Por que Fernando Haddad e Manuela D’Ávila serão eleitos? 64

‘Por que Fernando Haddad e Manuela D’Ávila vão ganhar’, escreve André Forastieri

Casal do PT-PC do B parece de novela

Outros candidatos evocam só o passado

No começo do ano o discurso era “a economia vai melhorar e com isso um candidato reformista, que dê continuidade ao governo Temer, terá grande chance de emplacar”.

Incontáveis matérias com a palavra “retomada” no título. O mercado financeiro celebrava. Mas era só sair na rua, longe dos guetos dos ricaços, para ver o aumento das placas de “Aluga-se”.

Foi muita pesquisa, muita estatística, muita teoria. E pouco pé no chão, pouca sola de sapato gasta. Por isso os experts, inclusive alguns cardeais da imprensa, erram tanto.

A retomada não veio, a pauta de Temer foi rejeitada. O próprio FHC disse com todas as palavras: “Quem for o candidato do mercado vai perder”.

Em uma única coisa os experts acertaram, inicialmente: o eleitor em 2018 quer o novo.

Mas depois voltaram atrás. Quando Luciano Huck, Joaquim Barbosa e gente como Amôedo não decolaram, o consenso foi que a eleição ficaria entre os velhos, a polarização habitual, mais do mesmo.

Pois bem: em 2018, o novo são Haddad e Manuela. Porque parecem o novo.
Porque são desconhecidos da imensa maioria da população. Porque são jovens. Porque sorriem.

Eles são mais fofos, simpáticos, televisivos. Parecem par romântico da novela das nove! Ou apresentadores do Jornal Nacional. Têm aquela fotogenia, uma certa leveza, outro um tanto de seriedade.

E isso conta muito no Brasilzão verdadeiro, que assiste TV, ouve música sertaneja e evangélica. Lembrando que a maioria dos eleitores é jovem. E mulher.

Haddad e Manuela fazem Geraldo Alckmin e Ana Amélia parecerem os velhinhos vilões da novela. Ultrapassados, cinzentos, ranzinzas.

E Ciro e Marina? Coadjuvantes, jamais protagonistas.

E Bolsonaro? É o típico capanga falastrão da novela!

Para completar, Haddad e Manuela têm ao seu lado um vovô do bem. Injustiçado. Que já fez muito pelos pobres. E hoje promete retornar para trazer os bons tempos pro povo. Lima Duarte como o padim Lula!

A TV, a fé e o marketing nos ensinam que a esperança sempre vence. Que o bem está do lado dos belos. Que o novo é melhor que o velho. Propostas, promessas, isso é tudo detalhe.

A gente escolhe as coisas muito mais pelo coração do que pela razão. Uma imagem fala mais que mil palavras. A foto diz tudo. O casal 20 sorrindo, Lula abençoando. O Brasil Novo, feliz de novo!

E é por isso que Haddad e Manuela vão ganhar.

Autores

André Forastieri

André Forastieri

André Forastieri, 52, é jornalista e sócio da Tambor Digital, consultoria de negócios especializada em start-ups. Fundou as editoras Conrad e Pixel. Foi diretor de Nov

Aparentemente, a maioria do eleitorado não quer a volta da ditadura militar…Fernando e Manuela , provavelmente, subirão a rampa 1

CNT/MDA: Bolsonaro (28,2%) e Haddad (25,2%) registram empate técnico

Do UOL, no Rio e em São Paulo

  • Arte/UOL

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) surgem pela primeira vez tecnicamente empatados na disputa eleitoral, conforme os resultados da pesquisa do instituto MDA encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O levantamento divulgado neste domingo (30) mostra Bolsonaro com 28,2% das intenções de voto e Haddad com 25,2% da preferência dos entrevistados.

O empate técnico acontece porque a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando essa margem, Bolsonaro pode ter entre 26% e 30,4%. Já Haddad pode ter entre 23% e 27,4%.

Ciro Gomes (PDT) surge em seguida com 9,4%, tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), que marcou 7,3%. Marina Silva (Rede) registrou 2,6%.

Veja a intenção de voto para presidente:

Jair Bolsonaro (PSL): 28,2%
Fernando Haddad (PT): 25,2%
Ciro Gomes (PDT): 9,4%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7,3%
Marina Silva (Rede): 2,6%
João Amoêdo (Novo): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 1,7%
Cabo Daciolo (Patriota): 0,7%
Guilherme Boulos (PSOL): 0,4%
Vera (PSTU): 0,3%
José Maria Eymael (DC): 0,1%
João Goulart Filho (PPL): 0,1%
Branco/Nulo: 11,7%
Indeciso: 8,3%

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas nos dias 27 e 28 de setembro em 137 municípios de 25 unidades da federação. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03303/2018 e tem nível de confiança de 95%.

A última pesquisa MDA/CNT de intenções de voto dos candidatos à Presidência foi divulgada em 17 de setembro. Ela trazia Bolsonaro em primeiro lugar, com 28,2% das intenções, seguido por Haddad, com 17,6%, e Ciro, com 10,8%.

Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (28) mostrou Bolsonaro com 28% das intenções de voto, Haddad com 22% e Ciro com 11%.

Veja também

Segundo o levantamento MDA/CNT divulgado neste domingo, Bolsonaro e Haddad são os candidatos cujos eleitores se declaram como os mais decididos a confirmar o voto neles: acima de 80% para ambos.

A pesquisa ainda aponta que 76,4% manterão a decisão de voto, mesmo em caso de o seu candidato de preferência não ter chance de ir para o 2º turno. Outros 21% dos entrevistados dizem que poderão mudar o voto.

Os candidatos com mais chances de receber o voto de entrevistados que se declaram indecisos, sendo permitido citar até duas opções, são: Fernando Haddad, 19,3%; Ciro Gomes, 18,7%; Jair Bolsonaro, 17,5%; Geraldo Alckmin; 13,3%; Marina Silva, 7,8%; Alvaro Dias, 3,6%; João Amoêdo, 3%, e Henrique Meirelles, 1,2%.

Segundo turno

A pesquisa MDA/CNT também trouxe cenários de segundo turno. Veja os principais resultados, considerando a intenção de voto estimulada:

Haddad X Bolsonaro
Fernando Haddad: 42,7%
Jair Bolsonaro: 37,3%
Branco/Nulo: 16,1%
Indeciso: 3,9%

Ciro x Bolsonaro
Ciro Gomes: 42,7%
Jair Bolsonaro: 35,3%
Branco/Nulo: 17,8%
Indeciso: 4,2%

Bolsonaro x Alckmin
Jair Bolsonaro: 37%
Geraldo Alckmin: 33,6%
Branco/Nulo: 25,1%
Indeciso: 4,3%

Ciro x Haddad
Ciro Gomes: 34%
Fernando Haddad: 33,9%
Branco/Nulo: 26,9%
Indeciso: 5,2%

Ciro x Alckmin
Ciro Gomes: 41,5%
Geraldo Alckmin: 23,8%
Branco/Nulo: 29,1%
Indeciso: 5,6%

Haddad x Alckmin
Fernando Haddad: 39,8%
Geraldo Alckmin: 28,5%
Branco/Nulo: 26,4%
Indeciso: 5,3%

Índices de rejeição

O levantamento também testou junto aos entrevistados o limite de voto que candidatos à Presidência podem receber. Na divulgação da pesquisa consta apenas os quatro candidatos mais bem colocados. Veja abaixo os índices dos que declararam “não votar de jeito nenhum” no nome apresentado:

Jair Bolsonaro: 55,7%
Geraldo Alckmin: 52,8%
Fernando Haddad: 48,3%
Ciro Gomes: 37,1%

Interesse nas eleições

A pesquisa MDA/CNT ainda fez outras perguntas relacionadas à eleição e às expectativas da população quanto a cenários a partir do ano que vem com um novo presidente da República.

Faltando apenas uma semana para o primeiro turno, marcado para 7 de outubro, 20,8% dos entrevistados afirmaram ter “pouco interesse” nas eleições deste ano e 21,4% afirmaram ter “nenhum interesse”. Outros 32% disseram estar “muito interessados”, enquanto 25,1% têm “médio interesse” no processo eleitoral.

Ao todo, 72,5% viram ou ouviram o programa eleitoral na televisão ou no rádio. Já 27,5% ainda não viram ou ouviram.

Quanto ao conhecimento sobre os candidatos a presidente, 19,5% afirmaram conhecer bastante as opções, 40,4% afirmaram conhecer mais ou menos, 26,5% afirmaram conhecer pouco e 12,9%, nada.

Na opinião de quem já viu ou ouviu, o candidato que está apresentando a melhor propaganda eleitoral é: Fernando Haddad (20,8%); Jair Bolsonaro (18%); Geraldo Alckmin (12,9%); Ciro Gomes (12,5%); Henrique Meirelles (3,1%); outros candidatos (5,5%); nenhum (14,5%); não souberam informar (12,7%).

DELEGACIAS SEM EFETIVO – Márcio França faz demagogia ordenando a DESNECESSÁRIA reabertura de determinadas delegacias…E como sempre a cúpula da Polícia – para não perder a mamata – se mostra SERVIL aos interesses puramente eleiçoeiros do FUTURO governador 16

Por G1 Santos

 

O 5º Distrito Policial de Santos, no litoral de São Paulo, localizado na região da Zona Noroeste, passa a funcionar 24 horas a partir deste sábado (29). A unidade funcionará de maneira semelhante ao 7º Distrito Policial, no bairro Gonzaga, mas os flagrantes permanecem exclusivamente no Palácio da Polícia, no Centro.

O funcionamento ininterrupto do 5º DP, onde também localiza-se a Cadeia Pública masculina da região, ocorre para reforçar a segurança na região e atende à solicitação dos munícipes. Demandas foram ouvidas pela corporação a partir de reuniões mensais do Conselho de Segurança local com moradores dos bairros.

O comando do 6º Departamento de Polícia do Interior confirmou a volta do funcionamento pleno distrito nesta sexta-feira (28). A partir da mudança, o 7º DP, no bairro Gonzaga, e o 5º DP, no bairro Bom Retiro, passam a atender a população em Santos para o registro de ocorrências que não demandem outras ações.

Os flagrantes na cidade, entretanto, permanecem em atendimento exclusivo nas madrugadas, finais de semana e feriados na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Palácio da Polícia, no Centro. O Deinter-6 informou também que ainda estuda a ampliação de funcionamento de outras unidades em cidades da região.

__________________________________________________________________

Dr. Guerra, há alguns anos não tenho o prazer de sua companhia e conversa, porém, acompanho sempre as matérias publicadas em seu blog. Espero encontrá-lo gozando de plena saúde e um convívio feliz junto aos seus familiares. Gostaria, se possível, que publicasse matéria referente a determinação absurda e eleitoreira do candidato a governador, Márcio França, para que delegacias de policia permaneçam abertas por 24 horas, com um ou dois funcionários e sem delegados de plantão. Como sempre infelizmente certos delegados que só se preocupam com os seus cargos e cadeiras estão obrigando e ameaçando punições a quem descumprir os seus interesses. Estão expondo desnecessariamente a vida de quem não tem força ( os subordinados ) ,  apenas para eleger alguém a um cargo político. Não faz muito tempo o 3 DP de São Vicente, que o amigo conhece tão bem, foi alvo de ataque por cerca de 15 marginais armados até com fuzis que roubaram o posto bancário existente na frente do prédio e infelizmente um inocente foi morto enquanto passava em frente ao local dos fatos.  Grato pela atenção, acompanho e torço fortemente pelo seu retorno.

O maior time de futebol de todos os tempos também é o maior exemplo de liberdade e republicanismo…No Santos Futebol Clube não tem rolo: AQUI A DEMOCRACIA VENCE! 6

O presidente José Carlos Peres segue na presidência do Santos. Em assembleia geral realizada neste sábado (29), na Vila Belmiro, 2.001 dos associados do clube votaram pela permanência do mandatário, enquanto 1.155 votaram pela saída do presidente em um dos pedidos. No outro processo, o placar foi de 2.064 a 1.088.

Caso Peres sofresse o impeachment, a administração do Peixe passaria a ser encabeçada pelo vice-presidente Orlando Rollo. Com a permanência do mandatário, a dúvida passa a ser como será a sua relação com Rollo, com quem tem trocado críticas e acusações e a quem sugeriu pedido de renúncia.

Leia mais em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/santos-fc/maioria-vota-contra-impeachment-e-peres-segue-no-santos/?cHash=ffbce6bf1eee54eec0ca8f46ab0cfb23