EM SUMARÉ
Autoridades querem criação de seccional
Cristiani Custódio – Nova Odessa
Autoridades querem criação de seccional
Cristiani Custódio – Nova Odessa
A instalação de uma delegacia seccional em Sumaré foi discutida ontem durante debate de segurança pública na Câmara novaodessense. A precariedade de recursos humanos na Polícia Civil foi determinante para que autoridades cobrassem a instalação de mais uma unidade na Região.
Atualmente, a Seccional de Americana atende cerca de 1 milhão de habitantes de nove municípios (Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré). Se criada, a nova seccional atenderia 532,1 mil pessoas de quatro cidades – Sumaré, Monte Mor, Nova Odessa e Hortolândia.
Delegado em Nova Odessa, Antônio Donizete Braga admitiu a defasagem no quadro de policiais. Apesar da atual resolução preconizar 26 funcionários, a delegacia conta atualmente com 15 pessoas. Segundo ele, apesar dos cursos de qualificação e aperfeiçoamento oferecidos aos policiais civis, a defasagem ainda é grande e atinge também outras cidades da Região. “Por outro lado, Casa Branca que tem 30 mil habitantes, é sede de Seccional e conta com batalhão, DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), cadeia, Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) e DIG (Delegacia de Investigações Gerais)”, disse.
Para o delegado, não adianta reforçar Guarda Municipal e Polícia Militar e não atualizar a Polícia Civil. “É preciso urgente fazer algo que não foi feito quando se criou o batalhão de Sumaré, que é a criação da Seccional dessa cidade. Essa é a única forma que temos de fortalecer a polícia na região”, disse.
A deputada Ana Perugini (PT) concorda com a necessidade de criação da seccional e se comprometeu, junto do deputado Chico Sardelli (PV), discutir o assunto. “Faremos uma análise porque realmente há uma discrepância grande entre uma seccional e outra”, disse. Sardelli se comprometeu a analisar o assunto. “Temos que unir forças e exigir do governo estadual medidas para melhorar a segurança pública na RMC (Região Metropolitana de Campinas)”, disse.
O assessor parlamentar do deputado Vanderlei Macris (PSDB), Benjamin Vieira de Souza, o Bill, disse que o assunto já é discutido pelo deputado. Segundo ele, Macris tratou do caso com o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Paulo Afonso Bicudo, e com o vice-governador Alberto Goldman.
Todo O Dia (26.02.09)
________________________________
Sumaré possui Delegacias além da conta; todas funcionando precariamente em virtude de total falta de aparelhamento e manutenção por parte do governo estadual.
Será, caso alguém aprove tal ideia, mais uma Seccional “de porcaria”, aliás, a serventia: tornar um Titular de município – um entre os vários que serão promovidos da 2a. para a 1a. classe- Seccional “de porcaria”.
Pois uma Seccional como essa de Casa Branca – salvo lá residirem 30.000 bandidos perigosos – é acinte.
Coisa para apadrinhar algum figurão local.
Enfim, tem muito aspirante a cacique pra pouco índio.
Ora, razoável seria propor-se o retorno daquelas cidades para a circunscrição de Campinas.
Sumaré seria mais uma Seccional de papel ; sem policiais e, especialmente, sem os serviços auxiliares de medicina forense e criminalística.
Chega da velha mentira: “primeiro a gente cria as Unidades, depois o governo é obrigado a abrir concursos”.
estamos na lama..e daqui dificilmente sairemos…com este Governador de m….tá ruim mesmooooo
CurtirCurtir
voto no Dr. Guerra para ser comissionado como Titular nessa Seccional aí!!!
CurtirCurtir
Também concordo com o amigo ai de cima, Doutor Guerra para Seccional de Sumaré!!!!!!
CurtirCurtir
Cabide de emprego para assistentes, adidos, adjuntos, assessores, agregados,aspones …
Imaginem até chegar na letra Z.
CurtirCurtir
A Polícia Civil da região de Americana está virando uma verdadeira piada. Corriqueiramente ouvimos dizer em outras bandas, longe daqui, onde ainda existem Policiais Civis, que as Delegacias da Seccional de Americana são comandadas por “Gansos”.
Não uso esse termo para menosprezar quem quer que seja, até porque muito desses “Gansos” deveriam ser policiais de verdade, pois demonstram competência e zelo pela profissão.
Mas o chacote vai ainda mais longe, quando se tem notícias de que aqui é normal Investigador trabalhar sozinho na viatura, quando existe recomendação ao contrário, ou que Escrivão cruza para área e corre pra cabecear, sendo obrigado a fazer o gol, sob pena de punição.
Quando ouvem falar do nosso horário de trabalho, onde obrigados somos a concorrer a plantões de 15 horas, com direito de apenas descansar um dia, e que ainda no dia em que estamos de plantão noturno somos obrigados a trabalhar até as 15:30 horas, se recusam a acreditar, dizendo que isso só ocorria no Egito antigo, na época dos Faraó.
Os motivos de riso vão muito mais além ainda, já que ficaram sabendo lá, chefe da Investigação e chefe de Cartório em Americana só existe no papel, e por existir só no papel, os chefes também concorrem a escala de plantão também.
Quando a administração chutou algumas cidades da Seccional de Campinas, para a Seccional de Americana, o motivo alegado foi de que Campinas era muito grande, e dividindo a área e redistribuindo as cidades seria melhor para administrar os recursos financeiros e humanos.
O estranho é que o efeito foi contrário. As Delegacias que migraram para a Seccional de Americana ficaram cada vez mais pobres e defasadas no quesito material humano. Com isso, a criminalidades nestas cidades aumentaram demasiadamente, e nada é esclarecido.
Hoje um Delegado de polícia responde pelos plantões de Hortolândia e Monte Mos ao mesmo tempo. Um Policial Civil em Hortolândia e Sumaré, além de trabalhar como louco no expediente ainda concorre a escalas de plantões, que chegam a 06 plantões ao mês.
Esse exemplo só nós faz refletir se a real idéia da criação da Seccional de Sumaré não é acabar de vez com a Polícia Civil na região de Hortolândia e Sumaré.
A Seccional de Campinas não suportou, a Seccional de Americana também não, ora, o melhor então seria criar uma Seccional com essas duas cidades falidas e que juntas morressem abraçadas.
Com certeza esse foi mais um mirabolante plano do nosso governador. Mas eu tenho um outro plano, pode não ser brilhante como esse, mas é o seguinte: Porque não abrimos concurso para a região?? Porque não criamos plantões com Equipes nestas cidades, onde o Delegado esteja presente, e que possa apreciar e deliberar as ocorrências pessoalmente, e que a parte possa sair com o seu boletim de ocorrência assinado na hora?? Porque não criamos Equipes de investigação, para que efetivamente os crimes sejam esclarecidos??? Porque não trazemos Policiais Civis de outra cidade e departamentos de São Paulo que estão apenas esquentando cadeiras em suas cidades?? Porque não …. É desisto, minhas idéias são piores que a do governador
CurtirCurtir
A verdade é que Delegado Seccional não quer brigar com a Administração porque ele está num cargo muito vantajoso, por isso é que estamos nesta merda. Falta força política pra brigar pela região de Americana, falta saco roxo para os Delegados.
Se os Delegados deixassem suas “fazendinhas” e peitassem o Seccional, se recusassem ser escravos, tudo era diferente!!!!
CurtirCurtir
Hahahahahahahaha!!!!!!!!!
Sabe como vão criar uma Seccional em Amerciana??
Eu respondo:
Cada cidade vai ter que ceder um Investigador, um Escrivão, uma viatura um Delegado.
E o pessoal da Delpol do município vai ter que arrumar outro prédio.
kakakakakakakakakakakakakakaka
kakakakakakakakakakakakakakaka
CurtirCurtir
Concordo muito com o anonimo de cima, quando fala da falência da Polícia Civil…os próprios delegados são únicos culpados dessa falência, a exceção de alguns poucos, a maioria:
-defende as ilegalidades da PM
-não reclama da falta de recursos aos superiores com medos esquisitos.
-usam da máquina de maneira implacável
-falam entre si referindo-se aos policiais como “meu funcionário”, demonstrando pagar até o salário dele
-separam-se de todas as demais classes dividindo o próprio corpo, deixando tudo pronto para um “Hitler”conquistar
-não tem coragem de fechar um plantão que funciona as duras penas da saúde de alguns policiais que se submetem a ditadura exacerbada de chefes
Enfim, há muito mais fatos que correspondem ao comportamento indicativo de “desejo de acabar consigo mesmo”. Campinas não tem policiais para fazer nada, tudo fica resumido em trabalhar escoltando presos da PM e levando drogas que a PM prende….investigar ficou para poucos, quase um punhadinho de funcionários.
O cargo investigador de polícia transformou-se em digitador e do escrivão em secretária executiva.
Delegacias transformaram-se em cartórios, chancelando e carimbando…papel e papel inútil, que não serve para nada.
BO é tudo o que uma delegacia pode oferecer…além de um amontoado de papéis anexos etc..mas onde foi parar a ação efetiva da polícia civil ?
Sumiu dos anais da Polícia Civil.
Vivemos o pior momento da história da Polícia Civil, e se os delegados não agirem em protesto agressivo, vão assistir a derrota fulminante da instituição.
CurtirCurtir
aproveitem a vinda do FLAVIO DURSO, presidente da OAB/SP em HORTOLANDIA, para reclamarem a falta de dignidade para os policial civil em HORTOLANDIA, plantões excessivos, etc…. é a hora.
CurtirCurtir
Polícia na região Seccional de Americana é feita em boa parte de bandidos. Engenheiro Coelho virou um faroeste com apoio da Polícia Militar e Civil que só querem ver a coisa ficar pior para vender serviço de segurança.
CurtirCurtir
Todos em razão!!!A polícia civil da região chegou a este patamar por conta da política retrograda de administração, de não apresentar problemas aos superiores, assim os Titulares de distrito não apresentam problemas aos Delpolmum e estes aos seccionais e estes aos diretores e estes ao DGP, tudo para evitarem de cairem de suas cadeiras. Tem municipio na regiao que no inicio de 2000 possuia um quadro X de funcionário e hoje possui X/2 , ou seja, perdeu 50 % de seus funcionários e nem a reposição houve. Nesse período tivemos aumento da criminalidade, surgimento efetivo do PCC, dentre outras, nesse mesmo período fomos administrados por um seccional e ocorreram poucas trocas nas Diretorias. POrque será?? O governo PSDB está ai há 16 anos. A quem interessa que a polícia civil não investigue? Agora vem uma idéia mirabolante, transformar cidades em Seccionais, extinguir Unidades e fundi-las a outras distritais, sob o pretexto de dar melhor atendimento a população. Será que se não tivessemos o mesmo numero de policiais do inicio da decada não dariamos conta do trabalho? Será que se tivessemos um aumento real do efetivo não atenderiamos os anseios da população e dos governantes??? Será que não teriamos indices de esclarecimentos melhores? Em qualquer empresa do mundo quando um funcionário é demitido ou se demite imediatamente abre-se um processo seletivo para admitir outro em seu lugar NA POLICIA um funcionário é demitido e sua vaga é fechada como se o trabalho que ele realizava não perdurasse. A Administração da polícia infelizmente é feita por pessoas que não sabem administrar, que tem medo de enfrentar os superiores , que se apegam em suas cadeiras e nelas preferem permanecer para serem reconhecidos como DOUTORES SECCIONAIS, mas se esquecem que podem entrar para história como responsáveis pela falencia do sistema policial civil.
CurtirCurtir