O ESTADO DE SÃO PAULO CRIOU O SUD…NOS MOLDES DO SUS…A DEFENSORIA PÚBLICA Resposta

Manifestação em SP Defensores protestam contra sucateamento da Defensoria
por Vinicius Furuie
A Associação Paulista dos Defensores Públicos (Apadep) protestou, na manhã desta segunda-feira (1/9), no centro de São Paulo, contra o que classifica de sucateamento da Defensoria Pública Estadual. O protesto reuniu mais de 200 pessoas.
Na manifestação, defensores públicos cobraram melhoria da infra-estrutura e contratação de pessoal para a Defensoria. Cobraram ainda o envio pelo Executivo de dois anteprojetos que estão parados na Secretaria Estadual de Justiça.
As propostas prevêem o fortalecimento da Defensoria, com melhorias na estrutura, e a contratação de 100 defensores por ano, conforme estipula o plano plurianual, além de aumento salarial.
Os defensores pedem equiparação salarial com outras carreiras jurídicas estado(Ministério Público, por exemplo). Eles afirmam que nos últimos 12 meses, 15% dos defensores estão abandonando a carreira e tentando oportunidades em outras áreas do serviço público. Os manifestantes não conseguiram entregar a pauta de reivindicações ao secretário de segurança pública de São Paulo, Luiz Antônio Marrey. O documento acabou entregue ao secretário adjunto, Izaias Santana. Os defensores vão tentar agora uma audiência com o governador José Serra. Revista Consultor Jurídico, 1 de setembro de 2008

A Defensoria Pública – não obstante os esforços dos valorosos membros – caminha para se tornar o SUS da assistência jurídica.
Será um SUD dos desafortunados deste Estado.
Serviço único de defesa dos pobres…
O governo poderá, algum dia, acabar com o convênio com a OAB, deixando os 400 Defensores cuidar das milhões de causas dos hipossuficientes financeiros deste Estado.
Mas a Defensoria Pública, pela vontade política, será sempre um órgão para inglês ver.
Assim se chegar o dia em que os necessitados dependerem, exclusivamente, dos Defensores, todo Poder Judiciário entrará em colapso.
O mesmo se poderia afirmar caso o convênio com a OAB, fosse extinto.
Então o Poder Judiciário se dividiria em prestação jurisdicional para o SUD, e prestação jurisdicional para particulares ou grupos de segurados, algo como: Golden Cross Justiça.
Haverão Varas ” Albert Einstein” e Varas “Servidores Públicos”.
E por lembrar dele:
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. (A. Einstein)
E por lembrar de serviço público:
A tradição é a personalidade dos imbecis.(A. Einstein)

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com