventivos. por que eu vou me matar fazendo um srviço no desvio de função se eu ganho dez vezes menos, não posso fazer bico e tenho que viver do meu minguado salário???
    Qual incentivo que um lider pode me dar se eu faço o serviço dele e ele só assina??
    Por que essa diferença nos salários, incluindo ALE e diárias… o que os chefes comem é mais caro e melhor por isso a diária deles é maior ??
    Local de exercício é referente ao local e não a função. No mesmo local todos tem que ganhar a mesma coisa.
    Não vejo nada a curto prazo que possa me incentivar…
    Ver os corruptos punidos até que seria uma forma se incentivo, mas já se sabe de antemão – pelos obvios motivos de sempre – que isso jamais ocorrerá.
    Resta o que?

    Sem motivação, sem incentivo, sem salário, com um monte de serviço pra fazer e outros , cambada de puxa sacos levando cafezinho pro chefe, abrindo porta das viaturas e não fazendo nada o dia inteiro…

    Quem vai começar a distribuir incentivos ?????
    Como vai fazer isso????
    Até quando vamos tem que aguentar puxa sacos ?????
    Até quando as injustiças salariais vão vigorar????

    Olha aí. O ultimo que sair apaga a luz e não esqueça de dar um jotinha pro tira lá da portaria……

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com