De Calvino, O Reformista sobre … 20

“Na verdade, pouco importa ao governador quantos policiais, civis ou militares, morrem. É pessoal fungível e de fácil reposição. Basta verem os concursos públicos para carreiras policiais em São Paulo: uma média de mil candidatos por vaga !

Matou um investigador? Mataram dois PM’s ? Não importa, tem muito mais de onde esses infelizes vieram…

A Polícia está numa fase gravíssima de transição. Nunca, desde a tal “re-democratização” deste país, já há mais de 40 anos, teve-se tão discutida a atuação pífia e amadorística do Estado na área da Segurança Pública.

E o pior é que não há tanto “segredo” assim para se alcançar um grau bem maior de eficiência para tais organizações.

Em primeiro lugar, aperfeiçoar e transformar os atuais ocupantes dos cargos policiais em profissionais bem preparados, bem equipados e – sobretudo – muito bem remunerados.

Nessa primeira fase, busca-se a motivação e a valorização dos homens e mulheres que exercem tão difícil empreitada.

As punições e desligamentos funcionais devem ocorrer em segundo estágio, bem logo após se iniciar o referido primeiro passo. É a oportunidade de separar o joio do trigo… Quem não estiver mais com vontade ou condições de se adaptar, deve ser incentivado a se aposentadar ou mesmo  ser aproveitado em outros cargos públicos, posto que aqueles que tem estabilidade da função pública policial não podem ser simplesmente jogados no olho da rua, em razão da necessidade de sempre se valorizar a carreira.

Com a instrução, especialização e muita discussão, ( no sentido acadêmico…) e diálogos intercorporações, o próximo passo é realizar a unificação entre as Polícias Civis e Militares. Sem nenhuma outra linguagem metafórica ou eufemística, como integração, colaboração, etc. Isso é pura balela. Qualquer especialista na área sabe que as diferenças entre as Instituições Policiais são ancestrais e irreconciliáveis.

Por isso mesmo, talvez seja melhor a extinção das duas Instituições e a inauguração – histórica e plena de honra – da POLÍCIA UNIFICADA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Uma Organização profissional, elaborada por profissionais de ambas as antigas corporações unificados no único sentido de defender a sociedade em que eles mesmos fazem parte. Defender seu vizinho, seu amigo, seu parente e seu Estado.

Não defender o governo ou o inquilino de plantão no Palacete do Morumbi.Muitas vezes lá se escondem os piores criminosos.

Polícia neste estado e no país inteiro, talvez com honrosa exceção da Polícia Federal, é feita de modo absolutamente amadorístico, de improviso e sempre – já notaram? – correndo atrás do criminoso ou do crime APÓS o acontecido.

Correm por pressões politiqueiras, midiáticas ou interesses escusos. Falha gritante do policiamenteo preventivo, seja geral ou especializado !

De tanto correr, esquecem-se de fundamentar os indícios ou se obtém provas duvidosas, tecnicamente falhas ou mesmo viciadas. Falha berrante do policiamento investigativo ou judiciário !

E tudo isso por quê? Por falta de capacitação profissional e ausência total de independência funcional.

Na polícia se manda mais do que naquela mulher chamada Amélia. Manda o Ministério Público, manda o Poder Judiciário, manda os Vereadores, os Deputados, assessores, industriais, banqueiros, criminosos, traficantes, apadrinhados e qualquer um que pague – bem !
E Amélia nunca foi mulher de verdade…

E não venham com a lenga lenga que a Polícia precisa ser amarrada e amordaçada por que é corrupta, violenta e arbitrária.

Não!

A Polícia é incompetente. Basicamente  isso!

Fraca e submissa. Sem esteio. Sem estímulos. Sem profissionais formados e dedicados, com orgulho do que fazem. Sem prêmios ou recompensas. Só existe punição, remoção e expulsão como “estímulos” negativos para que a coisa ande.

E qual ser ou instituição consegue ser eficiente, honesta e legalista se só subsiste a lei da chicotada?

É o momento agora, com a internet ficando cada vez mais ao alcançe da população, de se esclarecer o cidadão, ( nós) que pagam impostos altíssimos para ter uma segurança pífia, inexistente e fracassada.

Mordaça ou censura em blogs? Jamais se deve calar ou omitir a verdade, ainda que – infelizmente – tenhamos que lançar mão do anonimato, em razão das legislações ditatoriais e absolutistas que remontam aos anos de chumbo deste país infantil.

Basta disso! Polícia não é assunto tabu, secreto e muito menos podre. Polícia vem de “polis”, que significa CIDADE, CIDADÃO !

Vamos todos, na medida do possível, demonstrar às escâncaras que os bem intencionados policiais – independente de quais cargos, carreiras ou idades – estão repletos de ideias e ideais, e querem ter a oportunidade de expor suas metas, seus planos e suas aspirações. Precisamos mostrar que ser policial é motivo de honra e orgulho, reservado a poucos, mas a muitos bens escolhidos cidadães dignos desse nome!

Precisamos jogar na frente de todos, o enorme desperdício de recursos ao se sustentar cavalaria, bandas, dois centros de comunicação e operação, GARRAS, GOES, FORÇA TÁTICA, TROPA DE CHOQUE, POLÍCIA AMBIENTAL, POLÍCIA DO MEIO AMBIENTE e tantas outras exdrúxulas designações para satisfazer a vaidade e os interesses por vezes escusos de arrogância e ignorância de seus respectivos gestores.

POLÍCIA É POLÍCIA. UNA. FORTE. COESA.

Setores UNIFORMIZADOS para trabalhos ostensivos ( que usa FARDA são MILITARES apenas!)

Setores PAISANAS para trabalhos de investigação.

Setores ESPECIALIZADOS, recrutados entre os melhores de quaisquer outros setores, para comporem a verdadeira INTELIGÊNCIA POLICIAL de combate ou prevenção ao crime.

Setor CORRECIONAL, para apurar , apenar ( administrativamente) ou inocentar; submetendo ao Poder Judiciário os casos e os nomes envolvidos em crimes, os quais deverão ser majoradamente sancionados, em razão do agravante de serem cometidos em razão ou durante o exercício policial.. Tal setor deve contar com funcionários policiais e funcionários não-policiais ( educadores, psiquiatras, criminologistas, médicos, etc) com garantias ACIMA dos demais setores, sendo vedado expressamente a transferência para outros setores policiais. De preferência, uma carreira policial À PARTE e voluntária, mas que obrigatóriamente conte com prévio estágio e/ou experiência dos futuros integrantes da carreira policial de corregedores, nos outros setores de polícia. Após esse estágio, deverão fazer concurso, nos moldes aproximados do sigiloso concurso da atual ABIN e se aprovados, aí sim constituirão em carreira própria.

É sonho?

Não. É POSSIBILIDADE !

Martin Luther King teve um sonho… Barack Hussein Obama é a realidade.

Por muito menos, podemos melhorar esse país e deixar uma polícia menos ruim para nossos filhos, netos, bisnetos e descendentes.

Daqui a mais 200 anos, eles vão se lembrar das cenas de pancadaria nos arredores do Morumbi. Data histórica que será comemorada como ponto de partida para a conscientização de nós, policiais civis e militares.

ALEA JACTA EST !”

COLABORAÇÃO:  Calvino, O Reformista 

Um Comentário

  1. E a polícia Científica, para quie serve, afinal os laudos vão do nada para lugar algum… Alguém já esclareceu algum crime com a ajuda dos laudos.. Furtos, Roubos, Latrocínio….

    Curtir

  2. Por minha vez, não vejo como unificação e sim, como a implosão de dois sistemas de segurança pública falidos e o surgimento de um sistema anos luz mais moderno e eficaz.

    Curtir

  3. Eliot, isto nunca vai acontecer…o que temos que ter em mente, é que se nao formos mais pró-ativos com relação a UNIAO, saber exigir, bater o pé…eu tenho certeza que as condições para todas carreiras da policia civil irão melhorar…os Pm’s nao pensam…pois se pensassem e fizessem como os colegas do Sul…provavelmente o aumento seria bem mais significativo…e os olhos do Governo vindouros teriam mais atenção para a área da segurança…

    Curtir

  4. só naum pode dar que é gemeo!!!!!!! ai vc vai ter que mudar para donizildo – o generico!

    Curtir

  5. hahahahahaha

    :)

    sem contar que vai ficar superchato pras nossas santas mamães!

    valeu xará!

    abraço!

    Curtir

  6. Concordo. Resumiu tudo. Os grandes entraves são as cúpulas da PM e PC, que na verdade, como já disseram aqui, pensam com a “bunda” e com o “bolso”.

    Curtir

  7. Caramba !!!
    Faz algum tempo que este assunto não vem à tona.
    Realmente, a única saída que realmente seria definitiva é esta. Acaba com as duas e faz uma só.

    Senhores… A polícia só anda com duas coisas:
    1 – Dinheiro;
    2 – Corregedoria forte

    Ou seja, primeiro temos que valorizar o policial e, então, começara a cobrá-los de forma contundente.

    Mas, enquanto Segurança Pública der menos votos que construir pontes, ficaremos nas mesmas dificuldades que estamos hoje: salários baixos, sem estrutura, sem carreira, sem estimulo, sem moral, sem material, sem treinamento adequado, sem uma seleção de novos policiais de uma forma menos vergonhosa que estes concursos de cartas marcadas, ou seja, a policia vai continuar sem-vergonha.

    Curtir

  8. Conselho da Polícia Civil empossa Rafael Rabinovici, novo diretor do Deinter 3

    Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009

    Polícia Civil
    Posse aconteceu em reunião do Conselho da Polícia Civil
    Rafael Rabinovici é o novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Ribeirão Preto (Deinter 3). Conforme publicação no Diário Oficial do Estado no dia 28 de janeiro, Rabinovici foi oficialmente empossado nesta sexta-feira (30) pelo Conselho da Polícia Civil (CPC), presidida pelo delegado geral em exercício, Paulo Afonso Bicudo. A cerimônia de posse foi realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia, no centro da Capital.

    A leitura de posse foi feita pelo diretor técnico e delegado de polícia do APA – Serviço Técnico para Assuntos Administrativos da Delegacia Geral de Polícia Adjunta, Eduardo Gomes da Silva, que registrou o ritual no livro oficial do CPC, devidamente assinado pelo empossado.

    O novo diretor vai comandar oito delegacias seccionais, que abrange 93 cidades, com população estimada em 3,2 milhões de pessoas, e pretende trabalhar em conjunto com a população, contando inclusive com o apoio das prefeituras das cidades abrangentes.

    Rabinovici disse que foi muito bem recebido pela cidade de Ribeirão Preto, pela classe política e pela população. Seu objetivo é dar continuidade ao ótimo trabalho realizado pelo antecessor, George Millard, e implementar o fator “inteligência” nas forças policiais, conforme filosofia da Secretaria da Segurança Pública. Disse também que a cidade conta agora com a implantação do Grupo de Operações Especiais (GOE), que está muito bem equipado e que contribuirá com grande serventia no combate à criminalidade na região.

    Carreira policial

    Rafael Rabinovici ingressou na polícia em 1972, no cargo de fotógrafo técnico-policial. Em 1984 começou a exercer a função de delegado de polícia, após aprovação em concurso público, e trabalhou em diversos locais, como as delegacias da região do ABCD, na Grande São Paulo. Foi delegado da Divecar (Divisão de Investigação sobre Furtos de Veículos e Cargas) do antigo Depatri (Departamento de Investigações sobre Crimes Patrimoniais), foi divisionário da Divisão de Contra-Inteligência do Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil) e do Detran e, por último, foi o titular da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, onde assumiu em fevereiro de 2008.

    Aos 59 anos, Rabinovici possui grande experiência na área policial e um currículo com muitas referências positivas. Participou de várias ações, como esclarecimentos de crimes que resultaram em prisões em flagrante, apreensões de grandes quantidades de entorpecentes e prisões de quadrilhas especializadas.

    Curtir

  9. concordo, Tem que acabar com as pmS, incorporá-los as forças armadas e envia-los as fronteiras do país, federalizar as Policias Civis, sendo estas incorporadas ao Judiciario, ai fará sentido Policia Judiciaria. e dar poder de policia as Guardas Municipais, estas sim farão a policia preventiva, junto ao cidadão, mas nada disso interessa aos governadores, e Segurança Publica dá muito voto sim, é só não investir nada, e na campanha prometer soluções bizarras e comediosas, 2010 tera VTR zero pra todo mundo e muita propaganda, mas salários esqueça, isso sim não dá votos. resolver o problema da criminalidade é que não dá votos pois de onde vão arrecadar? jamais haverá unificação, Imaginem uma unica Policia em Greve? seriam obrigados a atender, a ouvir, a receber, a dialogar, negociar, não isso jamais´. é melhor uma Policia subjulgada e a outra adestrada que só faz o que mandam, anencefá-los, Pretorianos, e o povo que pague carissimo por seus votos.

    Curtir

  10. Pingback: De Calvino, O Reformista sobre … : morumbi!

  11. Pingback: De Calvino, O Reformista sobre … : meioambiente

  12. Pingback: donizildo medo de barata alta qualidade | O Ponto

Os comentários estão desativados.