Morre aos 73 anos o empresário Armênio Mendes
Ele enfrentava um câncer e estava internado em um hospital de São Paulo
Morreu nesta sexta-feira (13), aos 73 anos, o empresário Armênio Mendes. Ele enfrentava um câncer na região abdominal há cerca de dois anos e estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde faleceu por volta das 11 horas. Armênio deixa a mulher, Celeste, os filhos Paulo, Alex e Carina, e netos.
O velório está previsto para ocorrer a partir das 20 horas desta sexta, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. Já o enterro do corpo do empresário deve ser realizado às 21 horas de sábado (14), na Memorial Necrópole Ecumênica da Cidade.
Um dos empresários mais conhecidos da região, Mendes nasceu em 2 de agosto de 1944, no vilarejo português Chão de Couce (Conselho de Ancião), distrito de Leiria. Mudou-se para o Brasil em 1963 e, desde que veio para a Baixada Santista, dedicou-se a empreender na região.
![]() |
|---|
| Armênio Mendes nasceu em Portugal e veio para o Brasil em 1963 (Foto: Alberto Marques/AT) |
História
Ao chegar ao Brasil, o empresário foi morar na casa de um tio em Vicente de Carvalho, Guarujá. Naquela cidade, trabalhou em um estaleiro naval e, em pouco tempo, comprou um caminhão e montou uma loja 24 horas de consertos de bicicletas, a primeira da região.
![]() |
|---|
| Ainda em funcionamento, Parque Balneário passou por reforma em 1987 (Foto: Luigi Bongiovanni/AT) |
Sua vinda para o País esteve ligada ao período em que Portugal encontrava-se em guerra. Ele saiu de sua terra natal para não cumprir o serviço militar no exército. Nessa época, jovens portugueses eram mandados para guerrilhas em colônias africanas, como Moçambique e Angola.
A sua história como grande empresário na Baixada Santista começou em 1965, época em que dedicou-se à construção civil, ofício que aprendeu com seu avô, aos 12 anos de idade. De lá para cá, não parou mais de investir no setor. Como empresário, comandou uma legião de empregados diretos e indiretos.
O primeiro prédio do Grupo Mendes foi construído em Guarujá e tinha três andares. Mas foi em Santos que suas edificações influenciaram de forma decisiva na melhoria e no desenvolvimento da Cidade. Foram construídos mais de cinco mil unidades e muitos outros empreendimentos.
Nos anos 80, Santos já contava com os edifícios Monte Negro, Monte Verde e Monte Branco, recorde de sucesso, e construídos num terreno entre as avenidas Presidente Wilson e Floriano Peixoto, no Bairro Gonzaga.
Em 1987, por exemplo, o Grupo Mendes promoveu uma grande reforma no Parque Balneário Hotel, um resgate histórico do mais tradicional empreendimento da Baixada Santista.
O empresário também foi responsável por investir em um centro de lazer para santistas e turistas: o Playmar Boliche Center, que ficava em plena Av. Presidente Wilson, área considerada privilegiada do Gonzaga.
![]() |
|---|
| Um dos empreendimentos mais recentes inaugurados é o Praiamar Corporate (Foto: Walter Mello/AT) |
Aos 63 anos de idade, Armênio já era dono dos shoppings Miramar e Praiamar, em Santos; Brisamar, em São Vicente, entre outros.
O mais recente empreendimento é o Praiamar Corporante, na Aparecida, em Santos,inaugurado em abril deste ano e que abriga a primeira unidade do restaurante norte-americano Outback Steakhouse. O prédio tem 15 andares do Hotel Sheraton, dez andares com apartamentos de um e dois quartos com medidas entre 66 m² e 106 m², cinco níveis de garagem, três helipontos e um hangar. O restante é todo voltado para salas comerciais.
Com a Miramar Empreendimentos Imobiliários, construiu edifícios residenciais, flats, motéis, as casas noturnas Capital Disco e Black Jaw, além do Mendes Convention Center, espaço criado para turismo de negócios e eventos em geral. Os hotéis Mendes Plaza (cinco estrelas) e Mendes Panorama (três estrelas) também foram erguidos pelo empresário.
Armênio atuou, também, na área de Comunicação, como proprietário da emissora de rádio Jovem Pan FM.
![]() |
|---|
| Espaço criado para turismo de negócios e eventos está entre os empreendimentos (Foto: Luigi Bongiovanni) |
Homenagem
Na noite de 7 de junho deste ano, Armênio Mendes foi homenageado pelo Rotary Club de Santos, quebrando um jejum de 20 anos em que o clube deixou de marcar solenemente o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (11 de junho).
Na ocasião, parte de sua trajetória pessoal e profissional foi lembrada no discurso feito pelo orador do encontro, o juiz aposentado José Ricardo Tremura. “Não vou falar de Camões e dos vários que projetaram Portugal para o mundo. É preciso falar de um português que está entre nós, que escolheu Santos para investir, que acreditou no Brasil e no brasileiro”, afirmou.
Emocionado, o empresário retribuiu: “Não sei se sou merecedor de tudo isso, mas se sou, agradeço muito e prometo voltar aqui para um discurso bonito, à altura do que estão fazendo para mim”.
Rotariano desde 1983, Armênio Mendes também foi lembrado entre os personagens ilustres citados no livro Rotary Club de Santos, 90 anos, lançado este ano pelo presidente do clube, Sérgio André Carvalho, e escrito pela jornalista Ivani Cardoso. “Você não aprende com as pessoas que não sabem. No Rotary só encontrei pessoas que sabiam, pessoas de todos os níveis, uma escola da vida onde tive exemplos para me inspirar”, disse o empresário no capítulo do livro dedicado a ele.
Na homenagem, além da família, estiveram presentes autoridades, como o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, amigos e empresários locais, entre eles, diretores e gerentes do Grupo Tribuna.




…
Meus pêsames à família e aos amigos!
Oro aos anjos que o levem em paz em sua nova jornada!
Não o conhecia,mas sei que o Brasil precisa de empreendedores e empresários e de uma consciência da diferença entre distribuição de renda e geração de renda.
CurtirCurtir