Jusfilósofo Lenio Luiz Streck: Manual do comentarista de site, internet e quejandos…Serve na medida para alguns comentaristas do Flit, especialmente os “pulícia adevogados”, esbirros direitistas cristãos, nacionalistas e fascitas separatistas “ 33

SENSO INCOMUM

Manual do comentarista de site, internet e quejandos

Por Lenio Luiz Streck

A coluna de hoje é um pouco diferente das anteriores. Em tempos de direito de exceção, resolvi aproveitar para oferecer um guia “simplificado-passo-a-passo” para alguns objetivos. Ei-lo:

A. Como ser um comentarista
1) Abra uma coluna na ConJur, dessas que são críticas, como “Senso Incomum”.

2) Não leia a coluna até o final — afinal, se você é contra “por princípio”, por que ler até o final?

3) Epinafre o articulista (aqui é livre: pode xingar de comunista, kelseniano (sic), defensor de bandido, como queira; o importante é xingar). E, se ler, seja contra, sempre. De preferência, use pseudônimo. Invente algo engraçado, mas épico ou exótico (ou algo como transporte paralelo dos lacetes). Há vários na ConJur. Diga algo como “Kant se equivocou, Heidegger seguiu o caminho torto de Kant, e Gadamer apontou para a solução do problema — a necessidade de uma hermenêutica teológica, que condiciona a jurídica —, mas não soube como fazê-lo, porque não entendeu Hegel, o filósofo que mais chegou perto da Verdade” — e… Pronto: corra para o abraço. Mas permaneça no anonimato. E já aproveite e critique esta coluna de hoje, de forma raivosa. Será uma metacrítica (já aproveite e critique o uso dessa palavra, para não perder a viagem).

4) Você já deve ficar esperando a próxima coluna. Deixe o comentário engatilhado. Para ser um dos primeiros. Não esqueça que, como você não lê a coluna, você pode xingar qualquer coisa. Não fará diferença para o seu onanismo epistêmico. Mas, se ler, aproveite o comentário já feito. Por que desperdiçá-lo?

5) Vaie até minuto de silêncio. É uma metáfora, porque vi gente vaiando até medalha ganha pelo comentarista! Poxa, nem na felicidade…!

6) Fundamentalmente, faça discursos raivosos. Odeie. Sempre deixe explicito ou implícito que você é o “cara”.

B. Como ser um “jurista moderno”
1) Diga que coisas como “lei”, “Constituição” e “verdade” para nada servem e que sequer existem; proclame-se um “cara prático”; diga que é pragmático, é mais chique; diga que o que vale mesmo é “saber” como os juízes decidem (pior é que você pode não ser juiz e então estar ferrado!); guarde uma frase de Nietzsche no bolso e meta Hegel (veja que já teve promotor colocando Hegel no lugar de Engels) em qualquer buraco de fala, até mesmo na discussão sobre o livre convencimento ou do artigo 489 (confunda seus leitores: use motivação em vez de fundamentação, dizendo que isso é a mesma coisa); também quando discutir processo civil, atravesse um “hegelianamente falando…”. Uma pitada de luta de classes vai bem também. E, claro, poste no Facebook. Isso é indispensável. Ah: ironize o colunista, para mostrar como você é o cara que deveria estar no lugar dele.

2) Dedique-se a defender coisas da moda: pode até mesmo citar aquela professora americana que diz que Direito é como baseball — fica muito chique; cool!

3) Para fechar, repita as máximas realistas do século XX com ares de novidade. E não esqueça de dizer que isso já estava claro nas obras de (cite umas cinco tiradas da internet); mas não esqueça de dizer que o que vale é “a prática”. Sempre desdenhe da teoria. E diga que o colunista só critica e não apresenta soluções. Essa frase é xeque-mate! E, de preferência, poste no Face sua façanha.

4) Uma coisa que pode dar certo e ficar cool é dizer coisas como “a sociedade mudou, e que as garantias processuais e trabalhistas são coisas que atravancam o desenvolvimento do país”, e que você faz isso “porque quer emprego para todos”. Você passará por magnânimo. E aproveite para dizer coisas como “quem for contra a reforma trabalhista não quer o progresso”.

5) Não esqueça de dizer, também, que foi a Constituição de 1988 que incentivou a impunidade. Isso pega sempre muito bem na comunidade nescial. E poste no Facebook dizendo que você venceu a discussão. Ah: imite alguém importante e feche o artigo com uma frase ou uma palavra de seu “adversário” (que nem lhe dá bola, mas o gozo é seu, não é?). Feche com “bingo”!

6) Qualquer problema ou dúvidas quanto a sua capacidade de se tornar vitorioso, assuma o Pigeon Factor (Fator Pombo — vai ter que ler a nota de rodapé! Ah, vai!): suje o tabuleiro, espalhe as peças, bique os dedos do adversário e saia com o peito inflado[1].

7) Poste no Facebook que você venceu a discussão. Diga que você derrotou fragorosamente seu adversário.

C. Como aplicar o CPC/2015
1) Faça um ar blasé, um pouco de suspense e anuncie que o “juiz boca da lei” morreu. Isso nunca falha. Isso é indispensável em qualquer discussão. E acrescente: agora é a vez do juiz dos valores; diga isso com ar superior e dramático, esperando que a plateia venha abaixo. E não esqueça de avisar que “qualquer um sabe que interpretação é um ato de vontade”. E não esqueça do postar no Facebook que você venceu a discussão.

2) Incentive o novo: desdenhe as teorias da decisão, dizendo: “Qualquer um sabe que o juiz primeiro decide para só depois fundamentar”. Você deve dizer, também, que “tirar o livre convencimento do novo CPC foi uma bobagem” (e se estiver escrevendo isso no Facebook, a ágora dos néscios, ponha algum potássio nisso, isto é, lasque uma série de kkkkks), concluindo com chave de ouro: “Qualquer um sabe que o juiz tem e sempre terá livre convencimento”. E gize: “E é por isso que, estando o juiz convencido, ele não precisa ouvir o que as partes têm a dizer”. E cite um enunciado do último workshop. Diga: e eu estive lá e ajudei a elaborar! Supimpa. Pronto: você é candidato a ser o jurista do ano.

D. Como se tornar um expert sobre a presunção da inocência
1) Já de cara, entre de sola e diga: presunção da inocência é para proteger bandidos. Isso nunca falha. Diga que, finalmente, os maus estão perdendo. Mesmo sendo da área do Direito, esculhambe com a Constituição.

2) Ou diga que quem defende a presunção da inocência quer proteger corruptos. E corra para o abraço. E poste no Face que você arrasou.

3) Diga que a literalidade da CF resulta em impunidade; mas também pode dizer o contrário. Afinal, você segue a doutrina do humptidumptismo. E, é claro, não esqueça de colocar no Face dizendo que você arrasou.

POST SCRIPTUM: um lamento!

É impressionante o que construímos neste país. Uma geração de pessoas (de)formadas em Direito. Racionalidade zero. Estado de insolvência epistêmica. Tudo virou narrativa. Nada lhes foi ensinado sobre decidir por princípio (com responsabilidade política). Não lhes foi ensinado “o que isto — o direito”. E, engraçado: fizeram o curso de… Direito. Ensina-se uma péssima teoria política do poder. Impressiona o nível de baixa constitucionalidade dos cursos jurídicos e o baixo aprendizado.

Estamos diante de uma tempestade perfeita para qualquer regime autoritário. É o Direito se autodevorando. É o fator acídia (aqui). Vibra-se quando o juiz diz que estamos em tempos de jurisprudência de exceção. Sim, isso mesmo! Diz-se que garantias incentivam a impunidade. E coisas desse baixo quilate.

Claro: quando se sabe pouco de Direito, melhor é transformar tudo em política, moral ou economia. Afinal, são esses os predadores naturais do Direito.

O neojurista que estudou por aí agora pede passagem. Rumo ao abismo. E, pior: o abismo fica no final de uma descida.


[1] Vejam esta pesquisa: 100 estudantes de Direito, professores e profissionais lato sensu da área jurídica foram submetidos a uma pesquisa pelo pool de universidades: Shimer University II , Scheizwald II e Matocagao III. Todos jogaram xadrez durante um dia inteiro com pombos e aprendizes de pombos. Resultado:
– 12% dos pombos e aprendizes de pombos fizeram caca no tabuleiro;
– 17% esculhambaram as peças, espalhando-as com o bico e os pés;
– 36% fizeram caca no tabuleiro, esculhambaram as pedras e bicaram os dedos do adversário;
– 35% fizeram tudo o que os demais fizeram e foram xingar o adversário no Facebook;
Ponto em comum: 100% dos pombos saíram com o peito estufado dizendo que venceram o jogo; e 100% dos aprendizes de pombos saíram de peito estufado, gritando e postando no Facebook o sucesso de suas jogadas, com frases tipo “estrondosa vitória dos pombos e dos aprendizes de pombos no jogo de xadrez do século”.
Portanto, como jogar xadrez com pombos e aprendizes de pombos? Impossível. A derrota é certa.

Um Comentário

  1. Acho que a minha genérica, a tal de “Escrifudida” não leu ainda este post.

    Curtir

  2. Se nao saiu nada no doe, nao teremos bonus? Confere escriludida? So queria saber pq esta provisionado pra PM e nada pra gente na data de amanha 27 alguem sabe

    Curtir

  3. Opa! Mais uma cabecinha brilhante…rsrsr. Isso que dá não lavar a careca. Acumula gordura e fica bem brilhante…kkkkkk!!!

    Curtir

  4. Ops, antes que invejosos da pm falem alguma coisa.

    Dise de São Bernardo.

    Curtir

  5. BELA

    É esperar a disponibilização do demonstrativo de pagamento de pagamento referente a bril/2018 no site da Fazenda para ver se vão pagar o r esidual referente a fevereiro/2018 e o bônus referente ao 4º trimestre de 2017 (esse último eu não tenho direito de receber).

    Caso não venha nada, quem sabe “ps re´representantes dos policiais civis (sindicatos e associações) vão ter que nos dar uma resposta.

    http://www.sifuspesp.org.br/noticias/5392-fazenda-confirma-pagamento-de-residual-com-aumento-em-maio#deny

    Curtir

  6. que papo é este que o bônus estta provisionado p PM e nada p/ nós….

    o escriludida ….. seria melhor tu mandar avisar o FRANÇA que nós ainda não fomos extintos …
    p ele se lembrar de nós ,, caramba…………………………….

    taca a PUA la .

    Curtir

  7. PAPO RETO

    Esse silêncio da parte dele, tá me cheirando mal. Você deve ter visto o vídeo, onde em entrevista ele claramente pretende dar calote no pintor que retratou o ex-governador FHC, alegando que o contrato não foi antes dele tomar posse como Governador..

    Remenber

    Curtir

  8. É isso aí! Vamos apoiar a esquerda, que faz os cidadãos trabalharem um ano para darem 6 meses em impostos para o Estado pegar a grana e construir porto em Cuba, perdoar dívidas de países comunistas ditatoriais, e deixar seu povo na miséria e desempregado. “Adorei” a reflexão…”IUPIIIIIIII”

    Curtir

  9. Na calada da noite votação do projeto de aumento do teto do funcionalismo para beneficiar os já afortunados marajás do serviço público. Deputados legislando em causa própria e dos amigos afortunados mesmo com o colapso do sistema previdenciário federal e estadual
    Enquanto isso, soldados, cabos, sargentos, tenentes, delegados plantonistas, escrivães, investigadores, agentes policiais que se phodam.
    O povo de São Paulo agradece o espírto público de seus deputados.
    Querem phoder o governador que pretende se reeleger.

    Curtir

  10. Vote para o Dorinha, quem sabe ele aumente a contribuição previdenciária para 25% e privatize de vez a polícia civil. Esse cara, não ta nem ai com o servidor público.

    Curtir

  11. SHOW…. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    “Irmãozinho” disse:
    26/04/2018 ÀS 9:58
    Opa! Mais uma cabecinha brilhante…rsrsr. Isso que dá não lavar a careca. Acumula gordura e fica bem brilhante…kkkkkk!!!

    Curtir

  12. Tá péssimo para os policiais civis, se o “Doriana” ganha, vai ficar ainda pior.

    Curtir

  13. Projeto de polissa

    Aponte-me um político que está aí para a polícia, ou para a saúde, ou para o transporte, ou para a educaçao, ou para se locupletar com o Poder? Ops….espera aí, para o último, TODOS!

    Curtir

  14. Na esquerda, as mulheres precisam ser bonitas, do contrário, fome na certa…rsrsr.

    Curtir

  15. Acho engraçado o comentário de alguns, ficam neste debate de esquerda, direita. Sem sequer conseguir distinguir a temática abordada!
    O tema é a defesa dá constituição federal!! Muitos “juristas de teclado” com discursos que inicialmente parecem belos , como combate a impunidade e combate a corrupção, não conseguem enxergar , talvez por nunca terem pisado em uma faculdade de direito, que prisão preventiva para forçar delação, denúncias genéricas, prisão em segunda instância, esvaziamento do habeas corpus, condenações em indícios, todas as aberrações que vemos nos dias atuais por parte de promotores e juízes , ferem de morte a Constituição Federal e somente estão sendo permitidas por ser este o pior STF que já tivemos. O STF está fazendo POPULISMO JURÍDICO! Interpretando a Constituicao ao Bel prazer de seus membros para satisfazer a população sedenta de sangue, e para ficar “bem na fita” com o povo! É o famoso bundamolismo judicial.
    E o MP se aproveitando dá situação para a cada dia ter mais poderes, com a desculpa que será em benefício dá população.

    Parece que as pessoas se esqueceram dos abusos perpetrados pelo Estado ao longo dá história e se esqueceram que as leis de modo geral servem para regular e coibir os abusos estatais e o direto para fazer valer as regras estipuladas.
    Hoje vemos um movimento de pessoas que almeja o empoderamento estatal, dar mais poderes ao Estado contra cidadãos é um retrocesso.
    Voltaremos aos tempos de jogar cidadãos as nasmorras? A prisão preventiva para forçar delação não passa de um tipo de tortura moderna!
    Mas não se esqueçam, amanhã será você a vítima de abuso de poder!!

    Curtir

  16. O problema não está nos comentários na internet, mas sim a prática diária dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Se um policial pode ser demitido sem julgamento e, depois de absolvido, ainda não reintegrado por “conveniência da administração” e “resíduo administrativo”, colocando princípio de inocência, proporcionalidade e outras garantias do Estado Democrático de Direito no lixo, por que as pessoas deveriam respeitar?

    Quando a injustiça é contra um policial, quem escreve uma coluna?
    Quem se importa?

    Enquanto isso, a “Pax Romana” do PCC é utilizada eleitoralmente como imagem de eficiência da Segurança

    Curtir

  17. Delações “palocianas”..rsrsrs. Conta, Palocci, conta.. Obrigado! VAAAAI PALOCCI!!!!…rsrsr

    Curtir

  18. E acho que deveríamos mesmo ter mais cuidado nos comentários. Estamos todos no mesmo barco, que tá afundando, e precisamos tampar o buraco antes que seja tarde.

    Meu vizinho que teve a moto roubada outro dia, hoje chegou atrasado por causa da demora do ônibus. A diferença de tempo é muito grande e se acostumar é difícil. Mas ninguém deveria passar pela experiência de ser roubado, muito menos assumir os riscos de perder a vida e o prejuízo pelo patrimônio subtraído para ter mais tempo com a família.

    Espero que o França olhe pelos pobres, por aqueles que precisam mesmo de Segurança, Saúde e Educação.

    Curtir

  19. Eu gostava d ver esse Gregório. Só q o programa de comédia dele na HBO virou uma palhaçada. Está mais para propaganda política q programa interativo. O pior…. Sem graça. Se pelo menos fosse engraçado… Fica com aquelas risadas de fundo a lá Chaves.

    Curtir

  20. Corrigindo;

    “Legislar em causa própria. disse:
    26/04/2018 ÀS 12:20
    Na calada da noite votação do projeto de aumento do teto do funcionalismo para beneficiar os já afortunados marajás do serviço público. Deputados legislando em causa própria e dos amigos afortunados mesmo com o colapso do sistema previdenciário federal e estadual
    Enquanto isso, soldados, cabos, sargentos, tenentes, delegados plantonistas, escrivães, investigadores, agentes policiais que se phodam.
    O povo de São Paulo agradece o espírto público de seus deputados.
    Querem phoder o governador que pretende se reeleger.”

    Infelizmente, não pode ser questionado vício de iniciativa, vez que não se trata de projeto de lei e sim de Emenda à Constituição de SP. Nem a possibilidade de veto do governador pode ocorrer.
    Realmente foi uma manobra espúria e eleitoreira daqueles que legislam em causa própria e dos abastados amigos.
    E$$es comi$$ionados apadrinhado$ e os funcionários públicos da elite se beneficiarão em detrimento da paupérrima massa do funcionalismo público estadual.
    PT e PSOL votando para a elite.
    Lembre-se disso e vote neles no final do ano.

    Se passar, de 4% em 4 anos, vamos ter 4% só daqui a 8.

    Curtir

  21. Nada de bônus nada de mudança nada de novos ares, já acertaram tudo vai continuar assim pois, se mudar agora a arrecadação vai demorar uns 3 meses se reorganizar e fizeram as contas não vale a pena mudar, então agora vai mudar meia dúzia de gato pingado e a R continua a todo vapos

    Curtir

  22. Esse mês tem mais desconto do sindicato ?
    Será que o “sindicaro” abocanhou nosso “aboNU” ?
    O Santander compra os nossos empréstimos, diminui a parcela e dá mais corda para o puliça se enforcar ?
    Esse tal de Conjuros empresta dinheiro pra policial também ?
    Alguém tinha QSA na banca de pastel do Kim Jong Un na feira do Bom Retiro ?

    Curtir

  23. Ou seja na cabeça e opinião do dono do blog temos que ser todos esquerdistas? Faça me o favor!
    O pessoal da esquerda e sua mania de impor tudo dos outros! Respeitem a opinião e o direito de livre pensamento. Nem todos no Brasil gostam de esquerdismo e te digo mais a porcentagem esta aumento para direita aos poucos 55% de direitistas e 45% de esquerdistas. Aí começa os impropérios: Facista, Separatista, homofóbico, racista , Inquisidor Cristão!? Muda o disco!

    Curtir

    • FEDB, só na sua cabeça torta o dono do Blog é esquerdista e quer impor a outrem pensamentos e posições pessoais. Ser de direita ou esquerda é uma coisa, ser extremista de direita ou esquerda é outra bem diversa. Beirando a estupidez, intolerância e banditismo. De qualquer forma, vejamos o pensamento de policiais de direita: querem estabilidade empregatícia, sem avaliações de produtividade e eficiência; querem todos os direitos trabalhistas privados e mais os direitos estatutários. Irredutibilidade de vencimentos, aposentadoria ainda jovens é com integralidade e paridade com os ativos. Querem dignidade pessoal e funcional, não aceitando assédio estatal. Férias anuais remuneradas, licenças prêmios e adicionais variados. Querem o endurecimento da lei e de preceitos morais para os outros, mas plena liberdade de costumes para si. Enfim, essa é a direita composta por policiais, militares e afins. Direita na aparência, mas esquerda nos interesses pessoais.

      Pregam a liberdade de pensamento e manifestação, mas seus regulamentos – comunistas- proíbem críticas ao estado e ao órgão. Pregam a liberdade, mas calam a boca dos críticos com processos ou atos violentos. Será que é isso que é ser um democrata de direita?

      Curtir

Os comentários estão desativados.