“Ciclo Completo de Polícia”: dizem que é a execução das funções judiciário-investigativa e ostensivo-preventiva pela mesma instituição policial.
No fundo, no fundo, é a Polícia Militar querendo ampliar as manias de prender, levar para o batalhão, dar umas botinadas no pobre, chamar a imprensa e, só depois, “apresentar o FLAGRANTE para o BEL. DE PLANTÃO fazer.”
Relevante informar: para a PM, e similares, todos confessam.
Para o BEL , na presença dos PMs, GMs ou ASPs, todos baixam a cabeça e dão aquele sorriso típico.
Os suspeitos quando interrogados formal e reservadamente, de regra, esclarecem os motivos da “confissão”.
Aliás, coisa que BEL DE PLANTÃO não pode fazer sob pena de escreverem “o Delegado se trancou com o preso, depois estranhamente determinou apenas a lavratura de BO”.
Outra curiosidade do ciclo completo: O PRESO SEMPRE CONVIDA OS POLICIAIS PARA REVISTAREM O SEU DOMICÍLIO.
Depois da inicial amabilidade , em autorizar o ingresso ao domicílio, se tornam violentos.
Daí a necessidade das algemas e emprego moderado de força física.
Eis todo o ciclo completo de investigação dos órgãos ostensivos, ou seja, prendo, arrebento e escrevo só aquilo que me aproveita.
Pensa, a PM, que com o ciclo completo estará “ganhando” poderes. Ledo engano, darão um belo tiro no pé, deixando aflorar a natural incompetência para registro correto dos fatos.
Não bastasse isso, o ciclo completo dar-se-á somente em relação aos crimes de menor potencial ofensivo, que na verdade tem, como pano de fundo, questões sociais, que se tenta resolver com direito penal, ante a incompetência de outros órgãos estatais.
Injúrias, ameaças, lesões leves, posse de entorpecente, etc.
O que a PC precisa fazer, além de assistir de camarote a m. que a PM irá fazer, é focar todas as forças na investigação bem feita, dispensando atenção às vítimas de crimes de autoria ignorada, e assim por diante.
TC é sinônimo de porcaria, pois que fique com a PM.
Vale lembrar, tb, que não podemos permitir que levem as partes para os plantões, para lavrar BOsta/TC/PM, sob o argumento de que não foi possível fazê-lo nas periferias da vida, com os envolvidos acalorados.
Que levem para os batalhões e apresentem aos respectivos oficiais, assim terão alguma coisa mais para fazer…
É esperar para ver.
CurtirCurtir
Esse estranho comportamento só se tornou hábito depois que os delegados de polícia passaram a sistematicamente arriar as calças para qualquer sargento que falasse mais grosso.
Nos tempos de antanho presenciei algumas prisões em flagrante de policiais militares que ousassem agir dessa forma, ou afrontar a Autoridade Policial, como hoje é comum.
CONTINUEM ABRINDO AS PERNAS CADA VEZ MAIS, ao invés de CUMPRIR COM AS SUAS OBRIGAÇÕES E APLICAR A LEI…
CurtirCurtir
O Dr Guerra fez o melhor resumo do assunto que eu já tenha lido na net.`Parabéns!
CurtirCurtir
Eu queria saber sobre o P2 da PM, serviço este que é normal aqui no interior, não fazem o serviço que é sua competencia ou seja, cuidar dos policiais militares.
Aqui na região de Sumaré/Americana/Hortolândia, os coxinhas do P2 (SERVIÇO QUE NÃO EXISTE LEGALMENTE), vao ate o local da ocorrencia pegam o mala batem nele e depois chamam um viatura para apresentar no DP, que sempre é do tático (MAIS CONHECIDOS COMO BILY DE KID), porque os policiais do RPM não pegam sabem da cagada que pode gerar, mesmo proque quem apresenta essas ocorrencias, nunca viram nada so o P2 que viu. No DP montão uma historinha que todo mundo ja sabe e o escriba é obrigado a passar para o BEL para lavrar o flagrante. Agora porque eles nuncam apresentam a ocorrência, é claro o serviço P2 não existe é por isso.
QUERO VER QUANDO UM DELPOL VAI TER C….. PARA COLOCAR NO PAPEL O SERVIÇO ILEGAL DOS COXINHAS DO P2.
SEI QUE OS PROMOTORES E JUIZES NÃO TOMAM PROVIDENCIAS PORQUE NENHUM DELPOL COLOCA NO PAPEL, ATE QUANDO ESSA ILEGALIDADE VAI DURAR?
CurtirCurtir
Ocorreu um fato, certa vez…
Estavamos na rua de vtr, da pc, claro, e nos deparamos com uma agressão de um homem a uma mulher, ja estava em vigor a lei Maria da Penha.
Pois bem , paramos a vtr, abordamos o agresor e a mulher e os levamos ao DP de área, pois a mesma se prontificou em dar “queixa” do marido violento.
Chegamos ao DP e fomos falar com a Dra, de plantão.
Narramos o fato e ela nos chamou de canto, e acabou com nós, falando que não deveríamos fazer isso, ficar levando serviço pra ela fazer , um fato simples deveria ter sido resolvido na rua.
Calmamente, meu parceiro disse a DRa. se a senhora quer prevaricar, vá em frente, mas eu não, se amanhã ou depois esse cara mata essa vítima o sangue dela e o PAD estará em suas mãos.
E a DRa acabou fazendo o BO mas ficou no veneno com nós.
Mas sabe o que mais doeu ?
Quando chegou a VTR da PM com dois suspeitos para averiguação a DRa arreganhou um sorriso pro milicos…
Me senti como aquele filho que tem o pai que trata bem todos os amigos e maltrata os filhos….
CurtirCurtir
Em uma certa Seccional do Deinter 5 um Delegado colocou um P2 no papel por usurpação, sabe no que deu ?
Nada.
Ligavam de madrugada na casa do Dr e o ameaçavam de morte, faziam terror.
Acho que deveria ter levado em frente esse BO mas ele estava sozinho e sem respaldo, ai já era.
CurtirCurtir
Senhoras e Senhores Policiais,
Sou Delegado de Polícia e estou aqui anonimamente, tanto pelo nick quanto pelos IPs, ( inclusive o reverso), em razão de estar realizando monitoração deste e de outros Blog’s, e aproveito a minha experiência e conhecimento do tempo em que fazia parte da Polícia Civil de São Paulo, para manifestar a minha opinião sobre a carreira de Delegado de Polícia.
O maior problema dos Delegados de Polícia é a falta de visão jurídica quanto ao seu papel na investigação policial e na persecução penal preparatória, onde se colidem de frente com o Ministério Público, dono da ação penal.
A carreira – com raras exceções – é implicitamente burocrática e encontra-se deslocada de suas originárias funções, posto que inserida no quadro de funções do Poder Executivo quando encontraria melhor guarida no Poder Judiciário.
Avizinha-se forçosa reforma global do Processo Penal Brasileiro, que é engessado, moroso e extremamente cartorário em confronto com o crime que grassa e impera em nosso sofrido pais.
O Chefe de Polícia, imagem clássica do Delegado, sentado em sua mesa, fumando charutos e blasfemando improprérios em direção de seus subordinadois é figura arquétipa ridicularizada em programas e novelas da televisão.
Obsoleto e extremamente oneroso à Administração Pública, assim como TODO o atual sistema organizacional da Polícia Civil.
Ou os Delegados se conscientizem que necessitam apresentar alternativas ÚTEIS à persecução penal como um todo, ( e não apenas de olho no próprio umbigo…) ou serão cargos em extinção.
É necessário evoluir e adaptar. Não mantendo um entrave hierárquico na atuação da Polícia Judiciária, perpetuando a rivalidade com os Promotores de Justiça e almejando inalcançável hegemonia funcional com os Juízes do Poder Judiciário; mas sim mostrarem-se simplesmente úteis e imprescindíveis !
O Ministério Público, ainda que cobiçe o controle total dos organismos policiais, deseja apenas as benesses e suas soluções e não os problemas inerentes a tal. Sabidamente, nenhum de seus membros sujeitar-se-ia a cumprir escalas de plantão em delegacias ermas e distantes. Querem isso sim, escolherem quais as ocorrências que lhe interessem acompanhar ou mesmo presidir, atuando como grupo de elite, algo sem dúvida tremendamente arbitrário, antipático e, sobretudo, ilegal.
Engraçado ou melhor, trágico que nenhuma Associação ou Sindicato Policial denuncie isso e promova questionamente formal e legal nos vários casos em concreto que pululam por aí…
A polícia civil é tremendamente arcaica e plenamente ineficiente. E lamentavelmente, não faz como a Polícia Militar, também igualmente arcaica e parcialmente ineficiente que, no entanto, faz o seu marketing de forma orquestrada e enganosa, convencendo políticos e grandes setores da sociedade da sua “eficiência” e imprescindibilidade. O que é uma grande falácia!
Polícia – já foi várias vezes escrito – tem que ser UMA SÓ ESTRUTURA. Uma só ORGANIZAÇÃO. Um só corpo policial, ( obviamente com seus setores uniformizados e paisanos…), com uma só hierarquia e uma só direção geral.
Não consigo crer como ainda se engana a população de todo um país, ao se constatar a plena dicotomia entre as polícias civis e militares! É um enormidade de desperdício de dinheiro público que escorre pelo esgoto ou para algumas ratazanas do erário…
Daí, restam aos delegados de polícia, duas opções:
1) Valorizar a função investigativa policial como reais chefes (juízes) da instrução criminal ( embate direto com o Ministério Público)
2) Sucumbência funcional de suas atribuições primordiais à organismos externos da Polícia Judiciária, ( é o que ocorre agora…), até a sua extinção ou absorção pelo Ministério Público ou até mesmo pela Polícia Militar (!) que para continuar mantendo seu feudo, aceitaria engolir tais sapos…
E não se entusiasmem as demais carreiras policiais civis com tais alternativas à extinção dos Delegados de Polícia. Lembrem-se que são e permanecerão agentes auxiliares desta ou daquela denominação que por ventura chefie a instituição. Se acham que estão em péssima situação atual; se a classe dos Delegados se extinguir por omissão dos mesmos, a situação das demais carreiras será totalmente obscura no futuro…
Extinção ou adaptação. Não existem outras alternativas.
CurtirCurtir
“Sou Delegado de Polícia … em razão de estar realizando monitoração deste e de outros Blog’s,..”
PERGUNTA: COM OU SEM ORDEM JUDICIAL .
CurtirCurtir
MONITOREM A VONTADE. E DAÍ? ENFIEM A MONITORAÇÃO NO RABO SEUS ARROMBADOS DA CORREGEDORIA, DA P2, DO GOVERNO DA PQP!!! NÃO TEMOS MEDO DE SAIR PRA RUA COM ARMAS OBSOLETAS, VAMOS TER MEDO DE ESCREVER EM BLOG?? É SÓ O QUE FALTAVA. TEM HOME AQUI OU BOSTAS?
CurtirCurtir
O delegado aí de cima por mais que tente jamais conseguirá se livrar da sina que persegue a classe, a crise de identidade e de autoridade pelas quais passam tais policiais. Vem, entra em um site mantido por um Delegado de Polícia que aceita as opniões, a ponto de postá-las e esse “Alhures” diz que monitora o site e outros. Típico papel de um Delegado incompetente, pois se fosse indivíduo dotado de capacidade não se submeteria a tal mister, combater policiais que expõem as própria feridas. Bom, será que é mesmo Delegado?
CurtirCurtir
BEM SE PERCEBE QUE É DELEGADO… NÃO SABE NEM INVESTIGAR. SE REALMENTE ESTÁ MONITORANDO, O BOM INVESTIGADOR NÃO IRIA FICAR CANTANDO DE MANÉ…
CurtirCurtir
Dá uma monitorada na cidade onde vc trabalha…….vai encontrar vários MONITORES de caça níquel…faça algo de útil para a sociedade….melhor…seja POLÍCIA…..
CurtirCurtir
Vejamos… Ele é Delegado de Polícia. Mas se reporta ao tempo em que “fazia parte da Polícia Civil de São Paulo”.
Deu prá entender ???????
De qualquer forma, espero que se for real o monitoramento dos blogs, ele leve as discussões aqui travadas exatamente da forma como são travadas. Quem sabe assim alguém perceba que o PSDB decretou o fim da Polícia Civil do Estado de São Paulo… Que a Polícia Judiciária deixou de existir… Que os que sabem trabalhar – e são muitos – perderam totalmente o tesão… que os honestos estão absolutamente desmotivados…enfim…ESPERO QUE CUMPRA FIELMENTE SUA MISSÃO, se é que ela existe.
Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia
DAS/DEIC
CurtirCurtir
Mas o mais interessante é que suas considerações são muito bem embasadas e atuais, e retratam muito fielmente a situação atual. Não fosse um prólogo desnecessário, creio que todos estariam aplaudindo.
Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia
DAS/DEIC
CurtirCurtir
Talvez fosse interessante, para o bom desenvolvimento do debate, saber que ALHURES significa EM OUTRO LUGAR…
CurtirCurtir
Concordamos em gênero, número e grau com o InvestPol Lapa quando diz que as considerações são muito bem embasadas e atuais.
As considerações que colocam a PM em melhor situação que a Pol Civil são destaque no vetusto texto, além de realistas.
Nossos aplausos, mesmo com prólogo desnecessário(sic).
CurtirCurtir
Ele deve ser da ABIN, ABINSURDA.
CurtirCurtir
Ciclo completo ocorre a cada 28 dias durante boa parte da vida da porção feminina do planeta.
CurtirCurtir
Faço votos que consigam a realização de tal ciclo completo, e que sejam recepcionados, ao vivo e a cores, nos foruns, por promotores de justiça e magistrados.Que tudo seja decidido.
Só falta combinar com o MP e Magistratura, já que a lei da prisão temporária prevê a existência de plantão, em todas as comarcas, para a apreciação de pedidos de tal modalidade de prisão cautelar,e nunca foram implementados. Em algumas comarcas maiores, o “desgastante plantão” dos promotores e juízes funciona aos sábados e domingos, das 09:00 horas às 13:00 horas.
Detalhe: muitos não são pontuais.
CurtirCurtir
o ciclo da perversidade dos coxinhas esta fora de controle, alias como diz um amigo tira… saBe qual a diferenca da PC para os coxinhas? a PC decide e os coxinhas obedecem…hehehehe…fui
CurtirCurtir
COLEGAS,
FRANCAMENTE, NÃO ENTENDI O MOTIVO DO ATAQUE, A POSTAGEM DO DELPOL ALHURES!
ELE TEM TODA A RAZÃO! TUDO O QUE DISSE É A MAIS PURA VERDADE!
PELO QUE ENTENDI, ELE TENTOU, NO INÍCIO DA POSTAGEM, NOS ALERTAR PARA O FATO DE ESTAREM MONITORANDO OS BLOGS! SABEMOS QUE É VERDADE! OS LAMBE BOTAS DO GOVERNADOR, DEVEM MORRER DE ÓDIO, POR NÃO CONSEGUIREM MANTER O FLIT FORA DO AR!
ACREDITO, TB, QUE ELE FOI DELPOL DE SÃO PAULO E HJ, É DELPOL EM OUTRO ESTADO OU NA FEDERAL! É INTELIGENTE, PRESTOU CONCURSO, ONDE PAGAM MELHOR! DAI O DELPÓL “ALHURES”! QUAL O PROBLEMA?
DE QQ FORMA, NADA DISSO INPORTA! O QUE IMPORTA É QUE, ELE ESTÁ COBERTO DE RAZÃO! SOMOS, DE FATO, UMA CLASSE EM EXTINÇÃO! MERECIDAMENTE, DIGA-SE DE PASSAGEM, POIS SOMOS CHEFIADOS, POR UM BANDO DE BURROS!!! QUE NEM SÃO DE CARGA! JÁ QUE, A MAIORIA DELES, NÃO FAZ NADA!
AINDA HOJE, TIVE O DESPRAZER DE OUVIR “AUTORIDADES” CONVERSANDO E SE RINDO DO FATO DOS PLANTÕES JUDICIÁRIOS ESTAREM, FREQUENTEMENTE, RELAXANDO OU CONCEDENDO LIBERDADE PROVISÓRIA, AOS PRESOS PEGOS EM FLAGRANTE, PELA PM!
COMO PODEM, OS IDIOTAS, ACHAREM ENGRAÇADO? SE, QUEM LAVRA E ASSINA OS FLAGRANTES SÃO DELEGADOS DE POLÍCIA?
QUEM CORROBORA E ASSINA EMBAIXO DE CAGADA, O QUE É?
INTELIGENTE?
NO DIA EM QUE OS DELEGADOS, DEIXAREM DE SER ESSE BANDO DE PAUS-MANDADOS E CAGÕES! QUE DEIXAREM DE TREMER DE MEDO, PARA QQ UM (PMS, ADVOGADOS, MPS, SEGURANÇAS DE SHOPINGS E ETC, ETC, ETC) QUE BATA O PÉ, FORÇANDO O REGISTRO DE OCORRÊNCIAS OU FLAGRANTES… AI, SIM! QUEM SABE! TEREMOS UMA CHANCE DE SOBREVIDA! DO JEITO QUE A COISA VAI…
UM CONSELHO AOS COLEGAS, PELO MENOS AOS MAIS JOVENS!
TRATEM DE PROCURAR OUTRO EMPREGO! PORQUE, ESSE BARCO, TÁ FAZENDO ÁGUA, MUITA ÁGUA!
PUXA! TÔ NO CLIMA DE QUARTA DE CINZAS! TÔ ME SENTINDO UMA FULIGEM! E O PIOR, É QUE NEM DÁ MAIS PRÁ PROCURAR OUTRO EMPREGO, A ESSAS ALTURAS DO CAMPEONATO!
SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
VOCÊS SÃO MUITO BONS MESMO. ANO PASSADO, DETONARAM POLICIAIS DE MOGI DAS CRUZES. LANÇARAM DIVERSAS INJÚRIAS E CALÚNIAS CONTRA ELES. NADA FOI PROVADO ATÉ A PRESENTE DATA E SABEM O QUE VAI ACONTECER ? SERÃO ABSOLVIDOS. É ISSO AÍ MESMO. 90% DELES SÃO INOCENTES E VOCÊS JOGARAM SEUS NOMES NO CESTO DE LIXO. ACHAM QUE O JUIZ DE DIREITO QUE VETOU O BLOG DO SENHOR ROBERTO C. GUERRA ESTÁ ERRADO. VOCÊS SÃO UNS ARBITRÁRIOS, MENTIROSOS, CALUNIADORES. É CLARO QUE MERECEM PUNIÇÃO.
CurtirCurtir
QUEM AQUI ESCREVE NÃO SABE O QUE FALA. É FRUSTRADO E NOCIVO À INSTITUIÇÃO POLICIAL CIVIL. FALA SEM PROVA. LANÇA MERAS CONJECTURAS E QUANDO NÃO, CRIMES CONTRA A HONRA. NISSO VOCÊ(S) É (SÃO) ESPECIALISTA(S). QUERO VER VOCÊ NA FRENTE DO JUIZ DE DIREITO FAZER TAIS AFIRMAÇÕES SEM TER COMO PROVÁ-LAS.
CurtirCurtir
OLHA OS LAMBE BOTAS AIIIIIIIIIIIIII GEEEEEEEEEEEENTE!
EM CLIMA DE CARNAVAL!
HEHEHE!!!
VAMOS DAR BENEFICIÁ-LO COM NOSSO GELO!!!
CurtirCurtir
DR GUERRA,
JÁ QUE O SENHOR E O PHA JÁ SÃO “PRATICAMENTE” SÓCIOS E JÁ ACERTARAM AS “LUVAS”…
PERMITAM-ME:
Ministro do Supremo impede a eleição de Obama
25/fevereiro/2009 19:34
Na foto, o Ministro Mello quando avançava para impedir o progresso
O Ministro (?) Marco Aurélio de Mello do Supremo Tribunal Federal presidia o Tribunal Superior Eleitoral e tentou com vários expedientes impedir a eleição e a posse do presidente Lula.
Ao proclamar o resultado, cometeu o ato falho e disse que, àquela altura, Geraldo Alckmin já não teria votos para se eleger presidente.
Ou seja, ele não anunciou o vencedor, mas o perdedor.
Agora, ele tenta proibir o Governo Obama.
Como se sabe, Obama se elegeu, em boa parte, por causa do trabalho na internet para divulgar informações e arrecadar dinheiro.
Ele é o primeiro presidente de fato da internet.
Mello quer proibir esse fenômeno na internet brasileira.
Por que, amigo navegante ?
Porque Mello quer conter a propaganda política nos meios convencionais: o horário eleitoral gratuito e o PiG.
Assim ele facilita a eleição de um conservador, um Geraldo Alckmin, de quem ele seria Ministro da Justiça.
Mello não erra: ele está sempre na vanguarda do atraso, como diria o Fernando Lyra.
Um dinossauro.
Foi ele quem, nos últimos tempos, se notabilizou por impedir que brancos e ricos (e de olhos azuis, como Daniel Dantas) sejam presos com algemas.
Ele é como o Dr Alberto Zacharias Toron: algema nem em pobre, preto ou p …
Veja, amigo navegante o que a Conversa Afiada recebeu:
Campanha em blogs está proibida, diz Marco Aurélio
25/02/2009 – 07:20 – Congresso em Foco
Os pré-candidatos a presidente da República correm o risco de ferir a legislação quando permitem a propaganda eleitoral antecipada em blogs mantidos por terceiros. Na opinião do ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a publicidade relacionada à disputa de 2010 está proibida. Não importa se os blogs de divulgação das candidaturas não sejam oficiais, feitos por eleitores ou simpatizantes.
De acordo com Marco Aurélio, o impedimento desse tipo de propaganda se torna necessário porque “ficaria muito fácil” para os candidatos argumentarem à Justiça Eleitoral que uma terceira pessoa estaria fazendo sua campanha de forma antecipada. “O ato do terceiro repercute na caminhada dele”, afirmou Marco Aurélio ao Congresso em Foco.
Leia a reportagem completa no Congresso em Foco.
E VIVA A DEMOCRATURA!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
“SERVIMOS PARA TUDO, MAS NÃO VALEMOS NADA”
GOSTARIA DE VER ALGUÉM QUESTIONAR ISSO.
DEPOIS DA REUNIÃO DO DGP, UMA PESSOA QUE MESMO COM O PIOR DAS HIPOTESES NÃO DEVERIA TER AGIDO COM TANTA APATIA, FALTOU JOGAR A TOALHA, DGP É PARA ISSO.
ISSO ME ANIMA, POIS VEJO CLARAMENTE O QUE O GOVERNO PSDB QUER, VOU LUTAR CONTRA ELE, SOU UM POLICIAL, MEU VOTO E DE MEUS FAMILIARES JÁ PERDEU, E VAI PERDER MAIS, TEM MEIA DUZIA QUE AINDA ACREDITAM NO MEU TRABALHO.
O COLEGA DELEGADO ACIMA TEM TODA RAZÃO E COMO A ANJO 13 EU O DEFENDO, ESTAMOS NA B(*), MAS POR PIOR QUE ISSO POSSAR SER DA BOSTA SÓ PODEREMOS SAIR, PORTANDO ESTAREMOS NO MINIMO NO MESMO LUGAR.
VAMOS ACABAR COM ESSE PARTIDO QUE QUER O PODER PELA FORÇA, QUE NÃO ACEITA DIALOGAR, PREPOTENTE E VINGATIVO.
NÓS E O POVO PAULISTA NÃO MERECEMOS ESSE DESCASO, NÃO MERECEMOS A MAQUIAÇÃO QUE SE FAZ, EM DECORRENCIA DA PERMANENCIA NO PODER.
VAMOS LUTAR, ELES NÃO IRÃO AGUENTAR OUTRA GREVE.
TEMOS MOTIVOS PARA ISSO AINDA EXISTEM PROMESSAS EM ABERTO E A LUTAR PARA MELHORAS NA POLICIA AINDA TEM QUE ACONTECER.
“JOGAR A TOALHA É SER CONIVENTE COM ESSA B(*)”
CurtirCurtir
Eu queria saber porque a P.,C. de S.P. não aproveita os P2 da PM, serviço este que é normal aqui no jardim chove balas…aliás agora vem até o canil (que cachorrada)…pelo menos eu tenho o autografo do BILY DE KID, tem até dedicatória…leia na integra…Ao colega envestigador ligeirinho, conte cum nóis pra calquer pobrema…é vivendo e aprendendo…nova horto grafia
CurtirCurtir
Eu não é anonimu…disculpi, fui um ingano…eu sou um cuase p um e meio, quase dois…Investigarista de polícia, ex investigador de pelúcia e futuro investigador de pelica…distintivo 6125… Eu queria saber porque a P.,C. de S.P. não aproveita os P2 da PM, serviço este que é normal aqui no jardim chove balas…aliás agora vem até o canil (que cachorrada)…pelo menos eu tenho o autografo do BILY DE KID, tem até dedicatória…leia na integra…Ao colega envestigador ligeirinho, conte cum nóis pra calquer pobrema…é vivendo e aprendendo…nova horto grafia
CurtirCurtir
em tempo …Aqui no Jardim Chove Balas tem o doutor bél…ele também gosta de se trancar na sala com o preso, para desespero dos pms…Aliás o doutor bél é igual a cidade de retorno…tem placa pra todo quanto que é lado…RETORNO, á cinco kilometros, próxima entrada RETORNO…Mas eu nunca fui nessa cidade…Esta tal de retorno…Pelo menos aqui eu conheci o delegado Bél.
CurtirCurtir
No “site” da Polícia Civil, há interessante reportagem sobre distinta Autoridade de progressista município da grande São Paulo.
Para quem é do ramo e, portanto, está acostumado a ler entrelinhas e enxergar até o invisível, um detalhe NÃO PODE passar despercebido: A bandeira do Brasil, atrás da mesa do coleg…, digo, do referido senhor, está de cabeça para baixo.
Mais apropriado, impossível! Como sempre repetia o velho Dr. Coriolano Cobra: “Uma imagem vale mais que que mil palavras…”
CurtirCurtir
Ciclo completo de polícia a cargo da Polícia MILITAR é retrocesso que nem durante a Ditadura se cogitava com tanta força.
Nos anos 70, o boato que corria era o de que haveria unificação e “todo mundo ia ter que usar farda”. Boataria.
Nem no tempo dos MILITARES, a meganha angariou tamanha força, até porque era mais “tutelada”, controlada pela Inspetoria do Exército. Hoje, é incontrolável…
Polícia é atividade civil. MILITAR é para guerra, jamais para combater crimes.
Aliás, quem conheceu a Polícia Civil antes e de pois de 1964, sabe bem que milico entende tanto de atividade policial quanto o Serra entende de governar bem. Nada.
Os milicos DESTRUÍRAM a Instituição, desviando-a para todas as finalidades erradas possíveis. Criaram a PM e deram a ela Quartéis-Generais nos quais nem o Presidente da República ingressa sem ser barrado e deram, para a Polícia Civil, delegacias caindo aos pedaços, com carceragem abarrotadas de presos.
Poucos falam, mas que as novas gerações saibam que foi no tempo dos MILITARES que a Polícia Civil começou a receber, PROVISORIAMENTE, os presos da Justiça.
Isto sem falar nas perseguições internas, onde quem não era alinhado, era taxado de comunista, atentador contra a Segurança Nacional e outras babaquices. Robotizaram a Autoridade Policial e abastardaram seus Agentes.
Os MILITARES, no Brasil, não tem autoridade moral para “reivindicar” coisa alguma. São devedores da socidade, face às imbecilidades que cometeram quando tiveram o poder total nas mãos.
Precisamos, na verdade, de um outro Ruy Barbosa com sua campanha civilista. O dramático é saber que o velho Ruy morreu em 1923, e, até hoje, seu ideal não foi alcançado.
Basta de coturnos. Que a população CIVIL seja servida por Policiais igualmente CIVIS. Aliás, como bem ponderou um Magistrado em sua decisão: A expressão Polícia Militar é uma contradição e a expressão Polícia Civil é uma redundância.
CurtirCurtir
Caros colegas,
Quanto a questão de monitoramento …rastreamento …etc …. não me preocupo muito …. mesmo porque o que estamos aqui tratando são debates de idéias e discussões sobre assuntos diversos …. que inclusive é a realidade da maioria das Unidades Policias Civis e Militares.
Não se preocupem com questões de IP …. IP Reverso e coisas que o valha ….
Se preocupem em não atribuir fato a pessoas nominalmente … acho que isso é o pior ….. mas comentários e debates de idéias isso é legítimo e possível ….
QUANTO a questão do colega ROGERIO AUGUSTO…
a questão que envolve a o dito P2 da PM é muito interessante…. pois nointerior é de conhecimento de muitos que o P2 faz o “trampo” e realmente “joga” para os coxinhas de plantão apresentarem …..
Isso fica engraçado, a hora que o indiciado é perguntado pelo JUIZ se ele conhece os seis algozes presentes na audiência…. e a resposta cpm certeza será “NÃO”….
É lógico .. porque não foram eles ” os coxinha da RP” que atuoui na ocorrência … eles somente apresentaram …
Não pensem que a voz do “bandido” sempre “não tem razão” .. os coxinhas que se enganam ….
Muitas das vezes as “estórias” ficam esquisitas ….
com certeza …. se o depoimento dos “coxinhas” for mai contundente e esmiuçado ao máximo … com certeza eles se enrolarão ….
Isso não é difícil de acontecer ….
É ENGRAÇADO ver os “coxinhas” se enrolarem e “engasgarem” na hora das perguntas …..
ESTICA A LINGUA DELES …..
MENTIRA TEM PERNA CURTA ….
A VERDADE COM CERTEZA APARECE ….
Mas concluindo, concordo que falta um pouco de “saco roxo” par algumas autoridades colocarem esses “coxinhas sem fardas ” (P2) nos seus devidos lougares…
P2 é um nada … não existe … não tem nenhuma justificativa eles fazerem investigação de civil …
Comecem a matricular placas de veículos … nomes de P2 nas ocorrências, que a coisa fica preta para eles e assim eles criam vergonha na cara e parem com essas comédias …..
Cada macaco em seu galho….
CurtirCurtir
QUEM NÃO ESTIVER SATISFEITO QUE VÁ PARA OUTRAS BANDAS. VÁ PRESTAR OUTROS CONCURSOS QUE REPUTAM DE MELHOR STATUS. FICAR CRITICANDO DELEGADOS E QUE TAIS, OBJETIVANDO DESTRUIR A IMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA, PORQUE NÃO ESTÃO EM POSIÇÃO DE CHEFIA É PURA INVEJA E DEMONSTRAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA. VÃO PARA OUTRO ESTADO OU OUTRAS POLÍCIAS, HÁ MUITAS NO BRASIL. HÁ OUTRAS CARREIRAS TAMBÉM. PORÉM, SE O SUJEITO NÃO TEM CONDIÇÃO DE INGRESSAR EM CARREIRA CUJO INGRESSO SEJA MAIS DIFÍCIL DO QUE A DE INVESTIPOL OU DE ESCRIPOL, ENTÃO QUE SE CONTENTE COM EMPREGO NÃO PÚBLICO. AÍ VAI VER O QUE É TRABALHAR REALMENTE. TEM GENTE AQUI QUE NÃO TEM NOÇÃO DO QUE É TRABALHAR REALMENTE.
CurtirCurtir
QUANDO ENTRARAM NA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO, TODOS SABIAM O QUE VIRIA PELA FRENTE. AGORA NÃO ADIANTA FICAR SE LAMENTANDO. AS PESSOAS TEM DE BUSCAR MELHORIAS EM SUAS VIDAS E NÃO SIMPLESMENTE LAMÚRIAS. ALIÁS PARA SE LAMURIAR HÁ EM JERUSALÉM, SE NÃO SABEM, O MILENAR MURO DAS LAMENTAÇÕES. GUARDEM UMA GRANINHA DAS MAQUININHAS E VÃO PARA LÁ.
CurtirCurtir
PODE SER GRANINHA DA PROSTITUIÇÃO, DAS DROGAS, DO BICHO, DO DESVIO DE CARGA, DOS ACHAQUES DO DIA-A-DIA QUE A TIRAGEM GOSTA E SABE MUITO BEM FAZER.
CurtirCurtir
qualé mané, tá revoltado porque não passou no concurso, ou então é delegado calça branca, ou coxinha quem sabe, resposta A,B ou C
CurtirCurtir
AAAAAAAAAAAAAAAAAAA
CurtirCurtir
DESCULPEM, ANONIMOS – USEM O 181 QUE É MELHOR, QUEM QUER FALAR SÉRIO DEVE SE IDENTIFICAR. O ANONIMATO É SINAL DE MEDO OU COVARDIA.
CurtirCurtir
Esta aviso se dirige aos Policiais Militares de Plantão
, principalmente os Oficiais frouxos que vivem parasitando dentro dos quartéis, conspirando contra GMS e Policiais Civis! as custas dos soldados, aliás estes que só servem de massa de manobra para àqueles devido ao seu notável baixíssimo nível cultural e intelectual
Quem são vocês para dar aula de segurança pública???
Vocês sequer cumprem a sua função constitucional de Polícia ostensiva!!!
Leia-se
POLÍCIA DE RUA! REPITO, POLÍCIA DE RUA!
Para dar aula de segurança Pub.
Primeiro vocês devem: CALMA vou ensinar passo a passo!
1. parar de fugir DESESPERAMENTE de sua função de polícia OSTENSIVA !!
Como ?
1.1- deixem de ser vigias de escolas públicas!
1.2- Deixem de ser vigias de trânsito!
1.3-deixem de ser vigias de prédio público
1.4-deixem de ser vigias de si mesmos de dentro dos quartéis!
1.5- deixem de ser vigias de porta de hospital e posto de saúde Público!
1.6-deixem de ser leão de chácara de tribunais de órgãos judiciários!
1.7-e principalmente deixem de fazer segurança privada( milícia)( normalmente para comerciantes, e bicheiros) quando estão em serviço, deixando o cidadão comum refém da cínico disk 190, que sempre alega que vcs vão demorar porque estão em “ocorrências”!!!
1.8-Aos oficias: parem de vender serviço ou empresa de segurança privada! a WEB está cheias de denuncias destes casos!!
Por exemplo:http://www.portalaz.com.br/noticia/direto_da_redacao/131288_coronel_confirma_operacao_da_pf_em_empresa_de_seguranca.html
http://www.viaseg.com.br/noticia/106-alto_escalao_policial_invade_mercado_da_vigilancia.html
aliás esses dois últimos pontos, crimes flagrantes!!Cadeia nesses meliantes!
Você internauta, pense bem, puxe pela memória!
você já percebeu que as viaturas das PMS “adoram” estacionar diante, ou nas proximidades de comércios,postos de combustíveis, empresas privadas em geral, e pasmem, até em casa de jogo do bicho!
Então é disso que estou falando!
É pura segurança privada! enquanto isso o cidadão vive a mercê dos banditismo e da bos…do eterno 190!
Então minha gente a máscara da PM está caindo não é?!
Mas tem mais!
A PM tá desesperada porque o avanço das Guardas Municipais no Brasil todo é inevitável, devido a justa total aprovação da população!
Esse desespero dos PMS é notável ao se Pesquisar na WEB os infidávéis casos de pura perseguição sistemática aos pobres e nobres trabalhadores das GMS.
Enfim, vocês estão desesperados por poder !!!por ganância!!!e jamais admitiriam!!!
Por outro Lado, mas dentro de tese:
Deixem de ser militares! o Brasil é o único país do mundo em que existe polícia militar!!!
Isso é sinônimo de absoluto atraso e ineficiência !!
Todo país, para alcabnçar a segurança de primeiro mundo, teve de deixar o MILITARISMO a séculos!! isso não sou eu que tou dizendo, É FATO! pesquisem e confirmem o que digo Senhores internautas!!!
Enfim Srs Pms do Brasil!!
Esses são os reais motivos para a FORJADA TESE CORPORATIVISTA DO “CICLO COMPLETO”
Primeiramente, deixem de ser covardes e preguiçosos façam ” a “metade do cliclo”, que lhes competem que é o POLICIAMENTO OSTENSIVO”
Desintoxiquem, se puderem, a imundice que tem no quintal de vocês!
que cinismo é esse ????
Vocês não cumprem, por ABSOLUTA opção E INTERESSES ESCUSOS , a parte do “ciclo” que lhes competem, e juram que vão abafar NA OUTRA PARTE!!!
FALA SÉRIO!!!
hoje a Polícia Civil não consegue dar conta de todo serviço, justamente, porque vocês não inibem a criminalidade fazendo sua função constitucional que é o Policiamento ostensivo!
Portanto longe de vocês serem a solução,
são na realidade, uma das principais causas do problema!!!
Então é isso!!!
O internauta não é bobo não!!!
Eles certamente vão investigar e perceber, que vocês PMS com a tese clico completo defendem tão somente interesses corporativistas do retrogrado mmilitarismo,contra a sociedade, e nada mais!!!
CHEGA DE GOLPE MILITAR!!!
GUARDA MUNICIPAIS JÁ (PEC-534)
PEC 184 JÁ( POLICIA JUDICIARIA INDEPENDENTE! !
VAMOS DÁ UMA LIÇÃO DE DEMOCRACIA NESSES USURPADORES, RESQUÍCIOS DO REGIME MILITAR!
CurtirCurtir
Será que faz parte do ciclo este trem da alegria de oficiais da PM a uma empresa do RJ??? que faz esta empresa para receber esta comitiva de oficiais da PM??
Leiam abaixo a relação publicada hj (23/04) no DO, Executivo I caderno 2
Considerando Designado:
nos termos do § 3º do artigo 5º da LC.689/92, alterado pela
LC.1045/08, atendendo ao solicitado pelo Comandante Geral,
o afastamento dos Oficiais para o local abaixo relacionado,
em razão de terem sido designados em 09/04/10, sem prejuízo
dos seus vencimentos e das demais vantagens de seus postos,
participarem da visita à Empresa Condor S/A:
NOVA IGUAÇU – RJ
Cap PM 930347-2 Luiz Fernando Alves, RG 21.924.367-0; 1º
Ten PM 950772-8 Vinícius Frabetti, RG 8.343.674-1; 1º Ten PM
972330-7 Gustavo Packer Mercadante, RG 26.473.441-5; 1º Ten
PM 980895-7 Eduardo Mosna Xavier, RG 28.385.894-1; 1° Ten
PM 990078-A Willian Cloudes Galhardo, RG 27.861.907-1; 1º
Ten PM 930437-1 Alexandre Pereira Antonelli, RG 24.324.937-8;
1º Ten PM 972306-4 Marcus Vinícius Quitshal, RG 22.089.226-X;
1º Ten PM 980914-7 Gustavo Cardoso Xavier, RG 28.987.185-
2; 1º Ten PM 100329-1 Adilson Naresi Rodrigues Caraça,
RG 25.196.312-3; 1º Ten PM 100304-6 Leonardo Casabona
Martins Ferreira, RG 33.494.645-1; 1º Ten PM 104566-A Luis
Gabriel Matheus de Souza, RG 33.307.564-X; 1º Ten PM
104575-0 André da Silva Rosa, RG 27.920.607-0; 1º Ten PM
108468-2 Fernando de Medeiros Vasconcelos, RG 37.714.891-
X; 1º Ten PM 112758-6 Paulo Matheus dos Santos Dias, RG
32.483.513-9; 2º Ten PM 112763-2 Rafael de Olivira Pinto
Pavani, RG 33.334.693-2; 2º Ten PM 970624-A Kléber Felipe, RG
26.328.769-5; 2º Ten PM 112767-5 Bruno Penachio de Oliveira,
RG 27.677.506-5; 2º Ten PM 971311-5 Eliel Roberto Guedes
Furtado, RG 22.364.636; 2º Ten PM 112783-7 Thiago Depieri,
RG 29.448.717-7; 2º Ten PM 117516-5 Cesar Augusto Camilo
Pileggi, RG 22.477.444-X; 2º Ten PM 117572-6 João Paulo de
Faria Corrêa, RG 34.687.621-7; 2º Ten PM 118451-2 Thiago dos
Santos Rodrigues, RG 43.557.769-4; 2º Ten PM 118449-A Renato
Pavão, RG 28.901.453-0; 2º Ten PM 118408-3 Letícia de Carvalho,
RG 34.169.771-0; 2º Ten PM 118447-4 Natália Giovanini,
RG 34622665-X; 2º Ten PM 101069-7 André Franco Fortunato,
RG 33.199.337-5; 2º Ten PM 118376-1 Danilo Sartori Bertanha,
RG 34.954.452-9; 2º Ten PM 991038-7 André Antunes, RG
28.878.526-5, 2º Ten PM 117483-5 Mizael Gonçalves Marcelino,
RG 34.160.899-3; 2º Ten PM 118437-7 Vinícius de Nóbrega, RG
26.585.233-X; 2º Ten PM 118407-5 Pedro Alexandre de Farias
Gobbi, RG 40.107.485-7; 2º Ten PM 118425-3 João Cláudio
Corrente Santos, RG 44.352.254-6.
Deferindo:
CurtirCurtir
FLÁVIO LAPA CLARO
ESTA É A ATUAL REALIDADE, TRISTE E MALANCÓLICA, DO DELEGADO DE POLÍCIA. É O QUE ACONTECE COM A AUTORIDADE FORMAL, SEM PODER: IMAGINE UMA CASCA DE OVO SEM CLARA E GEMA NO INTERIOR. PERGUNTO, AINDA É OVO (NÃO SEI ONDE ESTÁ O PONTO DE INTERROGAÇÃO NESTE NOTE…)
CurtirCurtir
O CICLO COMPLETO DA POLICIA MILITAR ESTA EM TODAS AS TVS E JORNAIS DE HOJE. MAIS UMA VEZ SEQUESTRAM, TORTURAM E MATAM. EXAURIDO O CRIME DE HOMICIDIO QUALIFICADO PARTEM PARA A FASE DE RETIRAR A IDENTIDADE DO CADAVER E APRESENTÁ-LO EM UM PS COMO DESCONHECIDO. É REVOLTANTE VERIFICAR QUE O DONO DESSE BLOG USUALMENTE DEFENDE ESSE CANCER SOCIAL CHAMADO POLICIA MILITAR. OUTRO DIA UM DESSE4S COMEDORES DE COXINHA ESCREVEU SOBRE SEREM ELES “HOMENS DE HONRA”, ONDE ESTÁ A HONRA EM MATAR A PONTAPÉS ALGUEM PROSTRADO E SUBJULGADO? COVARDES! A PALAVRRA QUE BEM DEFINE A PM É COVARDIA. DEVEMOS SER IMPLACAVEIS NO ATENDIMENTO DAS OCORRENCIAS, COIBINDO OS ABUSOS PRATICADOS. A POPULAÇAO CIVIL TEM E TERÁ ESCORA NAS DELEGACIAS DE POLICIA, ÚNICO BASTIÃO DE CIDADANIA NA PERIFERIA, NAS MADRUGADAS, NOS FINS-DE-SEMANA, SEMPRE!!!!
CurtirCurtir
Hoje pela manhã presenciei três PM no patrulhamento à pé, lavrando uma multa de estacionamento proibido.O mais engraçado é que eles faziam aquilo com se fosse algo mais gratificante para eles, ou seja, multar um carro. Quem deveria está multando aquele veículo, ao meu ver, era o CET, que pelo visto ganha muito mais que qualquer soldado, isso sem falar no valor do vale refeição, será que os PMs sabem disso?
CurtirCurtir
das antigas, pelo que li,voce esta querendo acabar com o BICO dos cochinhas, faz isso não eles tambem precisam ganhar algum, o serviço pesado é deles, afiscalização é dos estrelas,é o ciclo completo.
PSDB/DEM NUNCA MAIS
CurtirCurtir
Algumas vezes participei de ronda conjunta com a Polícia Militar, mais por obrigação do que por opção. Não entendia certas atitudes que os soldados tomavam em relação a pessoas que estavam em bares, que queriam apenas tomar uma cerveja. Dava para ver na cara que os caras não eram bandidos, mas apenas trabalhadores que estavam tomando uma breja após a saída do serviço. Durane a abordagem, eles mandavam o cidadão colocar as mãos na parede e chutavam as pernas dos abordados como se fossem lixo, tudo com a complacência do Tenente. Eles não conseguiam dosar a ação e via que aquilo não era o correto. Eu acho que não devemos sair distribuindo flores, mas temos que ser enérgico com quem realmente precisa sofre a ação enérgica da Polícia. Por isso eu acho, que se deixassem toda o ciclo de polícia na mão da PM, a coisa iria ser desastrosa.
CurtirCurtir
A muitos anos trabalhei com um Delegado de Policia, ja aposentado, Os PMs levavam os averigados para os fundos da Cia. e depois de algumas horas de interrogatorio os traziam para o DP e apresentavam ao Delegado, este por sua vez chamava um dos tiras e um escrivão e trancados em sua sala sem os PMs, tomava ciencia dos fatos pelo proprio averigado, e depois pelo PM. E de imediato pedia para o escrivão requisitar o Exame de Corpo Delito, para o averiguado. E exercia sua AUTORIDADE, ELE O DELEGADO CONFECIONAVA O B.O. CONFORME SUA CONVICÇÃO. Não com hoje mandam as autoridades (cabos, e sargentos). E quando chegavam os resultados dos Exames de Corpo de Delito, era so requisitar os PMs envolvidos na Ocorrencia e Indicia-los, os PMs entenderam logo o recado e pararam de espancar a toa os averigados.
Quando o P2 passa a ocorrencia para uma radio patrulha, basta consignar na ocorrencia que o policial deu ordem ao patrulheiro e se recusou a comparecer ao Distrito. O Promotor de Justiça, ja tomara as providencias de pronto, falso testemunho da guarnição que apresentou o flagrante. Mas tem que ter Delegado com Autoridade. Mas a maior parte é um bando de bundões, que tem medo de dizer quem manda aqui sou eu.
CurtirCurtir
Com relação ao comentário do Beto Carneiro.
Certa vez fui vítima de assalto (e depois, de tentativa por parte de integrantes do mesmo bando). Em resumo: dez minutos depois de acionada, a PM compareceu ao local, me pôs na viatura e fomos tentar localizar os sujeitos. Nos cerca de 20 minutos de busca me surpreendeu o fato de que todos aqueles que foram parados, ou estavam portando tóxico – para uso próprio que fosse, mas estavam – ou tinham passagem e estavam na rua devidamente autorizados. Tá certo que pararam gente que nada tinha a ver com a descrição e parece que cruzaram com “meliantes” quando vinham ao meu atendimento, mas deixaram passar em branco…
Mas no DP o descaso não foi muito diferente, não… O Delegado, muito bem educado, mandou registrar o BO e só! Fiquei sentado na frente da escrivã…Depois, me mandou falar com o Chefe dos Escrivães, que foi muito solícito somente para ser simpático. Não deu em nada…Tive de mudar de bairro, porque ná época eu fazia faculdade, chegava em casa por volta da 11:50 (quando fui assaltado) e os malas provavelmente não me deixariam em paz por dois motivos: não conseguiram levar a moto do meu irmão (que pensavam fosse minha) e certamente tentariam dar uma lição ao idiota que fugiu deles na tentativa do assalto a mão armada…
Se um assalto a mão armada, uma posterior tentativa também a mão armada e outras duas situações de tentativa frustradas pelo meu irmão não são coisa importante, qual assunto o será?
Ahhh…Os malas continuaram no bairro…Roubando para gastar nas “biqueiras”…
CurtirCurtir
Antes de falar em “ciclo completo”, a PM que vá exercer a atividade para a qual foi criada: Policiamento ostensivo PREVENTIVO.
Nesse estado de São Paulo, não se previne crime algum.
Delitos facilmente evitáveis acabam ocorrendo, vitimando cidadãos honestos e transformando-se em novos Inquéritos Policiais que são empilhados nos já abarrotados cartórios da polícia judiciária.
Até quando irá existir esse “estado dentro do Estado” chamado Polícia Militar?
CurtirCurtir
*A verdade*:
A Polícia MIlitar atende a 150.000 chamados pelo 190/dia no Estado de São Paulo.
A esmagadora maioria das intervenções da PMESP são largamente satisfatórias sob ponto de vista de cumprimento da lei e apoio ao cidadão.
O que ocorreu na zona norte com aquele cidadão, além de exceção nos atendimentos diários, não reflete a conduta da maioria dos Policiais Militares. É preciso deixar muito claro que não é nem nunca foi modo de procedimento instituído pela PM.
Basta se ver a postura da corporação…não há corporativismo e as pessoas (Policiais) envovidas arcarão com o ônus de suas condutas frente a lei e a Justiça na medida de suas respectivas culpabilidades.
Agora um desabafo:*********
Quando se trata de POLÍCIA, para criticar sempre aparecem cidadãos tipo o “ANÔNIMO PARA AUTO PRESERVAÇÃO” com comentários bisonhos, tipo “calça branca, inexperiente de vida” como esse acima.
Em toda “rodinha” sempre tem um “tipinho desse” prá contar “estorinha” de polícia, de delegacia, etc e tal….Em faculdade de Direito então, até há professor que dá “show” nesses casos….em se tratando de “polícia”…..Quem é Policial de forma verdadeira sabe do que eu falo.
Às vezes a própria sociedade é hipocrita quando fala da Polícia, seja ela miltar ou civil.
Quantas vezes, em ocorrências da PM sendo apresentadas na delegacia, enquanto aguardava os feitos, vi cidadãos no saguão da delegacia de polícia parecendo “anjos” frente aos policiais civis e “nas costas”, no saguão, no pátio, etc, “metendo a lenha”, dizendo estórias de achaques, de propinas, etc e tal…..de “tira” que faz isso, que faz aquilo no bairro….”pega dinheiro aqui e ali….na biqueira, etc e tal…”
Um dia, de tão cínico e “falso” como se portava um “cidadão” e já cansado pelas horas ultrapassadas do fim do turno de serviço, falei prá ele: “Pára com esse papo e vai dizer isso pró Investigador fulano….que tá ali do lado do Escrivão”….ai o camarada “se entupiu” e viu que não ia ter sucesso “prá puxar conversinha furada de madrugada”, metendo o pau na Civil perante a PM e contando estorinha furada de polícia”…..esse é o cidadão na maioria das vezes com relação ao tema “Polícia”. O Policial “rodado” entende o que aqui falo.
Agora apareceu um “modelito desses”, um “exemplar” real aqui no Blog do Dr Guerra: “o anônimo por auto preservação” ai de cima…..Como graças a Deus tenho muitos anos de “rua”, conheço de longe esse tipo de gente: “Na hora do sufoco lembra de Deus e clama pela Polícia….longe do perigo esquece de Deus e AMALDIÇOA a Polícia…..
E isso ai “anônimo”….quando precisar de novo da PM e da Civil, talvez o Policial que o atenda estará desmotivado por comentários “ingênuos” como esse seu acima. Talvez então a viatura não “apareça em dez minutos” e o escrivão “nem te de idéia”…….Ai reclamará com argumentos mais sérios……
A forma como se expressa, revelha-lhe sua personalidade: Anônimo (prá mim = covarde!)
Enquanto isso:***********************
Guarujá/São Vicente/Cubatão: mortes acima da “média” quantitativa normal, inclusive de agentes das forças de segurança do Estado…
Cotia: Agentes das forças de segurança do Estado atacados….
Santo André: mortes de Policiais em circunstâncias a se esclarecer………..
Enquanto isso nas Facções Criminosas:**************
Todo muito “mil grau” nas “correria”…”caranga”, mulherada, churrasco,”funk proibidão”, “pó” a vontade, $$$$$ de caixa eletrônico, de “raulzada”, de maquininha e muita risada dos “tiros no pé” e “briguinhas entre os membros das Polícias……….
*****ACORDA PESSOAL……TEM GENTE RUIM E BOA NAS DUAS POLÍCIAS………NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM POIS NA HORA DO SUFOCO O QUE VALE É O APOIO***** MÚTUO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Caro Cap PM, concordo plenamente, mas gostaria de ponderar o seguinte: o ssp desenvolve uma política de liquidação da PC, os casos de condução de suspeitos para unidades militares vêm se tornando uma constante. Caso a PC fosse forte e o delegado tivesse o prestígio que deveria isto raramente aconteceria. A verdade é que o psdb paulista não sabe administrar, as policias não conseguem cumprir as tarefas para as quais foram criadas. Muitos equivocos continuarão com o psdb para a alegria do pcc, a não ser que um partido que valorize o servidor, que entenda que ele é a cara do Estado e o principal ator da execução de suas políticas, vença estas eleições. O Mercadante é, sem dúvidas, uma esperança frente ao obscurantismo de Alckmim. SP precisa de um governo verdadeiramente atrelado ao trabalho, às pessoas e que seja constitucionalmente eficiente. O psdb já fez a sua parte, chega, ou na segurança vamos disputar a mídia com o RJ. Quem viver verá!
ps: pergunte para funcionários com 8 anos ou mais de casa da Caixa Federal, IBGE, INSS, PF etc a diferença entre um governo neoliberal e um trabalhista.
CurtirCurtir
Ter que ler um comentário do Del Pol alhures é demais. No mínimo deve ser um colega que nunca tirou plantão na vida, nunca prendeu ninguém na vida e nunca foi direitor de Cadeia, principalmente naquelas cadeias onde se tem funcionários velhos, cansados, estropiados fisicamente e emocionalmente, e que cuidam sozinhos e com o auxílio de Deus de 80 a 200 presos. Será que você acha que o MP com o eventual auxílio da PM, vai dar conta do recado. Eles não dão conta nem da parte que lhes cabe.
CurtirCurtir
Anônimo para auto preservação. Anônino a Polícia depende de informação para esclarecer a autoria dos delitos. Não sei se o seu caso ocorreu na capital, mas vi que você foi devidamente atendido. O nosso trabalho depende principalmente de informação e aqui no interior, apesar do número escasso de funcionários, bem ou mal as coisas ainda funciona principalmente pela garra dos funcionários. No tocante a sua preocupação com os malas, a sua preocupação não é diferente da minha ou dos meus familiares, pois nós policiais estamos sujeitos as mesmas ameaças que o cidadão comum está, principalmente após a tomada do poder pelo PSDB. Não é a toa que tive que mudar de residência, devido a proximidade de minha residência com marginais, pois diante da atual política criminal e da política dos direitos humanos, qualquer atitude minha precipitada em relação a eles, poderia gerar a minha responsabilidade funcional. Infelizmente como um colega da uma especializada me falou, as coisas tendem a piorar e ele não estava errado quando me falou isso, isso em 2003. Tá tudo dominado infelizmente.
CurtirCurtir
sobre a PC acabar, escrevi no outro post. Sr Cap Pm, sr Delegado, Sr Juiz, Sr Promotor, Senador Deputado, Advogado, etc em seu filho sendo detido pela Farsa Tatica e outros Comandos Especiais Fardados e Hierarquizados Cheios de Doutrina No Rabo, o Sr quer que, na condicao de nao se saber quem e o pai do detido, ele seja levado para onde, para o Quartel ou para a DelPol. Nos somos Policia, de Polis, Cidade, aglomeracao humana, sociedade. Na Delpol somos todos iguais, nao ha paisanos e milicos. A PC nao acaba porque a Polis precisa de nos. O quartel foi construido dentro do mundo. O mundo nao e um quartel. Voces sao Milicia, e segundo Maquiavel, o pior da sociedade esta nas Milicias. Acho otimo o SSP estar colhendo os frutos do que plantou.
CurtirCurtir
anonimo das 19:07, resumiu bem.
O Secretário está colhendo o que plantou!
Primeiro, come na mesma cuia que a ROTA.
Depois, vai correndo até o 1º BPChoq e pede para “maneirar” um pouco as “resistências seguidas de morte”…
Pois é, Secretário, aproveite os últimos meses de seu “reinado”. Dentro de poucos meses, será só uma “lembrança” para a Polícia Civil.
E, “data venia”, má lembrança.
CurtirCurtir
Sr Zé Francisco: não acredito que que o Secretário (de Estado de Segurança Pública) determine política de liquidação da Polícia Judiciária Civil; pelo contrário, prestigiou os senhores quando as escoltas foram infladas na PM. O que precisa é atuação ferrenha contra QUALQUER ilícito penal. (inclusive jogatina!)
Ao que parece há um consenso em que a nobre Polícia Judiciária retorne aos seus deveres constitucionais de investigação. Nesse mister há necessidade de serviço de inteligência atrelado ao devido registro no competente inquérito policial.
A Polícia Civil e seus membros têm missão e histórico de glória e de excelentes serviços prestados, porém é de se destacar a má influência dos “maus”, que conspurca a a maioria dos bons!
Quanto a levar “pessoas presas ao quartel”, reputo como exceção e se houve tal caso, é de se investigar porquê.
A figura do Delegado de Polícia é tão importante que, se descolado da imagem de corrupção e “jeitinho brasileiro”, sua atuação se torna imperiosa para a sensação de segurança da sociedade. Os problemas de desvios de conduta de PMs e demais servidores policiais, em muitos casos, ocorre pois o Delegado não atua aplicando a lei como deveria, causando uma enorme sensação de impotência dos membros das polícias e sensação de insegurança no seio social.
DEVERÍAMOS TER, INSTITUCIONALMENTE, ÍNFIMA SENÃO NULA TOLERÂNCIA COM DESMANCHES, JOGATINA, CASA DE PROSTITUIÇÃO, TRÁFICO, PORTE DE DROGAS, ETC E TAL……..
CurtirCurtir
Cap PM:
Verdadeiramente, respeitando as demais posições, o Secretário não adotou nenhuma ação que importe na liquidação da Polícia Civil. Aliás, nem sequer possui poderes para tal. A Polícia Civil não enfrenta quaisquer perigos de extinção, tampouco acabar absorvida pela Polícia Militar.
Quanto a desvios de conduta, lembro que nos anos 60 e 70 a tortura e execução sumária eram justificadas em face de o Poder Judiciário não aplicar a lei como deveria…O “deveria” segundo a interpretação dos “bons” policiais civis de então. A mesma ideologia, posteriormente, serviu ( ou serve ) para “bons” policiais militares.
Também poderá servir para mim, pois se Desembargador vende liminar por R$ 1.000.000,00, para que ser intolerante e ficar prendendo em flagrante; assim deixando de ganhar R$ 10.000,00. Melhor dez paus no meu bolso, do que uma milha no bolso do Juiz. Consignando que o Delegado mediano – a maioria é – seja para o bem, seja para o mal, aplica a lei conforme a melhor doutrina e jurisprudência em vigor. Ou seja, sempre com respaldo nas orientações do Poder Judiciário. E Delegado não existe para fazer política criminal, tampouco para agradar quem quer que seja.
A PM – desculpem-me – briga pelo ciclo completo, luta pela lavratura de TCs, etc. Mas não diz claramente que vivemos sob Três Poderes corruptos, mais OAB e Ministério Público. E que o Poder Judiciário, além de corrupto, não quer cumprir a obrigação de manter portas abertas diuturnamente para aplicar a lei prontamente. Culpa o Executivo por faltar recursos para a criação dos Juizados. Quanto a levar “pessoas presas ao quartel”, o Senhor não precisa investigar o porquê, eis o motivo: O DELEGADO DORMIA NO DP , ENQUANTO O OFICIAL NEM NO QUARTEL QUER DORMIR!
Assim, aos praças, sem Delegado, sem Oficial, sem Tribunal, coube buscar o JUIZADO INFORMAL DE CONCILIAÇÃO…
CurtirCurtir
Caro Capitão PM, o Secretário de Segurança fez aquilo que se deveria ter feito a muito tempo, ou seja, colocar as coisas nos seus devidos lugares. No tocante a jogatina e o jogo do bicho, o combate a tais ilícitos não cabe somente a polícia civil, mas também a Polícia Militar que diuturnamente se encontra fazendo patrulhamento. Aqui no nosso interior é notório e sabido os lugares e as pessoas que praticam tal contravenção. Vocês também podem e devem fazer o combate ao jogo do bicho, e não ficar dizendo que a polícia civil não faz esse combate.
CurtirCurtir
Dr Guerra: o Sr tem várias razões para manter o “blog” e uma delas sei que é a melhoria das instituições policiais. Saiba que após o advento e sucesso absoluto desse espaço, operaram-se mudanças em “algumas culturas policiais”….houve avanços benéficos para a instiuição e sociedade paulista.
Sr Beto Carneiro: concordo com o Sr plenamente!
CurtirCurtir
Este colocar “as coisas no devido lugar”, ou seja, TC pra PC e condução pra PM é um quase nada do que se espera. Dizer que o ssp está fazendo algo de grande importância e prestigiando a missão constitucional de cada polícia, ora! Faça-me o favor! Grande obra esta do ssp! O que se tem feito efetivamente para termos uma política de segurança pública de verdade? Qual foi a última vez que nós vimos o governo articulando, debatendo segurança pública com a polícia, cientistas sociais, mp, judiciário, atacando o crime organizado, a corrupção policial, cobrando mudanças na legislação? Este povo só fala em segurança quando ocorre uma tragédia, uma semana depois a mídia se esquece e todos se esquecem também.
Desculpem-me pela franqueza: o ssp e o psdb não gostam do trabalho ou nem sabem trabalhar, não tem vontade política de colocar a mão na massa, de enfrentar o problema pela raiz. Até porque, ele é o grande problema. A continuidade deste partido será o caos para a grande maioria do povo paulista, principalmente a classe média e a classe trabalhadora, que sofre com a violência generalizada a a alta carga tributária. Quem é politicamente e ideologicamente este secretário? O que ele pensa? Quem é ele? Será mais um chuchu? Será que ele acha que pobre é problema social?
CurtirCurtir
Bonitas palavras do “colega” capitão pm mas eu gostaria que o mesmo me esclarecesse qual é a função da “gloriosa”. É investigar? Não. É fazer segurança a autoridades? Não. É tocar música em eventos? Não. É patrulhamento ostensivo. Ou se eu estiver errado, me explique qual é. As Delegacias estão lotadas pela falta de ostensividade da pm. Os ladrões andam à vontade sem serem incomodados pelos patrulheiros, que estão investigando a boca de fumo pra ver se vira uma nota. Ao serem informados que funciona uma boca de fumo em determinado local, a função da pm seria de colocar uma viatura na porta e evitar que usuários e traficantes circulassem pelo local, só com a sua presença. E não colocar o reservado para filmar por quinze dias e se infiltrar na favela para depois prender os responsáveis pois no dia seguinte, a mesma estrutura estará funcionando, com outros malas. Se a viatura ficasse na porta da boca por um mês, quebrava a boca. Este é o serviço da pm. Ou seja, não pensar, não decidir, não tomar atitude nenhuma, somente ficar lá para ser vista.
O que a pm sempre fêz e faz até hoje é se meter onde não é chamada. É ser dissimulada, é dizer que “eu vou te fuder mas foi o oficial que mandou”, sendo que o agente está de pau duro pra fuder um policial civil. Na capital não estão mais apreendendo veículos com avarias, características ou documentação irregular porque alegam que não tem espaço nos pátios (se não for viatura descaracterizada da PC ou carro particular de policial civil, pois aí eles arrumam um lugarzinho). E você vem me falar que não há complô do secretino para acabar com a PC? A única coisa de bom que está fazendo é dando poder a vocês, pois vocês não tem dissernimento para saber o que é certo e o que é errado. Vão acabar metendo os pés pelas mãos logo, logo.
CurtirCurtir
Ou o “irmão” capitão (ele Caim, eu Abel) acha que ser bandido é só tomar dinheiro de máquinas, desmanches e puteiros??? Não estou incentivando nada disso, pois acredito ferrenhamente que o gesso da Polícia são os recolhas, mas peculato não é usar de material do Estado para sí? E quando os oficiais determinam a seus subordinados que estes reformem suas casas de veraneio (quem não viu pintores, eletricistas, pedreiros pms), isto não é peculato? Não é crime? Crime e deixar de fazer um flagrante forjado, pois se vc diz aos pms que não vai fazer o flagrante, eles acionam seus superiores, que acionam nossos superiores e somos obrigados a prender e a soltar quem eles querem. Quanto gastamos para a formação de um pm que amanhã vai bater carimbo dentro de uma companhia??? Não deveriaq estar na rua??? Para que tantos batalhões? Dos cem mil homens (de honra) que existem na pm, sessenta por cento não estão fazendo a única coisa que deveriam, ou seja, patrulhamento ostensivo pois estão escondidos nos quartéis e companhias.
CurtirCurtir
SECRETÁRIO, EU TE AMO. DÊ FORÇA E MAIS FORÇA PRA PM QUE O SENHOR VAI VER ONDE VAI ACABAR…
CurtirCurtir
O detalhe que os PMs se esquecem é que TUDO é refeito no JUDICIÁRIO .. o JUIZ OUVE, o adv de defesa e o PROMOTOR perguntam, o juiz refaz as perguntas e o RÉU RESPONDE ….
detalhe … essa coisa de PM …sem farda …P@ …prenderem e depois passarem a ocorrencia para os MILICIANOS fardados , DA ÁREA, vai começar a ser revelado …JUIZ e PROMOTOR começarão a perguntar se a pessoa (policial) que prendeu o réu …se estava fardado ou sem farda …. isso … para acabar com essas sacanagens dos PMs …. e os presos falam mesmo …. esperem e verão ….. HORTOLANDIA e SUMARE que se cuidem …rssss
CurtirCurtir
Caro Capitão QOPM,
Fui policial militar por muito tempo e sempre encontrei Oficiais como V.Sa, eloquentes mais no normal quando falam com subordinados a historia é outra, quanto a jogatina, protituição e outros delitos vc deve deixar a cargo da Corregedoria de Polícia Judiciaria, V.Sa deveria se preocupar com viaturas estacionadas em grandes ruas de comércio e de grande movimentação, ou em bases fixas em frente a condominios fechados, caro Cap QOPM, acho que V.Sa não e nenhum idióta ou tapado que não ve que nossa sociedade esta em um cáos completo e quanto a escolta de presos foi passado a Policia Civil pois a PM não tinha condições de fazer o patrulhamento ostensivo, mas continuou “NÃO FAZENDO AQUILO QUE É DE SUA OBRIGAÇÃO FUNCIONAL”, a todos os P2 (policia militar judiciaria)que deviam estar fazendo investigação social, não fiquem nervosos, a prisão em flagrante qualquer do povo pode e nós devemos, polícia judiciária somente a POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO tem obrigação de fazer.
Um grande abraço a todos.Inclusive aqueles que tem um TESÃO incontrolavel de ser POLICIAL CIVIL.
CurtirCurtir
investigação no quartel ?
resultado homicidio que disse o Secretário de Segurança no Jornal isso ai vão investigar no quartel obrigado ?
CurtirCurtir
Senhores,
A grande evolução virá não quando as Polícias cumprirem cada uma o seu papel, mas quando as polícias cumprirem todos os papéis sozinhas, independentes e sem as limitações que existem atualmente. Com a obrigatoriedade da aproximação do MP e do Poder Judiciário, até então desconsiderados como “partícipes” da falência da Defesa Social.
Que cada instituição policial, seja o nome que ela receber ou que sejam os atuais, ou que se unifique, não importa, seja capaz de lidar de forma científica, técnica , porfissional, ilimitada e independente com os delitos, preventivamente e repressivamente.
O que não podemos aceitar mais é o modelo atual de “coxinhas” na beira do balcão da delegacia dos “ratos” para entregar ocorrências. Uns querendo espancar para obter as provas e os outros esperando as brechas do B.O para “morder” o vagabundo.
Sem separações, cada Instituição terá que responder pelos crimes que forem de sua responsabilidade evitar, sem esse jogo de imputabilidade mútua de culpa.
Será o fim do “embuste” de ambas as partes.
TODOS os países desenvolvidos já praticam esse modelo, só nós estamos certos.
Chega de falácias!!
CurtirCurtir