Ouvidor e policial do GARRA batem boca em frente a bar em SP 32

Inicialmente , sem se conhecer as razões para a  intervenção do GARRA , o qual não se destina a intervir em alterações de botequins fica difícil emitir opinião sobre as condutas do ouvidor e do policial.

Aliás, para o policial opiniões são desprovidas de valor …

Ainda mais opinião de um idoso que está bebericando em mesa de bar ; por isso eu bebo no conforto da minha casa , o que não me livra de levar um tombo e acordar nos braços de uma equipe do Corpo de Bombeiros .

Mas vamos a lei: nenhum cidadão é obrigado a portar e exibir documentos para que seja identificado e averiguado por policiais .

Aliás , para ir ao bar se leva apenas cartão de crédito, cartão do plano de saúde ou cartão do SUS…

Nada mais!

Para o policial se deve fornecer os dados sobre a identidade , nome próprio e dos pais , local e data de nascimento .

Entrega o documento quem quer , mas fotografar , arquivar e compartilhar  a imagem para  suposta averiguação equivale a fichamento policial não autorizado em lei e regulamento.

Não se trata de opinião, trata-se de legalidade.

O policial só pode fazer aquilo que a lei determina ou aquilo que o cidadão autorizar.

E no caso protestou-se contra a captura da imagem.

Se o referido cidadão, independentemente de ser da Ouvidoria , adotar medidas legais o policial poderá ser penalizado civil , penal e disciplinarmente .

Deveria tentar conciliar bebendo umas cervas com o Ouvidor …

Nossa opinião, né?!

Um Comentário

  1. parabéns ao colega que publicamente calou a boca do Ouvidor, que segundo o polícia e alcoólatra, é por final ainda desafiou o ouvidor e mandou o secretário derrite comprar telefone celular corporativo kkkkkkkk

    apesar que muitos polícias fazem bico e o bico da o celular não é???????

    Curtir

    • Eu ouvi ele dizer que o cidadão estava alcoolizado ; o que nas circunstâncias por si só é ofensivo. Se chamou de alcoolatra é crime contra a honra , especialmente se for verdade. Ser alcoolista não é defeito , é doença! Injúria grave! Se mandou o Derrite comprar telefone será demitido com direito a mitigação para 90 dias de punição.

      Curtir

  2. Mas um trouxa com síndrome de PM que vai bater com a bunda na corregedoria simplesmente por ser idiota.

    Curtir

  3. EXATAMENTE mestre, por isso o Senhor é o Deus dos mares, esses idiotas que amam a farda deveriam estar na gloriosa PM, não é função da polícia civil isso eles são grupo de elite, tem que Ficar em ala de treinamento e só sai para apoio assim como os bonecos do DG , o GER? Onde a maioria é afortunados e amigos do rei e podem treinar etc e até adesivar Vtr com grana própria e honesta garanto, é só sair da jaula com pedido forte né??

    sei que vai ter gente aqui falando conta, mais estamos sem polícias nos plantões nas chefias e vc vê todo esse efetivo em GOE GARRA GER Etc.. fazendo bico para empresários e enchendo o saco que quem está dançando na rua?? E ainda cometer erros jurídica com um Ouvidir? Que quer. Queria ou não é ouvidor??

    tem que acabar com esses locais de trabalho e mandar tudo para o plantão ou mandar os polícia para a PM,

    polícia Instagram e a nova carreira da PC

    Curtir

    • Se no Decap e Demacro está assim, imagina nas delegacias do interior onde falta escriba mas tem escriba em grupos operacionais, um policial por cidade, escalas abusivas, promoções somente para os amigos do rei e etc…Essa é a imagem que se vende nos cursinhos, policial civil uniformizado em operações e de fuzil, deveriam falar sobre os plantões, as cobranças por flagrantes, viaturas caindo aos pedaços.

      Curtir

  4. EXATAMENTE mestre, por isso o Senhor é o Deus dos mares, esses idiotas que amam a farda deveriam estar na gloriosa PM, não é função da polícia civil isso eles são grupo de elite, tem que Ficar em ala de treinamento e só sai para apoio assim como os bonecos do DG , o GER? Onde a maioria é afortunados e amigos do rei e podem treinar etc e até adesivar Vtr com grana própria e honesta garanto, é só sair da jaula com pedido forte né??

    sei que vai ter gente aqui falando conta, mais estamos sem polícias nos plantões nas chefias e vc vê todo esse efetivo em GOE GARRA GER Etc.. fazendo bico para empresários e enchendo o saco que quem está dançando na rua?? E ainda cometer erros jurídica com um Ouvidir? Que quer. Queria ou não é ouvidor??

    tem que acabar com esses locais de trabalho e mandar tudo para o plantão ou mandar os polícia para a PM,

    polícia Instagram e a nova carreira da PC

    Curtir

  5. Por essas e outras, sou contra essa militarização da PC, adotando, ao alvedrio da lei, uniforma (para não dizer fardamento) e fazendo “patrulhamento”, há necessidade sim de haver viaturas caracterizadas, mas para serem utilizadas quando necessário e também para apoio aos colegas quando necessário, não para ficar resolvendo problema de boteco

    Curtido por 1 pessoa

  6. E daí que havia uma galera dançando no meio da rua? Pararam o trânsito mesmo? Isso é motivo para montar o cavalete? Chega uma hora na vida em que é melhor ser feliz do que querer ter razão, polícia esperto tem que ter essa mentalidade. Tivessem ido embora e até aplaudido a performance, nada disso teria acontecido, e aconteceu com uma das pessoas mais erradas e capazes de dar azia possíveis. Agora, é segurar a pamonha e torcer pelo melhor.

    Curtir

  7. Dr….qual sua opinião?

    No app do Muralha Paulista é possível fotografar a pessoa para busca da situação criminal, por reconhecimento facial, em banco de dados.

    Já houve inclusive cana de procurados através dessa ferramenta.

    Como fica a questão jurídica da captura de imagem?

    Curtir

    • Não sei sobre a funcionalidade e segurança desse aplicativo ; tampouco quais as bases de dados.
      O que se sabe é dos casos de pessoas presas ilegalmente em razão do reconhecimento facial digital. A tecnologia ajuda , mas a prisão de quem quer que seja , além do mandado judicial , deve ser sempre precedida de identificação por órgão controlado e sob a responsabilidade de autoridade policial ou penal. Ademais , nos tempos modernos , nenhum mandado de prisão deveria ser expedido sem trazer imagens da pessoa, dados documentais e biométricos. Quanto a captura de imagem , capturar é registrar a imagem de uma pessoa produzindo um documento físico ou digital . Na minha opinião algo muito diferente do que a análise dos traços faciais e corporais de uma pessoa em via pública . Quem caminha pelas ruas pode ser pessoalmente reconhecido e preso pela vítima ou por um policial ; da mesma forma ao se colocar voluntariamente sob o olhar das câmeras não se pode alegar ilegalidade da comparação dos seus traços com os documentos preteritamente coletados e custodiados no banco de dados governamental. Entretanto capturar manualmente a imagem de alguém em momento de privacidade para se fazer buscas me parece inseguro e de duvidosa legalidade . Seja como for, a prisão de alguém não pode ser efetivada sem diligências e confirmação humanas. O homem erra ; as máquinas por ele inventadas erram muito mais. E termino lembrando o Alexandre de Moraes: não há direitos absolutos , logo as questões jurídicas são pequenos detalhes . Mas a identificação por comparação de imagens digitais ou físicas com outras imagens documentadas jamais será infalível.

      Curtir

  8. Proposta de minha autoria, para que algum parlamentar apresente Projeto Lei para inclusão do determinado tipo penal nos respectivos Códigos Penal e Penal Militar:

    Art. XX – Ser burro, ou ainda que inteligente ou razoavelmente inteligente ou pouco inteligente agir como se burro fosse.

    Pena de 4 a 10 anos de reclusão.

    § 1º – Se a burrice, ou ato burro, causar prejuízo a terceiro, a pena será aumentada de 1/3 até a 1/2.

    § 2º – Se a burrice ou ato burro decorrer de autoridade ou agente de autoridade policial ou judicial, aqueles que o aprovaram no respectivo concurso público serão punidos juntamente e na mesma pena que o infrator.

    Curtido por 1 pessoa

    • Vixit, não sobrará ninguém em liberdade, Dr. Tovani! Pior: a burrice é contagiosa, progressiva e a cura se dá apenas pela exoneração ou expulsão. A aposentadoria é implemento da burrice vitalícia…kkk Muito mais burro do que delegado em atividade é o delegado aposentado. O primeiro ainda é ; o segundo acredita esquizofrenicamente que continua sendo autoridade…E ainda vota no Tarcísio e diz que Bolsonaro é um homem honesto…kkk

      Curtir

  9. Ter paz ou ter razão?

    covarde vivo ou valente morto?

    São os dois primeiros ditados q vieram à minha mente vendo o vídeo

    Curtir

  10. Nenhuma ação humana, se analisada com rigor absoluto, deixa de revelar algum ponto de inconformidade. No entanto, analisando de forma equilibrada e contextualizada, não se identifica nenhum erro inescusável na conduta do colega (lado mais fraco frente ao ouvidor).

    E destaco os seguintes pontos:Contexto da AbordagemO policial, em patrulhamento ostensivo noturno, recebeu voluntariamente o documento do cidadão, ato rotineiro e legítimo no policiamento preventivo.

    Retenção do DocumentoO documento permaneceu em posse apenas pelo tempo necessário para checagem, sendo devolvido em seguida. Como a pessoa afirmou ser ouvidor, tornou-se necessária a confirmação da identidade, a fim de evitar que alguém se passasse por autoridade.

    Uso da Luz do CelularA lanterna do celular foi utilizada apenas para iluminar o documento, sem captura de foto ou filmagem, servindo como recurso funcional no período noturno. Agora, se tirou foto de documento alheio no celular particular, tem-se um problema.

    Gravações e TransparênciaO cidadão gravou parte da abordagem e não houve oposição do policial, evidenciando conduta transparente e sem constrangimento ilegal.Suposta Acusação de Embriaguez

    Não houve acusação de alcoolismo, mas apenas uma pergunta diante dos sinais de exaltação. A entonação, no calor do momento, pode ter sido interpretada de forma equivocada, sem qualquer intenção de ofensa.

    Boa-fé e Ausência de AbusoA conduta do policial esteve pautada na legalidade e na boa-fé. Qualquer desconforto relatado decorreu de interpretação equivocada de atos regulares de policiamento.

    Curtir

  11. Extra! Extra!

    Já saiu outra matéria, com imagens, desse mesmo policial, nesse mesmo bar.

    Segundo as imagens, ele mora na mesma rua e aparece com seu cachorro, discutindo com clientes e, ao final, chutando as cadeiras do estabelecimento.

    De fato, ao que tudo indica, ele estava usando a PC e seus meios para impor as suas vontades.

    Só que agora vai dar merda.

    A PC da uma dentro e 99 fora.

    Curtir

    • DAVID , o art. 68 da LCP diz respeito a fornecer dados sobre a própria identidade a uma autoridade, se estes justificadamente são solicitados . A obrigatoriedade de dizer quem é nada tem a ver com a obrigatoriedade de exibir documentos fora das situações em que a lei expressamente determinar, por exemplo: o motorista portar e exibir CNH ao agente de trânsito.
      O policial portar e exibir a identidade funcional se o cidadão solicitar.
      Não confunda deixar de se identificar com portar documento.
      Não portar um documento físico é, na maioria das situações da vida civil, perfeitamente legal. A exceção são os casos expressos em lei, como ao dirigir um veículo. Como disse anteriormente : apenas ando por aí com meu cartão de crédito e com o cartão de sáude. Mas poderia sair de casa apenas com o dinheiro da cerveja, mas se eu sofrer um mal súbito ou sofrer uma queda só irei dificultar o meu socorro. Eu não sou obrigado a exibir documentos para o policial , mas o policial , especialmente o civil , tem a obrigação de me exibir a funcional. Se for dirigir levo a CNH física e celular , situação em que o documento é de porte e exibição obrigatórios.

      Curtir

Os comentários estão desativados.