SERRA CRIA SUPERCORREGEDORIA ESTADUAL 3

Serra instala corregedoria contra corrupção 

AE – Agencia Estado

SÃO PAULO – O governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), instalou uma corregedoria em seu governo e a ela conferiu poderes extraordinários para rastrear e combater desvios, corrupção, improbidade e enriquecimento na administração pública. Vinculada à estrutura da Casa Civil, a Corregedoria Geral da Administração (CGA) recebeu mais atribuições, competências e alargou suas áreas de atuação. A corregedoria pode inspecionar as contas de ?qualquer pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos?.
Por meio do decreto 54.424, publicado dia 8, Serra reorganizou a CGA, criada em 1995 pelo então governador Mário Covas (morto em 2001). Agora ela é investida de autoridade para exigir do alto escalão da administração direta e indireta declarações de bens e rendimentos – rastreamento que já está em curso e abrange universo de aproximadamente 700 autoridades com prazo até 9 de setembro para entregar certidões de evolução patrimonial a partir de dezembro de 2007.
Estão enquadrados nessa obrigação presidentes, vice-presidentes e diretores das empresas de economia mista, fundações e autarquias – inclui universidades -, todos os secretários de Estado, seus secretários adjuntos, chefes de gabinete e coordenadores. A corregedoria, antes do decreto de Serra, esbarrava em restrições. Agora, tem a seu lado a polícia e, por meio dessa parceria, pode recorrer à Justiça para obter mandados de buscas e afastar o sigilo de servidores sob investigação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um Comentário

  1. Pingback: SERRA CRIA SUPERCORREGEDORIA ESTADUAL | Blogosfera Policial

  2. Uma “Análise Lógica”: – O Exmo.Governador está com este ato governamental instituindo, assumindo que o Governo e os Governantes do P.S.D.B são CORRUPTOS?
    Pois o PSDB, está “infiltrado” na Máquina Pública desde o início dos anos 90,(aliás, já estavam antes, pois o PSDB, foi criado de dissidências do PMDB.)
    Desde então o Estado foi tomado por gafanhotos vorazes…Os escândalos protagonizados nos ultimos anos por gestores públicos se deve principalmente à impunidade oferecida aos que cometem crimes, além do enfraquecimento da Instituição Policial, pois a Polícia transformou-se em Polícia de Governo, quando constitucionalmente deveria ser Polícia de Estado, tornando-a ineficaz e incompetente por “determinação maior”, ou seja: Os que comandam a polícia jamais desagradarão os políticos corruptos que lhe deram os cargos de comando.Simples assim.Caso ocorra o contrário, estariam dando um tiro no próprio pé.

    ‘De tanto ver triunfar as nulidades,
    de tanto ver prosperar a desonra,
    de tanto ver crescer a injustiça,
    de tanto ver agigantarem-se os poderes
    nas mãos dos maus,
    o homem chega a desanimar da virtude,
    A rir-se da honra,
    a ter vergonha de ser honesto’.

    Rui Barbosa

    Curtir

Os comentários estão desativados.