É lamentável o oportunismo de alguns setores ligados à Polícia Militar, como é o caso dessa entidade denominada de “Defenda PM”, que diante de um fato social relativamente grave e, a pretexto de comentar o assunto, traz nas entrelinhas uma mensagem subliminar de cunho egoístico e corporativista. ]
Referida entidade, em suas manifestações, comumente de pouca técnica e não raramente divorciada da realidade, tem o recorrente hábito de engendrar argumentos para criticar à Polícia Civil.
Em certas ocasiões diz ser baixa a resolutividade de crimes e até diante de furtos perpetrados contra prédios onde estão instaladas delegacias, procura tirar algum proveito político, visado diminuir a importância da policia Judiciária e de seus servidores, canalizando argumentos para na outra ponta enaltecer a milícia, como sinônimo de grandeza, competência e eficiência.
Não sei se por ignorância ou por má fé, mas o missivista falta com a verdade.
Expõe um determinado fato, extraído de um contexto, sem contudo abordar o tema com maior amplitude, talvez para não esbarrar nas raízes do verdadeiro problema.
Não é segredo que criminosos atormentam a vida da população, que está exposta aos mais variados crimes, entre eles, roubos e furtos, contra residências, estabelecimentos comerciais, contra pessoas nas ruas e até em delegacias.
Parece claro que essa alta incidência delitiva é decorrente de uma prevenção tímida, porque a polícia preventiva, que conta com quase 100 mil homens em São Paulo, não está desempenhando a contento o seu papel de evitar tais delitos.
O autor insinua que é baixo o índice de resolução de crimes, mas não fala que é altíssimo o número de delitos que a Polícia Militar, que tem a função legal de prevenir, não o faz como deveria.
Não são os delegados que querem fazer o papel de juiz, como afirmou o articulista. No passado, seguindo a ordem legal, os delegados desenvolviam sim, atos judiciais, através do processo judicialiforme, expedição de mandados de busca, entre outros.
Aliás, nessa época o número de crimes era infinitamente menor, mas hoje não. Quem realmente vem se desviando de suas atribuições legais é PM, que não realiza de forma satisfatória sua atribuição principal de evitar o crime.
É a PM quem atropela a lei, deixando sua função precípua para tentar alargar suas atribuições, cujo fato é notório, além de vergonhoso.
Ela procura imiscuir-se insistentemente em tarefas estranhas àquelas que a lei lhe reservou.
Querem fazer “termo circunstanciado”, desenvolvendo investigações de civis, levando pessoas para os quartéis, como se delegacias fossem.
Pretendem ainda realizar diligências de busca e apreensão em domicílios, buscam fazer conciliação de conflitos no âmbito civil, deslocam servidores de seus quadros que deveriam estar atuando no policiamento, para gabinetes de políticos e de outras instituições públicas, tendo como pano de fundo a obtenção de apoios para suas pretensões corporativas e nada republicanas.
Até banda musical e capelão para celebrar missa a PM possui. Para quê isso em uma instituição que tem o dever principal de evitar o crime?
O autor do artigo fala ainda em imputar responsabilidade pelo furto ao secretário da segurança e demais servidores da Polícia Civil .
Estranhamente não comenta que a maioria das delegacias funcionam em prédios alugados pelos municípios que não foram originalmente construídos para serem unidades policiais.
Se esses servidores forem responsabilizados, a PM local não pode ficar de fora, porque seu papel principal é evitar que tais ilícitos aconteçam, mas não o fez.
Sabidamente é impossível manter todas as unidades policiais civis do Estado funcionando 24 horas, aliás, não há essa necessidade, nem que possível fosse. Mas a PM trabalha 24 horas, portanto, cabe a ela também a responsabilidade pela guarda dos prédios públicos em geral, inclusive de delegacias, quando ausentes os servidores de tais repartições .
Quando o autor critica o uniforme utilizado em alguns setores da Polícia Civil, esconde o fato muito mais grave e contrário a lei, da PM utilizar o tal P2, que eles chamam de ” velado”, onde militares, com trajes civis, usurpam investigações de crimes comuns, afastando-se de suas tarefas legais e para “arredondar”, isto é, evitar nulidades da prova ilícita, escondem a verdade e inventam que foi uma ” denúncia anônima”, entre outros expedientes similares.
É inadmissível que em uma sociedade democrática, com histórico passado da supressão de direitos civis por uma ditadura militar que durou mais de duas décadas, nosso povo e nosso parlamento cedam a investigação de civis por militares, sobretudo porque a PM do país, principalmente de São Paulo, possui longo currículo de abusos e de violência, que não se verifica em nenhum outro segmento da sociedade.
Como imaginar que civis sejam levados para quartéis e atendidos por pessoas, não afeitas as questões jurídicas, mas detentores de cultura e formação miliciana e caminhando na contramão das leis e da Constituição Federal?
__________________________________
Artigo recebido sem a indicação do autor.
Em consulta a internet não encontramos a fonte da publicação.
Assim, pedimos desculpas por não podermos mencionar a autoria.
Pelo efetivo que tem e orçamento, a PM deveria evitar até perda de documento. Mas funciona assim, setenta por cento do efetivo para serviço interno, dois motoristas pro finança de de companhia, banda musical para ficar tocando marchinhas em eventos; escola de educação física (pra que?); assessoria militar do tribunal de justiça; assessoria militar do tribunal de contas; assessoria militar da assembleia legislativa; assessoria militar da prefeitura; assessoria militar da câmara municipal; assessoria militar do ministério público; assessoria militar da escola paulista da magistratura; assessoria militar da escola superior do ministério público. Depois, casa militar do governador. Em seguida hospital militar, gabinete odontológico. E essas estruturas se repetem do comando geral a companhia. No final das contas, sobra para o o atendimento do 190 duas viaturas e um sargento (CGP) para comandar os quatro policiais uma dupla de motos e uma base móvel que só pode ficar estacionada de forma altruística ao lado dos shoppings, Extras e Carrefour da vida.
CurtirCurtir
Se temos que investigar é pq a PM falhou.
Se a PM não tem efetivo para prevenir é melhor rever alguns conceitos e estruturas da corporação.
CurtirCurtir
O inveja danada esses PMs tem da PC.
Nunca terão o IP, jamais terão.
No mundo moderno não tem espaço para democracia e militarismo.
CurtirCurtir
PM só faz trapalhada!!
isso é INVEJA!!
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Já que esse Blog trás tantas notícias da PM, gostaria de informar aos irmãos de farda que temos bastantes candidatos da PMESP nessa eleição. PM vota em PM, avisem seus familiares, se informem sobre os candidatos, pois tendo muito a perder com pessoas que não são ligados a nossa instituição.
Obrigado.
CurtirCurtir
Grampearam a Corregedoria, que fim levou esse caso.
CurtirCurtir
JClaudio, parabéns pelo comentário. Todos sabem que pelo histórico de merda da PM, que sempre esteve ao lado dos poderosos em detrimento do povo ao longo de toda a sua história, ela só existe por causa desse puxa-saquismo exacerbado em todos os níveis. Onde tem poder, tem sempre um oficial para lamber o saco de seu titular.
CurtirCurtir
Reginaldo, não sei se vc é mesmo PM. Mas se for, ou é oficial ou é tonto. Os maiores inimigos dos PMs, aqueles que fazem eles perder o sono, que fazem aumentar os níveis de estresse, não são os policiais civis, mas sim os próprios PMs. PM que vota em oficial é Burro com “B” maiúsculo. São os oficiais e os superiores que tornam a vida dos PMs uma merda, um mar de estresse e humilhação, enquanto levam uma vida de marajá. Votar em oficial é querer dar continuidade a isso. É por isso que, todo ano, milhares e milhares de PMs tentam a sorte nos concursos da Polícia Civil e nunca nenhum policial civil tenta ir pra PM, corporação retrógrada e anacrônica.
Boa sorte aí na Gloriosa! Vote bem na eleição com os “irmãos” de farda!
De irmãos assim, que só querem foder os outros, eu quero distância. Kkkkkk
CurtirCurtir
Sobre o artigo escrito pelo coroné, não há muito o que dizer. É pura provocação, não tem nada de técnico ou que valha a pena refletir por mais do que dois segundos. Qualquer um que leu perdeu tempo na vida. Trata-se de uma bobagem escrita por um coroné de pijamas que inventou um jeito de ocupar o tempo ocioso, criando uma associação muito tosca. O problema é que ele não tem vergonha de passar vergonha. Sempre escreve bobagens.
Gostaria de acrescentar um texto interessante sobre isso que recebi num grupo de whatsapp, cuja autoria ignoro de quem seja:
“Peço licença e a ajuda de colegas para desenvolver um raciocínio a respeito da prolatada excelência e eficiência da PM.
Todos sabemos q cabe a PC a investigação e a PM a prevenção . Reiteradamente alguns setores da PM enfatizam o pequeno índice de esclarecimentos de delitos pela PC, notadamente para reivindicar novas atribuições com fundo corporativista. Mas se olharmos o site da SSP teremos uma surpresa !!
A SSP disponibiliza dados de registro dos seguintes crimes : homicídio doloso , homicídio culposo , tentativa de homicídio ,lesão corporal , latrocínio , estupro , roubo, furtos .
Em 2017, na capital , foram registrados 624.798 crimes destas naturezas acima . No mesmo período foram lavrados 32.616 autos de prisão em flagrante .
Todos sabemos que além da PM , apresentam flagrantes a PC, GCM, SAP, etc, mas vamos considerar hipoteticamente que todos os flagrantes foram feitos pela PM , isto significaria que, com relação aos crimes q são objeto da estatística ,apenas 5,22% foram evitados pelo policiamento preventivo !!!!
Este número é muito menor , afinal nem todos os 32.616 flagrantes foram apresentados pela PM, assim como o número de crimes cometidos deve dobrar se buscarmos todos os crimes cometidos , além tbem da subnotificação. Desta forma o índice de prevenção chega a 2% .
Além disso a PM se dedicou a pouco mais de 25.000 ocorrências criminais de flagrante , enquanto a PC se dedicou a elucidar 102.888 ( número de IPs instaurados ) crimes praticados na capital em 2017.
Os números estão no site da SSP. A consulta é pública . O eficiente policiamento preventivo evitou 2% dos crimes ocorridos na capital em 2017. Serviço de excelência!!”
CurtirCurtir
Intrigante, tem alguns dados incorretos, primeiro, falar que o sucateamento e a falta de funcionários não justifica, é absurdo, principalmente pq na coirmã abre concurso pra, pelo menos, 2000 vagas todo ano, enquanto q na PC o ultimo foi em 2013, logo, esse número de 35% do efetivo ta meio estranho; ninguém quer fechar delegacias, o que complementa a primeira parte, há falta de efetivo, e se há muito crime, talvez haja problema na prevenção; É falado em assalto a delegacias, não houve; as unidades uniformizada são importantes pro trabalho da PC e é pra isso que elas servem, não para policiamento ostensivo, este é 100% da PM, ainda que uma vtr caracterizada da PC na rua, acaba até ajudando na prevenção, o que já não se observa nas unidades de assessoria, TJ, MP, EPM, ALESP, entre tantas outras, só tiram policiais das patrulhas, consequentemente, da função preventiva, talvez por isso, o índice de crimes tão grande; É reclamado dos desvios de função, mas busca-se mais, vai entender…
CurtirCurtir
Na Civil deveria ter uma ou outra vtr caracterizada. Tinha que ser a maioria descaracterizada. O trabalho não é investigação? Essa pintada tinha que ser só para remover presos e deixar uma a disposição do plantão.
Acredito que o fato de ter tanta pintada é por puro motivo político. Afinal como o povo iria ver que o candidato deu tantas viaturas novas! Kkkkk
Se a intenção é deixar a PC bem visível na rua tá dando certo. Inclusive com a maioria esmagadora das vtr que estão rodando estarem uma porcaria.
CurtirCurtir
TIRA DUVIDAS
O texto que o amigo publicou é de minha autoria. Apenas gostaria de esclarecer que se trata de dados obtidos no site da SSP, incompletos portanto, pois a SSP não traz a totalidade de crimes registrados.
Estou trabalhando em uma pesquisa mais abrangente, que poderá demonstrar que a PM em nada é mais eficiente que a PC, ambas são policiais que fazem o pouco possivel por conta unicamente da dedicação de seus integrantes, largadas pelo poder público. Poderemos demonstrar ainda que a PM não tem como absorver um único serviço a mais, seus integrantes já sofrem para cumprir escalas que estão muito aquem do minimo necessario para evitar o crime.
CurtirCurtir
Vindo da PM, não espere coisa melhor. A vida deles é articular medidas que esvaziem as atribuições constitucionais da polícia judiciária em todos os Estados Membros da Federação.
O ótimo comentário é a exteriorização do que sempre pensaram da Polícia Civil.
Sabe quanto eles adoram a Polícia Civil?. Quando encontram aquele “doutor ponta firme” que arredonda os “assassinatos” que cometem nas periferias pobres das cidades, mormente tendo como vítimas “pretinhos” favelados em pseudos confrontos, geralmente na calada da noite e sem qualquer testemunha. O “doutor ponta firme” transforma um RDO ensanguentado de homicídio simples ou múltiplo numa inaceitável licença para matar intitulada “Morte por Intervenção Policial”.
Saem da delegacia felizes, com a certeza do dever cumprido, sabendo que, posteriormente, em pomposa solenidade no quartel, receberão uma condecoração, parecida com uma tampinha de coca cola chamada PMZito, a qual, orgulhosamente, ostentarão na farda pelo ato de “brabeza”
Se meteram pregos na mão Dele, meter bala em “pretinho” da favela na calada da noite é café pequeno.
Esse “coroné” dessa inexpressiva “Defenda-se da PM” passou a carreira quase que inteira, ganhando salário que, hoje, ultrapassa o teto do funcionalismo estadual, puxando o saco de mandatário popular em Brasília para conseguir benefícios para os oficiais de sua corporação.
Gostaria que elencasse neste Blog, quais foram as unidades de polícia territorial(Batalhões, Companhias, etc.) que comandou na PM como oficial e, em que períodos, para confirmarmos.
Se nunca comandou “phorra nenhuma”, nunca capitaneou uma guarnição de policiamento, que expertise tem para falar de prevenção e repressão de criminalidade ?
“Coroné”, sabe por que a PC tem baixo índice de resolução de casos. Por que sua corporação, que tem um efetivo de 4 a 5 vezes maior, não tem capacidade para prevenir as centenas de milhares de crimes que vitimam a população deste Estado, muitas vezes, em razão dos integrantes da sua corporação, ao invés de estarem nas ruas prevenindo a ocorrência de crimes, estarem encostados nos gabinetes, fazendo a mesma coisa que sempre você fez, puxando o saco ou carregando mala para “otoridades”.
CurtirCurtir
Delegados vao para o judiciario ser assistente de juiz ou promotor;
Escrivães vão para a PM pra tocar inquérito (oficial pm não tem massa cinzenta necessária pra tocar um inquerito);
O resto escolham qq secretaria pra esperar a aposentadoria.
CurtirCurtir
O “coroné” PM não escreveu uma linha a respeito do furto dentro do quartel da ROTA, nada sobre o furto de armas na sede do 12º BTL.
Não citou o furto, milionário, dentro da Capelania Militar, nenhuma menção ao verdadeiro ROUBO ocorrido dentro do quartel general da PM perpetrado por outro ofical de alta patente.
Nada do desvio de conduta da sub comandante do PMRG, etc, etc, etc…..
Nenhum expert em investigação criminal, inclisive ele, consegui previnir estes crimes! Nem investigar?
Uééé “corené” não vai escrever nada a respeito, afinal de contas ai simmmmmm, estamos diante de crimes, propriamente, militares.
Crimes especificos de atuação e investigação policial militar, por que você não escreve uma tese sobre estes fatos?
CurtirCurtir
“Defenda-se da PM”
Em 10 anos foram roubados e furtados neste Estado 2 MILHÕES DE CARROS. Foram recuperados 40%, ou seja, 1 MILHÃO E DUZENTOS MIL CARROS sumiram nas gôndolas dos desmanches deste Estado e do Brasil, vez que somos o maior exportador de peças de veículos roubados ou furtados deste país, quiça do mundo.
Se a sua gloriosa “Reserva Moral do Estado” prestasse à sociedade um policiamento preventivo, minimamente, eficiente, com certeza, não estaríamos diante desse caos.
Desconsiderando o prejuízo das vítimas diretas desses crimes, só de tributos, o poder público deixou de arrecadar 600 milhões de reais.
E as seguradoras rindo, copiosamente, pela tragédia. A sinistralidade repassada para o valor das novas apólices e arrecadando horrores com os leilões de veículos indenizados, vendendo muito mais o documento do que a sucata, fomentando com isso o cometimento de novos roubos e furtos de veículos com o fito e remontar, delituosamente, outros veículos.
E a Lei dos Desmanches? Não passa de pirotecnia política. Nada mudou, a roubalheira continua a mesma, o “olho de vidro” também. Vtr em desmanche é para pegar umas peças no QSA 5/5, para consertar a Vtr, o carro particular ou de familiar. Sem falar na recolha do mensalinho.
E a sociedade “coroné”, não existe uma “Defenda a Sociedade” por ai?
CurtirCurtir
Tudo na PM é ficção, até meu Requerimento de passagem à reserva remunerada, datado de “17/02/10”.
Caso alguém queira concitar o BANDIDO FARDADO, Deputado coronel Camilo, a tentar me desmentir, neste espaço, direi porque o assinei (o Requerimento), todavia, não foi na fictícia data mencionada). Tal fraude envolve vários comparsas dele, quando Comandante-geral, sobretudo os Coroneis Manoel Messias Melo e Admir Gervásio Moreira.
Caso me perguntem quem dos citados é o pior dos BANDIDOS, recorrerei aos universitários!
CurtirCurtir
Caro Valdir de Souza, o sr já pensou em escrever um livro ou algo do tipo? Possui muitas informações.
Ou atuar em algo relacionado à segurança pública, humanização da PM, desmilitarização, etc. É um arquivo vivo.
CurtirCurtir
Bolinha de meia:
Venho fazendo isso.
Ainda recentemente, recebi, de amigo, foto de parlamentar sueco cuja “condução oficial” era uma bicicleta. Isso foi por ocasião da greve dos caminhoneiros. Acompanhada de algumas considerações e comparações entre parlamentares suecos e brasileiros, tal imagem simbolizou, para mim, a pouca vergonha com a qual os nossos parlamentares trocam de carros oficiais luxuosos como quem trocam de camiseta. Refletindo sobre o nosso sagrado direito de fiscalizarmos os nossos parlamentares, retornei ao amigo uma sugestão de avaliação ao BANDIDO FARDADO, Dep Cel Camilo.
Oportunamente, a postarei, aqui, na íntegra (tão logo eu a recupere, uma vez que tive de aliviar a memória do meu aparelho)..
Obrigado pela consideração.
Legalmente, seria líquido e certo meu retorno à PM, até janeiro/2020, quando completará 10 anos da FRAUDE administrativa na qual se transformou meu Requerimento de transferência à Reserva Remunerada. É o que me garantiria a Lei Estadual 10.177, de 30 de dezembro de 1998 (artigo 10). “A Administração anulará seus atos inválidos, de ofício ou por provocação de pessoa interessada, salvo quando:
I – ultrapassado o prazo de 10 (dez) anos contado de sua produção.
CurtirCurtir
Legalmente, seria ou será líquido e certo meu retorno à PM, até janeiro/2020, porém, o vídeo, abaixo, nos dá a EXATA noção da “segurança jurídica” brasileira!
https://www.youtube.com/watch?v=QDW9p0XXs2w
CurtirCurtir
CurtirCurtir
CurtirCurtir
https://www.youtube.com/watch?v=slXTGaJWr9Q
CurtirCurtir
CurtirCurtir