PMs repudiam prisão de colega e ironizam Polícia Civil
Nota de repúdio contra prisão de tenente diz que PM não pode solucionar sozinha os problemas da segurança pública
- 28/8/2017 15:39
- ACidade ON

Nota de repúdio assinada pela Associação dos Policiais Militares do Estado de São Paulo defende a postura do tenente Toni Francis Silvério, do 8º Batalhão da PM em Campinas, que foi preso por desacato durante uma audiência de custódia na Cidade Judiciária, neste domingo (27).
Leia mais: Tenente da PM é preso por desacato na Cidade Judiciária
A nota diz que havia 18 presos para serem apresentados nas audiências, e somente um policial civil estava escalado para atender à demanda de tramitação interna dos presos.
Silvério estava no local como comandante dos policiais militares. O texto diz que ele, “cumprindo o que determina a Constituição Federal e as demais normas em vigor, após verificar que havia somente um policial civil escalado no Fórum, determinou que os policiais militares mantivessem apenas uma escolta por vez, acompanhando o policial civil, de forma a não prejudicar o policiamento ostensivo.”
O juiz Bruno Luiz Cassiolato afirmou ao tenente que a determinação, por ser uma ordem judicial, deveria ser cumprida. Como o oficial manteve sua postura, o magistrado determinou a sua apresentação ao delegado para registro do fato e apuração do delito de desobediência.
Tenente Silvério foi conduzido até o 4º DP, onde foi registrado Termo Circunstanciado. Ele foi liberado.
CUTUCÕES
Segundo a nota de repúdio, resolução da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que determina as funções das polícias Militar e Civil durante audiências de custódia diz que a PM deve prestar apoio à Polícia Civil, “diante de sua falta de capacidade de atender suas próprias responsabilidades”.
Mais adiante, a nota diz que “cobra-se exclusivamente da Polícia Militar e de seus oficiais a solução de todos os problemas de segurança, ao passo que os verdadeiros responsáveis pela polícia judiciária se omitem, e alegam que lhes faltam meios para exercerem suas atividades”.
A nota destaca ainda que “causa estranheza” que uma equipe do Garra (da Polícia Civil) tenha ido ao 4º DP na apresentação do tenente, sendo que “para realizar sua atividade própria, que é a escolta de presos, não havia efetivo…”.
“Lamentamos a atitude deste Juiz de Direito e da Polícia Civil da região, que preferiram, neste caso, jogar nas costas da Polícia Militar toda a responsabilidade pela segurança pública”, finaliza a nota.
A assessoria de imprensa do CPI-2, que responde pela PM em Campinas, disse que a nota não representa a posição da corporação.
Se o fato já é desagradável em si visto que não se pode conceber que tamanho desgaste interessa a alguém, no paralelo e de singeleza capilar que quem decretou a medida foi o juiz e contra esta Autoridade a Pm não falou nada. Logo se vê que não são sérios e nem querem ser pois o negócio de tais senhores e não se indispor com o judiciário e fazer graça com a polícia civil.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Asquerosos são esses mikes .
CurtirCurtir
“causa estranheza” que uma equipe do Garra (da Polícia Civil) tenha ido ao 4º DP na apresentação do tenente, sendo que “para realizar sua atividade própria, que é a escolta de presos, não havia efetivo…”
Eu falo usem este uniforme apenas em operações, polícia civil é apuração e investigação, nada mais.
Por quê os PCs do Garra, Goe e etc, não fazem algumas O.S para desafogar as chefias dos DP e que estão atoladas de serviços e sem efetivo…
CurtirCurtir
AH ENTÃO PESSOAL DA MEGANHA FICOU PUTINHO, POR CAUSA TINHA PESSOAL DO GARRA NA DELEGACIA, O MARAJÁ NÃO CONSEGUIU DAR SEU SHOWZINHO ? SERÁ QUE O LATINHA FICOU COM MEDINHO ?
CurtirCurtir
A pm DEVE SER EXTINTA IMEDIATAMENTE.
CADÊ O JACA HEIN?
CurtirCurtir
A PC já faz demais pelas más condições de trabalho que estamos enfrentando, sem falar do descaso sobre as reposições salariais, todos os funcionários são heróis, só o governo que nao vê.
CurtirCurtir
Nunca gostei de coxinha desde os tempos de Força Aérea Brasileira, enquanto o destino de muitos dos meus pares foi ir pra lá,o meu foi me manter o mais longe possível destes,depois q entrei para a Gloriosa vejo q este sentimento mudou bastante,hoje não se trata de gostar ou não, simplesmente sinto NOJO destes porcos nojentos, infelizmente convivo com estes por conta do plantão e qdo um tenta me cumprimentar e sou obrigado a retribuir por obrigação,vou ao banheiro lavar a mão pq simplesmente tenho nojo destes porcos arrogantes prepotentes q acham q tem 3 bola no saco e são mais homens q todos. Acho q isso resume.
CurtirCurtir
Mais um fato para alimentar a divergencia entre as corporações, desta vez causado entre um magistrado e um oficial, nada a ver conosco, onde fizemos a papelada. Por que não vão se rebelar contra o magistrado???? Por que não chamaram uns dez tampinhas e o restante da tropa para cercar o fórum???? Passarinho que come pera sabe o cú que tem!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Que debochem. De qualquer sorte, desabonado saiu o tenente, conduzido que foi ao dp para ser autuado.
Essas notinhas lacrimosas são pura perda de tempo. Passam recibo da inveja que sentem e ainda, sei lá se num ato falho, reconhecem que somos nós, policiais civis, “os verdadeiros responsáveis pela polícia judiciária…”.
CurtirCurtir
Contra o magistrado nenhuma nota de repúdio! Não foi PC que deu a ordem de prisão! Por que não cercaram o Fórum e invadiram as dependências como fazem nos DPs?
CurtirCurtir
Quem cria cobras dentro de casa fatalmente será um dia picado! MP e Judiciário sempre lamberam o cu da pm, determinam atividades à pm que é de competência exclusiva da PC etc. Se infiltraram em todos órgãos governamentais, são o braço armado do GAECO, estão em todos fóruns do estado etc, ou seja, estão comendo pelas beiradas há décadas. Mesmo com um efetivo enorme e estrutura excelente, não fazem sua obrigação que é a “prevenção” ao crime, aumentando com isso os índices de criminalidade, mas tem uma equipe de marketing primorosa para atribuir a culpa na PC pelos baixos índices de resolução sem levar em consideração a situação de abandono da instituição. Se preparem (MP e judiciário) a pm vai engolir vocês…já que se julgam (eles pms) o ultimo reduto da moral kkkk. Cantei essa bola há anos.
CurtirCurtir
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/08/29/tribunal-paulista-paga-salario-ate-para-juiz-afastado-condenado-por-matar-a-mulher.htm
CurtirCurtir
Hierarquia e disciplina, são os pilares da Polícia Militar, eis que o oficial desobedeceu ordem direta do Juiz de Direito. Essa autoridade determinou então que uma.equipe da.policia judiciária conduzisse o oficial a Delegacia, tal medida foi cumprida. Simples ponto final. Quando analisamos os fatos sem adjetiva-los eles são simples e claros. Não estamos em um jogo de futebol com dois times adversários, sugiro menos paixão nas discussões.
CurtirCurtir
Esses Comandantes da PM são canalhas, filhos da puta. Eles pegam palavras nas Resoluções e deturpam o seu real significado na frase. Desta vez eles pegaram a palavra “movimentação”, e querem dizer que a pm só acompanha o pc até a sala de audiência, caminhando ao seu lado, quando claramente a Resolução diz que logicamente que eles devem tirar o preso da cela e o conduzir atebo Juiz. Sao canalhas da
pior especie.
CurtirCurtir
Infelizmente a PM de Campinas desconhece a Resolução SSP-102, de 8-10-2016 em que diz no Artigo 2º: “Além da permanência do policial civil, deverá ser destacado efetivo da Polícia Militar, que será responsável por todas as movimentações do preso nas dependências do Fórum”, ou seja, todas movimentações estão a cargo da PM e não da PC. Texto de fácil intelecção, só não entende quem for ….
CurtirCurtir
E lamentável que ainda aconteça esse tipo de situação envolvendo duas polícias! Senhor juiz o senhor precisa ser enérgico e com os traficantes que arruínam nossos jovens!
O tenente e um servidor público como v.ex.cumpridor de ordem!
CurtirCurtir
a pm conhece sim, entretanto forçam a barra, pensando que os juizes são iguais a delegados, que vão aceitar a interpretação deles, eles não fazem escolta de cadeias, nao fazem a guarda externa de cadeias, não fazem de adolescentes. Quem manda na pm, agora existe o poder judiciário.
CurtirCurtir
Acho que as coisas não andam bem, seja para a polícia Civil, seja para a Militar. Não precisamos de motivos que acirrem os ânimos, tão pouco aumentem a animosidade.Nosso inimigo é outro. Estamos no mesmo barco, e sujeitos a mesma ingerência política. É tempo de União. Pensem nisso.
CurtirCurtir
O que a Polícia Civil tem a ver com presos? Absolutamente nada, na verdade aceitaram mais essa mordida, graças a Adpesp, que lutou por essa cagada homérica, já não bastasse a absoluta falta de efetivo, a civil se da ao luxo de ficar no fórum sendo babá de preso
O que a Polícia Judiciária tem a ver com cuidar de preso? Se a Pm não é obrigada a se desdobrar diante da falta de efetivo, e nas entrelinhas leia-se “falta de efetivo por incompetência da própria instituição” , também concordo que não somos obrigados a sozinhos nos matarmos nos plantões da vida com 3 ou 4 flagrantes, com 6 presos, e com uma equipe de um tira, um escrivão e um delegado
Se a Pm acha que o problema é só da civil, não reclamem quando tiver que esperar uma eternidade na delegacia por absoluta falta de efetivo, e não se iludam com o circo completo, a parte cartoraria e de elaborar flagrante, é algo que exige muito conhecimento, além de ser uma enorme mordida para quem está acostumado a ficar nas ruas dando mão pra cabeça, na nossa greve todos os Tcs elaborados pela Pm voltaram de ré, e isso que é o procedimento mais simplório, e por fim, vide a decisão da Justiça que derrubou a resolução do Tjm, ao invés de brigarem no quanto pior melhor, lutem pelas duas instituições fortes, pois o inimigo em comum é o crime, mas os oficiais da pm tem como inimigo a polícia civil
CurtirCurtir
A associação dos policiais militares está certa. Teve coragem de falar a verdade. A polícia civil não tem capacidade de realizar suas próprias funções. E a culpa não é da PM. Parabéns ao Tenente Silvério.
CurtirCurtir
PMs são valentes em bando, parecem hienas, quero vê-los “fazer policia” como fazemos com o número reduzido de pessoal. Nós sim somos heróis em virtude de tudo que passamos e ainda nos mantemos em pé.
CurtirCurtir
Luiz disse:
29/08/2017 ÀS 7:06
Hierarquia e disciplina, são os pilares da Polícia Militar, eis que o oficial desobedeceu ordem direta do Juiz de Direito. Essa autoridade determinou então que uma.equipe da.policia judiciária conduzisse o oficial a Delegacia, tal medida foi cumprida. Simples ponto final. Quando analisamos os fatos sem adjetiva-los eles são simples e claros. Não estamos em um jogo de futebol com dois times adversários, sugiro menos paixão nas discussões.
Parabéns Luiz!!
CurtirCurtir
Joesley Safadão disse:
29/08/2017 ÀS 9:39
Acho que as coisas não andam bem, seja para a polícia Civil, seja para a Militar. Não precisamos de motivos que acirrem os ânimos, tão pouco aumentem a animosidade.Nosso inimigo é outro. Estamos no mesmo barco, e sujeitos a mesma ingerência política. É tempo de União. Pensem nisso
Tempo de união foi em 2008, lá a PM mostrou bem sua cara.
CurtirCurtir
O entendimento e decisão sempre será judicial e quem julga e decide é o Juiz.
Ouvi de um delegado o seguinte : “quando temos um problema e ninguém tira as dúvidas gera o problema, causamos um problema para que seja sanado todos os problemas e dúvidas.”
Todos os acidentes decorrem de vários incidentes, por tanto cabe aos nossos superiores ouvirem mais os chefes, que ouvem os encarregados que convivem no ambiente de trabalho e sentem onde está a solução.
Nada contra a Polícia Militar, mas Parabéns aos Magistrados que resolveram essa causa em dois dias.
CurtirCurtir
Eu não entendo até hoje porque continua essa briga entre as duas corporações! Porque já que se trata de segurança pública. Deveria ser um ajudando o outro.
CurtirCurtir
Tempo de união foi em 2008 qdo o bando de hienas estavam lançando bombas,gás pimenta e bala de borracha em cima de nós que lutavamos por ambos,agora é tempo de guerra filhão, se quer paz se prepare para guerra hienas malditas do inferno,qdo em bando gritam,enfiam famae na cara de todos,fazem escândalo mas qdo a gente tromba sozinho de quebradinha a paisana fala baixinho, cabeça baixa,peito mucho,um verdadeiro frango
CurtirCurtir
Enquanto ambas as corporações acirram inimizade diuturnamente os Magistrados, ganhando seus vencimentos que ultrapassam 100 mil mensais, cagam, andam e querem que todos vocês se fodam. Parabéns jumentos!
CurtirCurtir
Falaram em acabar com a PM? KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkComo ficaria o Povo?!!! Fala Sério.
CurtirCurtir
Roberto de Almeida,
Ninguém quer acabar com a PM, salvo a bandidagem, né ?
O que se debate é a desmilitarização e unificação das polícias em um novo órgão.
CurtirCurtir
Nossa como tem polícia foda aqui…. Mas na hora que precisa sabe apertar o 190 e pedir apoio.
Senhores sinceramente os comandos das duas instituições que se entendem, quem ta na rua tem que se ajudar. Quem nivela por baixo é burro. Na hora que o bicho pega não existe essa rivalidade não. Lembro que a PM ajudou muito DP a se proteger dos ataques em 2006. Quem bateu em PC em 2008 foi em sua maioria o choque que já bateu em PM’s que se manifestavam em 1998.
Tem gente aqui se achando demais. Todos somos policiais senhores e já houve erro dos dois lados. Já cansei de ajudar PC na rua e sempre ajudarei porque sao Policiais, agora tem gente que se acha melhor que os outros e lava a mão depois de um aperto de mãos. Quem ja levou um tiro ou já trombou com o sinistro (e é Polícia e nao corrupto) não tem esses mimimi ‘s, seja PC ou PM.
CurtirCurtir
O Lenda , acho que o post é sobre um assunto e o amigo está discorrendo sobre outro completamente diferente .
CurtirCurtir
A LENDA,
PM ajudou muito DP a se proteger dos ataques em 2006 ? Não me faça rir, até eu que nem sou policial sei que isto é mentira, os PMs se aquartelam deixando a sociedade na mão, se dependesse deles os vagabundos iria aplicar Usucapião nas Delegacia Central de Suzano.
Como é de conhecimento de todos, os ataques de maio começaram na Grande SP, precisamente na cidade de SUZANO. Os malas fortemente armados atacaram duas vezes a Delegacia Central, só cessarão os ataques graça a valorosa coragem dos policiais do GARRA de Mogi das Cruzes. No qual 14 policiais heroicamente, colocaram para correr mais de 15 criminosos, armados com armados de fuzis AR-15, metralhadoras, granadas, pistolas, rádios da polícia e celulares.
Ai ai se não fosse o GARRA viu. hahahahaha
CurtirCurtir
A LENDA,
PM ajudou muito DP a se proteger dos ataques em 2006 ? Não me faça rir, até eu que nem sou policial sei que isto é mentira, os PMs se aquartelarm deixando a sociedade na mão, se dependesse deles os vagabundos iria aplicar Usucapião nas Delegacia Central de Suzano.
Como é de conhecimento de todos, os ataques de maio começaram na Grande SP, precisamente na cidade de SUZANO. Os malas fortemente armados atacaram duas vezes a Delegacia Central, só cessarão os ataques graça a valorosa coragem dos policiais do GARRA de Mogi das Cruzes. No qual 14 policiais heroicamente, colocaram para correr mais de 15 criminosos, armados com fuzis AR-15, metralhadoras, granadas, pistolas, rádios da polícia e celulares.
Ai ai se não fosse o GARRA viu. hahahahaha
CurtirCurtir
“Me tira daqui “vc tem razão.
“Elias em ” uma cidade não é argumento para todo o Estado.
CurtirCurtir
PC, bando de RATOS
CurtirCurtir
Esta nota carregou o tom da hipocrisia da PM ao máximo. Orra, a gloriosa vem com essa de que “não pode resolver sozinha todos os problemas de segurança pública!? Mas não é essa própria PM que usurpa constantemente, descaradamente e impunemente as atribuições da PC!? Ou será só aquelas que lhe interessam e dão holofotes!? A pérola “falta de capacidade para atender as próprias responsabilidades” foi de doer, nessa o cinismo chegou a dar ânsia de vômito. Se tivéssemos 2/3 do efetivo da PM e pelo menos metade de seu orçamento anual as coisas não estariam assim. Quem vem de longa data na PC viu que quando tínhamos o razoável necessário não nos escapava nada, e que foi o sucateamento da instituição e a elevação da gloriosa como a menina dos olhos de ouro do governador que deixou a PC nesse estado lastimável, e mais ainda, que mesmo com todos os mimos oferecidos pelo governador e secretário de segurança os serviços de policiamento ostensivo e preventivo são uma grande merda. É só dar uma observada atenta nos índices criminais em disparada em todo o estado e ver que a PM não é tão nervosa como quer fazer crer. Bom, e para terminar com chave de ouro, não podia ser diferente, a gloriosa destila seu rancor e dor de cotovelo contra a PC. Porque? Porque não tem peito pra bater de frente com o Juiz, o qual verdadeiramente deu voz de prisão para os estrelas. Bah, idiotas, presunçosos, arrogantes, cínicos, hipócritas e burros. Tem erro não, ano que vem papai Alckimin sai, e se Deus quiser o próximo governador vai ser mais inteligente e vai perceber que sem uma verdadeira e bem feita investigação, algo que só a PC sabe efetivamente fazer, já que a PM não sabe investigar merda nenhuma, e prisão dos culpados, não há uma justiça real.
CurtirCurtir
Não só nessa cidade, como em todo o Brasil, a culpa da insegurança pública é sempre jogada nas costas da PM, sempre fazer a PM de marionete e os colocam pra fazer o trabalho que não lhe compete. Enquanto existir a bandeira militar na corporação, nada poderá ser feito pra mudar, pois forem reinvindicar alguma coisa sobre esse assunto ou outrem, sempre irão usar o RDPM pra punir.
CurtirCurtir
Mário César Araújo Monteiro, na PM não tem “ratos”!? Ao que me consta, nesses anos todos de convivência, tem sim, muitos mesmo. Não joga pedra no telhado de vidro dos outros sem ver o seu ô menino!!!
CurtirCurtir
GOVERNADORES CHEGA DE PRESOS SER ESCOLTADOS POR PMS FORME A GUARDA PRISIONAL, ASSIM OS POLICIAIS FAZEM O OSTENSIVO E O PREVENTIVO COMO MANDA A CONSTITUICAO.
CurtirCurtir
PRESOS SÃO PROBLEMA DA “SAP”, QUE TEM VIATURAS E CONCURSADOS PARA ISSO.
CurtirCurtir