PMs matam suspeito, transportam cadáver e não registram caso
Policiais militares teriam solicitado exame necroscópico sem o pedido de um delegado de polícia. SSP condenou a atitude dos policiais no interior de SP São Paulo Márcio Neves, do R7 26/06/2018 – 05h00
Policiais militares do 32º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) não registraram boletim de ocorrência, deixaram de preservar o local de um crime e removeram de forma irregular o corpo de um homem, morto em um suposto confronto com estes policiais em uma rodovia na cidade de Tarumã, cidade a 462km de São Paulo, neste domingo (24). A vítima era suspeita de roubo e estupro na região.
Uma resolução da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) determina que o local de ocorrências de morte em decorrência de intervenção policial deve ser preservado até a chegada do delegado de polícia e que o fato deve ser imediatamente comunicado ao Ministério Público —o que não foi feito.
A ação veio a tona quando um médico do IML (Instituto Médico Legal) procurou a delegacia de Assis, responsável por atender a região, pois havia recusado a receber e realizar os exames de necropsia sem a devida autorização do delegado da Polícia Civil —que é o único responsável por autorizar e deliberar sobre este tipo de exame quando ocorre um crime.
Os policiais teriam ainda, apresentado um ofício assinado por um tenente da Polícia Militar, que trazia informações com a identificação do cadáver, local da morte e do confronto, fazendo o pedido de realização do exame para laudo com a causa da morte. Ao médico legista, os policiais teriam afirmado também que o caso não seria apresentado para a Polícia Civil, citando uma norma inexistente da Polícia Militar.
“Me parece que é uma ação bastante atipica dos PMs da região e que tem que ser analisada pela Corregedoria e pelos órgãos competentes”, diz Rafael Alcadipani, pesquisador e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
“É um absurdo. É competência legal da Policia Civil a investigação de todas as situações de morte decorrentes da atividade policial”, diz a delegada da Policia Civil e presidente do Sindicato dos Delegados Raquel Kobashi Gallinati.
Em situações semelhantes, os policiais deveriam ter apresentado a ocorrência ao delegado responsável pela área, que por sua vez iria solicitar os exames periciais, inclusive o laudo cadavérico da vítima, e feito o registro do boletim de ocorrência, trazendo as circunstâncias em que ocorreu a morte do homem suspeito.
Publicidade
Fechar anúncio
A Secretaria de Segurança Pública, afirmou por meio de nota que “não compactua com desvios de conduta praticados por seus integrantes” e que “os policiais deveriam ter seguido restritamente uma resolução da pasta que dispõe sobre o atendimento de casos de morte decorrente de intervenção policial”. A pasta informou ainda que o caso será investigado.
Policiais podem ter mentido
Além de não registrarem a ocorrência e deixarem de preservar o local onde aconteceu os fatos, o ofício assinado pelo tenente da PM coloca em dúvidas a veracidade da ação, já que o documento diz que a vítima havia sido levada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Uma norma estabelecida em 2015 pela SSP-SP restringe que policiais façam a remoção de vítimas de ocorrências de morte ou ferimentos graves decorrentes de intervenção policial. Segundo a norma, a prioridade é que seja chamado o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e que a vítima só deve ser socorrida pelos policiais caso ocorra demora no atendimento e, somente após uma autorização do Centro de Comando da Polícia Militar.
Entretanto, o relato do médico legista que recebeu o cadáver no IML de Assis, em boletim de ocorrência relatando o caso, diz que os policiais militares levaram o corpo até o local, colocando em dúvidas se o homem havia de fato sido levado até o hospital e até mesmo sobre as circunstâncias de sua morte.
Ofício encaminhado por tenente da PM ao IML
Ofício encaminhado por tenente da PM ao IML
Reprodução
Sindicato dos Delegados considera ação um absurdo
O Sindicato dos Delegados da Polícia Civil afirmou que vai enviar um ofício para a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) exigindo esclarecimentos sobre os procedimentos adotados pelos policiais militares envolvidos nesta ação, alegando que a ação é considerada usurpação de função pública, por exercerem atividades e realizarem funções que seriam exclusivas de Delegados da Polícia Civil.
“A ação destes policiais militares desrespeita normas da Secretaria de Segurança Pública, fere a Constituição Federal e infringe os direitos humanos. São atos que vão contra a lei e violam o Estado Democrático de Direito”, diz a a presidente do Sindicato dos Delegados Raquel Kobashi Gallinati.
E ainda prenderam os praças que balearam o falecido. Sem perícia, sem testemunha, sem vítima? Difícil fazer tanta bobagem numa ocorrência só! “Parabéns” pro tenente…kkkkkkk
CurtirCurtir
só posso dizer uma coisa, na luta entre o mar o o rochedo, quem sem leva a pior é o caranguejo, nesse caso os policiais da ocorrência. Jamais acharam que o fato causaria tamanha repercussão. Vai sobrar isso é certo!
CurtirCurtir
Nossa, agora foram longe, isso não vai acabar bem! Imagina ciclo completo? Meu Deus!
CurtirCurtir
Já é um avanço, levaram o corpo para o IML, na maioria das vezes o corpo some.
.
Isso que é ciclo completo, só faltou o capelão militar celebrar a cerimônia fúnebre e a missa de sétimo dia.
.
Para quem matou 111 de uma vez e não deu nada, um preto a mais ou a menos morto não faz diferença.
.
Parabéns aos capitães do mato, caçadores de pretos pobres.
CurtirCurtir
Instituição centenária sem controle algum..Fazem o que querem e nada acontece.
Coxinhadas atrás de Coxinhadas…respeitando os que trabalham de forma correta mas é a cara deles essas ocorrências…
Muitos locais de crime quando chegamos já está tudo revirado. ..Local montado na maioria… certa vez informei ao perito que o local estava prejudicado e qualifiquei todos coxas que estavam no local…troca de tiros daquele jeito kkkk…apreendemos arma de meio mundo….Mas enfim…deixem que eles se enforquem sozinhos…
Pobres coxas. ..
CurtirCurtir
Há poucos dias fui buscar uma cópia de BO, mas o funcionário que carimba não estava.
CurtirCurtir
SÓ FALTOU O CAPELÃO militar CELEBRAR A CERIMÔNIA FÚNEBRE J.CLÁUDIO?
ISSO É IMPOSSÍVEL MEU CARO!
O CAPELÃO NÃO É DÍGNO PARA CELEBRAR NADA NÃO, TOMOU VINTE E SEIS ANOS NO RABO POR CATAR UMA MOEDA EXTRA!
ALGUÉM JÁ DESCOBRIU QUEM É O DONO DO IATE ONDE UM GRUPO DE AMIGÕES QUEIMAVAM UMA CARNE E ENTRA ESSES AMIGOS ESTAVAM PRESENTES UM Cirino da pm É UM PILOTO DO PCC?
SE EU FICAR SABENDO EU VOU DIZER PARA A IMPRENSA HEIN, DAÍ VAI FICAR FEIO!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Meu apoio aos PMs, afinal pra que serve delegado além de ganhar GAT ?
CurtirCurtir
A verdade é que não há confiança na atividade policial civil, investigação, no interior, grande SP e SP, devido a falta de funcionários e estrutura (Desvio da atividade fim, [Investigação]). Reestruturação.
Na realidade no interior não tem um Investigador ou escrivão para representar sequer um delegado. Nm
CurtirCurtir
Tudo isso é culpa da covardia dos delegados de pelúcia..
Delegado de polícia existiu até 88, depois disso…….
CurtirCurtir
É assim: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa(?!) Os PM’s P I S A R A M , eles sabem disso, mas, daí a falar segundo a japinha lá: que o delegado é o unico responsável por isso, por aquilo, aquilo outro… É único capaz de fazer com que…as coisas aconteçam p. nenhuma, qualquer escriturário, faria o rabisco melhor! Faltou falar, sem delegado o Brasil não anda, sem delegado a vida na Terra mais ser mais difícil, sem delegado Deus não pode mais governar o universo… menos! E GAT para todo mundo!
CurtirCurtir
Nada contra a PM, mas se deixarem assim, logo não haverá mais controle, logo estarão fiscalizando a gente também. Ilmo Sr Cmdte Geral da PM do Estado de São Paulo: Lembra-se quando assumiu, eu disse ao sr para que fizesse chegar a tropa uma determinação vossa para que não extrapolasse o serviço da PC, bem como com seus integrantes…chegou a hora!!! Sucesso!!!
CurtirCurtir
O boletim de ocorrência registrado sobre o fato demonstra claramente a subserviência dos delegados…. ficam parecendo aquelas crianças mimadas… reclamam.. reclamam… mas fazem o que mandam fazer… é o famoso medo… medo de perder a cadeira, medo de perder as regalias, medo de fazer o correto… e por aí vai.
.
Mas… em um pais em que o sujo se sente no direito de falar do mal lavado…
.
Falam em improbidades e devidos de políticos, mas, fazer “jogadas” em escalas para receber GAT pode… ter funcionário (delegado) de 2ª respondendo como 1ª, mesmo existindo diversos de 1ª classe disponíveis, criando ônus para o Estado… pode… e por aí vai…
.
É o famoso falso moralismo…
CurtirCurtir
O desvio da atividade fim… OOOHHHHH
Enquanto eu ver “atividade fim” (aliás até coletor de lixo também faz a dita cuja) desviado em plantão, sendo zelador de prédio, fazendo expediente e etc, não quero ver papel de coitadinho dessas carreiras.
Adoram se esconder e ter a licença poética, mas não querem fazer nada sob o pretexto esdrúxulo de não e minha função e querem ganhar igual perito. Reclamam do desvio pq não notam a falta dos senhores e por conseguinte não há valorização da carreira. Simples assim né.
Lembrem se que não foram apenas Delegados que acabaram com a PC.
Eu quero mais e que a PM tome conta de tudo mesmo.
Pelo menos eles olham por todos mesmo que minimamente.
Aqui e assim: Delegado passa a rasteira em todos, depois vem aqui os NU tentando passar o pé no resto.
Geralmente quanto menos integrantes na carreiras mais valorizados são, já aqui e o inverso! Kkkkkkkkkkk
Sem novidades. Continua o jogo. Só mi mi mi Chororo. Leva tudo PM.
CurtirCurtir
Claro que no meu comentário acima fui um pouco cômico, afinal isso aqui é um blog sobre assuntos policiais e não um diário oficial, logo, sempre que uma das instituições ou figuras públicas cometem algum deslize nós comentamos e zuamos um pouco.
.
Agora, falando um pouco mais sério sobre o assunto:
.
Não é questão da carreira de delegado ser prescindível ou não, se outro policial faz ou pode fazer o trabalho do delegado de polícia, etc., é questão de cumprir a lei.
.
Sob qualquer prisma que se olhe, não existe atribuição da PM para investigar o caso ou adotar as medidas que adotou, simples assim, vejamos:
.
1) Os crimes antecedentes que o morto teria praticado, ROUBO MAJORADO (art. 157, do CODIGO PENAL); ESTUPRO (art. 213, do CODIGO PENAL). A PM tem atribuição de investigar crimes, sejam eles quais forem, praticados por civis?
.
2) Se houve real resistência do morto, atirando contra os PMs (curioso como criminosos armados com revolveres modelo “pescoço de frango” se sentem encorajados a trocarem tiros com PMs em locais ermos), temos os crimes de RESISTÊNCIA e TENTATIVA DE HOMICIDIO QUALIFICADO, praticado por civl contra os PMs e o Estado que nesse caso seriam vítimas e a morte do infrator estaria abarcada pela legítima defesa, portanto, nenhuma atribuição teria a PM para investigar;
.
3) Se concomitante a tudo isso, os PMs assassinaram o criminoso, estaríamos diante dos crimes de ROUBO e ESTUPRO praticado por civil contra civil e HOMICIDIO, praticado por policiais militares contra um civil, então, teríamos em tese os crimes de HOMICIDIO (competencia do Tribunal do Juri), PREVARICAÇÃO, FRAUDE PROCESSUAL e DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA, conexos ao homicídio. Onde estaria a atribuição da PM para investigar?
.
O Inquérito Policial Militar a ser instaurado é subsidiário, pois, irá inevitavelmente ser remetido a Justiça Comum, portanto, fazer esse circo e tentar extrair a fórceps uma atribuição que não é sua só trará descrédito e conflito para a PM. Todos os IPMs que são instaurados nesses casos são remetidos para a Justiça Militar que em seguida remete para a Justiça Comum. Na prática, é uma puta perda de tempo e só gera riscos desnecessários para o policial que trabalha de forma correta e agiu em legítima defesa própria ou de terceiros, pois, com dois procedimentos apuratórios por órgãos distintos, sobre os mesmos fatos, as chances de ser indiciado e condenando aumentam em 100%.
.
É semelhante aos advogados que vão brigar com o delegado com o promotor ou com o juiz a pretexto de defender seus clientes e reduzem a quase zero as chances do cliente de não ser indiciado, denunciado e condenado.
.
A Polícia Militar se apega para fazer essas bizarrices no artigo 82, § 2º, do Código de Processo Penal Militar que diz que em crimes dolosos contra a vida de civil praticado por militar os autos do inquerito policial militar será remetido a justiça comum. Na tosca interpretação dos juristas de coturno e cassetete, o Código de Processo Penal os estar obrigando a instaurar inquérito policial militar em tais casos, quando a interpretação deve ser restritiva no sentido que uma vez instaurado inquerito policial militar e se verificando, ainda que indiciariamente que há crime doloso contra a vida de civil praticado por militar, o oficial militar deveria de imediato encaminhar os autos do IPM para a Justiça Comum por falta de atribuição para investigar.
.
Em casos onde há morte decorrente de oposição a atuação policial, envolvendo PMs e civis, a Polícia Militar nem deveria instaurar IPM e sim apenas sindicância ou procedimento disciplinar, porque a atribuição para investigar não é dela, vez que qualquer crime conexo ao homicidio será de atribuição da Justiça Comum e restará subsidiariamente apenas a apuração de transgressão disciplinar.
.
Vejam nesse caso específico, a “piça” que esse tenente arrumou para os policiais que atenderam a ocorrência.
.
Nos meus tempos de PM acompanhei muitas preleções de “juristas de dia” que não sabiam diferenciar desacato de desobediência (por causa do combo: desacato/desobediência/resistência) e falsa comunicação de crime de denunciação caluniosa.
.
Paro por aqui para o texto não ficar extenso, afinal, até o querido VALDIR que tem o dom da escrita estar fazendo textos curtos atualmente.
.
Abraços
CurtirCurtir
O Oficialato da PM nunca teve um plano de polícia , muito menos um de Segurança Pública , mas tem um plano muito bem
Fundamentado de PODER !
Este plano passa pelo famigerado ciclo completo . Uma das bases do plano de poder o ciclo completa pretende alcançar os oficiais a Autoridade Jurídica , para tanto se escoram na lei que estabeleceu as formas de apuração de crimes cometidos por militares durante a intervenção federal no Rio, estendendo seus efeitos para as PMs.
Desta forma passaram a apurar todos os crimes cometidos por Pms (melhor dizendo , por praças ) .
A consequência disto é clara : por um lado oficiais serão sempre isentos de responsabilidade nestas situações , por outro lado o projeto de poder tentará aproveitar a oportunidade para demonstrar ao sistema sua suposto eficiência . Isto significa uma só coisa : “ PAU NO PRAÇA “”, indiciamentos e condenações ao arrepio do Estado Democrático de Direito apenas para demonstrar rapidez e severidade.
O projeto de poder do oficialato se faz necessário como forma de defesa , afinal é necessário estabelecer uma nova roupagem funcional para os oficiais , num momento em que sua real necessidade dentro de uma estrutura polícia , parece cada vez mais desnecessária e obsoleta .
CurtirCurtir
JClaudio, ótima postagem. Resumindo: o oficial esculhambou os praças ao meter eles na cadeia, mas ao mesmo tempo os absolveu com sua incompetência, tamanha as bobagens feitas. O tenente errou de tudo quanto é jeito. Dessa ocorrência não se prova mais nada. Cada macaco no seu galho. PM querendo investigar tende a dar merda. Assim como a civil qdo tenta patrulhar.
CurtirCurtir
Parabéns a Polícia Militar. Podem pegar todos os meus Inquéritos, agradeço e muito. Ciclo completo é questão de tempo. Chega de fazer B.O. de Ameaça, Injúria, etc.
CurtirCurtir
Só não entendo um negocio, porque manter 02 instituições para fazer a mesma coisa?É muito mais eficiente e econômico unificar e institui a carreira única, ai acaba essa briga entre elas e até mesmo com desentendimento internos entre as carreiras, dessa forma podem focar as energias contra o crime, a população agradece.
CurtirCurtir
O sistema de segurança pública atual esta uma piada, todo mundo vê que não funciona, mas não há vontade legislativa para resolver, a solução é simples UNIFICAR AS POLICIAS E INSTITUIR A CARREIRA ÚNICA, mas para manter alguns privilégios e status, não querem modificar nada, apenas medidas paliativas para inglês ver, vamos ver até quando a corda estica.
CurtirCurtir
DUNHA,
.
As duas instituições não fazem a mesma coisa, porém, a PM que tenta se atribuir algo que não tem.
.
Concordo contigo, que a melhor opção é a unificação da polícia civil e militar em uma única policia estadual com dois departamentos, podendo, respeitadas algumas particularidades, os policiais optarem em trabalhar no ostensivo (preventivo) ou no repressivo (investigação) e Corpo de Bombeiros deixar de integrar a estrutura da PM e passar para a Defesa Civil.
.
Ocorre que a cúpula das Polícias Militares são contra, porque para eles o sistema militar é o melhor dos mundos. Não fazem policiamento, não atendem o público, não presidem investigação, não são submetidos a correições do poder judiciário/ministerio público, vivem encastelados em seus quartéis com motoristas particulares, expediente flexível e futebolzinho todos os dias, afinal ninguém é de ferro, sem falar no churrasquinho no “recanto do guerreiro”, lá nos fundos do quartel. Acumulam “horas aulas” até das coisas erradas que ensinam, promoções automáticas até capitão sem fazer nada, só deixando a vida levar.
.
Agora para os praças, o chicote estrala. Pergunte a qualquer praça que não seja alienado se deseja a desmilitarização e trabalhar subordinado aos cruéis delegados ou permanecer com os bondosos e competentes oficiais.
.
Tem alguns ingênuos aqui que dizem que os oficiais buscam melhorias para os praças, quanta infantilidade.
.
Já se perguntaram por que os praças em sua maioria são favoráveis a desmilitarização e unificação e os oficiais são todos contra.
CurtirCurtir
Não entendo, o caboclo faz concurso pra escrivão e reclama de fazer BO e tocar IP. Queria fazer o que cara pálida?
CurtirCurtir
JClaudio,
Concernente ao seu comentário (27/06/2018 ÀS 8:30), vou mais além, por conhecer os medievais bastidores da “gloriosa”, a mesma que me FRAUDOU a passagem à inatividade, no início de 2010:
Onde estava a “eficaz” prevenção primária da pm (em minúsculas) quando do alegado roubo, praticado pelo envolvido na ocorrência de “troca de tiros”?
CurtirCurtir
DUNHA,
.
As duas instituições não fazem a mesma coisa, porém, a PM que tenta se atribuir algo que não tem.
Acontece que há muito tempo as 02 instituições vem fazendo a mesma coisa, logico que nas devidas proporções, e com o passar do tempo isso vem aumentando e ficando mais evidente, como a PM é maior aparece mais, não adiante falar em CF que em relação a competência distinta das duas já esta ocorrendo o mutualismo constitucional..
Na verdade todos das cúpulas tanto PM quanto PC não querem unificar e muito menos instituir a carreira única, porque ambos tem os mesmos privilégios, como motoristas e outras benesses, com relação aos oficiais não são muito diferentes dos delegados, logico que o sistema militar favorece eles, garanto se os delegados fossem agraciados com o RDPM a vida dos operacionais seria até pior que dos praças, por este motivo ambas as carreiras também não querem a unificação e muito menos a carreira unica.
Contudo o que discuto é o que seria melhor para sociedade? logicamente uma policia única com seus cargos providos através de concurso interno, de cunho civil, assim como nos Estados Unidos e Canadá, exemplos de policia é o modelo ideal de segurança pública.
Com uma policia unica o Estado gasta menos e produz mais, não é isso que se prega na nova Administração Publica, administração gerencial e eficaz?
Na policia unica só há um comando, otimizaria recursos e gestão, acaba com brigas entre instituições que não leva a nada, até parece aquelas brigas que aconteciam na vila, que uns ficavam provocando outros, ridículo isso acontecer em pleno seculo XXI com 02 instituições que deveriam se preocupar apenas com da segurança pública, mas ficam trocando ofensas e as vezes chegam até a vias de fato.
Com a carreira única aproveitaria a experiencia dos policias em graus hierárquicos mais elevados, isso aprimora instituição diminui o fator erro das operações, além de economizar muito com treinamento.
Como disse Unificar a Policia e instituir a Carreira Unica é bom para sociedade, quem perde é o crime, logico que alguns privilégios vão acabar e é por isso que muitos lutam contra.
CurtirCurtir
JClaudio,,
Obrigado pelo “dom da escrita”! Rsrsrs
Enquanto colaborador especial do Diário do Grande ABC (de 1982 a 14/12/97), angariei o “vício” da escrita mais apurada, até por lealdade àquele veículo de comunicação e respectivos leitores. Mais uma vez, obrigado!
CurtirCurtir
JClaudio disse:
Agora para os praças, o chicote estrala. Pergunte a qualquer praça que não seja alienado se deseja a desmilitarização e trabalhar subordinado aos cruéis delegados ou permanecer com os bondosos e competentes oficiai
Isso mesmo pegunte a qualquer praça com mais de 20 de PM se quer ir para Policia Civil, onde é necessário ingressar com ação e depender de um juiz para garantir uma aposentadoria justa, porque realmente os oficiais não brigaram para a aposentadoria digna para todos, esses maldoso oficias que não admitem concurso interno, esse negocio de Chacal só é um filme, além do mais na Policia Civil há o Deputado Delegado Olim esse sim briga por todas as carreiras principalmente pelo restopol, diferente do novo comandante geral que só lembrou dos oficiais em sua posse.
Esse bondosos delegados que lutam por todas as carreiras da Policia Civil, esse negocio de GAT, ADPJ é só uma lenda, já os carrascos oficias só brigaram pelo dejem e operação delegada para eles, mas o Divino Espirito Santo concedeu para toda a PM.
CurtirCurtir
Não entendo, o caboclo faz concurso pra escrivão e reclama de fazer BO e tocar IP. Queria fazer o que cara pálida?
.
Mais difícil entender um monte de carreira sem fazer porra nenhuma…. só correr atrás de interesses pessoais. Pode ter certeza que se a PC ainda sobrevive é devido aos Escrivães de Polícia, isso eu falo sem medo de errar.
CurtirCurtir
JC CLAUDIO EXPLICOU BEM, NUNCA VI UM POLICIAL CIVIL IR PRA PM E TB NUNCA DESCOBRI O QUE FAZ UM OFICIAL…
CurtirCurtir
JAIRO disse:
27/06/2018 ÀS 20:53
JC CLAUDIO EXPLICOU BEM, NUNCA VI UM POLICIAL CIVIL IR PRA PM E TB NUNCA DESCOBRI O QUE FAZ UM OFICIAL…
Já vi policial civil ir para oficial da PM, agora o que faz um oficial é lutar pela sua corporação, ou duvida disso? Veja como esta a PM, como um todo, estrutura, plano de carreira ( principalmente as promoções, não só para oficiais), lá não falta comunicação do COPOM, não falta recurso nem contingente.
Enquanto isso na PC não vejo delegados brigarem por sua instituição, apenas por eles, quando muito para melhorar o salario deles, nunca vi delegado lutar realmente pelos operacionais.
CurtirCurtir
Caso o delegado ão fosse ao local, responderia por prevaricação?
Para a PM não da nada.?
Pm não cumpre resolução secretarial?
E o MP onde esta? oque fez ou fará?
CurtirCurtir
Engraçado é que abre concurso todo ano pra PM e os que ficam aqui reclamando não prestam.
.
Há quem ache que a DEJEM seja um benefício para os PMs, quanta inocência. O cara trabalha no 12/36 e emenda mais oito horas para poder complementar a renda. Tenho muitos amigos policiais militares que saem direto do 12/36 para mais oito horas de dejem, ou seja, o cara trabalha 20 horas seguida. E na Dejem, para quem não sabe, continua vigorando o RDPM e o Código Penal Militar. Chegar um minuto atrasado, se você não for oficial lógico, é canetada.
.
A PM tem toda a estrutura que tem porque é militar, simples assim, isso é bom só para a própria PM, mas e para a segurança pública e para a sociedade?
.
Muitos falam dessa porcaria de GAT como se fosse algo errado. O GAT é retribuição por quem responde por mais de uma unidade. Por mais importante que seja a função do Escrivão de Polícia e de todas as outras carreiras policiais, elas são cargos de execução e a de delegado cargo de direção. Chefes sempre existirão.
.
A propósito, não recebo GAT, embora, tenha acionado judicialmente o Estado para receber pelos mais de cinco anos que trabalhei em Cotia e respondia pelos demais distritos da cidade, cadeia pública e a cidade de Vargem Grande Paulista, a noite, feriados e finais de semana, sem receber nada por isso. É correto eu responder por todas as delegacias e não receber nada por isso? Em todos os recursos o Estado perdeu. Vou esperar uns vinte anos para receber.
.
Todos os colegas que aqui reclamam e se sentem de alguma forma vilipendiado em seus direitos, acionem o poder judiciário e cobrem seus sindicatos. O blog é legal para discutirmos assuntos da polícia, da sociedade e nos divertirmos um pouco, mas reclamações feitas aqui não são aptas para mudar nada.
.
Abraço
CurtirCurtir
Dr. JClaudio, parabéns pelos comentários, sempre lúcidos e dito com conhecimento de causa.
CurtirCurtir
Duvido se não tem um “coroné” e mais uma “penca” de oficiais e praças maçanetas, carregando malas e abrido portas para desembargadores no TJ. Confere para ver se não é verdade.
CurtirCurtir
JClaudio disse:
A PM tem toda a estrutura que tem porque é militar, simples assim, isso é bom só para a própria PM, mas e para a segurança pública e para a sociedade?
-Eu acho muito bom para sociedade, ou vc acha que bom para sociedade é esperar horas e horas em um distrito para realizar um BO, quanto melhor a estrutura e organização da policia melhor para sociedade.
Muitos falam dessa porcaria de GAT como se fosse algo errado. O GAT é retribuição por quem responde por mais de uma unidade. Por mais importante que seja a função do Escrivão de Polícia e de todas as outras carreiras policiais, elas são cargos de execução e a de delegado cargo de direção. Chefes sempre existirão.
-Não é errado o GAT e sim o adicional pago somente aos delegados, porque as outras carreiras trabalham muito mais que eles e não recebem nada.
E bem fácil falar para o restopol procurar seus direitos com a faca e o queijo na mão, mas na PM quando conseguem um benefício é para todos, nem vou comentar do ADPJ.
Quanto as recclamações aqui, pelo que sei o blog e livre e democrático,, nesse caso posso manifestar meu pensamento, alias a manifestação do pensamento é um direito constitucionalmente protegido, sei que para alguns a verdade doí.
CurtirCurtir
Há quem ache que a DEJEM seja um benefício para os PMs, quanta inocência. O cara trabalha no 12/36 e emenda mais oito horas para poder complementar a renda. Tenho muitos amigos policiais militares que saem direto do 12/36 para mais oito horas de dejem, ou seja, o cara trabalha 20 horas seguida. E na Dejem, para quem não sabe, continua vigorando o RDPM e o Código Penal Militar………………………….
O DEJEM, assim como na operação delegada é uma opção, ou seja, faz quem quer, um bico oficial, para complementar a renda, com todos os deveres e GARANTIAS da função, é que como vc é delegado ganha ADPJ e pode ter o GAT, não precisa fazer bico, mas para o restopol tá difícil, que não tem NADA oficial para complementar a renda.
Mas é sempre isso , quando alguém reclama para melhorar as outras carreiras a resposta é essa estudem e vão para outro lugar, ou seja, ninguém pensa em valorizar as outras carreiras, só delegado, então quem é bacharel em direito deve estudar para ser delegado e outros bacharelados estudem para outras carreiras, isso é bom para PC?
CurtirCurtir
Só mais uma coisa até par progredir na PM é mais fácil, existe o concurso interno para oficial, diferente da PC.
CurtirCurtir
A ignorância é algo estarrecedor. Acho que o pessoal aqui tem que estudar as alterações que ocorreram na legislação. Estudem a Lei 13.491/17 – Resolução da SSP não revoga lei. Estudem a nova lei e vejam a quem cabe investigar e apurar os crimes militares.
Tá cheio de “achologos”
CurtirCurtir
MARIA,
.
Eu sou delegado e não recebo GAT e sou totalmente favorável que o GAT seja extensivo aos demais policiais da equipe.
.
ADPJ foi uma fraude que o governo inventou para não nos dar aumento, trata-se de um adicional.
.
A estrutura da PM é voltada para a própria PM e não para a sociedade.
.
A matemática é simples para explicar porque se espera horas em um DP, um boletim de ocorrência simples dura em média meia hora. Se o cidadão chegar no DP e tiver quatro pessoas na frente dele irá esperar duas horas. Agora me fala qual DP que se vai que tem menos de quatro pessoas? Ou qual DP tem mais de um escrivão no plantão?
.
A PM tá entregando carro roubado a vítima na rua, mediante N.O.C. Já tive um caso aqui onde a PM entregou o carro e a noc para vitima na rua que foi roubada de novo enquanto aguardava o guincho.
.
A PM faz atendimento ao público (parte cartorária), onde você tem que ouvir a alegação da pessoa e depois reduzir a termo? Até o bo eletrônico da PM implantado recentemente, não sai na hora, eles te dão um código e você quem imprime depois de X dias.
.
Você não sabe nada da PM. Suas alegações são baseadas em achismos.
.
Você pode reclamar a vontade aqui, porque pelo que vi até hoje do administrador do blog, ele não censura nem os xingamentos direcionados a ele, fique à vontade.
.
O que eu disse quanto a reclamar aqui é que os direitos que entendem lhes caber não serão alcançados com reclamações e sim com ações (judiciais inclusive). Dei até o meu exemplo, que trabalhei cinco anos respondendo por várias delegacias e sem receber GAT, entrei na Justiça e tive o direito reconhecido.
.
Eu sei que a situação estar difícil para todos, para mim também, tenho dois empréstimos, dois filhos, etc., eu continuo na Polícia Civil porque gosto e me sinto vocacionado para o que faço. Minha esposa, meus familiares e amigos me aconselham constantemente a tentar a magistratura ou ministerio público, mas não seria feliz em tais carreiras.
.
Outra coisa, eu NUNCA me referiria a um colega como “restopol”, todas as carreiras são importantíssimas para a Polícia Civil e trato a todos como colegas. Se eu exerço um cargo de chefia, isso é mera circunstância, não me faz melhor nem pior que ninguém.
.
Claro que é mais fácil a progressão na PM, devido ao sistema militar e não a bondade dos oficiais. As PMs aproveitam os privilégios que são concedidos aos militares das forças armadas e tais benefícios são da época do regime militar.
.
Para você que não sabe, a maior diferença salarial entre os postos da PMSP, é entre segundo tenente e primeiro tenente, sabe por quê? Porque o posto de segundo tenente é aquele que as praças podem chegar quando aposentam. E o concurso interno para oficial forma oficiais de segunda linha, nunca serão comandantes de batalhão, pois, nunca serão oficiais superiores, sempre serão oficiais subalternos, mesmo entre os oficiais são discriminados.
.
No nosso modelo atual não é possível um policial de outras carreira progredir até o cargo de delegado, mas a culpa não é nossa e sim da constituição federal que institui o modelo de preenchimento de cargos por concurso público.
CurtirCurtir
JClaudio disse:
Se tá ruim para vocês delegados, imagine para o resto que não ganha nem 40% do que vocês ganham, e trabalha o dobro.
“E o concurso interno para oficial forma oficiais de segunda linha, nunca serão comandantes de batalhão, pois, nunca serão oficiais superiores” mas o salario de um capitão chacal é o mesmo de um capitão formado pelo Barro Branco, pouco importa quem comanda, não tenho esse problema de ego, o que interessa é o salario.
Agora verdade seja dita, quando vem um benéfico para PM é para tropa inteira, diferente da PC, que quando vem um benefício é só para delegado (GAT, ADPJ), ex: quem propôs a PEC para os delegados ganharem igual a defensores, não foi um deputado delegado?
Se esqueceram novamente do restopol?
CurtirCurtir
Esse DUNHA é recalque puro!
Para de mimimi e vai estudar para passar no concurso de delegado, carreira única só funciona para patrulhamento, visto que grande parte dos policiais sequer sabe escrever um histórico de bo de forma inteligível.
Unificação nunca acontecerá, pois o estado não teria o que fazer com tantos oficiais que ficariam ociosos.
No mais, concordo com o colega CLaudio.
CurtirCurtir
Delta01
Uma coisa tenho que concordar com vc, não haverá unificação. Pois ocorrerá uma absorção, e do jeito que esta a estrutura da PC, administrada pelos cabeças pensantes, não demora muito, haja vista o sistema de comunicação, para que tem um minimo de noção de segurança sabe que a comunião é crucial para qualquer operação, por outro lado o COPOM está muito além, administrado por “policiais sequer sabe escrever um histórico de bo de forma inteligível.” , já pensou se soubessem?
CurtirCurtir
Gostei, Dr. JClaúdio. Excelente suas colocações!
CurtirCurtir
Em primeiro lugar creio que os POLÍTICOS acabaram com este país e suas instituições.
O buraco em que está a Polícia Civil fio cavado tb por seus dirigentes por se inclinarem aos Políticos, que possuem um poder supremo, cometendo os maiores absurdos e interferindo em todas as esferas, inclusive no Judiciário.
A troco de segurarem suas cadeiras ($$$$$), em nossa Polícia Civil, todo tipo de improviso foi aceito. Até faxineiro faz BO e cuida de IP. De maneira nenhuma estou desprezando a digna função de faxineiro, mas cada um na sua. Sempre tentamos “dar um jeito” se falta algo e isso foi o fim para a Polícia Civil.
Quando o figurão precisa de algo consegue na hora, nosso telefone começa a tocar imediatamente para darmos prioridade. Isso matou a PC.
CurtirCurtir
isso so foi o teste do ciclo completo……
CurtirCurtir
https://defendapm.org.br/2018/06/27/a-policia-militar-esta-sendo-discriminada/
CurtirCurtir
“…a população é sistematicamente enganada por veículos de comunicação, muitas vezes com o apoio de organizações que, vendo a sua obsolescência e insignificância se aproximando de transbordar para que toda a sociedade veja, buscam imputar ações negativas MENTIROSAS a outras organizações que, com seu trabalho e atuação próximos à sociedade, reveste-se do verdadeiro sustentáculo de um sistema de segurança público arcaico e falido”.
https://defendapm.org.br/2018/06/27/a-quem-interessa-a-desinformacao/
CurtirCurtir
A melhor coisa para sociedade e acabar com o inquérito Policial, implantar o sistema acusatório puro, unificar as policias em uma policia civil com carreira única, provida através de concurso interno, neste sistema realmente haverá eficiência e economia, isso é bom para o Estado e consequentemente para a sociedade.
Hoje temos um sistema arcaico, moroso, burocrático , ineficiente e caro, tudo que é realizado no IP deve ser repetido ou desconsiderado no processo, há 02 policias com 02 comandos, 02 orçamentos, e ficam uma invadindo o espaço, teoricamente existente, de competência da outra. Ademais quando há falha na segurança ficam uma apontando o dedo para outra, enquanto isso ninguém resolve o problema da segurança.
Pessoas esperam por horas para conseguirem fazer um B.O., ocorrem vários erros nas operações por falta de experiencia de quem a conduz, presos fogem, pessoas são feridas e as vezes até mortas, recursos são desperdiçados, Instituições ficam sucateadas, e muitas vezes não é por falta de verba e sim má administração.
Existe solução para melhorar em muito a segurança pública, acabando com o Inquérito Policial, unificando as policias com carreira única, dessa forma a policia ficará eficiente custando muito menos para os cofres públicos.
CurtirCurtir
JClaudio disse:
28/06/2018 ÀS 22:45
Minhas afirmações, não são de forma alguma baseadas em achismos e sim em fatos, vamos a eles:
Com relação aos oficias próvidos através do CHQAOPM , conhecido como chacal, forma oficias que tem a mesma remuneração daqueles formados no Barro Branco e compõem o corpo administrativo da PM, ou seja, são em grande parte responsáveis pela estrutura Administrativa da Corporação, e não me parece que está tão ruim assim comparando com a Civil, dirigida exclusivamente por delegados de policia, de carreira, como disposto no § 4º do art. 144 CF .
Com relação a excludente de culpa dos delegados de policia a vedação de um concurso de acesso, nunca vi um delegado de policia falar a favor disso, alias sempre ouvi o contrário, inclusive há delegados de policia que até hoje são contrários ao nível superior para investigadores e escrivães e o 2º grau para os agentes. Lembrando que a vedação constitucional ao acesso não é clausula pétrea e pode ser modifica com uma simples emenda, assim como foi aprovada a PEC da bengala.
Referente ao GAT e o ADPJ, assim como cabe aos delegados dirigirem a policia civil cabe a a eles buscar uma melhoria funcional e estrutural para todas as carreiras da Policia Civil, pois faz parte da direção a melhora da Instituição, como um todo, não é justo o delegado ganhar o GAT e as outras carreiras que também acumulam funções não ganharem nada, isso só causou discórdia.
CurtirCurtir
https://www.youtube.com/watch?v=JCNv0g_xEjI
CurtirCurtir
CurtirCurtir