Imagem desmente versão da PM
Promotor que segue violência em estádios não vê bomba partir de estacionamento e contraria tenente
Tumulto na saída da torcida do Corinthians depois do clássico com o São Paulo no Morumbi, no dia 15, deixou ao menos 49 pessoas feridas
EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL
O sistema de monitoramento por câmeras de vídeo do estádio do Morumbi não registrou imagens de nenhuma bomba sendo lançada de um estacionamento próximo do local da saída de torcedores após o clássico entre São Paulo e Corinthians, disputado há nove dias, segundo o promotor criminal Paulo Castilho, para quem o São Paulo encaminhou teipes.
“”Se alguma bomba tivesse sido atirada do estacionamento, pelo ângulo das imagens, isso teria sido captado. Não há imagem de artefato indo de cima para baixo”, argumenta Castilho. “”Dá para ver a hora em que a primeira bomba explode, há um grande clarão. Mas não posso afirmar se a bomba foi atirada por torcedores ou policiais”, acrescentou o promotor.
Castilho aponta que, até o momento da explosão, a torcida do Corinthians saía tranquilamente do estádio, sem nenhum tipo de confusão visível nas imagens. “”Somente após estourar a bomba, com o clarão, é que começa o corre-corre.”
Foram disponibilizadas imagens captadas das câmeras instaladas nas arquibancadas e também no corredor de saída do estádio, que passou por adaptação recente e ganhou muro que reduziu a sua largura.
Apesar de Arnaldo Hossepian Jr. ter assumido a investigação, Castilho já havia requisitado os teipes por seu trabalho juntos às organizadas e o combate à violência nos estádios.
A reportagem apurou que a análise de Castilho é corroborada por funcionários do São Paulo que tiveram acesso às fitas. Um deles apontou que, embora não tenha assistido ao material na íntegra, em momento algum vê bombas sendo atiradas do estacionamento. Porém detectou o momento em que a polícia disparou bombas de efeito moral -o que teria provocado o corre-corre que feriu ao menos 49 pessoas.
O São Paulo encaminhou cópias das imagens também para as polícias civil e militar. A assessoria de imprensa da PM informou que somente se pronunciará amanhã. A reportagem apurou que oficiais do 34º DP, onde o inquérito foi instaurado, receberam cópias dos teipes. Contudo, como seus pares na PM, não se pronunciaram.
Segundo a polícia, o torcedor Robinson Damião, 25, confessou na última sexta-feira ter atirado a bomba inicial, que provocou toda a confusão.
Ele foi detido por policiais que averiguavam denúncia de violação de domicílio e afirmou, diz a PM, que foi quem fabricou -a partir de bolas de sinuca- e atirou a primeira bomba detonada no Morumbi.
Seu termo de declaração foi anexado ao inquérito. Embora tenha sido liberado, Damião deve ser convocado para depor.
A PM tem, aliás, versões diferentes do que aconteceu no Morumbi. No boletim de ocorrência, consta que “”bombas caseiras foram lançadas pelos torcedores corintianos em diversas direções, além de bolas de gude e também cadeiras arrancadas das arquibancadas”.
A versão do tenente-coronel Hervando Velozo, que chefiava o policiamento no jogo e desqualificou o B.O., dá conta de que uma bomba foi lançada do estacionamento reservado a diretores do São Paulo e proprietários de cadeiras cativas em direção ao corredor por onde saíam os fãs corintianos.
____________________________
Confessou.
Pronto e ponto final!
O ciclo completo é assim mesmo.
A palavra de um tenente e a confissão de um suspeito qualquer.
O CASO IRMÃOS NAVES – tido como o maior erro judiciário do Brasil – foi construido por delegado – tenente da PM de Minas Gerais.
Sob tortura os suspeitos confessaram – ao delegado oficial PM – o homicídio do MORTO QUE NÃO MORREU.
VAI VER QUEM JOGOU A BOMBA FOI O LINDENBERG, AQUELE QUE SEGUNDO O CHOQUE DEU UM TIRO QUE NINGUÉM OUVIU E MOTIVOU TODA AQUELA CAGADA NO CASO ELOÁ !
DAR O CICLO COMPLETO P´RA ELES VAI SER ASSIM, ELES PRENDEM, MONTAM A ESTóRIA MENTIROSA, COMO FAZEM NAS DELEGACIAS, E DEPOIS REDUZEM A TERMO (COM UM MONTE DE ERRO DE PORTUGUÊS) E CHAMAM A IMPRENSA, A ÚNICA COISA QUE A PM SABE FAZER BEM, CHAMAR A IMPRENSA E FALAR POSITIVO !
CurtirCurtir
O que mais me chamou a atenção foi o último parágrafo.
Não consigo entender – independente de quais sejam os fatos ou versões – o motivo de “a versão do tenente-coronel fulano” ter desqualificado o BO.
Não aceito que o posto ocupado seja impositivo de versão verdadeira, em contraposição às outras versões apresentadas.
Reitero: NÃO ESTOU DISCUTINDO OS FATOS, mas a visão deturpada que o cargo ocupado seja indicador de credibiliade… Há que se verificar à exaustão qual(is) versão(ões) é(são) correspondentes à realidade, não aceitar uma delas, em detrimento das outras, pela quantidade de estrelas ou pelo título honorífico de Dr.
Abraços
Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia
CurtirCurtir
Não foi o Lindenberg, esse é amigo do highlander – conhecido como Cel. Feliz -, do esquema com o moto serra para ofuscar o confronto no morumbi e o movimento. Com certeza é coxinhagem, alias nesse choque só tem coxinha hein, os mais coxinhas.
CurtirCurtir
E TEM COLEGA QUE AINDA DEFENDE ESSA RAÇA SUJA ALEGANDO QUE ELES SÃO UNS COITADINHOS. DÊEM AS COSTAS A ALGUM PM E VERÁS QUEM ELE É VERDADEIRAMENTE. ATÉ HOJE, EM ONZE ANOS DE POLÍCIA, TUDO O QUE OS MAIS ANTIGOS DA PC FALARAM PRA MIM SOBRE OS COXINHAS SEMPRE SE CONFIRMOU. SEMPRE FUI ORIENTADO A TER UM PÉ ATRÁS COM ESSA RAÇA, POIS ELES SÃO UNS TRAÍRAS MESMO. A HORA EM QUE ELES TEM A OPORTUNIDADE DE COLOCAR NA NOSSA BUNDA, ELES COLOCAM SEM DÓ.
CurtirCurtir
o negocio é o seguinte , acabou ano novo,carnaval, e agora senhores representantes da policia civil não é hora de iniciar um movimento reivindicatório sério ,sem muitos Hs e bla bla bla , pois segundo consta março está chegando e tinha uma promessa como sempre) de reinicio de conversações TODOS ESTÃO ATENTOS.
CurtirCurtir
Trata-se de investigação totalmente científica, baseada em induções e deduções eficazes.
Recomenda-se que o “suspeito” seja encaminhado a algum IML para exame de corpo de delito.
CurtirCurtir
DR GUERRA,
SEI NÃO! TÔ COMEÇANDO A SUSPEITAR QUE A PM TÁ DANDO FOLGA POR BOMBA DEFLAGRADA, COMO FAZEM QUANDO ELES “ARRANJAM” UM FLAGRANTE, SABE?
É A ÚNICA EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL PRA ESSES CARAS ESTAREM LANÇANDO TANTA BOMBA…
JÁ COMENTEI, QUE UM MILICO JOGOU UMA BOMBA DE PIMENTA, DENTRO DO PLANTÃO DE RIBEIRÃO PRETO, NÉ?
SERÁ QUE SE A BOMBA FOR JOGADA NOS PCS, A FOLGA É MAIOR?
CurtirCurtir
os malditos coxinhas como sempre dando com os burros n`agua…sao umas antas……
CurtirCurtir
CUIDADO COLEGA,
DO JEITO QUE AS COISAS VÃO… PODE SER QUE TENHAMOS QUE APRENDER A BATER CONTINÊNCIA!
CurtirCurtir