Bacharéis e operadores do Direito , digam não à mito(mania) militarista que assombra a nossa democracia…Sem “generalização”, será que há gente mais corporativista e medíocre do que considerável parcela de militares brasileiros? 17

Clube Militar diz que Judiciário é “corporativista” e elite, “medíocre”

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em manifesto com diagnóstico e propostas para o Brasil, o Clube Militar classificou o Judiciário como “corporativista” e a elite empresarial e política como “medíocre”. Entre os planos para o país, está a criação de um “novo sistema eleitoral” a ser viabilizado por meio de reforma política.

O Clube Militar tem ligação com integrantes da candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Até 10 de setembro, o candidato a vice, general da reserva Hamilton Mourão, comandava a instituição, tendo se licenciado da presidência por conta da campanha. Além disso, a chapa tem seus planos traçados por um grupo de militares da reserva como mostrou o UOL.

Leia também:

Divulgado na última segunda-feira (24), o documento do Clube Militar chama-se “Para um Brasil melhor”. É assinado pelo general de divisão Eduardo José Barbosa, presidente interino da instituição. Por estatuto e pela legislação eleitoral, o Clube Militar não pode atuar em campanha eleitoral, portanto, pode divulgar diretrizes sem manifestar apoio a candidatos. Até agosto, no entanto, a instituição vinha atuando em favor da candidatura de Bolsonaro, como revelou o UOL.

A carta aberta do Clube Militar é dividida em duas partes: uma de diagnóstico sobre a conjuntura do Brasil e outra de medidas a serem adotadas. O documento ainda defende a democracia e a liberdade.

Neste primeiro segmento, aponta problemas gerais como grave crise política, econômica, nichos de pobreza preocupantes e bases institucionais frágeis, e também critica determinados setores da sociedade. No documento, o clube classifica o Estado como “politicamente partidarizado, aparelhado e tomado pela corrupção”. Já o Poder Judiciário é chamado de “corporativista e destoado da realidade brasileira, causando incerteza jurídica e sensação de impunidade”.

Por fim, a carta do Clube Militar diz: “elite empresarial e política medíocre e empobrecida moralmente, aceitando placidamente o abastardamento de nossa cultura, revelando descaso com o rumo do país. Não se posiciona claramente frente ao caos”.

Na parte de propostas, o documento divide-se em três partes –uma econômica, uma de gestão pública e outra com padrões de governança. Coincide em vários pontos com as ideais expostas por Bolsonaro. Na primeira, há uma defesa da disciplina fiscal, de privatização, liberalização financeira e reforma tributária. O segundo segmento prega a eficiência do funcionalismo público.

Há diretrizes mais concretas para um plano de governo na terceira parte. Entre elas, está: “empreender uma reforma política (novo sistema eleitoral)”. Não há explicação de como seria o novo sistema. Mourão já defendeu que fosse feita uma Constituição por notáveis com aprovação por plebiscito, sem votação no Congresso.

Em relação à educação, o documento descreve como diretriz: “implantar o ensino público de qualidade (inclusive universitário), com extinção paulatina de cotas e direcionamento, prioritariamente, para disciplinas de interesse ao desenvolvimento do país.” Ainda apoia que seja alterada a Lei Rouanet (lei de incentivo à cultura) para que o direcionamento seja de “aportes de recursos somente a artistas amadores e instituições ou atividades culturais de Estado”. Veta dinheiro para artistas “profissionais e consagrados”. Bolsonaro defendeu a mesma ideia recentemente.

Sobre o Judiciário, há a ideia de uma limitação de “prazo de permanência [de magistrados] das altas cortes”. Aos 75 anos, magistrados do STF são obrigados a se aposentar compulsoriamente. Além disso, apoia que sejam eliminados dos processos penais “boa parte dos recursos existentes que só servem para adiar, indefinidamente, o início do cumprimento das penas de condenados.”

Para o Congresso, o documento do Clube Militar apoia que exista um limite para “a reeleição também para o Poder Legislativo”. Bolsonaro se elegeu para sete mandatos na Câmara Federal. Outras medidas defendidas são os fins de recesso para todos os poderes, com férias de 30 dias, extinção dos cargos de vice-governador e vice-prefeito, além da fusão de municípios e estados, e revisão de política para funcionários públicos.

Por último, a instituição de militares prega que sejam revistas demarcações indígenas e quilombolas, além de se vetar repasse de dinheiro para ONGs (Organizações Não-Governamentais).

Um Comentário

  1. Vira casaca esquizofrênico.
    Tosco!
    Mesmo depois de todos esses anos de governo do PT e ainda quem insistir na burrice.
    Tem que ser muito idiota!
    Bolsonaro vai tirar dessa esquerda imunda.

    Curtir

  2. pra que não sabe …. hoje 26/09/2018… o mito teve uma visita importantíssima no hospital……………..

    la esteve o comandante geral da estado maior da = AERONÁUTICA DO BRASIL…………….

    isso é pros comunistas , e corruptos saberem quem é o candidato das FAs………………

    É MITO 2018…………..

    Curtir

  3. JA FORAM VISITAR O MITO NO HOSPITAL— O CHEFÃO DA MARINHA . O MINISTRO DA DEFESA… O MINISTRO INSTITUCIONAL…. E O HOJE O CHEFÃO DA AERONAUTICA…
    SÓ FALTA O CHEFÃO DO EXERCITO NÉ?????????????????????…

    depois destes apoios p/ todos verem…. não tem p/ ninguem…………………….

    É MITO NA CABEÇA NO 1º TURNO…………..

    Curtir

  4. EXTRA,,,,,,,,,,,,,,,,,EXTRA……………………

    DIA 7 VOTEM 17…………………………….

    Curtir

  5. É MUITA IGNORANCIA ALGUEM PENSAR QUE OS QUE MANDAM NO BRASIL , DEIXARÃO O PAIS SER GOVERNADO POR..UM BANDO DE LGBTs — MACONHEIROS- E CORRUPTOS …………….

    RESPONDER
    CASCAVEL disse:
    26/09/2018 ÀS 20:25
    EXTRA———-EXTRA——————-PESQUISA FRESQUINHA ……….

    Paraná Pesquisas::

    BOLSONARO tem 31,2% e HADDAD 20,2%

    Candidato do PSL segue na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas desta quarta (26/09/2018);;;;;;;;;

    DIA SETE, VOTEM DEZESSETE……………………………

    Curtir

  6. Paraná Pesquisas::

    BOLSONARO tem 31,2% e HADDAD 20,2%

    Candidato do PSL segue na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas desta quarta (26/09/2018);;;;;;;;;

    DIA SETE, VOTEM DEZESSETE……………………………

    Curtir

  7. Enquanto se defende políticos de esquerda colega optel do 89 morto perto do DP com tiro de fuzil. Será isso um salve???

    Curtir

  8. estou preocupado em tomar mais 08 anos de serviço sem ganhar abono permanencia, depois da eleição

    Curtir

  9. Sempre com uma respostinha feita. Eita nós.
    Nunca vesti a casaca… hahahaha
    Isso sim que é ser cara de pau.
    Todos estão aptos a errar e corrigir seus erros. Se acredita que o Haddad é o melhor para o Brasil que assim seja.

    Já reparei que o Doc War muda de opinião dependendo do quanto ele toma de querosene com os amigos. Kkkkk

    Quando ele tava chapando de whiske com os amigos ele flertou com o Alckmin claramente demonstrando traços de “Estocolmo”.
    Depois tava tomando cerveja e relembrando os bons tempos de polícia batendo nas “minorias sociais” e namorou com Bolsonaro.
    Agora resolveu que o crime compensa no Brasil e resolveu dar a mão para o Haddad, ganhando de presente uma excelente mulher (provavelmente daquelas que assina contrato para fazer sexo nos termos dela) e um avô que controla a quadrilha de dentro e fora dos presídios (ops quero dizer de dentro da PF).

    Tudo perfeitamente normal!!! Hahahahahahahaha

    Oooooooo Amoedo Oooooooo Amoedo!
    Quem sabe assim ele não será o próximo? Pelo menos ele é rico! Kkkkkl

    Curtir

    • Sucupira,

      Até o 2º turno espero que role ainda muita cachaça, mas – infelizmente – penso que o quadro não mudará…
      Será anti contra anti ( Bolsonaro x PT ).
      Que vença o melhor para os brasileiros…
      Mas eu não sairei do meu churrasco com vinho geladinho para votar em ninguém.

      Curtir

  10. O Judiciário não e corporativista? O Judiciário não vive um caos institucional por conta do excesso de regalias, excesso de verbas indenizatórias, excesso de parcialidade… e por ai vai…

    Infelizmente o Brasil funciona em castas… os filhos dos ricos… que assumem cargos de direção para manter o pais nas mãos dos donos do dinheiro.

    No Brasil… empresa pequena e media que sonega imposto.. é massacrada pelo fisco… enquanto as grandes recebem inúmeros benefícios… e por ai vai.. esse é o Brasil

    Curtir

  11. Votei em Ciro Gomes, no Primeiro Turno, e tinha a tendência de votar ou em Haddad ou em branco, porque acho Bolsonaro racista, com um certo lado fascista. Mas, aí, lí os 44 itens do “PARA UM BRASIL MELHOR”, do Clube Militar. E não é que concordo e defendo 36 dos 44 itens! os outros 8 itens ou discordo (3 itens) ou necessito de mais esclarecimentos. O certo é que concordo e aceito, tranquilamente, 81% do que consta alí. E agora? Posso até não votar nesse cara, por tudo que disse antes. Mas se ele ganhar, no mínimo, vai ficar de bom tamanho pro Brasil. Até votaria nele. O problema é o racismo dele!

    Curtir

Os comentários estão desativados.