VENCIMENTOS DOS POLICIAIS CAÍRAM MAIS DE 70% EM SETE ANOS EM SÃO PAULO

Homicídios caíram 70% em sete anos em SP
Portal Terra
SÃO PAULO – Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo aponta que, entre 2001 e 2008, houve redução de 70% no número de homicídios na capital paulista. De acordo com o delegado titular da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, a meta é alcançar menos de 10 homicídios por 100 mil habitantes – nível de países desenvolvidos, considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde da ONU. A cidade registra hoje cerca de 11 homicídios por 100 mil habitantes.
Também houve queda de 56% nos latrocínios (roubos seguidos de morte). As regiões norte, sul e leste da capital são as que mais registram homicídios. Segundo a SSP, o maior número de crimes está concentrado em 10% da cidade. O delegado afirma que o levantamento também mostra que vítima e autor moram próximos, em um raio médio de 500 m. Contudo, embora o homicida esteja próximo, “às vezes, a família da vítima sabe quem é o autor do crime, mas não quer denunciar por temer vingança”.
De acordo com Lima, neste ano foram registradas três chacinas até o momento. Duas delas foram solucionadas. No ano passado, à mesma época, haviam sido registradas oito chacinas. O estudo mostrou ainda que, em 1999, São Paulo registrou 12 mil homicídios. Hoje esse número gira em torno de 2 mil.
Um cruzamento de dados da prefeitura e da SSP também registrou uma queda de 50% no número de roubos de veículos na capital, entre 2001 e 2008, nas regiões de maior poder aquisitivo.
Segundo o tenente Pedro Luís, do Comando de Policiamento da Capital, esses dados servem para traçar as estratégias de geoposicionamento das patrulhas e das operações policiais na cidade.