Violência não é contra bandidos, mas contra pobres, diz Caco Barcellos
“Rota 66”, livro do jornalista sobre brutalidade da polícia, será transformado em filme
Caco Barcellos acena com a cabeça para responder que sim, ele já pensou em desistir de ser repórter.
“Eu fico indignado com a nossa pouca importância. A gente não representa nada. Representamos muito pouco em relação ao conjunto”, explica ele. “Você não vai acreditar, mas é a absoluta verdade: eu achava que por meio da minha pesquisa eles iriam parar de matar. Eu tinha essa ingenuidade.”
O jornalista se refere ao premiado livro “Rota 66 – A História da Polícia que Mata”, lançado por ele em 1991, que revelou um grande número de assassinatos cometidos por membros das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), grupo de elite da Polícia Militar de São Paulo.
A obra servirá de referência para um longa-metragem que começará a ser filmado neste ano. A trama, com um protagonista livremente inspirado em Caco, mostrará os passos de sua investigação sobre a atuação dos policiais. A produção é da Boutique Filmes.
Ele conta que se tornou jornalista por “muita sorte”. Estudava para ser engenheiro, em Porto Alegre, quando se interessou na produção de um jornal do centro acadêmico do curso. “E os únicos que toparam fazer o jornal foram um grupo de hippies da universidade. No primeiro mês, já estava morando com eles e fazendo, na verdade, um jornal para a comunidade hippie”, conta, rindo.
Mais tarde, um jornalista que viu a publicação o convidou para um estágio na redação de um diário da cidade, e Caco mudou de curso para seguir a carreira. Em 1982, entraria na Globo, onde hoje comanda o Profissão Repórter, programa de jornalismo investigativo com profissionais recém-formados. Ele agora vive em São Paulo.
Caco diz que concorda parcialmente com a afirmação, feita pelo jornalista Narciso Kalili na apresentação de “Rota 66”, de que ele seria um repórter “que tem lado” –o “dos mais fracos, o das vítimas”. “Acho que é dever do repórter estar sempre retratando o universo da maioria, e não o das minorias. Não é o que se vê, mas acho que é o nosso papel”, afirma.
“Se eu estivesse morando na Suíça, eu tinha que estar mostrando o universo dos Jardins todo dia. Mas a gente mora numa grande Etiópia de mais de 100 milhões de pessoas pobres e miseráveis. E acho que eles têm que ter uma voz mais ativa, um retrato mais forte que as minorias que não passam de 1% da sociedade brasileira.”
A relação de Caco com a polícia começou cedo. Em um capítulo do livro, ele narra sua própria fuga de uma viatura no bairro periférico em que morava, em Porto Alegre. “Nada fiz de errado, mas sei que devo fugir”, diz um trecho. “Antes de ser profissional, a informação batia na minha cara, no meu corpo, no dos meus amigos”, comenta.
“Desde que eu comecei a ler, fui um admirador dos escritores que tinham uma vida intensa fora da atividade intelectual. Que levavam para as páginas de seu romance de não ficção o que viveram na pele. Por exemplo, Jack London, [Ernest] Hemingway. Talvez por influência deles, depois que virei repórter, fiquei tratando de estar muito perto dos acontecimentos.”
A intenção inicial de Caco em “Rota 66” era demonstrar “o absurdo que é um país contrário à pena de morte praticá-la cotidianamente contra bandidos”. Ele diz que ficou “extremamente assustado” ao constatar, após sete anos de investigação, que a violência se dava “não contra os bandidos, mas contra os pobres”.
O jornalista conta que 63% das pessoas mortas que contabilizou nunca haviam cometido crime. “Estavam mortos, desqualificados moralmente pela imprensa. As famílias ofendidas pelo Estado, e a imprensa reproduz aquilo que o Estado diz”, afirma. “Infelizmente, na área de segurança pública, o Estado brasileiro é inimigo dos mais pobres.”
Ele critica os repórteres que reproduzem, sem apuração, as versões da polícia sobre supostos crimes. “Quem é o jornalista pra dizer que alguém é bandido? Que pretensão é essa? Que arrogância é essa? Não foi no local e chama: ‘Bandido!’. É relato do coronel. Você não é coronel! Se quer fazer esse relato, que tire o microfone e pegue numa arma.”
O Brasil, diz Caco, não tem pena de morte apenas “entre aspas”. “É um Estado que não dá o menor respeito ao suspeito de algum ilícito. Antes da investigação, mata. E sempre diz: legítima defesa. Legítima defesa. E o Judiciário mata junto, o Ministério Público mata junto quando nem sequer investiga a maioria desses crimes. Arquiva. Arquiva. Arquiva. Milhares de vezes por ano.”
“Claro que [a impunidade] contribui com a mentalidade corporativa, orientada pelos coronéis que dizem ‘Mata, que tem tudo a nosso favor’. Quando eu falo do Estado, não tô querendo só apontar a polícia como sendo a filósofa da execução. Acho que as elites da sociedade organizada matam junto, nesse sentido figurado.”
Caco faz questão de pontuar, em duas ocasiões da entrevista, que os autores de assassinatos na polícia são uma minoria e afirma que é “radicalmente defensor dos policiais corretos”. “É uma sacanagem ficar acusando a polícia. É um sistema que envolve todo mundo”, afirma.
“Tem muita gente bacana atuando. [Também] no Ministério Público, juízes. Mas tem juízes como aquela do Rio de Janeiro que fez aquela desqualificação moral da Marielle Franco [referindo-se à desembargadora Marilia Castro Neves, que disse que a vereadora estava “engajada com bandidos”]. Olha o nível de uma mulher como essa! Vai ver o trabalho dela, como é que ela faz a caneta dela. Explica muita coisa.”
Ele evita responder perguntas sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro e o assassinato da parlamentar, dizendo que está trabalhando nos temas para a Globo. Afirma, porém, que a morte de Marielle faz parte “desse cenário de cultura da violência”, e que o fenômeno da desmoralização de sua imagem após o ocorrido é “típico do matador”.
Diz também que não consegue opinar sobre a prisão e posterior soltura, na quarta (25), de 137 supostos membros da milícia carioca, porque não investigou os fatos. “Eu não quero me misturar com opinião”, dizia ele em outro momento. “Se eu tenho alguma importância, é no que eu faço [jornalismo noticioso].”
“Uma vez, uma TV me convidou pra ser apresentador de um programa. Falei: ‘Cara, como é que você me convida pra ser apresentador? Não posso dizer que eu seja um grande repórter, mas não estou entre os piores. Agora, como apresentador, com certeza eu tô entre os piores!’”, diz. “Eu adoro a rua, e tem gente sabida dando opinião demais, e menos na reportagem.”
Aos 68 anos, Caco continua fazendo matérias em condições adversas. Recentemente, viajava para o México para acompanhar, sob o sol, o périplo de imigrantes que tentam cruzar a fronteira americana –ele conta que as experiências são “uma alta diversão”. “Eu não quero perder aquela chance de estar lá”, diz.

Criticam aqueles policiais que tem culhão e ainda fazem alguma coisa por esse Estado. Se dependesse de sua ex instiução, o nobre moderador, nós estaríamos no mais absoluto caos, pq seroa só ladrão em pé, que sai após 1/6 da pena e 6% de taxa de elucidação de crimes de autoria desconhecida.
CurtirCurtir
Messi,
A execução sumária e a tortura a pretexto de defesa do estado e da sociedade foram implantadas pela Polícia Civil; não pela Força Pública e depois PM. Veja bem o que a Polícia Civil ganhou do estado e da sociedade que sempre clamou: bandido bom é bandido morto!
Depois de amanhã é aniversário da morte do Delegado Fleury, aliás!
Vai lá prestar suas homenagens ao maior e mais destemido delegado de todos os tempos.
CurtirCurtir
Fascinante! Ficou chateado pq seu livro não mudou o mundo e chegou a morar com hippies!!! Só resta saber se o filme será financiado com dinheiro público, dinheiro dos pobres que ele jura defender com seu “jornalismo de rede globo.”
CurtirCurtir
Continuo admirando o trabalho da Rota! Quanto ao jornalista…
CurtirCurtir
Continuo admirando o trabalho do jornalista ! Quanto a rota…
CurtirCurtir
Eu queria que ele usasse o parâmetro de antecedentes para pesquisar quantos sem nenhuma passagem cometem crime além de que para quem leu o livro foi uma série de erros que tiveram início com três almofadinhas cometendo furto, desobediência, direção perigosa gerando desgraça em váriaa famílias começando nas deles e terminando na dos policiais.
CurtirCurtir
Faz assim….
Na hora do bang dentro da tua casa, da tua firma, ou quando você estiver preso dentro de um porta malas liga pro repórter.
CurtirCurtir
Há 50 anos pode até ser, hoje não matam nem barata, se depender de vcs, ladrão busca polícia dentro de casa todo dia.
CurtirCurtir
É muito uniforme preto, corrente, tatuagem e braço bombado pra pouco ladrão na pedra.
CurtirCurtir
pouco não, nenhum!
CurtirCurtir
Se matar pé rachado em favela resolvesse o problema da segurança pública teríamos o país mais seguro do mundo, porque é isso que a rota vem fazendo há várias décadas.
.
O nível intelectual é muito baixo nas polícias, porque grande parte do efetivo não percebe que matar “bandidos” não resolve, só estimula uma guerra sem vencedores.
.
Vejam o exemplo das milícias no Rio de Janeiro. Começou com policiais expulsando das favelas e matando bandidos, olhem no que deu.
.
Quando o policial começa matando “criminosos”, fatalmente, continua matando desafetos e depois qualquer um que o contrarie.
.
A polícia deve ser forte e agir dentro da lei, é isso que lhe faz respeitada. Polícia que tem fetiche em bater na cara das pessoas, humilhar trabalhadores ou mesmo jovens desempregados, não consegue nada além de ser alvo de seus desafetos. geralmente quem bate esquece.
.
A rota, como todo o CP-CHOQUE é um ônus enorme para o Estado. Considerando que a atribuição da Polícia Militar é o policiamento ostensivo, some-se o efetivo do CP-CHOQUE e divida-se pela quantidade de prisões em flagrantes/capturas de procurado, já que eles não atendem o 190. Resultado pífio. Mas para alguns experts em segurança a rota é a polícia intergalática, verdadeiras tropas estelares.
.
A rota, assim como todo CP-CHOQUE seria melhor aproveitados se fosse transformada em uma unidade de emprego especial, com no máximo cem homens, o efetivo de uma companhia, para atuar apenas em ações especiais de verdade, tipo ocorrências antiterror. O restante do efetivo, SV-01 (patrulhamento ostensivo e atendimento do 190).
.
Para o efetivo que tem o CP-CHOQUE não produz nada.
.
Batalhão de choque para fazer segurança interna de jogos de futebol (evento de clube privado) e segurança de juízes de futebol como se fossem juízes de direito é rasgar dinheiro do contribuinte.
.
O 2º de Choque ainda ganha uma merreca dos clubes de futebol, já os praças empregados no policiamento externo ganham apenas um X-meganha (lanche frio, suco de caixinha quente e uma maçã e “sentido, frente, ordinário, marche”).
.
Cavalo, cachorro e polícia a dar com um rodo e a segurança pública com um milhão de roubos por ano.
.
Mas a milícia é muito eficiente, afinal tem a rota, o gate, a cavalaria, o choque e o canil.
CurtirCurtir
JClaudio, concordo com o seu raciocínio. Seria muito melhor se quem tem o dever de elucidar os crimes, tivesse um índice de aproveitamento acima dos 7%.
CurtirCurtir
JClaudio, o seus pitacos no que acha que deveria ser o emprego da PM seria muito bom se vc conseguisse cuidar da sua meia dúzia de investigadores.
CurtirCurtir
Comentário do Jclaudio perfeito!! A rota não serve pra porra nenhuma. É uma seita composta de jagunços. E no interior deram cria, com os chamados baeps. Combate ao crime se faz com investigação forte! É quanto ao Fleury, se tivéssemos uns 10 na polícia com os culhoes que ele tinha, não estaríamos sendo engolidos por MP e PM !
CurtirCurtir
Delegado hoje quer andar de preto, deixar a barba igual a um Seal e fazer biquinho no Instagram! A polícia acabou!!!!
CurtirCurtir
este caco nunca me enganou…..a opinião dele é tipica de um baita dum boióla.
ta sempre a favor da malandragem…sera que ele tem algum amor bandido?.
ta parecendo……………………..
CurtirCurtir
este caco deve ser aqueles bóizinhos sempre acostumados a subir o morro atras de aventuras …
sabendo muito bem que no morro o mundo é outro.. é outra vida… é outro comportamento..
e ele deve amar isso………………..sempre lado a lado com a bandidagem……
se bobearem deve constar na folha de pagamento do crime organizado.
ou alguem acredita que não exista um jornalista envolvido , sempre a defender a malandragem????.
alguem põe a mão no fogo nisso ???????????????////
eu não…
CurtirCurtir
todos sabem que o crime organizado tem muitas pessoas da sociedade, ditas sérias na folha de pagamento…
desde policiais , empresarios, pessoas comuns e de todos os segmentos da sociedade…
isso é fato verídico……………
então eu repito…
o porque de um jornalista todas as veses em que aparece … é sempre para criticar as policias..
e sempre defendendo a bandidagem ???
isso é normal ????
eu não acho…
CurtirCurtir
Qualquer retardado sabe que para combater o crime é preciso investigação e punição, mas para ganhar uma eleição é preciso pm chucro é burro. Nos últimos 20 anos qual Polícia recebeu investimentos, qual era os efetivos em 1995 da pm e da Polícia Civil e qual o efetivo hoje.
CurtirCurtir
https://www.youtube.com/watch?v=wAuKiWoar_0
CurtirCurtir
Total apoio ao Conte, do qual inclusive li o livro e pude observar as ocorrências HEROICAS que o tempo tratou de esconder e substituir pelas versões absolutamente criminosas da mídia.
CurtirCurtir
JClaudio disse:
29/04/2018 ÀS 19:08
Se matar pé rachado em favela resolvesse o problema da segurança pública teríamos o país mais seguro do mundo, porque é isso que a rota vem fazendo há várias décadas.
.
Até concordo com seu raciocínio, o impressionante é como a PM gigante como é, consegue ser mais organizada e eficiente que a PC 2x menor, será culpa de quem?
CurtirCurtir
Sabia que o messi ia lançar essa! Hahaha
Ineficiência por ineficiência é igual a Polícia.
Eles não previnem o crime e nós não achamos ninguém! Tudo certo continua o jogo.
CurtirCurtir
Sem a ROTA e os policiais que seguem o excelente padrão da ROTA esses mesmosão bostas estilo JCLAUDIO, que se arroga a maior mente das polícias em detrimento dos “burros” que compõe o restante dos efetivos, se cagariam e sequer sairiam de casa.
Na época dos ataques choveu pedido (imploração) de apoio de Delegado cagão que queria, pasmem, apoio da PM na porta da Delegacia.
Ou que sequer saíram de casa para o Plantão.
Ahhh
Vão lamber sabão. A questão do que a sociedade fez ou não fez com a polícia civil não é culpa do que ela já foi Guerra…eh culpa do que ela se tornou. Você sabe bem disso.
DELEGADO NÃO PODE SER CAGÃO.
Delegado deveria comandar essa porra. Todo PM que conheço gostaria de estar sob o comando de bons delegados…Já falamos sobre isso Guerra…bons delegados, com culhão inclusive de peitar os Oficiais Superiores da PM quando necessário.
Mas quantos desses existem hj?
De JClaudios a PC tá cheia. Aqui da discurso de especialista em segurança mas quando o pau torá, como já fazia na PM …Se caga e se esconde.
A PC teve bons tempos…bons tempos que não voltam mais.
Dêem graças a Deus que a ROTA e a maioria da PM ainda arrebenta ladrão sem dó.
O dia que a filosofia desses babacas a lá Caco Bostelos prosperar. ..acabou tudo.
VC mesmo Guerra vive reclamando, e com razão, do efetivo de FT que São Vicente perdeu para o BAEP de Santos e como isso afetou a segurança de São Vicente.
VA dizer que esses policiais que fazem tanta falta rezavam a cartilha dos DH para os noias e eles respeitavam?
O que noias respeitam é e sempre foi a força.
Paga pau pra eles pra ver o que virá.
CurtirCurtir
kkkkk esse cara é um mentiroso do caralh@ . Viva a rota !!!!
CurtirCurtir
J.CLÁUDIO,
NO MEU PONTO DE VISTA O SENHOR DEVE SE LIMITAR NOS SEUS PERFEITOS COMENTÁRIOS PQ TAMBÉM SERÃO VISTOS POR pms; ELES NÃO CONSEGUEM VER A REALIDADE DO PAÍS.
IMAGINEM SE UM MILITAR ASSUMIR A ADMINISTRAÇÃO DESSA NAÇÃO?
CurtirCurtir
JAMIRO,
.
Eu vivenciei as duas grandes ondas de ataques do PCC, quando estava na PM e você se for honesto intelectualmente sabe que os criminosos que foram mortos no revide foi uma grande farsa;
.
Eu não tenho problema nenhum em atuar junto com policiais militares e faço com frequência. Nas muitas ocorrências de morte decorrente de oposição a intervenção policial, quando a atuação é legítima eu sou o primeiro a patrocinar a defesa do policial e em muitos casos já conversei com promotor para ser arrolado como testemunha. Nunca vi seus oficiais fazerem isso.
.
Em uma ocorrência em Cotia quando policiais da força tática alvejaram um criminoso com um tiro na nuca durante uma troca de tiros e os PMs ficaram com medo da reação de seus “bondosos oficiais”, eu fui o primeiro a defendê-los, pois, pelo que inferi da dinâmica dos fatos, o criminoso efetuou um disparo e correu e no revide o policial o acertou na nuca. Para mim legítima defesa clara.
.
Pergunta para um outro PM se a sua gloriosa não queria autuar ele em flagrante porque ele reagiu a uma tentativa de roubo e alvejou o ladrão com uma glock G-25, só porque estava utilizando um carregador de 17 e no documento está escrito que a glock tinha capacidade para 15 disparos. Pergunta também quem foi pessoalmente no IC com a arma dele para ser periciada e retirou a arma e entregou em mãos para ele? Eu não vou falar o nome dele porque não estou autorizado por ele e não quero expor o policial, mas ele trabalhava na 4ª CIA do 16 BPMM, aquela mesma onde foram apreendidas armas e drogas esse mês e que o aspirante falou a verdade sobre uma “resistência”, mandando vários pra cadeia.
.
A maioria das ocorrências que vocês PMs apresentam, se fossemos como vocês, na maioria vocês seriam presos ou indiciados, mas sempre os ajudamos. E somos os melhores delegados do mundo, até o dia que decidimos de forma contrária ao que o PM acha que é certo.
.
Veja a si próprio, você é um exemplo do que estou falando. Em várias postagens suas você vem me ofendendo, porque eu penso ou falo diferente de você e olha que falo porque conheço o outro lado (fui PM 10,5 anos), ao contrário de você que acredito nunca tenha sido policial civil.
.
Voltando ao que falei, o custo da rota é muito grande para o que proporciona para a sociedade, mas se você pensa diferente, demonstre com argumentos. Qual o efetivo da rota, quantidade de viaturas, quantidade de policiais administrativos e divida isso por prisões em flagrante, capturas de procurados, drogas apreendidas, armas e veículos recuperados. Pois, a rota não atende o 190 e não opera no status-01.
.
Já que não atende o 190 e não opera no SV-01, para quer um batalhão inteiro? Deveria ser reduzida a uma companhia, mais ou menos cem policiais e transformar-se em tropa antiterror, já que têm melhores equipamentos e treinamento. Mas preferem incutir na tropa uma mentalidade de capitães do mato “caçador de preto pobre”.
.
Veja os casos dos roubos a bancos e explosões de caixas eletrônicos em quantas ocorrências desse tipo houve troca de tiros com PMs da rota, só que troca tiros com a rota são indivíduos em um carro roubado (carater geral), com um trinta e oito velho uma pistola .380. Tire suas conclusões.
.
Quanto a me esconder, nunca fui assim, pelo contrário, sempre fui criticado por me expor de mais, inclusive aqui, todos que acompanham meus comentários aqui sabem que sou delegado, fui PM, meu nome é José Claudio. Também já me envolvi em algumas ocorrências com resultado morte e não me orgulho ou faço disso propaganda pessoal.
.
MESSI,
.
Quem é mais eficiente quem esclareceu 7% de um milhão de crimes, ou quem falhou um milhão de vezes permitindo que o crime acontecesse?
.
Veja a quantidade de roubos que acontece em nosso Estado, a quantidade de tráfico e roubos de cargas. Eu não sou especialista em segurança pública como vocês da PM, mas acho que se uma viatura patrulhar as imediações dos conhecidos locais de tráfico de drogas, o traficante não vende e se houvesse patrulhamento eficiente nas rodovias por aqueles policiais que adoram fazer fiscalização/segurança em pedágios, com viaturas cedidas pelas concessionárias (CCR, ECOVIAS, etc), os roubos de carga diminuiriam.
.
Eu participo de reuniões do CONSEG e vejo seus comandantes de CIA quase extorquindo prefeitos, vereadores e lideranças do CONSEG para que as prefeituras adiriam a “OPERAÇÃO DELEGADA”, ou seja, para que os municípios contratem PMS de folga para que faça o que deveriam fazer no horário de trabalho.
.
Outra coisa, a Polícia Civil estar trabalhando com quase um terço de efetivo a menos. Vá em qualquer delegacia, se quiser pode ir na minha que te mostro os livros de Apreensão de drogas, armas, veículos de TCs, prisões em flagrantes e Atos Infracionais dos últimos cinco anos e faça um comparativo, o quanto a PolíciaCivil aumentou em produtividade e quanto a PM diminuiu.
.
Semana passada conversei com o comandante da companhia para que orientasse sua tropa, para que no mínimo, cumprissem a resolução 57, pois, estavam entregando veículos roubados para as vítimas no local do encontro e numa dessas brilhante atuação, entregaram um veículo para a vítima que foi novamente roubada no local..
.
A PM não faz o papel dela, mas quer nos ensinar a fazer o nosso. Não faz o policiamento ostensivo, mas quer investigar.
.
Nem vou falar dos P-2 que fazem um montão de cagada e se identificam como investigadores.
.
Vou parar por aqui para o texto não ficar muito longo.
CurtirCurtir
Jamiro,
Na época dos ataques choveu de apoio dos delegados para PM ????
CurtirCurtir
Jamiro,
Na época dos ataques choveu de pedido apoio dos delegados para PM ????
CurtirCurtir
Não estou sabendo disso não, quando pau quebrou na Central de Suzano que resolveu foi nosso glorioso GARRA de Mogi das Cruzes
CurtirCurtir
Fora aquele entreveiro depois dos ataques, quando PCs de São Bernado mataram 13 malas do PCC de uma só vez kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Caco Barcellos atirou no que viu, e acertou no que não viu olha o fim do ex otariano que era fechamento do PCC inclusive envolvido na morte do Gegê do Mangue. Também era parça do ex PM Jairo que vários assassinatos de PCs, o que ganhou maior notoriedade foi o do Investigador Douglas Yamashita.
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/04/05/em-rixa-do-pcc-ex-pms-aliados-da-faccao-sao-mortos-em-sp-aponta-investigacao.htm
CurtirCurtir
Esse Ex PM Jairo também foi autor do assassinato do ex-PM da Rota Wellington Gonçalves Torquato, que nos anos 90 entrou em cana por roubar banco. Se naquela época os integrantes da RITA já fazia isso, imagina o que não fazem hoje né, se Caco Barcellos ir a fundo vai acabar até achando os algozes da Família Pesseghini.
CurtirCurtir
PM deixa fora da Justiça comum grupo de policiais pegos com ‘kits flagrantes’ – https://ponte.org/pms-pegos-kit-flagrante-fora-justica-comum/
CurtirCurtir
JClaudio,
a PM paulista se transformou num sórdido “palancão” eleitoral!
CurtirCurtir
Perfeito VALDIR,
.
Patrocinam, sem cerimônias, candidatos e partidos políticos dentro dos quarteis.
.
Abraço
CurtirCurtir
O que achei interessante quando li esse livro é que o escritor passou o livro todo criticando a Rota e dizendo que só tinha Teio e não tiro-teio, mas no final, foi diligenciar numa vtr de rota a convite e durante a ronda, envolveram-se num tiro-teio em que o Caco quase cagou-se, confirmando que havia sim ocorrências de resistência.
CurtirCurtir
Só posso afirmar o que vi, ha alguns anos a Rota começou a fazer diligências no interior, vinham com 10, 15 barcas, só fizeram merda, mataram uns pe de china e eu mesmo flagrei duas guarnições paradas no estacionamento do plantão, lugar escuro, 4 mikes cherando e 2 deles fumando pedra, 3 da matina.
CurtirCurtir
JClaudio.
E o ainda mais lamentável: ai de quem denunciar!
CurtirCurtir
Na minha opinião, o crime aumentou por conta da falta de qualidade e produtividade das polícias.
O salário de um policial hoje é bem superior aos dos policiais dos anos 70 e 80.
Sei disso porque meu pai sempre ganhou umas 4 vezes mais que meu tio que é policial.
Hoje os dois já estão aposentados.
Quem fala que policia ganha pouco, das duas uma, ou é mentiroso ou nunca consultou o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO.
CurtirCurtir
ops fui censurado
CurtirCurtir
Para essa Lígia escrever que Polícia ganha bem no mínimo ela deve pertencer a uma Sub categoria de emprego tipo auxiliar de limpeza. Não estudou nada e escreve uma pérola destas!!!
Acho q só o salário de antigamente q ela passou perto. Antes ganhava pior, mas o custo de vida era menor e polícia era polícia de verdade.
Todos policiais são hipocritas, mentirosos e cegos.
Lígia se vc ganha 1.200 reais pq a senhora não teve chance ou capacidade não diga que salário de policial é bom.
CurtirCurtir
Ligia Teotonio disse:
01/05/2018 ÀS 22:40
Na minha opinião, o crime aumentou por conta da falta de qualidade e produtividade das polícias.
O salário de um policial hoje é bem superior aos dos policiais dos anos 70 e 80.
Sei disso porque meu pai sempre ganhou umas 4 vezes mais que meu tio que é policial.
Hoje os dois já estão aposentados.
Quem fala que policia ganha pouco, das duas uma, ou é mentiroso ou nunca consultou o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO.
Em primeiro lugar quem fala que a policia do Estado de São Paulo ( Estado mais rico da federação) ganha bem ou é da corja do psdb ou nunca consultou o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO ESTADO, de verdade, porque consultar o que alguns coronéis ou delegados de classe especial ganham, fica fácil falar isso,( porém se comparar com o judiciário, não dá nem para o começo) agora consulte, soldados, cabos, agentes e outros com menos de 15 anos de carreira, ou seja, a grande maioria,e quando você consultar então o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE OUTROS ESTADOS, como exemplo PR, MT e etc.. vai ver que estamos muito, mais muito , atrás salarialmente, ou melhor consulte o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DA UNIÃO e verifique o salários dos policias federais, ai fica até difícil comparar de tanta disparidade, o salario para policias em SP é um dos piores do País.
Se a Segurança pública de SP está ruim é devido uma politica imposta pelo psdbosta há mais de 23 anos, pois a policia é comanda por cargo em comissão, ou seja, livre nomeação do governador, e quem for nomeado deve seguir a politica do chefe do executivo, a policia não tem autonomia financeira ou administrativa, como o MP e o Judiciário, assim quem define a condução da segurança pública é o governador juntamente com seu SSSP.
Logico que voce sabe bem disso, assim como sabe também a situação salarial real da maioria dos policiais quando afirmou “Sei disso porque meu pai sempre ganhou umas 4 vezes mais que meu tio que é policial.”
É impressionante como em época de eleição o psdb investe em publicidade, invadem blogs com engenharia social, e quanta gente fica lambendo bola para ver se conseguem um carguinho de comissão.
CurtirCurtir
Ligia:
Na minha opinião, o crime aumentou por conta da falta de qualidade e produtividade das polícias.
O salário de um policial hoje é bem superior aos dos policiais dos anos 70 e 80.
Sei disso porque meu pai sempre ganhou umas 4 vezes mais que meu tio que é policial.
Hoje os dois já estão aposentados.
Quem fala que policia ganha pouco, das duas uma, ou é mentiroso ou nunca consultou o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO.
CurtirCurtir
censurado de novo
CurtirCurtir
Se a Segurança pública de SP está ruim é devido uma politica imposta pelo psdbosta há mais de 23 anos, pois a policia é comanda por cargo em comissão, ou seja, livre nomeação do governador, e quem for nomeado deve seguir a politica do chefe do executivo, a policia não tem autonomia financeira ou administrativa, como o MP e o Judiciário, assim quem define a condução da segurança pública é o governador juntamente com seu SSSP.
CurtirCurtir
Logico que voce sabe bem disso, assim como sabe também a situação salarial real da maioria dos policiais quando afirmou “Sei disso porque meu pai sempre ganhou umas 4 vezes mais que meu tio que é policial.”
CurtirCurtir
É impressionante como em época de eleição o psdb investe em publicidade, invadem blogs com engenharia social, e quanta gente fica lambendo bola para ver se conseguem um carguinho de comissão.
CurtirCurtir
Em primeiro lugar quem fala que a policia do Estado de São Paulo ( Estado mais rico da federação) ganha bem ou é da corja do psdb ou nunca consultou o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO ESTADO, de verdade, porque consultar o que alguns coronéis ou delegados de classe especial ganham, fica fácil falar isso,( porém se comparar com o judiciário, não dá nem para o começo) agora consulte, soldados, cabos, agentes e outros com menos de 15 anos de carreira, ou seja, a grande maioria,e quando você consultar então o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE OUTROS ESTADOS, como exemplo PR, MT e etc.. vai ver que estamos muito, mais muito , atrás salarialmente, ou melhor consulte o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DA UNIÃO e verifique o salários dos policias federais, ai fica até difícil comparar de tanta disparidade, o salario para policias em SP é um dos piores do País.
CurtirCurtir
Em primeiro lugar quem fala que a policia do Estado de São Paulo ( Estado mais rico da federação) ganha bem ou é da corja do psdb ou nunca consultou o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO ESTADO, de verdade, porque consultar o que alguns coronéis ou delegados de classe especial ganham, fica fácil falar isso,( porém se comparar com o judiciário, não dá nem para o começo) agora consulte, soldados, cabos, agentes e outros com menos de 15 anos de carreira, ou seja, a grande maioria,e quando você consultar então o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE OUTROS ESTADOS, como exemplo PR, MT e etc..
CurtirCurtir
Em primeiro lugar quem fala que a policia do Estado de São Paulo ( Estado mais rico da federação) ganha bem ou é da corja do psdb ou nunca consultou o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO ESTADO, de verdade, porque consultar o que alguns coronéis ou delegados de classe especial ganham, fica fácil falar isso,( porém se comparar com o judiciário, não dá nem para o começo)
CurtirCurtir
agora consulte, soldados, cabos, agentes e outros com menos de 15 anos de carreira, ou seja, a grande maioria,e quando você consultar então o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE OUTROS ESTADOS, como exemplo PR, MT e etc.. vai ver que estamos muito, mais muito , atrás salarialmente, ou melhor consulte o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DA UNIÃO e verifique o salários dos policias federais, ai fica até difícil comparar de tanta disparidade, o salario para policias em SP é um dos piores do País.
CurtirCurtir
quem fala que a policia do Estado de São Paulo ( Estado mais rico da federação) ganha bem ou é da corja do psdb ou nunca consultou o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO ESTADO, de verdade, porque consultar o que alguns coronéis ou delegados de classe especial ganham, fica fácil falar isso,( porém se comparar com o judiciário, não dá nem para o começo)
CurtirCurtir
quem fala que a policia do Estado de São Paulo ( Estado mais rico da federação) ganha bem ou é da corja do psdb ou nunca consultou o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO ESTADO, de verdade, porque consultar o que alguns coronéis ou delegados de classe especial ganham, fica fácil falar isso,( porém se comparar com o judiciário, não dá nem para o começo)
CurtirCurtir
ficou meio fora de ordem mas foi a forma que consegui postar
CurtirCurtir
Bom, em comparação com um indivíduo que ganha um salário mínimo realmente ganhamos bem. Mas em comparação com a PF, PRF e PC´s do DF, Amazonas etc somos assalariados. Isso porque prestamos serviços para o Estado que mais arrecada do país.
Agora, mudando de assunto, quem está satisfeito com o modelo atual de segurança pública é porque está satisfeito consigo mesmo, não com a segurança como um todo.
foi o que o camarada acima disse: a PM não previne (por isso tem delegacia ultrapassando os 10 mil BO´s por ano – fora o que não é registrado) e a PC não acha a autoria em mais de 90% dos casos.
Claro que grande parte da culpa disso tudo é do governo. EU acho humanamente impossível uma equipe de 2 policiais rachar 5 BO´s a 10 BO´s por dia.
Primeiro por questões de logística e efetivo, segundo porque 80% dos casos de roubo e furto não há câmeras/testemunhas. Isso quando a vítima é incapaz de reconhecer os autores por motivos diversos.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Nobre e Estimado Guerra, demais fraternos infantes, ótimo dia!
Está sabendo do desdobramento do QRU do ibirapuera de ontem?
S.M.J.,pra variar, a Tacanha Meganha, em sua incontrolável sanha, quebrou um PC na data de ontem, alegando confundi-lo com roubadores…
parece que p tira era do Deic, por isso, não se fodeu,e foi aviltado de ter seus direitos violentados, como já ocorreu em tantos casos.
Como o tira era brotherzaço, evitou-se a trivialidade de uma injustiça tão comum e descomunal.
Fritaram os mikes folgados, destemperados e mentirosos.
S.M.J., recebi tbm fotos do Qru do incêndio, onde diversos mikes aprazem-se com a desgraça alheia, alegando que morreu vagabundo.
Ocorre que lá residiam vários trabalhadores e lixos humanos tbm, mas os maiores vagabundos são os que orquestram a tomada do patrimônio alheio, cobram aluguem dos desguarnecidos, praticam cárcere privado impondo horário de recolher, e quando o prédio é desvalorizado ao extremo e comprado pela prefeitura por um polpudo acordo social, entram na justiça majorando o valor indenizatório o imóvel ora depreciado, ora desocupado e que o dono tinha custas absurdas pela desocupação, antes da invasão orquestrada.
Quem realmente são os criminosos?
Alguns que vibram com a desgraça alheia esquecem-se que ali residiam pais e mães e famílias e que neste Qru poderiam ter se perdido tantas outras vidas, inclusive dos honrosos bombeiros, que certamente responderão algum procedimento administrativo iníquo!
Abs a tds e tenham uma iluminada semana!
CurtirCurtir
É USSO MESMO, SALÁRIO EM DIREÇÃO AO CHÃO.
CurtirCurtir
ESCLARECENDO : É OSSO MESMO
CurtirCurtir
04 salários mínimos por até que ta bom, da pra morar num barraco de favela, pagando uns 400 reais de aluguel, andar de busao todo dia pagando 500 por mês, comer uma marmita de 14 reais por dia no almoço, 300 reais por mês e comer um arroz com feijão. Até sobra uns 100 conto, ta ótimo, to ganhando bem pra carai
CurtirCurtir
Jamiro e Messi por gentileza, comentem o exposto pelo Delegado dr. J. Cláudio.em 30/04 às 20:44
Estamos aguardando.
CurtirCurtir