Demissão de comissionados desfalca a polícia
Prefeitura de Hortolândia está cumprindo determinação judicial e demitirá funcionários cedidos a DPs
Cristiani Azanha – Hortolândia
Delegado Peterson confirma que demissões vão atrapalhar trabalho
A demissão de 30 funcionários cedidos pela Prefeitura de Hortolândia à delegacia do município, atendendo determinação judicial, vai reduzir em 37,5% o número de funcionários que atuam em delegacias, distritos policiais e Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). O TodoDia apurou que Hortolândia tem no quadro da Polícia Civil 80 pessoas, sendo 35 pertencentes à corporação e 45 servidores municipais. Dos servidores, 15 são concursados e devem ser mantidos na delegacia.
Segundo informações da assessoria de imprensa da administração, as demissões de servidores comissionados fazem parte de um acordo firmado entre a prefeitura e o Ministério Público, cuja finalidade é regularizar esse tipo de contratação. O prazo estipulado é até o dia 28. Com a reforma administrativa, a prefeitura extinguiu no total 256 cargos de assessores comissionados.
O delegado de Hortolândia, Peterson Tadeu de Melo, disse que tem feito solicitações junto ao prefeito Ângelo Perugini (PT) ressaltando os problemas que acarretariam a ausência dos servidores municipais que atuam nos estabelecimentos policiais, classificados como escrivães ah-doc. “São funcionários que estão acostumados à rotina nos estabelecimentos policiais e com certeza farão muita falta”, comentou.
SECRETARIA
A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) informou, através da assessoria de imprensa, que o delegado seccional de Americana, João José Dutra, prometeu empenho na tentativa de manter os funcionários. A secretaria não respondeu ao questionamento sobre a possibilidade de envio de mais funcionários do Estado para suprir o déficit no efetivo da corporação.
Ainda de acordo com a assessoria, a Prefeitura de Hortolândia pretende manter o histórico de contribuição para serviços prestados por órgãos estaduais e federais.
Entre delegacias de polícia, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Fórum são cerca de 100 servidores municipais cedidos, mas não há definições sobre futuras contratações para cargos de assessores.
A deputada estadual Ana Perugini (PT) informou que tem relatado ao secretário da SSP, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, o quanto Hortolândia ajuda na prestação de serviço, que é de responsabilidade do governo do Estado. Além disso, solicitou ao Estado, por meio do comando da polícia, o aumento de efetivo, de modo a atender às necessidades da população do município.
Arquivo/TodoDia Imagem