Quatro em cada cinco mortes de policiais são esclarecidas
Marcelo Godoy
São Paulo
Os 30 homens do grupo da Corregedoria da PM responsável por caçar matadores de policiais detiveram 177 acusados desses crimes de janeiro de 2015 a setembro deste ano – uma detenção a cada cinco dias. Pela estimativa do major Flávio César Fabri, chefe do grupo da Corregedoria, 80% dos crimes contra policiais são esclarecidos.
Responsável também por investigar policiais corruptos e assassinos, o coronel Marcelino Fernandes da Silva, comandante da Corregedoria, afirma que o cumprimento da lei e o controle da letalidade – de janeiro de 2015 a setembro deste ano, 2.278 pessoas foram mortas por PMs no Estado – têm o efeito de parar a espiral de vingança que consome as vidas dos agentes da corporação. “Quando o policial age fora da lei, ele ‘legitima’ que o marginal execute policiais.”
O coronel estava em seu gabinete, no bairro da Luz, no centro de São Paulo, quando recebeu em 18 de agosto dois áudios por meio de um aplicativo de conversa criptografadas. Eles continham um pedido de socorro que se espalhou pelos grupos de policiais. “Alô, eu sou a mulher do Felipe Henry, a gente acabou de ser assaltado. Atiraram nele, alguém me ajuda aqui, por favor!”
Felipe Henry Pereira Matos tinha 23 anos e apenas dois meses como policial. Havia decidido buscar a mulher, Luana Martins de Almeida Matos, e o filho de 3 meses, que moravam em Goiás. Foi em seu novo lar, no Grajaú, na zona sul, que tudo aconteceu.
O policial chegou com a família às 6h30 e foi abordado por dois bandidos. Quando perceberam a arma dele, o levaram para a garagem e o mataram com um tiro na nuca. Marcelino escuta depois outro áudio da viúva. “Socorro, socorro, ele não reagiu e mataram ele.” O coronel começa a chorar. “Isso aconteceu na frente da mulher e do filho”, conta, antes de retomar o fôlego. “Não temos espírito de vingança, mas de justiça. Nada vai trazer de volta a vida do policial.”
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
_________________
Eu gostaria de uma explicação mais razoável sobre tal afirmação, afinal dizem aqui que somos inimigos da PM !

Essa é uma daquelas onde o tal Coronel deveria só ter chorado…e permanecido calado.
CurtirCurtir
claro que precisa haver vingança sim, na verdade tem que matar todo bandido e drogados nas ruas, bando de lixos e ainda falam em almofadinha hipócritas e religiosos filhos da puta que defende marginal.
CurtirCurtir
E dizem que oficial é polícia. Pra mim, são um bando de paisanos fardados. Um bando de encostado que prega a bunda na cadeira e não querem deixar os verdadeiros policiais trabalharem para não atrapalhar seus “negócios”. Querem mesmo é ganhar com licitações superfaturadas e outros tipos de ganhos ilícitos. O problema da pm se chama oficiais, os maiores vagabundos sanguessugas da segurança pública. Esses sim, literalmente, gozam com o pau dos outros, conquistam suas promoções e suas diretorias com as ocorrências dos verdadeiros policiais.
CurtirCurtir
Acredito que quem está comentando a notícia tem grave problema de de português na matéria interpretação de texto, um problema até justificável pelo nível de ensino no nosso País! O fato do jornalista ou o coronel dizer que quando o policial age fora da lei ele “legitima” que marginais executem policiais, não significa dizer que são ladrões, inclusive essa palavra foi posta pelo redator deste blog! Agir fora da Lei é por exemplo entrar em comunidades fora de serviço para investigar, note senhor blogueiro, que 85% dos Policiais Militares morrem no horário de folga! Portanto posicionamento pobre deste site querendo criar sofisma! Explico: sofisma é um argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa, agora se o objetivo não foi esse, volto ao meu raciocínio original, é falta de conhecimento de interpretação de texto! (Débora Schmitd, filha de Policial Militar de Santa Catarina)
CurtirCurtir
Débora Schimitd,
Inicialmente, ser filha de policial militar de Santa Catarina é alguma espécie de qualidade especial?
Tal condição – filha de oficial – lhe garante argumento de autoridade ou lhe garantiu uma pensão vitalícia ?
Não tenho problemas “de português” como a Sra. afirma; quem deve ter problemas com a língua pátria é você, pois colou virgula por virgula a definição de sofisma encontrada no google. A Srª não tem capacidade intelectual para explicar coisa alguma, certamente, conforme as suas próprias palavras, “até justificável pelo nível de ensino no nosso País”!
Minha cara, tente estudar e se aculturar para ser uma mulher melhor do que uma reles filha de PM.
Este site não cria sofismas ( no popular sofismar é mentir com muitas palavras pomposas para enganar ingênuos e ignorantes , entendeu ? ), este site cria polêmicas. Ah, polêmica no sentido filosófico “da questão” ! Ou seja provocar debate com a finalidade de se conhecer opiniões diversas, chegando-se, assim, á solução de um problema ou de uma verdade.
Por fim, o que uma filha de Policial Militar de Santa Catarina está fazendo aqui na Baixada Santista ( seu IP é do Guarujá, viu ? )
CurtirCurtir
Será que quando o marginal executa policiais, ele “legitima” a vingança dos companheiros de farda do policial executado ?
Como diz o velhos ditados populares “quem com ferro fere, com ferro será ferido” , ou: “olho por olho, dente por dente”, ou ainda: “quem com ferro mata, com ferro morre”.
É BÍBLICO ESTÁ EM LEVÍTICO 24:17, 20,21.
LEVÍTICO 24:20
QUEBRADURA POR QUEBRADURA, OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE; COMO ELE TIVER DESFIGURADO A ALGUM HOMEM, ASSIM SE LHE FARÁ.
CurtirCurtir
Eu gostaria de uma explicação mais razoável sobre tal afirmação, afinal dizem aqui que somos inimigos da PM !
Guerra vc me desculpa, mas o Sr. já afirmou anteriormente, categoricamente, q não gosta de PM.
Nunca fomos inimigos da PM pelo contrário quem é da rua da quebrada vira e mexe precisa da PM de vez em quando. Quem não se gosta são os majuras de ambas as partes.
CurtirCurtir
João Brejeiro:
Eu afirmo e reafirmo: EU NÃO GOSTO É DA POLÍCIA MILITAR ( o órgão ); não confundir como os seus membros. A maioria gente de bem e muito sofrida em razão da própria cultura institucional que pouco valoriza o ser humano. Em relação à explicação solicitada, verdadeira, não compreendi as palavras do tal coronel. Pois até onde eu sei a maioria dos policiais executados fora do serviço eram ilibados. Teria sido melhor ele dizer o seguinte: A POLÍCIA MILITAR POR AGIR FORA DA LEI E COM VIOLÊNCIA DESNECESSÁRIA LEGITIMA A VINGANÇA CONTRA OS SEUS MEMBROS INOCENTES.
CurtirCurtir
Debora
Criança quando mexe com fogo sai queimada rsrsrsr
CurtirCurtir
pois é, comentário da Débora foi inapropriado rsss
CurtirCurtir
em tempo, eu também gostaria de saber se essa palavra , todo pm é ladrão? foi o Coronel quem disse isso também? pode explicar melhor isso.
CurtirCurtir
SE FUDEU HEIN DEBORÃO SHIMIDT!
CurtirCurtir
VOU FALAR A VERDADE TAMBÉM,
EU DETESTO A pm E TAMBÉM OS pms EM GERAL, BANDO DE MENTIROSOS COVARDES!
CurtirCurtir
sabemos que Polícia Militar são jagunços do estado, alguns falam em Guarda do governador e dos corruptos, pois sempre estará de prontidão para defender essa corja de malditos políticos.
CurtirCurtir
Débora Schimitd: parece que aqui em “Sampa” a “pegada” é outra (sem o mais remoto resquício de sofisma)! Comecemos, pois, a tornar lucrativas as PATIFARIAS da “gloriosa” de cá! Por exemplo: dou-te R$ 100.000,00 (CEM MIL REAIS) para que você INTERPRETE a seguinte “lógica”: meu Requerimento de passagem à inatividade foi assinado, de direito, em 17/02/10, mas, de fato, no finalzinho daquele mês anterior. Consideremos como legal a referida data. À época, era muito morosa a tramitação de processos de passagem á inatividade, havendo casos de meses, a fio, para respectivas finalizações. Por isso vos pondero que INTERPRETAR:
a) a incoerência entre a data que, de fato, assinei epigrafado expediente e a que nele, de direito, acabou prevalecendo (17 de feveriro de 2010);
b) se, apesar dos apenas 11 (ONZE) dias remascentes daquele mês de fevereiro – permeado de fins de semana e de “feriado prolongado” de Carnaval (ocorreu naquele dia 16, conforme você pode constatar no respectivo calendário) – teria havido tempo hábil para a cabal tramitação daquele processo (Nº DP-3254/10) que me punha inativo, no posto de Capitão;
c) se, à vista do referido final de mês prejudicado (redução dos dias úteis) teria dado tempo para que minha passagem à inatividade fosse publicada naquele mês seguinte (março/2010), enfatizando-se que em muitos casos já ocorreu de o trâmite processual demandar vários meses.
CurtirCurtir
VEJAM QUE ABSURDO !
EM: 2.007, EU TRABALHAVA NO APOIO DA 7ª DDM,
QUANDO CHEGOU UMA OCORRÊNCIA BIZARRA
A ESPOSA DE UM PM, DIZENDO QUE HAVIA SIDO SEQUESTRADA
E QUE SEUS SEQUESTRADORES ERAM OS PRÓPRIOS COLEGAS DO SEU
MARIDO QUE ERA POLICIAL MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
E QUE OS MESMOS A ESTUPRARAM VÁRIAS VEZES
E QUE O MOTIVO DO SEQUESTRO E DOS ESTUPROS , ERA QUE SEU
MARIDO POLICIAL MILITAR HAVIA LEVADO AO CONHECIMENTO DE
SEUS SUPERIORES IRREGULARIDADES COMETIDAS POR SEUS COLEGAS
DESCONSOLADO O POLICIAL MILITAR , INDAGOU – ME , POR QUE SEUS
COLEGAS FIZERAM ISSO SE A BRONCA , RANSO, ERA COM O MESMO ?
DESCONFIADO DA PRÓPRIA MULHER, APÓS REGISTRAREM O BOLETIM DE
OCORRÊNCIA PARA INVESTIGAÇÕES, A DELTA PASSOU O CASO PARA A
CORREGEPM, PARA INVESTIGAR TAMBÉM, SITUAÇÃO EMBASSADA, ESTA
ENVOLVENDO OS PRÓPRIOS FAMILIARES DE POLICIAIS MILITARES !
O CERTO ERA TIRAREM A BRONCA COM O PM , JÁ QUE ACHAVAM
QUE ERA ALCAGUETA ! EM RELAÇÃO A ESPOSA DELE FICARA MUITO DIFÍCIL
POIS, A MESMA ALEGOU QUE OS CARAS ESTAVAM ENCAPUZADOS !
FORA ESTUPRADA E NÃO TINHA COMO IDENTIFICAR OS CARAS E DEDUZIU
QUE ERAM PM’S PELAS CONVERSAS, SEGUNDO A MESMA !
NÃO CONSEGUIMOS ELUCIDAR ESTE CASO ATÉ HOJE !
CurtirCurtir
E O KIKO !
CurtirCurtir
VAI
RECLAMAR LÁ
NO PANELÃO
PANELASSO !
CurtirCurtir
Jornalista ou o coronel dizer que quando o policial age fora da lei ele “legitima” que marginais executem policiais, não significa dizer que são ladrões ! AQUI QUERIDA VOCÊ , SÓ PODE DIZER “EM TESE”, VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÕES DE AFIRMAR OU NEGAR !
Agir fora da Lei é por exemplo entrar em comunidades fora de serviço para investigar – – – – ISSO É VOCÊ QUE ESTÁ FALANDO !
Note senhor blogueiro, que 85% dos Policiais Militares morrem no horário de folga ! – – – – ISSO É VOCÊ QUE ESTÁ FALANDO !
ESTES TIPOS DE ESTATÍSTICAS NÃO SÃO CONFIÁVEIS !
E SE MORREM VEJA ÀS ABERRAÇÕES QUE FAZEM QUANDO ESTÃO DE FOLGA !
Débora Schmitd, filha de Policial Militar de Santa Catarina – AZAR SEU !
CurtirCurtir
Débora Schmitd, filha de Policial Militar de Santa Catarina – AZAR SEU !
CurtirCurtir
Débora Schimitd disse:
03/12/2017 ÀS 20:35
Acredito que quem está comentando a notícia tem grave problema de de português na matéria interpretação de texto, um problema até justificável pelo nível de ensino no nosso País! O fato do jornalista ou o coronel dizer que quando o policial age fora da lei ele “legitima” que marginais executem policiais, não significa dizer que são ladrões, inclusive essa palavra foi posta pelo redator deste blog! Agir fora da Lei é por exemplo entrar em comunidades fora de serviço para investigar, note senhor blogueiro, que 85% dos Policiais Militares morrem no horário de folga! Portanto posicionamento pobre deste site querendo criar sofisma! Explico: sofisma é um argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa, agora se o objetivo não foi esse, volto ao meu raciocínio original, é falta de conhecimento de interpretação de texto! (Débora Schmitd, filha de Policial Militar de Santa Catarina)
QUE PENA QUE TEU PAI NÃO TE ENSINOU QUE BOCA FECHADA NÃO ENTRAM MOSQUITOS !
QUEM FALA O QUE QUER ESCUTA O QUE NÃO QUER !
CurtirCurtir
http://www.gazetadopovo.com.br/…/270-cidades-do-parana-nao-tem-delegado-de-policia-a...
270 CIDADES DO PARANÁ SEM DELEGADO
CurtirCurtir
Lamentável ! Superável !
CurtirCurtir