
O dia do Bombeiro é comemorado no dia 02 de julho. O bombeiro é o profissional responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas, de incêndios, afogamentos, acidentes, bem como pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios.
O corpo de bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país. A ousadia e a coragem dos seus soldados fazem com que esses sejam admirados.
Para se tornar um bombeiro, além de alguns requisitos necessários como bom condicionamento físico e equilíbrio emocional, é preciso apresentar outras características desejáveis como boa saúde, capacidade de decisão, capacidade de liderança, capacidade de lidar com situações adversas, capacidade de agir, coragem, disciplina, raciocínio rápido, habilidade para trabalhar em equipe.
Embora tenha algumas variações de estado para estado, geralmente o candidato a bombeiro precisa: ser brasileiro, ter certificado de reservista (no caso dos homens), ensino médio completo, idade mínima de 18 anos, altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 para mulheres.
Os bombeiros atuam em situações como: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes, entre outras.
Algumas dicas do Corpo de Bombeiros para evitar incêndio:
• Não acumule lixo;
• Ao viajar, desligue a chave geral de luz;
• Tenha cuidado em ambientes onde há cheiro de gás, não risque fósforos. Abra imediatamente as portas e janelas para que ventile;
• Não guarde panos impregnados com gasolina, graxas, ceras, óleos vegetais;
• Não solte balões.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Com todo o respeito que os bombeiros merecem, não concordo com a colocação…”trocar tiros qualquer um faz, mas salvar vidas é para poucos..”. É muito diversa uma coisa da outra. Ambas as ações requerem coragem, destreza, aptidão precisa. Em qualquer profissão há ótimos e péssimos profissionais. Ser policial é uma honra para mim e conheço muita gente boa no meio, apesar dos safados ganharem a mídia mais que os que trabalham em prol da sociedade. Quem lida com gente safada está mais exposto a safadeza, quem lida com gente carente é melhor reconhecido.
CurtirCurtir
Tem total razão…um título infeliz e tão falso quanto dizer que bombeiro não é polícia. Eu queria dizer algo como vale mais salvar que matar. Espero que o conserto não tenha ficado pior.
E me desculpe. Uma cabeça comete muitos erros. E no nosso caso só verifico os erros depois de publicados.
Obrigado pela luz.
Um grande abraço!
CurtirCurtir