Luciano Cavenagui
A greve da Polícia Civil foi interrompida quarta-feira à tarde, quando houve acordo no TRT (Tribunal Regional do Trabalho).
Se não houver avanços, os policiais prometeram entrar em greve novamente após o prazo determinado.
A paralisação foi marcada por confusão quarta-feira em Diadema.
Segundo pessoas próximas da delegada Bárbara Travassos, Souza tinha a intencão de intimidar a delegada e abrir sindicância interna por conta da atitude grevista.
O incidente provocou a ida de uma comissão da Adpesp, formada por sete delegados, ao 1º DP, localizado no Centro.
O presidente da Adpesp, Sérgio Roque, afirmou que vai pedir ao Conselho de Ética da associação a expulsão de Souza da entidade.
“Estão distorcendo a situação. Eu não intimidei a delegada nem quis abrir sindicância contra ela. Sou sensível às reivindicações grevistas. Eu somente fui ao 1º DP para apurar se estavam afixando material de greve dentro da delegacia, o que é proibido por lei.
Durante a paralisação, as delegacias da região só registravam os casos considerados mais graves, principalmente envolvendo mortes.
Luís Travassos (1º à direita) no comício de encerramento do Congresso da UNE, praça da Sé, São Paulo, agosto de 1967.
União Nacional dos Estudantes
Organização fundada em 1937, para representar os estudantes das instituições de ensino superior do Brasil. Participou de importantes campanhas políticas, sobretudo nas décadas de 1950 e 1960, extinta pelo regime militar em 1964, voltou a funcionar em 1979. Legalizada desde 1985.
