Tarcísio defende ‘entregar algumas vitórias’ a Trump em negociação para derrubar tarifas
https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/08/18/tarcisio-defende-entregar-algumas-vitorias-a-trump-em-negociacao-para-derrubar-tarifas.ghtml?_gl=1*18hi4tw*_ga*YW1wLUVSQ09FZDI3WmF6VzZKdjFteWRSakYxMWNoQUJSYnZWS0gxcy1OY2Q4WWlYbm1JU3NERVdmT2pSaEF6OGJlRmc.*_ga_SL5WEXQ2G6*MTc1NTU1NjgwMC4xMzQuMS4xNzU1NTU2ODAwLjAuMC4w
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conforme a notícia acima , afirmou em 18 de agosto de 2025 que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está focado em colecionar vitórias em negociações internacionais e sugeriu que o Brasil deveria considerar “entregar algumas vitórias” para conseguir derrubar ou atenuar as tarifas de importação impostas recentemente pelos EUA a produtos brasileiros.
Durante o evento “Warren Day” em São Paulo, Tarcísio destacou que Trump valoriza resultados negociais que possa apresentar como conquistas pessoais e públicas. Segundo ele:
“Acho que é fundamental compreender um pouco do estilo do presidente americano. É um presidente que vive da economia da atenção, que gosta de mostrar vitórias. Então, por que não entregar algumas vitórias?”
O governador ressaltou que, ao fazer concessões em determinados pontos – especialmente econômicos – o Brasil pode garantir acesso a mercados, gerar empregos e reduzir a necessidade de medidas emergenciais adotadas em função das sobretaxas.
Ele citou que setores como pneus, café e máquinas estão sendo particularmente prejudicados pelas taxas de 50% impostas desde o início do mês aos produtos brasileiros exportados aos EUA.
Tarcísio ainda frisou que tentar negociar não seria motivo de humilhação para o Brasil, mas faz parte do pragmatismo diplomático, especialmente tratando-se de interesses econômicos relevantes.
Além disso, ao mencionar possíveis “gestos” que poderiam servir como vitórias simbólicas para Trump, o governador citou, por exemplo, questões energéticas (“a gente não precisa do diesel da Rússia para nada”) e chamou a atenção para o volume de empresas brasileiras que investem nos EUA, sugerindo flexibilidade nessas discussões para destravar o diálogo e abrir caminho à redução do tarifaço.
A declaração reflete uma postura pragmática de Tarcísio frente ao impacto das barreiras comerciais no estado de São Paulo e na economia nacional, indicando – metaforicamente falando – eventual preferência por prostituir a mãe, a mulher e as filhas – alheias – como meras negociações pontuais para evitar danos maiores à população e a indústria brasileira, leiam: sua carreira política.
Que o grande estadista entregue a própria mãe; pelo que aparenta não possui mais dignidade para entregar!
Alguém acredita no Carioca Tarciso, acham mesmo que ele está se quer um pouco preocupado com o Estado de São Paulo?
CurtirCurtir
Militar traidor da pátria protetor do bolsonaro e sua família, esperar o quê de uma pessoa que apoiou o Trump pondo bonezinho na cabeça, tá querendo se safar da taxação imposta pelo seu ídolo que prejudicou os empresários paulistas que o apoiaram, como todo bolsonarista covarde vende o bens do Brasil pra se safar e o povo que se dane.
CurtirCurtir