Bolsonaro é uma ameaça para Brasil e América Latina, diz “The Economist”
Colaboração para o UOL, em São Paulo
-
Reprodução

A prestigiada revista britânica “The Economist” traz na capa desta semana o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e diz que ele é uma ameaça, não só para o país, mas para toda a América Latina.
Em editorial publicado nesta quinta-feira (20) com o título “Jair Bolsonaro, a última ameaça da América Latina“, a revista analisa o momento atual do Brasil e afirma que “a economia é um desastre, as finanças públicas estão sob pressão e a política está completamente podre”.
A publicação compara o brasileiro, líder nas pesquisas, ao presidente americano Donald Trump e afirma que, “se a vitória for para Bolsonaro, um populista de direita, o Brasil corre o risco de tornar tudo pior”.
Procurado pelo UOL para comentar a reportagem da revista inglesa, o presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, destacou que o texto afirmou que Bolsonaro “would be” [seria, em português], verbo auxiliar usado na condicional.
“Os outros [candidatos] seriam ‘must be’ [devem ser]. ‘Should be’ [deveria ser] seria fraco. É só esse o comentário”, declarou Bebianno.
Bolsonaro continua internado após ser esfaqueado no dia 6 deste mês.
Bolsonaro, cujo nome do meio é Messias, promete a salvação; na verdade, ele é uma ameaça para o Brasil e para a América Latina
Trecho do editorial da “Economist”
A crise econômica brasileira é um dos fatores apontados pela “Economist” para o crescimento de Bolsonaro nas pesquisas.
“Os populistas recorrem a queixas semelhantes. Economia fracassada é uma delas –e no Brasil a falha foi catastrófica. Na pior recessão de sua história, o PIB encolheu 10% entre 2014 e 2016 e ainda não se recuperou. A taxa de desemprego é de 12%”, escreveu a revista. Na capa da publicação está escrito “Bolsonaro presidente” em português.
O editorial cita o guru econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes, e lembra que ele estudou nos Estados Unidos. “Ele [Guedes] defende a privatização de todas as empresas estatais brasileiras e a simplificação brutal dos impostos”, afirma o texto.
As falas polêmicas de Bolsonaro também foram citadas pela publicação. “Ele tem uma longa história de ser grosseiramente ofensivo. Disse que não iria violentar uma congressista porque ela era ‘muito feia’ e que preferiria um filho morto a um gay”.
Ainda segundo a revista, Bolsonaro tem uma “preocupante admiração pela ditadura” e o compara ao ex-ditador chileno Augusto Pinochet [1915-2006] por misturar autoritarismo e liberalismo econômico.
“Ele pode não ser capaz de converter seu populismo em ditadura ao estilo de Pinochet, mesmo que quisesse. Mas a democracia do Brasil ainda é jovem. Até mesmo um flerte com autoritarismo é preocupante”, diz.
Essa não é a primeira vez que a revista inglesa se manifesta sobre a candidatura de Bolsonaro. Sob o título de “Brasília, nós temos um problema”, o editorial publicado no começo de agosto já dizia que o militar é um risco à democracia brasileira e seria um presidente desastroso.

Tal revista é produto de esquerdistas. Não adianta nada, Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno!
Faço Uber e converso com pessoas de diversos níveis e informalmente de forma espontânea a grande maioria declara que o voto será no Bolsonaro.
CurtirCurtir
Qual revista?
A que disse que o Brasil de Lula havia decolado?
Sei…..
CurtirCurtir
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/A-verdadeira-agenda-e-os-interesses-da-revista-The-Economist-/7/27999
CurtirCurtir
A mesma que disse que Trump seria a desgraça para os americanos
CurtirCurtir
Boa tarde!
Senhoras e Senhores!
É evidente que alguns países de primeiro mundo estejam preocupados com Bolsonaro.
Estão preocupados porque a mamata pode acabar.
Acabar com o comércio clandestino de riquezas minerais e de biodiversidade que saem do País de maneira sórdida arquitetado por péssimos políticos e empresários maledicentes fazendo uso de códigos alterados e de documentos falsos e duvidosos.
Acabar com a balança comercial da Inglaterra que comanda o NIÓBIO sem contudo possuir uma grama sequer. Somos possuidores de 98% do NIÓBIO do mundo, mas continuamos pobres. Por sua vez, o Canadá que detém 02% do restante mundial, vive muito bem.
Rouban-nos à mais de quinhentos anos. Precisamos acabar com essa roubalheira.
Bandido bom é bandido preso e morto.
Uma Nação só se torna rica e independente se acabar com essa quadrilha. Se acabar com essa submissão destes países que somente querem a nossa ruína.
BOLSONARO 2018
Caronte
CurtirCurtir
Haddad é o comunista que apoia Maduro e que quer soltar Lula. Ciro é o autoritário que manda prender jornalista que lhe questiona. Boulos é um invasor de propriedades, mas para a revista “The Economist” a ameaça para a América latina é Bolsonaro. Pelo jeito, uma das ameaças à América Latina é a revista The Economist.
O folhetim disse o mesmo sobre Trump, o melhor presidente americano desde Reagan.
CurtirCurtir
Tá bom, mudei meu voto. Agora para Presidente voto no 17, para Governador 40 e Senador 177.
CurtirCurtir
A nova do Chuchu no horário eleitoral:
É oposição a Bolsonaro e Hadad, pois ele é a favor do Brasil. Será que é por conta disso que se coligou com os maiores fichas sujas do Congresso Nacional: Ciro Nogueira, Waldemar Costa Neto e Roberto Jeferson. Já imaginou se ele fosse contra o Brasil?
CurtirCurtir
Estamos cercados de pessoas, policiais ou não, que usam exatamente a tática esquerdoPaTa Psdebosta de semear a discórdia, desunião e ódio. Neste delicado momento político que vivemos, onde o futuro do nosso país esta em jogo, a tática de dividir para conquistar esta sendo usada com força máxima pelos políticos do mal. O momento é muito importante para não permitir reconduzir ao poder pessoas que lá estiveram como chefes, seja na presidência, seja no estado ou seja no município. Todos já tiveram sua chance e não fizeram nada de bom. Mentiram e nos enganaram. Prometeram e não fizeram. Vamos conduzir pessoas que nunca foram presidente, governador, deputado e senador. Muito cuidado com seu voto. Vote consciente. Não se deixe levar por opiniões de qualquer um. Juntos somos fortes. Pensem no futuro. Caso contrario, seremos uma Venezuela. Boa sorte a todos nós.
CurtirCurtir
quer saber galera vamos eleger o 17 e fazer uma abixo-assinado mandando exilar todos os comunistas em cuba.
CurtirCurtir